Um rapaz de 27 anos, residente em Leopoldina, morreu na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, em um acidente envolvendo a motocicleta que dirigia e um caminhão no Trevo do Pórtico daquela cidade, localizado no Km 763,3 da BR 116.
A colisão aconteceu por volta das 7h30min, quando a moto Honda/CG 150 Titan, placa de Leopoldina/MG, bateu no caminhão Ford Cargo 815, de Domingos Martins/ES ao cruzar a rodovia. O condutor da moto, que morreu no local, foi identificado como sendo Alan da Silva Ramos. O motorista do caminhão não se feriu.
Uma unidade do SAMU composta pelo médico Luiz Augusto, a enfermeira Roberta e o condutor socorrista Tiago foi acionada e atendeu a ocorrência. A Polícia Rodoviária Federal, através dos PRFs Lawall e Viveiros, controlou o trânsito no trecho. O Perito Fabricio Amorim, da Perícia Técnica da Polícia Civil de Leopoldina, compareceu ao local e realizou os trabalhos periciais.{{banner-interno}}
Um policial militar do Rio de Janeiro que teria desertado daquela corporação, mas é nascido em Leopoldina onde tem família, foi preso nesta segunda-feira, 7 de novembro, pela Polícia Militar daquela cidade, após militares tomarem conhecimento de seu paradeiro por meio de denúncia anônima. Ele é suspeito de ter assassinado a tiros o sogro e ter cometido pelo menos outros dois crimes a partir do início do ano passado logo após ter abandonado a corporação em que servia. Desde então estava foragido.
Em 31 de maio de 2015, na Fazenda Santa Maria, em Bom Jesus, distrito de Muriaé, Silvio Teodoro da Silva foi alvejado com quatro tiros e foi levado em estado grave para o hospital. No trajeto ele teria contado aos policiais que o autor dos disparos seria este policial que é seu genro. Sua versão teria sido confirmada pela esposa da vítima que também teria visto o genro fugindo do local do crime e supostamente o reconheceu. O motivo do crime seria porque o sogro era o principal suspeito pelo fim de seu relacionamento que havia sido encerrado há três meses, conforme contou a própria ex-mulher em depoimento. Ele também responde por dois crimes de lesão corporal gravíssima, a última ocorrida em outubro deste ano.
Nesta segunda-feira, enquanto caminhava pelas ruas do Jardim Imperador, onde estava morando, em Leopoldina, policiais militares o identificaram, o abordaram e o conduziram até à delegacia de polícia por ser considerado desertor da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele servia em Nova Friburgo quando abandonou a corporação. Após sua prisão, o comando da PM daquela cidade foi informado e destacou uma equipe para vir buscá-lo e seguirá preso, para responder ao processo por deserção e aos demais crimes a ele imputados.
{{banner-interno}}
O cataguasense Hiago Rodrigues Venâncio, 21 anos, aluno do 6º período do curso Sistema de Informações na Faminas, em Muriaé, desenvolveu um aplicativo para celular com o objetivo de dar informações de utilidade pública para os moradores de Cataguases. Ele conta que a ideia surgiu em um trabalho de faculdade quando, juntamente com um colega de curso, criou o primeiro aplicativo, que era específico para a população de Muriaé, também com informações úteis para os moradores daquela cidade. O primeiro projeto foi uma alavanca para criar um aplicativo mais amplo e dirigido para Cataguases. "Assim surgiu o ‘Guia App Cataguases’, que mostra os horários dos ônibus, as farmácias que estão de plantão e ainda conta com um espaço reservado para profissionais liberais e autônomos fazerem a divulgação de seus negócios", explica Hiago. Segundo ele, o aplicativo é específico para celulares com o sistema Android e pode ser baixado gratuitamente na Play Store dos smartphones.
A renda de Hiago com o "Guia App Cataguases" vem da comercialização de espaço publicitário aos profissionais que anunciam no aplicativo e, para tornar o negócio mais atraente, o cliente tem o segundo mês gratuito. "O Guia já está funcionando há quatro meses em Cataguases e, neste tempo, já conquistou muitos clientes e mais de 200 downloads", explica o estudante, informando que os seus contatos pessoais também estão todos disponíveis no aplicativo, como endereço de e-mail e telefone.
Além de funcionar em smartphones, o Guia também pode ser acessado pela internet, através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=guiaappskta.venancio.hiago.com.guiaappskta.
Conheça abaixo a interface do aplicativo.{{banner-interno}}
Em clima de Natal, foi aberta às 13 horas desta segunda-feira, 7 novembro, na Praça Rui Barbosa, no centro de Cataguases, a 26ª edição da Liquida Ktá, a maior promoção de varejo da cidade. É, também, a última do ano, dedicada exclusivamente para o público antecipar as compras natalinas e para as empresas participantes renovarem seus estoques e se prepararem para as vendas desta época, como revela a gerente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), Léllis Dutra.
Dezenove empresas, sendo duas estreantes e outras que estão retornando após terem participado de edições anteriores, compõem a vitrine desta Liquida Ktá que, conforme revela Lélis, está com preços "muito convidativos e todas as facilidades que o consumidor deseja, como vendas no cartão e no cheque, por exemplo", cita, animada com o público visitante que já superava a expectativa logo nas primeiras horas após a abertura da mega promoção. A Liquida Ktá foi aberta ao meio dia desta segunda-feira e permanecerá em funcionamento até às 20 horas. De terça-feira a sexta o horário será das 10 às 20h e no sábado, último dia, das 9h ào meio dia, informou Léllis.
Apesar do momento de retração na economia, a gerente da ACIC está otimista com o sucesso da Liquida Ktá. "Acredito que vamos ter vendas acima da projeção porque temos boas marcas, produtos de qualidade e preços muito bons", assegura Léllis. Ela reforça seu argumento com o desejo do empresário de baixar seu estoque e transformá-lo em capital de giro para concluir as compras de Natal. além disso, revela, "nós fizemos uma ótima divulgação da Liquida Ktá e as próprias empresas participantes também se empenharam nesta divulgação, por isso, todo mundo já sabe que o lugar bom de comprar barato é aqui", finaliza.
Veja as fotos deste primeiro dia de promoção.{{banner-interno}}
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras vai premiar no próximo dia 11, os vencedores do Concurso de Fotografia "Um novo olhar sobre o Circuito Serras e Cachoeiras" durante um coquetel de confraternização. Além disso, a direção daquela entidade tem outro motivo para comemorar: a permanência no novo mapa turístico de Minas Gerais, organizado pelo Ministério do Turismo.
A comemoração é justa porque somente em Minas Gerais, 181 municípios deixaram de ser reconhecidos pelo governo Federal como cidades turísticas. Dentre eles estão cidades tradiconais do setor como Araxá, que perdeu o título. Dentre os circuitos mineiros um dos poucos que não tiveram cidades excluídas, segundo o novo mapa é o que está Cataguases, Serras e Cachoeiras, coordenado por Sônia Dias.
Com o novo mapa do turismo no Brasil, Minas passa a ter apenas 285 cidades consideradas turísticas. "Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados", escreveu o ministro em uma publicação no portal do Ministério do Turismo.
O secretário-adjunto de Estado de Turismo, Gustavo Arrais, em entrevista ao jornal Estado de Minas, disse que "quem está no mapa está se organizando para o crescimento do seguimento". É o caso do Serras e Cachoeiras que vem promovendo ações como a do concurso de fotografias, como revela Sônia e prepara outras atividades para o futuro. "Não estamos parados e temos bons projetos para o próximo ano com os novos prefeitos que estão chegando", disse.{{banner-interno}}