Foi realizada na tarde de segunda-feira, 8 de novembro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, que funciona no Centro Administrativo, na Vila Domingos Lopes, em Cataguases, uma reunião do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Industrial e Comercial (FADIC). Participaram o responsável por aquela pasta, Alex Carvalho, Murilo Abritta e Krystiane Mendes de Paula, representando o Poder Executivo; o vereador Fernando Pacheco Fialho, representando o Poder Legislativo, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL), Humberto Lanziéri.
O objetivo da reunião foi dar posse aos conselheiros e aprovar o regimento interno do Fundo. Várias alterações no decreto, na lei e no regimento do FADIC foram propostas durante o encontro. O Fundo, que já conta com um aporte financeiro de R$ 10 mil, será composto por um percentual do alvará de funcionamento que anualmente é pago pelos empresários e também por contribuições advindas do pagamento do Imposto de Renda, a partir do próximo ano.
Além das sugestões e alterações propostas, os conselheiros decidiram que o valor existente hoje no FADIC deverá ser utilizado no projeto "Natal Iluminado", que nos últimos anos tem tido um grande sucesso na área comercial da cidade, que é decorada para o período natalino e realiza vários eventos, como apresentação de corais, sorteios, venda de artesanato e ações filantrópicas.
"A dimensão do que pode ser feito através do FADIC é ilimitada, impulsionando o comércio local e dando-lhe mais visibilidade, não só no Natal, mas em outros períodos", destacou o Secretário Alex Carvalho, lembrando que desde que assumiu a Secretaria tem promovido reuniões com o empresariado e realizado várias melhorias na área comercial da cidade. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}
O Sicoob Coopemata realizou na noite desta terça-feira, 8 de novembro, sua pré-assembleia anual com cooperados para apresentar os resultados do exercício de 2016. O encontro aconteceu na Unidade Administrativa, recém inaugurada, e foi uma das mais concorridas desde que aquela Cooperativa de Crédito instituiu este sistema de prestação de contas. E os números apresentados revelam uma instituição de crédito sólida, bem administrada e em franco crescimento, que nasceu em Cataguases e, agora, prepara-se para abrir três pontos de atendimento em Belo Horizonte, o que vai dar à ela o título de primeira cooperativa de sua área de atuação oriunda do interior do estado a se instalar na capital mineira.Após a abertura da assembleia pelo gerente do Ponto de Atendimento de Cataguases, Alexandre Pinheiro Nunes, que convidou os presentes a conhecerem a Unidade Administrativa, o Diretor Executivo e Administrativo, Humberto de Abreu Santos (foto abaixo) explanou o que é o sistema cooperativo e apresentou uma recente matéria exibida pelo Jornal da Globo, mostrando suas vantagens como opção aos bancos. A reportagem destacava, inclusive, baixas taxas de juros e segurança para o investidor. Humberto, em seguida, revelou números que fortaleceram a notícia veiculada. O Bancoob que pertence ao Sistema Sicoob é o 51º maior grupo financeiro do país; é o quinto em crédito rural. o 13º entre crédito para grandes empresase o nono em depósito de poupança, contou Humberto, entre outros índices animadores.
Vanessa Lacerda Alves Fajardo trouxe números que comprovam a robustez do Sicoob Coopemata. A Cooperativa que foi fundada há 18 anos conta hoje com 96 funcionários, possui ativos totais no valor de R$142.505.364,00 e um volume de depósitos que totalizam R$95.114.238,00, revelou Vanessa, mostrando um crescimento em comparação ao ano anterior neste quesito da ordem da R$13 milhões. O patrimônio líquido da Coopemata também cresceu, revelou Vanessa. Em 2015 era de R$37.119.917,00 e em outubro de 2016 alcançou R$39.668.662,00. As operações de crédito realizadas também até outubro deste ano por aquela cooperativa chegaram ao montante de R$97.342.603,00 sendo que o índice de inadimplência de 90 dias até setembro último é um dos mais baixos do sistema financeiro nacional: 1,74% contra 3,6% observado no mercado.
Para reforçar a segurança do investidor no Sicoob Coopemata, Vanessa (foto ao lado) revelou que a cooperativa é auditada periodicamente e que recentemente passou pelo "Teste de Estresse" aplicado pelo Bancoob cujo objetivo é examinar a "suficiência de capital em decorrência da deterioração das condições de crédito". Segundo revelou o laudo, exibiu Vanessa, "o Sicoob Coopemata ainda ainda apresenta folga considerável no enquadramento do Patrimônio de Referência deixando a Cooperativa numa situação confortável", mediante a situação de teste aplicada. Ela encerrou sua apresentação mostrando que até setembro deste ano a Sicoob Coopemata já havia acumulado sobras para serem distribuídas entre seus associados no valor de R$9.097.418,00.
A estrela da noite, porém, foi a Sipag, a maquininha de cartão de crédito/débito do Sistema Sicoob. Letícia e Géssia Natividade Riguete (foto ao lado) apresentaram o produto para o público e suas vantagens em relação às principais concorrentes. O destaque, porém, é que o associado que adotar a Sipag em seu negócio também está gerando lucro para si ao aumentar a receita da cooperativa da qual ele participa, frisou Géssica. Ela ressaltou também, que em todas as simulações feitas com a Sipag e suas concorrentes a maquininha do Sistema Sicoob leva vantagem "com um melhor custo/benefício desde mensalidade, taxas, entre outros, salientou.
Os projetos sociais desenvolvidos pela Coopemata receberam atenção especial na pré-assembleia. A Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Lorena Oliveira Miranda (foto), destacou cada um deles mostrando uma diversidade de ações voltadas para a comunidade em geral, como o projeto Cooperarte. Ela também destacou a reforma de um apartamento no Hospital de Cataguases, iniciativa inédita que integra projeto daquela Santa Casa de Misericórdia. Em outra atividade, a Coopemata reestruturou o Parque Infantil do Conjunto Habitacional São Marcos. Segundo Lorena, uma "importante ação em parceria com aquela comunidade que se mostrou muito positiva". E, por fim, o projeto Encantando, de música, que hoje abriga 150 jovens e pretende alcançar 300 em 2017, conforme revelou.
César Mattos, presidente do Sicoob Coopemata encerrou a pré-Assembleia costurando as informações dadas pelos antecessores e reforçou, com a segurança ao falar que é uma de suas maiores características, a solidez e o crescimento da cooperativa que preside. A instituição por conta disso, revelou, tem assento garantido hoje nas principais organizações cooperativistas de Minas Gerais e do Brasil. César contou que a Coopemata será a primeira cooperativa de crédito criada no interior de Minas a receber autorização do Banco Central do Brasil a abrir três pontos dre atendimento em Belo Horizonte. Destacou o crescimento da instituição que preside afirmando que em todos os lugares onde hoje o Sicoob Coopemata está presente, a instituição trabalha com resultados "bastante favoráveis" e tranquilizou ainda mais os cooperados dizendo que o futuro ainda será melhor. Antes de encerrar informou que o ponto de atendimento de Cataguases está em reforma e será, após concluídas as obras, "a agência mais bonita da cidade", garantiu.{{banner-interno}}
Um veículo Fiat Siena, que seguia sentido Rio de Janeiro, capotou na BR-116 próximo a Laranjal (55 km de Cataguases) nesta tarde de terça-feira, 8 de novembro. O motorista ficou ferido após o pneu dianteiro do carro estourar provocando a perda do controle da direção do veículo, o que o fez sair da pista, capotar e parar em meio a vegetação após descer uma ribanceira.
O acidente aconteceu por volta das 16h30min e de acordo com a Polícia Rodoviária Federal que registrou a ocorrência, apenas o motorista estava no veículo. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Leopoldina e levado para o Pronto-Socorro da Casa de Caridade Leopoldinense.
Após capotar, um princípio de incêndio foi registrado no veículo, onde rapidamente moradores de um sítio próximo ao local conseguiram conter as chamas. O Corpo de Bombeiros de Muriaé foi acionado.
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Foi realizada nesta segunda-feira, 7 de novembro, na Prefeitura de Recreio (59 Km de Cataguases) uma reunião marcada pela Barra do Braúna Energética S/A, empresa do grupo Brookfield que construiu a UHE Barra do Braúna, para tratar da qualidade da água do reservatório daquela Usina que está contaminada por cianobactérias, que se consumida pelo homem pode provocar problemas no fígado e neurológicos. A empresa, porém, não apresentou nenhuma solução para o problema e ainda quer uma ação conjunta das prefeituras no sentido de descontaminar a água do lago.
Segundo os representantes da empresa "o caso com o lago é novo e não estamos preparados para passar por isso", revelou o Site Pólis. Participaram do encontro pela Barra do Braúna Energética S/A, Bernardo Gravino, Wagner Akihito, Gustavo Sbrissia e Lucas Lagrotta. O vereador Paulinho Pintor que pediu uma Audiência Pública sobre o assunto, mas acabou tendo que se contentar com uma reunião agendada pela empresa de última hora, saiu frustrado, mas conformado do encontro: "A ideia era de uma audiência pública, com a presença de vários setores da sociedade, para que todos entendessem a gravidade do problema, mas, infelizmente não foi assim", comentou.
Para a Brookfield o surgimento das cianobactérias deve-se à seca e à poluição às margens do rio Pomba. A solução, de acordo com os técnicos da empresa, no curto prazo, passa pelas chuvas que, segundo eles ajudariam a resolver o problema, mas que a longo prazo será necessária a participação das prefeituras dos municípios às margens do Rio Pomba, através de obras de tratamento de esgoto, evitando assim de jogar água poluída na represa. O prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, disse disposto a contribuir, mas lembrou que está no final de seu mandato. Ficou decidido então que as cidades vizinhas e entidades estaduais de saúde vão elaborar um projeto de ação e apresentá-lo à Barra do Braúna Energética que deverá ser implementado em parceria com aquela empresa.
Participaram também da reunião, Alberto Felix Yasbick, superintendente da SUPRAM Zona da Mata; Ana Luísa Simões Silva, secretária municipal de saúde; Jadir Heleno Simão Araújo, secretário municipal de desenvolvimento econômico e sustentável; Antônio Edilso Lima de Bem, responsável técnico do SAAE; Fabrísio Brito de Barros, presidente da Câmara Municipal; Leandra Rosa, representante da vigilância epidemiológica. Nenhum pescador ou produtor rural foi convidado a participar. (Fotos: Site Pólis){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Ubá, começou nesta segunda-feira, 7 de novembro, a prestar o serviço de emissão de Carteira de Identidade. A medida foi efetivada graças a um convênio entre a Casa Legislativa Ubaense e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que permitiu a transferência do Setor de Identificação para novo local.
Um dos objetivos das partes envolvidas é oferecer maior conforto, comodidade e acessibilidade aos usuários uma vez que o serviço será realizado na sede do Poder Legislativo, localizado no centro da cidade. Até agora o serviço era prestado na sede da 32ª Delegacia Regional de Polícia Civil localizada na Avenida dos Ex-Combatentes.
A expectativa da Câmara é de que o setor possa emitir uma média de 30 carteiras de identidade por dia funcionando de 8h às 17h. Para quem tira a carteira de identidade pela primeira vez, o serviço é gratuito. No caso de segunda via, a taxa é de R$ 30,11. Para emissão do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) deve-se acessar o site da Receita Estadual (www.fazenda.mg.gov.br) e seu pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e afins.
Pessoas que já tenham RG emitidos por outro estado da federação têm gratuidade para a emissão do documento em Minas Gerais.
Menores de 16 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados pelos responsáveis (pai ou mãe ou representante legal, este último portando xerox do despacho do juiz da Vara da Infância e da Juventude);
Em casos de furto ou roubo, consegue-se gratuidade na emissão. Para tal, é necessário levar a cópia do Boletim de Ocorrência constando que o documento estava entre os pertences furtados. (Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ubá){{banner-interno}}