Um deslizamento de terra aconteceu nesta madrugada de quarta-feira, 16 de novembro, na Rua Nossa Senhora das Dores, subida para o Horto Florestal, em Cataguases, quase em frente ao restaurante Chalé do Celso. Agora, no final da manhã, a calçada quase em frente ao local desmoronou no momento em que passava uma mulher que se feriu e foi levada ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde está sendo medicada. A Defesa Civil foi chamada até o local para avaliar a situação dos dois locais onde ocorreram os incidentes.
{{banner-interno}}
O número de pessoas com diabetes no mundo passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Dia Mundial do Diabetes, lembrado no último dia 14 de novembro, a entidade alertou que a prevalência do diabetes entre maiores de 18 anos no mundo passou de 4,7% para 8,5% no mesmo período – sobretudo em países de baixa e média renda.
Ainda de acordo com a organização, a doença figura como a principal causa de cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos e amputações de membros inferiores. Em 2012, cerca de 1,5 milhões de mortes foram diretamente provocadas pelo diabetes, enquanto 2,2 milhões de óbitos foram atribuídos a altos níveis de glicose no sangue. Quase a metade dessas mortes foi registrada em pessoas com menos de 70 anos.
"A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte no mundo até 2030. Adotar uma dieta saudável, praticar atividade física regular, controlar o peso e evitar o tabaco são formas de prevenir ou de atrasar o diagnóstico de diabetes tipo 2", destacou a entidade. "O diabetes pode ser tratado e suas consequências podem ser evitadas ou mesmo atrasadas por meio de dietas, atividade física, medicamentos e exames regulares", completou.
Ainda segundo a OMS, o diabetes, ao longo do tempo, pode provocar danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. As consequências mais comuns são:
- Adultos com diabetes têm de duas a três vezes mais chances de apresentar ataques cardíacos e derrames.
- Associados à redução do fluxo sanguíneo, danos aos nervos do pé provocados pelo diabetes aumentam a chance de úlcera nos pés, infecções e eventual necessidade de amputação de membros inferiores.
- A retinopatia diabética é uma importante causa de cegueira e acontece como resultado de danos acumulados a longo prazo aos vasos sanguíneos da retina. Cerca de 2,6% de todos os casos de cegueira no mundo podem ser atribuídos ao diabetes tipo 2.
- O diabetes está entre as principais causas de falência dos rins.{{banner-interno}}
O pátio credenciado do Detran-MG de Muriaé, foi alvo da ação de bandidos na madrugada desta terça-feira, 15 de novembro. A Polícia Militar foi acionada por volta das 2h30min para comparecer ao local com urgência, que fica no bairro Bela Vista, naquela cidade, às margens da BR-116, onde, segundo denúncias, quatro homens teriam chegado em um automóvel Parati, com placa do Rio de Janeiro/RJ, e, após pularem o portão, renderam o vigia, com o objetivo de roubarem motocicletas que seriam usadas em um homicídio que pretendiam cometer em Miradouro, cidade que fica a trinta quilômetros dali, segundo informações da PM.
O Vigia do pátio conseguiu fugir dos marginais, mas na fuga acabou sofrendo ferimentos no rosto e foi encaminhado para o Hospital São Paulo onde foi medicado, sendo liberado em seguida. De acordo com a Polícia Militar, provavelmente os quatro homens estariam ligados à morte de um jovem com um tiro na cabeça, ocorrida na noite de segunda-feira, no bairro Colety, em Muriaé. Os policiais também informaram que no Pátio do Detran-MG de Muriaé, os bandidos arrombaram a porta do escritório de onde levaram dinheiro, celulares e danificaram a câmera de segurança do estabelecimento. Porém, como foram surpreendidos com a chegada da força policial não conseguiram roubar as motocicletas e fugiram à pé. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Fotos Site Silvan Alves){{banner-interno}}
As chuvas ininterruptas dos últimos quatro dias começam a revelar os estragos em Cataguases nesta terça-feira, 15 de novembro. A Defesa Civil foi acionada várias vezes deste o início do dia para atender ocorrências de deslizamentos de terra e queda de árvore em alguns pontos da cidade. Há ocorrências nos bairros Paraíso, Pouso Alegre e Sebastião Adolfo onde uma árvore ameaça cair. Já o rio Pomba estava com o seu nível em 2,60 metros por volta do meio dia, bem abaixo da medida de transbordo que é de 5,50 metros, segundo informou Alexandre Rodrigues, da Defesa Civil.
A ocorrência mais grave desta manhã, conforme apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, aconteceu no Bairro Paraíso, por volta das 6 horas da manhã de hoje, quando o muro situado na parte da frente do imóvel desprendeu-se parcialmente e inclinou em direção à rua Geraldino Ferraz. A família de moradores acordou com o barulho estranho e o marido foi ver o que estava acontecendo e voltou acordando os filhos e retirou todos de lá imediatamente. O temor é que o muro caia e leve parte da casa, além de atingir o imóvel em frente. Na vizinhança mora um bombeiro civil a quem ele pediu ajuda. O profissional foi até sua casa e após verificar o local, o ajudou a isolar a área e pediu que chamasse a Defesa Civil que vai tomar as providências cabíveis (veja as fotos ao final desta matéria). No Bairro Pouso Alegre, na Rua Edson Fabrino Baião, quase em frente à Escola Municipal Turminha da Mônica, foram registrados dois deslizamentos de terra, um maior, próximo à junção com a Rua Aquiles Fialho, e outro menor, na curva ao lado de uma região que já está protegida por lonas. O tráfego de veículos no local não foi prejudicado, mas motoristas devem ficar atentos porque há água escorrendo pela encosta e existe a possibilidade de que o terreno continue cedendo e invada a rua. A Defesa Civil está sabendo do fato e já está tomando providências, revelou Alexandre Rodrigues. O outro deslizamento no mesmo local, segundo ele, chama a atenção mais por estar numa área crítica do que pelo fato em si, mas disse que também está sendo monitorado.
A Defesa Civil informou também que uma árvore frondosa tombou sobre o muro de trás do Aexas caindo uma pequena parte de sua copa sobre a área de piscina daquele clube. O local foi interditado para a retirada da árvore. O muro ficou danificado, ainda conforme informação daquele órgão.
Veja na galeria abaixo as fotos dos estragos provocados até agora pela chuva em Cataguases.
{{banner-interno}}
Um caminhoneiro de 78 anos morreu no Hospital São Paulo (HSP), após ficar gravemente ferido em um acidente com uma cegonheira (carreta que transporta veículos), na Serra de Belvedere, na BR-116, em Muriaé, na noite desta segunda-feira, 14 de novembro. José Santino de Lira conduzia o veículo que saiu da pista, bateu em uma àrvore e em uma pedra.
A vítima seguia sozinha sentido Muriaé quando, por motivos ainda desconhecidos, perder o controle da direção e a cegonheira saiu da pista e se chocou contra a árvore. Em seguida o cavalo trator virou, dando o popular "L", e o veículo cruzou a pista contrária e bateu em uma pedra. Com o impacto, o motorista foi lançado para fora da cabine e caiu no meio da rodovia.
José Santino foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU, sendo encaminhado para o Hospital São Paulo, onde morreu pouco depois.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu o registro da ocorrência e a perícia da Polícia Civil (PC) vai investigar as causas o acidente. (Fotos gentilmente cedidas pela Rádio Muriaé)HOMICÍDIO - Um jovem de 18 anos foi assassinado com três tiros na cabeça, no bairro Colety, em Muriaé, noite desta segunda-feira. José Antônio Pereira Junior, conhecido como "Chuca" era morador do bairro e foi morto na Rua Vicente Vargas de Castro.
De acordo com informações obtidas pela Polícia Militar (PM), a vítima foi vista discutindo com dois homens que estavam a pé, e durante o atrito um deles sacou uma arma a atirou na cabeça de José Antonio. Dois nomes foram apontados como possíveis autores. Após os trabalhos periciais, o corpo do jovem foi encaminhado para o IML, será necropsiado e liberado em seguida para o sepultamento.{{banner-interno}}