A OAB de Cataguases juntamente com a Vara do Trabalho também desta cidade realizaram na noite desta terça-feira, 22 de novembro, no auditório do Educandário Dom Silvério, o Seminário "Figuras do Feminino - Direitos e Histórias" que contou com a participação de seis participantes mulheres e a presença de grande público, em sua maioria feminino, entre eles a vereadora eleita Maria Ângela Girardi, o presidente da OAB Cataguases, Márcio Fachini Garcia e o juiz titular da Vara do Trabalho em Cataguases, Tarcísio Correia de Brito, entre outros.O evento foi aberto pela vice-presidente da OAB-Cataguases, Karina de Oliveira Martins Ferreira Carvalho, que deu as boas vindas às palestrantes convidadas que agradeceu ao idealizador do evento, o Juiz Tarcísio Brito. O seminário foi organizado pelas advogadas Janete Mouzinho, Patrícia Mendonça, Mônica Teixeira, Cecília Araújo, Fernanda Leonardo e Ana Paula Monerat, juntamente com funcionários da OAB. Antes dos módulos, as atrizes Carol Abritta e Júlia Hessel, dirigidas por Carlos Sérgio Bittencourt, apresentaram um esquete com textos alusivos à força da mulher extraídos de escritores consagrados. Foram calorosamente aplaudidas ao final.
O seminário foi dividido em módulos sendo que o primeiro contou com a participação de Carolina Damasceno, assistente social da Casa de Maria e a delegada em Leopoldina, Gisela Borges de Mattos. Elas contaram suas experiências profissionais no dia a dia de violência contra a mulher e relatos de submissão pela qual muitas mulheres ainda hoje são obrigadas a viver por motivos diversos, inclusive violência doméstica. A frase que resume este módulo é a que foi citada coincidentemente pelas duas palestrantes e que vem sendo usada para romper um paradigma: "Em briga de marido e mulher quem está de fora mete a colher". O objetivo é que ao divulgar esta nova ideia mais denúncias de crimes contra a mulher ocorram e com isso diminua a violência doméstica.No segundo módulo a juíza do trabalho em Cataguases, Patrícia Vieira Nunes e a professora de Direito Penal da Universidade Federal de Viçosa, Luciene Rinaldi Colli, abordaram "A Mulher na Constituição enquanto tutelada pela Legislação especial: casosEquilibrio entre trabalho e família", apresentada por aquela magistrada e, em seguida, Violência Doméstica, pela professora Luciene. No primeiro painel, Patrícia mostrou o desdobramento da mulher para dar conta dos seus afazeres. "Mesmo casada a mulher trabalha mais em casa", afirmou. E citou diversos casos em que a mulher é, reconhecidamente, mais exigida no trabalho sem ter a contrapartida em reconhecimento profissional e salarial. A professora Luciene Rinaldi falou de sua experiência à frente do programa Casa das Mulheres, na Universidade Federal de Viçosa.
O terceiro módulo da noite encerrou a apresentação contou com a participação das palestrantes Ana Tereza Baêta Campomizzi e JudithEuchares Ricardo de Albuquerque que participaram do painel "Diálogos: por ser mulher". O juiz titular da Vara do Trabalho, Tarcísio Brito fez o encerramento do evento onde destacou o momento de discussão e de aprendizado e agradeceu a parceria com a OAB-Cataguases. Márcio Fachini Garcia, presidente da entidade também elogiou a iniciativa e disse que eventos como este são "enriquecedores" e que fazem parte da programação de sua diretoria. "Nós estamos sempre investindo em conhecimento e na promoção de eventos que promovam a qualidade técnica do advogado", comentou.
{{banner-interno}}
Dois homens foram presos esta noite e um menor apreendido após roubarem uma residência em Piacatuba, distrito de Leopoldina. Os policiais foram acionados pelo telefone 190 e informados de que os ladrões teriam fugido em direção a Leopoldina em um VW Gol branco e a viatura policial cruzou com o veículo suspeito na altura do clube AquaFresh. Os militares retornaram e o perseguiram até realizarem a abordagem quando confirmaram que se tratava das pessoas que estavam procurando.
Os policiais encontraram com todos os três pequenas quantias de dinheiro e dento do veículo foi localizada uma bolsa preta com uma arma de fogo, um silenciador, balaclava, joais, luvas e a quantia de R$9.770,00 em dinheiro. De acordo com a PM a vítima, moradora da residência assaltada contou que o roubo aconteceu por volta das 19h30min quando um dos assaltantes bateu à porta de sua casa com o rosto coberto pela balaclava anunciando o assalto. Ao vê-la ele entrou na casa tampando sua boca com uma das mãos e ordenando à mãe dela que ficasse calada e levou as duas para o banheiro onde ficaram trancadas.
Após dez minutos dentro da residência, ele e outros dois comparsas saíram avisando para não chamarem a polícia nem comunicarem o fato a ninguém pois se isso acontecesse seriam mortas, revelaram os policiais que atenderam o chamado. Um dos autores é conhecido da família e ao serem interrogados pelos policiais, os três participantes teriam confessado o crime, ainda de acordo com estes militares. Os dois maiores de idade foram presos em flagrante e o menor autuado de acordo com o que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo os três encaminhados para a delegacia de plantão em Leopoldina onde prestavam depoimento até o fechamento desta matéria. (Com reportagem e fotos de Júlio César Cabral de O Vigilante Online){{banner-interno}}
Se você mora em Cataguases e estava pensando que ia ter que continuar viajando para comer hambúrguer artesanal, pode relaxar porque isto é coisa do passado. A cidade acaba de ganhar a Hamburgueria Brasão, situada em um dos casarões da Avenida Astolfo Dutra, que foi totalmente adaptado e ganhou decoração com a temática musical super bacana pelas mãos dos arquitetos Rafael Valentim e Raquel Ferreira, da Harmônica Arquitetura, de Juiz de Fora, que capricharam. A casa ficou moderna sem perder o charme de sua origem, e isso contribui para o clima de descontração para viver momentos - literalmente - deliciosos lá dentro.A ideia de montar uma hamburgueria em Cataguases é dos sócios Andreza de Souza Andrade, Cléa Aparecida de Souza Andrade, Samuel João Barbosa Pinto e Norberto da Silva Prado. Eles formam dois casais de empreendedores com vontade de ter o próprio negócio na cidade em que vivem e que ao mesmo tempo agregue valor para a comunidade. Depois de muitas análises de mercado escolheram a hamburgueria por ser inovadora para a cidade e um mercado em franco crescimento, revelou Samuel. A partir daí, acrescenta Andreza, "fomos buscar qualidade para que a hamburgueria de Cataguases tenha o mesmo padrão das que vemos nas grandes cidades e qualidade até melhor", assegura.
O quarteto não está brincando em serviço quando o assunto é qualidade. Para começar trouxe um bam-bam-bam de São Paulo, Marcelo Bonna, formado em Gastronomia com especialização na Le CordonBleu, a melhor escola do mundo na formação de chefs de cozinha, e Fábio Ruiz, proprietário da empresa Maze Consultoria, que é pós-graduado em alimentos e bebidas e tem experiencia em grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíadas e Salão do Automóvel de São Paulo, para criar o cardápio, treinar a equipe da cozinha e da administração da casa. Além deles a Brasão conta com a gerente geral Virginia de Souza Rodrigues Tavares, e com a Chef de Cozinha Rafaela Barros, que é formada em Gastronomia e responsável pela cozinha.
O resultado é que foram elaborados doze hamburgueres exclusivos para a hamburgueria Brasão, inclusive um para pessoas vegetarianas, à base de shitake, e outro específico para as crianças. Há opções de frango e de peixe, tilápia, que Bonna garante, serem "irresistíveis". Os blends de carne bovina são produzidos artesanalmente com três tipos de carnes e pesam 180 gramas cada bife. Ficam com uma certa crocância por fora e suculentos por dentro, graças à forma como são preparados, no charbroiler, um equipamento composto por grelhas, semelhante à nossa popular churrasqueira, o que confere um sabor exclusivo aos alimentos.Na pré-inauguração e nestes poucos dias de funcionamento, um sanduíche começa a despontar como o carro chefe da casa. O Tim Maia é feito com bife de 180 gramas, rúcula, ovo frito, queijo coalho derretido, fatia de bacon crocante e pasta de tomate seco com requeijão no pão clássico. Deu água na boca? Produzido com receita própria para a hamburgueria por duas padarias de Cataguases, o pão, revela Marcelo Bonna, tem sabor que ajuda a valorizar o conjunto dos demais ingredientes do hambúrguer, salienta.
O sanduíche da Brasão recebeu nome de cantor, sim, e você não leu errado. Tem a ver com a decoração da casa. Cada ambiente da hamburgueria recebeu o nome de um estilo musical: Você pode escolher sentar-se na sala Rock, Samba, Jazz, MPB ou Sertanejo. Então nada mais natural do que estender esta ambientação até o cardápio batizando os pratos com nomes de feras da música mundial. Tem também Anitta, Ivete Sangalo e muitos outros. Enquanto saboreia o seu hambúrguer preferido uma seleção musical mais do que caprichada ajuda a compor o ambiente. "A ideia é investir cada vez mais no conforto dos clientes", lembra Clea.
Para os papais, o ambiente conta ainda com um espaço Kids exclusivo, que tem piscina de bolinhas e muitos brinquedos para entreter a garotada enquanto você se diverte tomando uma cerveja bem gelada. "Hoje somos pais e pensando nas crianças e no conforto de toda a família, criamos este espaço", conclui Norberto. Ele lembra ainda que a Brasão conta coom uma equipe de profissionais preparada especialmente para o atendimento ao cliente e que a casa vai funcionar de terça a domingo, das 18 horas até a meia noite, "todos nós com muita disposição para atender você da melhor forma possível", destacou.
Mas nem tudo por lá são hambúrgueres. Há opções - também exclusivas da casa - para saborear como a costela suína ao molho de barbecue e outras opções que vale à pena perscrutar no cardápio, como a sempre curinga batata frita (okay, você venceu!) e três saborosíssimas sobremesas, também únicas. Acredite. Todo este seleto menu vem acompanhado de uma carta de cervejas artesanais muito bem conceituadas. São quase vinte títulos para você escolher. E se nenhuma delas lhe agradar ou se preferir um chope, ele também é artesanal. Delicie-se!. Afinal, tudo na Hamburgueria Brasão foi feito cuidadosamente para você, com aquele toque pessoal. Não fique aí parado. Reúna logo a família ou chame os amigos e avise que hoje vocês farão um programa legal não; saboroso. (Fotos e vídeo: Hernani Cine-Fotografia)
Veja abaixo a galeria de fotos e um vídeo promocional da Hamburgueria Brasão.
{{banner-interno}}
Com o objetivo de manter em constante atualização o quadro de profissionais do Hospital de Cataguases, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) daquela Santa Casa realizou na noite do último dia 17 de novembro, uma palestra sobre "Feridas e Coberturas" ministrada por Thais Tavares de Amorim, especialista em Enfermagem Hiperbarista, e a Enfermeira especialista em Produtos, Márcia Lima de Oliveira.
Em sua fala, Thais classificou os tipos de feridas mais comuns, identificando suas causas, os tipos de cicatrização, espessuras e profundidades, a evolução de aguda para crônica, as ulcerações venosas e arteriais, a presença ou não de infecções e as formas de assepsias para evitar possíveis contaminações.Sobre os tratamentos e coberturas foram citadas as técnicas de alginatos, carvões ativados com prata, curativos antimicrobianos com PHMB, polihexanida em gel e gaze, hidrocolóides, hidrogel, papaínas, entre outras formas de ajudar na cicatrização de feridas. A enfermeira Márcia apresentou os procedimentos relativos a cada produto ideal a cada tipo de ferida,falando em nome de duas empresas da área.
Participaram da palestra enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversos setores do Hospital, e também alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’Arc. O enfermeiro responsável pelo NEP, Fábio Freitas Rocha, reafirmou a preocupação do Hospital em manter seus profissionais sempre atualizados para melhor servir à comunidade e assim promover um atendimento de qualidade a todos. (Fotos cedidas pela Assessoria do Hospital de Cataguases){{banner-interno}}
A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina fez uma apreensão de drogas por volta das 10h45min desta terça-feira, 22 de novembro. O fato aconteceu no Km 768 da BR 116, em frente ao Posto da PRF naquela cidade durante uma abordagem de rotina a um ônibus interestadual que chegava do Rio de Janeiro com destino a Cataguases, conforme informação prestada pelo Inspetor Chefe daquele Posto, Américo Cabral.
Durante a inspeção no interior do veículo foram encontrados e apreendidos 220 pinos de cocaína e uma pequena quantidade de substância análoga a maconha. As drogas estavam com dois jovens identificados como P.S.O.J., de 20 anos de idade, e R. F. N. de 19 anos, ambos de Leopoldina, para onde traziam a droga. Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas e conduzidos até à Delegacia Regional de Polícia daquela cidade onde estão prestando depoimento.{{banner-interno}}