O Sine (Sistema Nacional de Emprego) divulgou nesta quinta-feira, 24 de novembro, as vagas de emprego em Cataguases. Elas estarão disponíveis aos interessados até serem preenchidas. Esta semana são ofertadas onze vagas em diversos cargos. Confira abaixo:
1 SERRALHEIRO1 PIZZAIOLO (OU AUXILIAR DE COZINHA)2 VENDEDOR1 FAXINEIRO1 LAVADOR DE ÔNIBUS1 OPERADOR DE MAQUINA DE SACOLA1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO2 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO1 ENCARREGADO DE MECÂNICO
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho), além de currículo. O atendimento é de oito da manhã às quatro da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone.{{banner-interno}}
No final da tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, a Polícia Civil de Leopoldina localizou e prendeu dois homens, de 18 e 29 anos, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada na prática de furto de motocicletas. Durante a ação, que aconteceu na Zona Rural daquele município, um adolescente de 16 anos foi apreendido. Os policiais civis também localizaram e recuperaram uma motocicleta Honda Tornado, placa de Leopoldina, que estava escondida na casa de um dos autores.
De acordo com informações do delegado regional de Leopoldina, Carlos Eduardo Santos Rodrigues, os suspeitos confessaram ainda a autoria de outros furtos de motocicletas na região. As investigações seguem em andamento visando o desmantelamento do restante da quadrilha.{{banner-interno}}
O jovem Jheison Mota Correa, 21 anos, aluno do último semestre do curso Técnico em Eletrotécnica do Senai Cataguases, conquistou o quinto lugar nacional e primeiro de Minas Gerais na avaliação prática do SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica), realizada em Brasília, de 7 a 13 de novembro. O SAEP tem por finalidade verificar se a formação profissional está coerente com os perfis profissionais definidos pela indústria, e se os serviços educacionais ofertados pelo Senai são eficazes, promovendo de fato uma aprendizagem efetiva, conforme explicou a pedagoga da instituição, Édina Rosária Silva de Oliveira.
Segundo ela, neste ano o sistema ampliou seu escopo de atuação, incluindo uma experiência piloto de avaliação prática, "corroborando assim para uma estimativa coerente com a natureza do ensino ofertado pelo Senai". Para isto, foram selecionados os três alunos, de cinco cursos técnicos, que tiveram o melhor desempenho numa avaliação objetiva online, realizada anteriormente em unidades da instituição de todo o país, totalizando 150 estudantes participantes do Projeto Piloto da Avaliação Prática do SAEP. Entre eles, o aluno de Cataguases Jheison Mota Correa, um dos representantes de Minas Gerais. "Este resultado confirma a qualidade da Educação Profissional ofertada na unidade de Cataguases, que prima por atender com excelência o setor industrial, sob a perspectiva de uma oferta educacional de qualidade", afirmou a pedagoga.
Jheison, que além de estudar no período noturno, trabalha durante o dia na empresa Iluminas, conta que o evento em Brasília foi grandioso, realizado no complexo do entorno do Estádio Mané Garrincha, sendo visitado diariamente por cerca de 110 mil pessoas. Segundo ele, cada participante realizou três provas práticas, além de participar de palestras e outros eventos da programação oficial. "Para mim, foi uma experiência única e o resultado foi uma grata surpresa, pela colocação que obtive. Isso me motiva ainda mais a continuar meus estudos e alcançar meus objetivos profissionais", conta o estudante, que pretende terminar o curso técnico e se graduar em Engenharia Elétrica. (Foto: Cristina Quirino){{banner-interno}}
O Hospital de Cataguases e o Hemominas vão promover uma ação em comemoração ao "Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue", nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, das 7 às 12 horas. Durante a ação as entidades estão propondo um desafio: a coleta de setenta bolsas de sangue, 20 a mais que nos dias tradicionais de captação.
Segundo a assistente social do Hospital, Rosilaine Amorim do Bem, neste dia a instituição oferecerá um lanche reforçado aos voluntários, acontecerá também palestras sobre a coleta de sangue com os técnicos do Hemominas e, para gerar um momento de descontração, os Doutores Cura–Cura vão recepcionar os doadores.O dia 25 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. No Brasil, são coletada anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue.
É por isso que Hospital de Cataguases valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, grande parte dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, sem ter um paciente vinculado à doação. O que atesta a fidelização dos doadores em relação ao trabalho desenvolvido pela parceria do Hospital e Hemominas.{{banner-interno}}
Os comandantes da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina e da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Tenente Coronel Clóvis Pimenta e Major William Machado, respectivamente, receberam homenagem nesta manhã de quarta-feira, 23 de novembro, em nome da corporação que representam da direção da Engetronic Sistemas de Segurança, empresa pioneira que atua na área de segurança eletrônica e monitoramento por meio de vídeo em Cataguases e região. Além da diretoria da empresa, um grupo de funcionários participou da homenagem como o supervisor de segurança, Anderson Augusto Pereira.Dirigida por Lucineia Aparecida Lopes e Rogério Nicolay (foto), a empresa mantém uma forte parceria com a Polícia Militar uma vez que seu trabalho conta com a ação da força policial que é acionada em casos de invasão, furto, roubo e arrombamento, explica Lucineia. Presente no mercado há 13 anos e oriunda do Espírito Santo, a Engetronic teve um crescimento vertiginoso em Cataguases onde é pioneira e atua neste mercado de segurança e monitoramento patrimonial, conforme acrescenta Lucineia. Com 16 funcionários atuando no setor de alarme residencial, que é o seu foco principal, e mais de sessenta voltados exclusivamente para atendimento de segurança bancária em todo o Brasil, a empresa hoje está consolidada no mercado e reconhecida como uma das mais confiáveis do ramo, admite sua proprietária.
Foi servido um café da manhã aos comandantes militares que puderam conversar com a equipe da Engetronic sobre monitoramento eletrônico. Na ocasião, Tenente Coronel Pimenta revelou que está dando início a um projeto na zona rural de sua área de atuação que pretende instalar câmeras de segurança em todas as propriedades rurais num raio de cinquenta quilômetros. "Neste sentido, este café da manhã serviu também para a gente conhecer um pouco mais a respeito do assunto e amadurecer esta nossa ideia que conta com total apoio dos moradores dessa região", afirmou. Major Willian aproveitou para falar sobre a parceria com a Engetronic. Conforme explicou "eles nos chamam em casos que não podem atuar e colaboram muito com o nosso trabalho", disse. Os dois oficiais da Polícia Militar receberam das mãos do casal proprietário da Engetronic uma placa alusiva a esta parceria. Coronel Pimenta disse que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho policial, "à instituição Polícia Militar que procura a cada dia motivar mais o seu policials para que que ele preste um serviço de mais qualidade à comunidade respondendo, dessa forma com celeridade, aos anseios dessa sociedade que tanto necessita deste seu trabalho", comentou. Major Willian completou dizendo que em Cataguases este reconhecimento da Engetronic ao trabalho da PM é "un incentivo que chega num momento muito oportuno porque estamos dando respostas rápidas à sociedade como ela espera de nós", salientou.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 12h04min de 24/11/2016{{banner-interno}}