Pouco mais de 40 quilos de maconha foram apreendidos na noite deste sábado, 26 de novembro, pela Polícia Militar, em um bairro de Muriaé. Segundo informações da PM a droga foi apreendida no bairro São Cristóvão durante uma operação, onde também foi preso um jovem de 20 anos que estaria guardando a droga.
A Polícia foi chamada até o local através do telefone 190 informando que um cidadão já conhecido do meio policial havia recebido uma grande quantidade de droga, informou tenente Reynaldo, coordenador da operação. "Fomos para lá e na residência havia forte cheiro de maconha. Minutos depois o suspeito foi visto passando na rua de cima de onde a equipe estava e conseguimos abordá-lo e questionado, confirmou a existência da droga dizendo que estava em um cômodo da casa debaixo de alguns retalhos", explicou o tenente.
Os militares foram até lá e localizaram a droga, entre quarenta e quarenta e cinco quilos de maconha, além de um pé da erva , cultivada em um vaso. O suspeito contou estar guardando a droga para receber mil reais como recompensa dizendo também desconhecer o dono da mercadoria ilegal, ainda conforme relato de tenente Reynaldo.
{{banner-interno}}
Sucesso em sua estreia no Carnaval de 2016, o Bloco Bacanaço promete voltar no ano que vem com uma programação imperdível. Idealizado pelo cataguasense Elcio Mariquito Cruz, o bloco surgiu como proposta de revitalizar a Festa de Momo na cidade, mantendo a tradição de décadas passadas, quando era considerada uma das mais animadas da região. O Bacanaço não só alcançou seu objetivo como se tornou uma atração que tem gerado grande expectativa para 2017 entre os foliões, conta com uma comissão organizadora estabelecida e programação que incluiu não só o seu desfile na avenida, mas uma série de eventos ligados ao bloco.
Segundo informou Elcio Mariquito, que preside a comissão organizadora, em 2017 o Bloco Bacanaço começa o carnaval na sexta-feira, véspera da folia, com um evento no Bar Confrarias. No sábado, na Praça Rui Barbosa, a partir das onze da manhã, haverá outra apresentação, que será organizada pela ACRIAR (Associação de Criadores de Arte de Cataguases), e vai homenagear o saudoso carnavalesco Emílio de Souza, fundador do bloco Mimosas Camélias, uma das referências dos antigos carnavais de Cataguases. No mesmo dia, à noite, acontece o desfile do Bacanaço na Avenida Astolfo Dutra, com uma orquestra de cerca de 40 músicos de sopro e de percussão, e com uma atração especial: a presença de um puxador de samba profissional, vindo do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. O nome do cantor ainda é mantido em segredo, segundo Elcio, que estima entre 3 a 5 mil foliões em 2017 desfilando no Bacanaço.Ainda conforme o presidente, após o desfile, haverá um baile de carnaval no Clube do Remo. Na segunda-feira também acontece outro baile carnavalesco naquele Clube, desta vez com a apresentação da Bateria da Viradouro Samba Show, de Niterói (RJ). "Vamos ainda anunciar mais eventos que já estão sendo programados. Estamos em contato com bares da cidade para promovermos juntos shows de rock, fazendo assim com que outras pessoas também curtam o seu estilo musical favorito, mesmo no carnaval", disse Elcio Mariquito.
Ele ainda acrescentou que, em função do sucesso dos bailes promovidos pelo bloco este ano no Clube do Remo, em 2017 os mesmos vão acontecer na quadra poliesportiva, com camarotes a preços acessíveis, para as duas noites de folia. "Quem se interessar deve ir à secretaria do Clube, ou ligar para 32 3421-2286 e fazer sua reserva", disse. Ele também informou que todos que desejam desfilar no Bacanaço ano que vem e participar da festa já podem adquirir suas camisetas, que estão à venda pelo preço único de R$ 30,00 na Loja Presente e Arte, no Shopping Doutor Lobo, na Avenida Astolfo Dutra. "É com a venda das camisetas que o Bloco pagará seus custos, pois nossa iniciativa não visa lucro, somente festejar o carnaval com nossos conterrâneos e visitantes e promover a alegria do nosso carnaval", ressaltou, acrescentando que muitas pessoas de outras cidades e mesmo de outros países já confirmaram presença no Bacanaço neste carnaval que já se aproxima.
Além de Elcio Mariquito, que preside a comissão do Bloco Bacanaço, participam da iniciativa Fernando Moreira Filho (vice-presidente), os diretores Maria do Carmo Marinho (Gu), Ricardo Mattos, Betinho Nacarati e Marcelo Moreira (tesoureiro). (Fotos gentilmente cedidas pela direção do Bloco Bacanaço){{banner-interno}}
O deputado estadual Isauro Calais (PMDB) está organizando um encontro da cúpula de segurança do Estado em Juiz de Fora para discutir a questão da violência naquela cidade e Zona da Mata. Em reunião realizada esta semana em Belo Horizonte, o secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Barboza Menezes, confirmou presença no encontro que deverá ter ainda a participação de integrantes do alto escalão da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, além dos representantes das corporações em Juiz de Fora e da Secretaria Municipal de Segurança.
Segundo o deputado, a meta é contribuir para melhorar a gestão da segurança pública em Juiz de Fora e minimizar a criminalidade. "Nossa cidade precisa construir de forma eficiente um Plano de Enfrentamento da Violência e a vinda destas autoridades no município pode alavancar esse processo. Precisamos de ações efetivas; inclusive para evitar o sucateamento das corporações e ampliar o efetivo", salientou.
A data do evento ainda não foi definida. De acordo com o deputado, que é membro do Conselho de Criminologia do Estado, a meta é realizar ainda este ano o encontro. Isauro Calais tem se mostrado preocupado com o crescimento da violência na Zona da Mata que este ano vem registrando números recordes.
Cataguases, a exemplo de Juiz de Fora, já ultrapassou há muito o número de homicídios registrados em 2015, bem como outros municípios da região como Muriaé. No caso de Cataguases, outros tipos de violência como assaltos à mão armada tiveram crescimento durante o ano, mas há dois meses não é registrado nenhum crime deste tipo a ônibus urbano, por exemplo, que estava acontecendo com muita frequência.(Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Isauro Calais){{banner-interno}}
Um homem foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 26 de novembro, no bairro Aeroporto, em Muriaé. O crime aconteceu na travessa Santos Dumont, ao lado da Cozinha Comunitária, e ainda não há informações sobre a autoria.
O fato mobilizou Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Samu, porém, o rapaz, identificado como Nilson Alves da Siva, foi encontrado pelos socorristas já sem vida.
Segundo o sargento bombeiro, Milane, o homem apresentava ao menos uma perfuração no peito e o óbito foi constatado pelo médico do Samu.
De acordo com a PM, uma faca foi encontrada na cintura da vítima, e os militares buscam informações que possam contribuir com a apuração do homicídio. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Nesta quinta e sexta-feiras, dias 24 e 25 de novembro, Leopoldina sediou a vigésima primeira edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) e o XII ForEA Mirim, realizados na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro Resende (CAIC). Pela segunda vez na cidade (a primeira foi em 2015), o ForEA 2016 contou com o apoio da Prefeitura local, através das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura e de Meio Ambiente, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, do Instituto Estadual de Florestas e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, juntamente com a Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nos dois dias do encontro foram discutidas questões ambientais, sob o tema central "Interatividade Socioambiental Bacia do Pomba", elevando o ForEA como a mais significativa, importante e abrangente ação de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais. A solenidade de abertura aconteceu na manhã da quinta-feira (24) e contou com as presenças de autoridades locais, alunos, professores e diretores de várias escolas municipais, estaduais e particulares de Leopoldina, além de representantes de órgãos regionais ligados à área ambiental, dentre outras instituições. Apresentaram-se durante a solenidade o Grupo Pérola Negra e uma representação do Conservatório Estadual de Música (C.E.M.) "Lia Salgado", interpretando o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina e a música "Morro do Cruzeiro". Em seguida foram entregues Diplomas e Medalhas aos diversos homenageados do evento.
Após os pronunciamentos, a Coordenadora Geral do XII ForEA Mirim, Rose Belcavelo, apresentou a palestrante oficial, Vanderlice Marques Roberti, que abordou o tema "Diversidade é Vida: As quatro Estações". Ao final da solenidade de abertura, os gestores municipais da Zona da Mata participaram de um encontro. A programação do ForEA 2016 foi encerrada na tarde desta sexta-feira. (Fotos: Kalon Moraes)
{{banner-interno}}