Dois adolescentes, de 18 e 14 anos de idade, que trafegavam de bicicleta pela Rua Tenente Luiz Ribeiro, próximo ao Vila Shopping, se envolveram em um acidente com uma van escolar. O fato aconteceu por volta das 13 horas e os dois rapazes sofreram cortes na face e supercilio, segundo informações preliminares da equipe do SAMU que prestou socorro e os levou ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases.
Segundo o parente de uma das vitimas, os adolescentes estavam à direita da rua e a Van parada à esquerda quando resolveu sair de repente atingindo os jovens que bateram com os rostos em um caminhão que estava estacionado do outro lado da rua. No Pronto-Socorro eles foram medicados e ficaram em observação.
A Policia Militar foi acionada e localizou a Van cuja proprietária deu outra versão para o acidente. Segundo narrou aos PMs o veículo não atingiu os rapazes que vieram pela direita e teriam se assustado com o veiculo saindo para virar à direita numa ruela ao lado do Hotel Village e, ao desviarem, se chocaram contra o caminhão do outro lado da rua. O filho da condutora da Van prestou socorro às vítimas, segundo informou a PM.
{{banner-interno}}
Na segunda semana de dezembro a cidade de Cataguases receberá o evento Gestão de Pessoas, um treinamento formatado para pessoas que estão em busca de capacitação profissional e desejam melhorar o seu posicionamento frente ao mercado de trabalho. Em um cenário cada vez mais competitivo, estar preparado para atender as exigências do mercado torna-se algo fundamental para quem conquistar as melhores oportunidades.A atração da vez será o palestrante Cristiano Lopes, que também é consultor empresarial e professor universitário. Cristiano Lopes é palestrante profissional tendo ministrado mais de 1200 palestras em 21 estados brasileiros. Possui Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e MBA em Gestão de Negócios, tendo ainda realizado dois cursos de Aperfeiçoamento no exterior: Gestão Estratégica de Empresas e Estratégia Empresarial, ambos pela Escuela Superior de Las Islas Belares, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Há dezessete anos proferindo palestras pelo país afora, Lopes se utiliza de uma linguagem própria e uma produção diferenciada para a realização de seus eventos. Com cuidados evidentes nos detalhes técnicos, ele consegue surpreender pelo estilo próprio e por inovações incorporadas ao discurso, como a utilização de números de mágica e vídeos próprios produzidos para ilustrar o conteúdo. A palestra faz parte da programação do evento Gestão de Pessoas, realizado pela ConecteRH, e será dividida em quatro partes que abordará os seguintes macro temas: liderança empreendedora, vendas e atendimento ao cliente, marketing de sucesso e motivação com foco em resultados. O evento vai acontecer no auditório do Colégio Cataguases nos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 19 horas e será conferido um certificado de conclusão aos que participarem das palestras.
Quer se capacitar? Precisa sair da zona de conforto? Necessita de um "empurrãozinho"? A hora é agora! Aproveite a oportunidade e faça sua inscrição agora mesmo com Sara Leidersnaider pelos telefones (32)98897-8903 ou (32)99836-0948.{{banner-interno}}
O Cadastramento Escolar 2017 já tem seu balanço final. Foram inscritos 169.603 crianças e estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino, estadual e municipais, em 2017. O Cadastramento foi realizado no mês de junho deste ano. Os inscritos terão vaga garantida em uma escola pública próxima de casa.
Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.
MatrículasO próximo passo dos inscritos é a matrícula, prevista para ocorrer entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. Antes deste período, os cadastrados de Belo Horizonte receberão uma carta com a orientação da escola para qual o candidato foi encaminhado. Já os cadastrados no interior deverão procurar os postos de cadastramento de seu município ou a Superintendência Regional de Ensino da localidade para saber para qual escola foi encaminhado.
O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para uma escola onde houver vaga remanescente.
Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha de matrícula, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar: cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato, preferencialmente, ou de outro comprovante de endereço recente; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência ou retorno aos estudos.{{banner-interno}}
Profissionais de saúde deverão prescrever medicamentos para uso humano pelo nome genérico. Proposta em análise na Câmara define que a receita deve adotar a denominação comum brasileira. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. O relator na comissão, deputado Juscelino Filho, do Democratas do Maranhão, explicou que a proposta também determina que os médicos escrevam as receitas com letra legível para evitar problemas na hora da compra do medicamento pelo paciente.
Juscelino Filho destacou que a prescrição dos medicamentos pelo nome comum vai facilitar a compra dos medicamentos genéricos que, por serem mais baratos, beneficiam principalmente a população mais pobre.
"Hoje a gente sabe que a diferença de valor de um medicamento de laboratório para um medicamento genérico chega às vezes de um desconto de 50%, 60%, então é um valor muito significativo."
O presidente da Associação Médica de Brasília, Luciano Carvalho, defende que a prescrição de medicamentos genéricos deve ser discutida e não normatizada através de uma lei. Para ele, é preciso resguardar a liberdade para que médico prescreva o medicamento que ele achar mais confiável.
"A receita médica é uma ordem de serviço e ela se aplica como tal. Se você fechar ou direcionar a prescrição para um modelo, você vai determinar como ordem de serviço com jurisprudência só para aquele setor. Então, se você prescreve o nome ou simplesmente o nome genérico, aquilo termina de alguma forma direcionando para aquela área que produz e excluindo os que não atendem a essa necessidade. Então, isso tem que ser aberto, de como fazer."
A proposta (projeto de lei 3249/2000) que obriga os médicos a receitarem medicamentos pelo nome genérico espera decisão da Mesa Diretora da Câmara para definir se o texto deverá ser votado também pelo Plenário.{{banner-interno}}
Um Projeto Ambiental sobre coleta seletiva de resíduos está sendo desenvolvido em Leopoldina por alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos, sob a coordenação do Professor de Educação Ambiental, Felipe Parizzi.
Iniciado no dia 20 de outubro deste ano pelos alunos Danilo Carvalho Sales, Lucas Vidal, Lucas do Carmo, Marcelo Felipe da Silva, Victor Hugo Vieira e Sávio Medeiros de Resende, o Projeto consiste em visitas aos bairros da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que o lixo pode trazer. "Estamos fazendo visitas tentando conscientizar as pessoas sobre a separação do lixo e os riscos que ele pode trazer, alertando também sobre o problema da Dengue e Zika vírus", esclareceu Danilo Carvalho, aluno do 2º período de Engenharia Ambiental e Sanitária da FUPAC.Durante as visitas são distribuídos panfletos com informações sobre vários aspectos do descarte do lixo produzido pela comunidade. Danilo acrescentou que a coleta seletiva já existe em Leopoldina, porém não é feita corretamente: "Todo e qualquer lixo vai para o mesmo local. Este não é o procedimento correto, pois o lixo deve ser separado para que a reciclagem seja feita corretamente", explicou. Ainda sem previsão do término, o Projeto vem recebendo muito apoio da população: "A recepção está sendo muito positiva", avaliou o aluno.
"Tivemos o apoio da Prefeitura de Leopoldina, que cedeu algumas pessoas do combate à endemias para nos ajudar. Um grupo criado no Facebook posta imagens e fotos das visitas feitas pelos alunos", destacou Danilo, informando que o próximo passo do grupo é ir à Prefeitura e tentar fazer com que esse Projeto seja colocado em prática e a coleta seletiva possa ser feita corretamente em nossa cidade", concluiu Danilo. (Fotos cedidas pelos alunos do projeto){{banner-interno}}