Uma carreta tanque bitrem carregada de leite envolveu-se em um acidente na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro, na BR-356, próximo a comunidade da Pratinha, entre Muriaé e Patrocínio do Muriaé. O motorista do veículo foi levado para o Hospital São Paulo, em Muriaé.
Conforme apurado no local do acidente, pela reportagem da Rádio Muriaé, o veículo seguia pela rodovia em direção a Muriaé e, em uma curva, os dois tanques tombaram, se arrastaram e pararam na pista contrária. Já o cavalo mecânico se desprendeu, atravessou a rodovia e parou em meio a um matagal há cerca de 30 metros da pista.
Uma unidade do SAMU de Patrocínio do Muriaé foi a primeira a chegar no local e prestar os socorro à vítima. Logo em seguida militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé também compareceram e auxliaram no resgate.
De acordo com sargento Agnaldo, o motorista estava consciente, mas reclamava de fortes dores na região lombar.
Os tanques ficaram danificados e a carga se espalhou pelo acostamento e fora da pista.
O trânsito ficou limitado em meia pista até a chegada da Polícia Rodoviária Federal para fazer o registro da ocorrência. A causa do acidente ainda será apurada. (Fotos: Rádio Muriaé)
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Os alunos do quarto período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica criaram, dentro da disciplina Empreendedorismo, um projeto de desenvolvimento de Planos de Negócios, envolvendo 35 estudantes, denominado "Contador Empreendendor". Conforme explica a professora da disciplina, Liliane de Paula Mendonça, "os alunos foram motivados a desenvolver Planos de Negócios inovadores para contribuir com a inovação e o desenvolvimento local". Segundo ela, a turma foi dividida em equipes e cada uma escolheu uma temática para ser trabalhada. A escolha do tema e a modelagem dos negócios foram orientadas por ela.
Liliane Mendonça ressalta que, devido à demanda de um integrante da comunidade do entorno da instituição, a turma se sensibilizou e três equipes foram agrupadas, formando um mutirão solidário com 16 alunos para estudar e estruturar o modelo de negócio de uma artesã, organizar, planejar e modelar seu empreendimento, "levando em conta a realidade dessa pequena empresária, tipo de negócio, demandas atuais e oportunidades de mercado", disse. Com isso foram montados cinco Planos de Negócios. O primeiro foi o "Food Truque Mineiro", inspirado nos Food Trucks que se espalham pelas grandes metrópoles, mas com um olhar ao poder de investimento do empreendedor local. "Neste caso, tratou-se de um modelo de negócio voltado para a venda de café, pão de queijo e broas mineiras em Cataguases, com facilidade para participar de eventos culturais e empresariais. O baixo custo do investimento e a mobilidade da empresa, motivam a adaptação de bicicletas para este mercado", explicou a professora. O segundo Plano foi a criação do "NutriFit - Alimentação Saudável", um modelo de negócio voltado para o fornecimento de lanches rápidos, personalizados, orgânicos e saudáveis. Segundo Liliane Mendonça, tem como diferencial o suporte de uma nutricionista, a parceria com produtores rurais dos distritos e o atendimento delivery para empresas. O terceiro foi o "FrutVida" que é um empreendimento para o fornecimento de "smoothies" para estabelecimentos de ensino. "Com a aprovação do projeto de Lei 1755/07, que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas públicas e privadas de Educação Básica, o "smoothies" se tornou uma boa solução, como uma bebida saudável e saborosa que agrada o paladar das crianças; é produzido a partir de sucos, frutas, iogurtes e outros ingredientes naturais, atua como fonte de energia, possui baixo teor de gordura, além de ser rico em vitaminas e sais minerais", informou. O quarto Plano de negócios desenvolvido pelos estudantes foi o "Q Bonita", uma remodelagem de um empreendimento já existente de um profissional autônomo, com foco no comércio varejista de roupas femininas. "Seu diferencial está em unir os conceitos do E-commerce (venda online pela internet) e do E-businnes (negociação e agendamento pela internet) aos tradicionais conceitos das vendas de porta em porta (sacoleira)", explicou Liliane. Por fim, o quinto e último projeto foi o "Ateliê Cátia Santos", que foi o desenvolvimento de um negócio solidário.
CASO DE SUCESSO - Conforme relata a professora Liliane Mendonça, a artesã Cátia Sueli de Paula Santos, moradora do Bairro Popular e vizinha da Faculdade, foi convidada para ir até a sala de aula para conhecer os alunos e apresentar seus dilemas profissionais. "Ela contou aos alunos que, apesar da demanda por seus produtos, através de rede social (Facebook), e participação em feira de artesanato local, não conseguia efetivar vendas em maior volume, por não ser formalizada e não poder emitir Nota Fiscal. A artesã também contou não saber calcular o preço correto de venda dos seus produtos e que gostaria de praticar um preço justo sem perder a qualidade dos seu trabalhos", explicou Liliane. Os alunos, então, decidiram se mobilizar em uma força tarefa, com um grupo formado por 16 participantes, para modelar o negócio de Cátia. "Num trabalho cooperativo e colaborativo, eles analisaram e modelaram o Ateliê Cátia Santos, trazendo para a realidade da artesã os seus pontos fortes e pontos fracos, ciclo de vida dos produtos atuais, estratégias de precificação, marketing, a viabilidade econômico e financeira do negócio, além da tributação e opções de formalização da empresa. Os alunos capacitaram a artesã para que ela possa organizar, coordenar e gerir seu negócio. Eles se comprometeram também a dar apoio por seis meses à empreendedora, para que ela se sinta confiante e confortável ao praticar e administrar seu empreendimento. Hoje, a proprietária do Ateliê Cátia Santos é uma Microempeendedora Individual - MEI, recolhe os impostos e seu ateliê agora pode emitir Notas Fiscais e concretizar suas vendas pela internet. A artesã conquistou noções sobre Formação do Preço de Venda, produção e margem de lucro dos seus produtos, marketing e formas de negociação e comercialização", contou a professora. Segundo Liliane Mendonça, reunindo os conceitos da qualidade, valor agregado, inovação e criatividade e, acima de tudo, de responsabilidade social e respeito aos princípios éticos do profissional da contabilidade, os alunos do 4º período de Ciências Contábeis puderam vivenciar um estudo de caso, empoderar um cidadão cataguasense e aprender na prática, a partir da realidade local. Participaram da apresentação dos Planos de Negócio a artesã Cátia Santos, a empresária Ana Vaz, gastrônoma, proprietária da empresa Sabor e Saúde e sócia da Picoleve, e os proprietários da padaria Pão Nosso.
"Os alunos do 4º Período de Ciências Contábeis puderam vivenciar na disciplina de Empreendedorismo voltado para contabilistas as práticas administrativas e contábeis no desenvolvimento de Planos de Negócios. Foi um trabalho de interesse e esforço coletivo, indo além do mero cumprimento da disciplina. Eles foram motivados a pesquisar e vivenciar a realidade de Cataguases, buscando desenvolver modelos de negócios adequados à realidade da cidade e da população local. Além disso, foi um momento de superação, onde esses futuros profissionais da Contabilidade passaram a atuar na prática como gestores da informação. Demonstraram também ter perfil empreendedor e espírito de solidariedade às causas da nossa sociedade. Além disso, puderam aprofundar em temas urgentes e atuais, como o exercício da Responsabilidade Solidária, Responsabilidade Tributária e da Responsabilidade Criminal do Contador junto ao empresariado", concluiu Liliane Mendonça.
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Prevista para acontecer na segunda semana de dezembro em Cataguases, foi transferido - a pedido de clientes e empresários - para os dias 18 e 19 de janeiro, o evento Gestão de Pessoas. A informação foi prestada pelos próprios organizadores, João Santa Rosa e Sara Leidersnaider. Trata-se de um treinamento formatado para pessoas que estão em busca de capacitação profissional e desejam melhorar o seu posicionamento frente ao mercado de trabalho. Em um cenário cada vez mais competitivo, estar preparado para atender as exigências do mercado torna-se algo fundamental para quem conquistar as melhores oportunidades.
O evento será ministrado pelo palestrante Cristiano Lopes, que também é consultor empresarial e professor universitário. Cristiano Lopes é palestrante profissional tendo ministrado mais de 1200 palestras em 21 estados brasileiros. Possui Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e MBA em Gestão de Negócios, tendo ainda realizado dois cursos de Aperfeiçoamento no exterior: Gestão Estratégica de Empresas e Estratégia Empresarial, ambos pela Escuela Superior de Las Islas Belares, em Palma de Mallorca, na Espanha. Há dezessete anos proferindo palestras pelo país afora, Lopes se utiliza de uma linguagem própria e uma produção diferenciada para a realização de seus eventos. Com cuidados evidentes nos detalhes técnicos, ele consegue surpreender pelo estilo próprio e por inovações incorporadas ao discurso, como a utilização de números de mágica e vídeos próprios produzidos para ilustrar o conteúdo. A palestra faz parte da programação do evento Gestão de Pessoas, realizado pela ConecteRH, e será dividida em quatro partes que abordará os seguintes macro temas: liderança empreendedora, vendas e atendimento ao cliente, marketing de sucesso e motivação com foco em resultados. O evento vai acontecer no auditório do Colégio Cataguases nos dias 18 e 19 de janeiro, a partir das 19 horas e será conferido um certificado de conclusão aos que participarem das palestras.
Quer se capacitar? Precisa sair da zona de conforto? Necessita de um "empurrãozinho"? A hora é agora! Aproveite a oportunidade e faça sua inscrição agora mesmo com Sara Leidersnaider pelos telefones (32)98897-8903 ou (32)99836-0948.{{banner-interno}}
Começou nesta segunda-feira, 5 de dezembro, a campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para a recuperação de crédito dos consumidores de Cataguases, envolvendo lojas associadas à entidade, com o objetivo de recebimento de títulos de crédito vencidos, oferecendo descontos de juros e até do valor principal da dívida, numa iniciativa que, conforme o presidente daquela entidade, Humberto Lanziéri, "é boa para o cliente que poderá voltar a comprar, e para o empresário que vai melhorar seu fluxo de caixa".
O Atendimento está acontecendo no Centro Cultural Eva Nil e, para o primeiro dia, a gerente da CDL, Vandréia de Paula Silva, considera o movimento satisfatório, embora ainda um pouco tímido. "As pessoas que possuem algum débito têm um pouco de resistência, por constrangimento, de procurar este atendimento, mas é uma excelente opção para quitar dívidas, deixar de figurar em listas de restrição de crédito, tendo a oportunidade de voltar a consumir, principalmente neste período de final de ano", avalia.Segundo ela, a expectativa é que a procura aumente mais no decorrer da semana – a campanha vai até sábado, dia 10 de dezembro. "O atendimento é individual e personalizado, e cada caso é minuciosamente estudado", explica Vandréia, lembrando que em muitos casos as lojas já permitem antecipadamente um desconto de 100% dos juros; outras lojas têm um canal direto com a CDL e a negociação acontece na hora. "Normalmente, o consumidor quita sua dívida com um desconto melhor vindo até o atendimento aqui no Centro Cultural Eva Nil do que se procurasse o estabelecimento comercial", diz.
O pagamento é à vista, mas também é oferecida a possibilidade de parcelá-lo no cartão de crédito. Ainda segundo a gerente da CDL, algumas lojas direcionam seus clientes para suas próprias unidades, mas com o mesmo espírito da campanha. "Como eu disse, estudamos caso a caso", afirma. O Presidente da CDL Humberto Lanziéri acredita que a Campanha de Recuperação de Crédito vai trazer um aumento dos recebimentos, melhorando o fluxo de caixa das empresas, "com a receita vinda dos pagamentos de créditos de liquidação duvidosa e recolocará este cliente antes inadimplente novamente no mercado, tornando-o apto a voltar a tomar crédito para consumo".
Humberto lembra que a campanha nasceu da vontade do cliente de se manter em dia com suas obrigações, aliado ao difícil momento econômico vivido hoje no país, que dificulta ao consumidor cumprir suas obrigações. "Sabemos que a grande maioria quer pagar em dia suas compras, mas estão atravessando uma fase difícil. Esta será uma oportunidade para credores e devedores se entenderem, pois existirá boa vontade para que bons acordos sejam fechados", concluiu, acrescentando que a campanha também pretende ampliar a base de crédito na cidade. Vale lembrar que o atendimento acontece de 8 às 20 horas, exceto no sábado que vai terminar ao meio dia.
Participam da campanha de recuperação de crédito as seguintes lojas:
- BRASIL FARMA- CABRAL JOIAS- CASA DE COURO SANTANA - CENTRO- CASA DE COURO SANTANA - VILA- CCI CENTRO - CRAVO E CANELA CALÇADOS- DROGARIA ECONÔMICA - CALÇADÃO- DROGARIA ECONÔMICA - NOGUEIRA NEVES- DROGARIA FARMA NOSSA- EDICAR - FÁBRICA DE COLCHÃO- IBIZA IT- IBIZA STORE- INTIMIDADES- JEANS MANIA- JOSÉ AMÉRICO AUTO PEÇAS- LINK 10- PANACÉIA E LOJA DEZ- LOJA NOVA- MERCADO JK - VILA REIS
- MORENA MEL - SUPERMERCADO MORAIS- MÓVEIS RESENDE- O BOTICÁRIO- OLIVEIRA MELO- PIJAMA E CIA- RUBIANA CALÇADOS- RUBIANA MODA ÍNTIMA- SHEFFIELD- SÓ ROUPAS- SYNVAL ESPORTE- TAZ MANIA- TECIDOS C&S
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