A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases divulgou nesta manhã de segunda-feira, 12 de dezembro, o horário de funcionamento do comércio no período de Natal. Ele vai vigorar do dia 15 a 24 próximo e foi possível graças a um acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista e o dos Trabalhadores no Comércio de Cataguases. A novidade no documento assinado entre as duas categorias é que neste domingo, 18, o comércio poderá permanecer aberto entre 14h e 20 horas. No sábado, dia 17, as lojas também permanecerão abertas até às 18 horas e na véspera de Natal, dia 24 de dezembro o comércio vai funcionar até às 18 horas.
Veja abaixo como será o horário de Natal do Comércio em Cataguases, dia a dia.
Dias 15 e 16 - Quinta e Sexta-feiras - 8h às 19 horas
Dia 17 - Sábado - 8h às 18 horas
Dia 18 - Domingo - abertura facultativa das 14h às 20 horas.
Dias 19 e 20 - Segunda e Terça-Feiras - 8h às 20 horas.
Dias 21, 22 e 23 - Quarta, Quinta e Sexta-Feiras - 8h às 21 horas.
Dia 24 - Sábado - 8h às 18 horas
Observação: O horário de funcionamento de lojas de gêneros de alimentícios no dia 24 de dezembro será de 8h às 20 horas.{{banner-interno}}
O Projeto Girarte continua a todo vapor, apesar de estar finalizando mais uma bem-sucedida fase, via Lei Rouanet, em parceria com grandes empresas da região, que lhe permitiu importantes realizações. Desde o dia 1° de outubro de 2016, porém, ele iniciou uma nova etapa via, agora, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura através do patrocínio da Energisa através do apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Na estrada desde 2014, o Projeto Girarte, criado em Cataguases, realiza um trabalho de incontestável qualidade técnica e profissional para desenvolvimento e disseminação de linguagens artísticas em diferentes cidades e distritos. Para isso utiliza o seu histórico de sucesso priorizando a democratização cultural, promoção social e realizando um forte diálogo entre comunidade, escola, arte e educação.Itinerante por vocação, o Girarte levou até agora atividades para mais de 45 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul onde atendeu mais de 50 escolas e beneficiou, aproximadamente, 25 mil pessoas.
Para a equipe de artistas pesquisadores em arte e educação que integram seu elenco, a gratificação em tudo o que é realizado provém da preciosa oportunidade de dividir e trocar saberes com a realidade de cada lugar e respectivas comunidades que visitam. "Quando interagimos agregamos valores e experiências ao ser artista que cada momento propaga; os olhares, sorrisos, palavras que não saem de nossas lembranças", comenta Marcus Diego de Almeida e Silva, coordenador do Projeto Girarte. Segundo sua análise "são estas as verdadeiras respostas, o retorno que recebemos do público e que nos estimulam, nos revigorando, nos fazendo empenhar cada vez mais e a superar desafios em cada etapa do Projeto e assim alcançarmos nossos melhores resultados", completou Diego. Ele até comenta que este jeito Girartiano de ser lembra a Comédia Dell'arte "atualizada, claro". Segundo ele, no lugar das carroças, eles viajam em Vans, cercados de tecnologias; trabalham com a interação de diferentes linguagens artísticas e tem em sua estrutura cênica o roteiro seguido de improvisação, além de serem, obviamente, estradeiros por excelência e investirem no amor pela arte.
Neste novo desafio lançado através do Projeto patrocinado pela Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Girarte está assegurando encontros culturais em mais quinze cidades levando sempre atividades de arte-educação e oficina/ montagens com apresentações cênicas oportunizando às crianças e adolescentes por onde passa a alegria de se revelarem como artista locais, explica Marcus Diego. Ainda de acordo com este projeto que o Girarte está desenvolvendo são realizadas quatro oficinas abertas ao público, além da apresentação do espetáculo de dança "LEI" (inspirado nas leis de Newton) criado este ano em parceria com as empresas do Grupo Bauminas, Hidroazul, CBA e Energisa via Lei Rounet), que prevê apresentações em Belo Horizonte(MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa(PB).Segundo a coordenação do projeto, é de extrema importância buscar e lutar por possibilidades e oportunidades para artistas do interior de Minas Gerais apresentarem seus trabalhos em outras cidades e regiões do Brasil, e até mesmo no exterior, pois além de estarem divulgando o nome e os trabalhos realizados em nossa cidade, eles vão vivenciar diferentes desafios, serão confrontados com diversas realidades e estarão promovendo o seu crescimento profissional, além de contribuírem de forma significativa com o desenvolvimento cultural e artístico dos diferentes em que passarem.
Empenhado na ampliação de sua abrangência, desenvolvimento e capacidade de atuação, o Projeto Girarte está aberto a parceiros e patrocinadores via Lei Rouanet. Para realização de todas as suas atividades o Projeto conta com o Grupo de Pesquisa Girarte, que atualmente é formado por Andreza Viana, Carlos Gonçalves, David Peixoto, Deliana Domingues, Lidiane Matias, Marcus Diego, Miriam Gaspar e Tatiane Dias.(Fotos: Bruna Nogueira, Igor Fernandez e Carlos Gonçalves) {{banner-interno}}
O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei 367/15, de autoria do deputado Dr. Wilson Batista (PSD), que visa assegurar a realização dos exames destinados ao diagnóstico do câncer em até 30 dias.
O texto aprovado determina que a rede pública de saúde realizará, no prazo máximo de 30 dias, os exames complementares necessários para a confirmação da hipótese diagnóstica de neoplasia maligna. Acrescenta ainda que a contagem do prazo será feita a partir de laudo médico que especifique as manifestações clínicas que indiquem a hipótese diagnóstica de câncer.
Para o autor da proposição, esta é a principal medida para reduzir a mortalidade por câncer. "Esta lei vai de encontro ao grande desafio do tratamento do câncer, que é possibilitar a cura e reduzir a mortalidade. Hoje, 70% da doença é tratada em fase avançada, o que nós queremos é dar acesso ao paciente - a partir dos primeiros sinais e sintomas - de ter a chance de fazer os exames para confirmar a doença, possibilitando a cura e evitando danos e tratamentos agressivos" afirmou Dr. Wilson Batista.
{{banner-interno}}
A empresa Cerqueiras Publicidades, do publicitário João Bosco Barbosa Cerqueira, o Bosquinho, juntamente de sua filha Luana Cerqueira e seu sobrinho, Fernando Cerqueira, é uma empresa familiar de Comunicação e Publicidade com Tecnologia inovadora que está ampliando sua atuação na Zona da Mata Mineira, trazendo a experiência adquirida no mercado publicitário de Leopoldina, onde nasceu.Atualmente a Cerqueiras Publicidades tem presença forte em Leopoldina, Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati e Santana de Cataguases, cujas populações somam 180 mil habitantes (IBGE 2014). Nestas localidades atua através de sistemas de comunicação visual por meio de TV’s FULL HD Online com transmissão de publicidade e veículação de informações locais atuais e por meio de Painéis de LED (estes últimos em algumas dessas cidades), atualizadas diariamente, sendo uma referência em toda a região. São 25 TVs na região de Cataguases e a mesma quantidade em Leopoldina.
Bosquinho, esclarece que o serviço prestado por sua empresa está estrategicamente espalhado por diversos locais nas cidades onde atua e que o resultado para os comerciantes anunciantes é certo e tem retorno garantido. "Contamos com Pontos excelentes, de grande concentração popular como casas lotéricas, pontos de Pague-Fácil, Restaurantes, Lanchonetes, Academias e até o hospital, estão conosco, dentre outros clientes relevantes", salientou. Com uma variedade de locais de exposição publicitária desta envergadura, Bosquinho assegura que em média 90 mil consumidores por mês assistem as publicidades veiculadas por seus circuitos de TV e nos telões.Este público tem acesso a promoções, liquidações e a campanha de vendas em tempo real, acrescenta Bosquinho. "Tudo isso podemos fazer nestes canais diariamente, semanalmente ou por quinzena e, claro, a cada mês", revela. Tudo isso aliado à qualidade visual dos paineis de LED Online que apresentam, além da publicidade, informações importantes como Dicas de Saúde, Curiosidades, Vídeos divertidos, Nota de Falecimento, Farmácias de Plantão, Telefones Úteis, Promoções de Supermercados e Lojas, Programação musical de bares e restaurantes, além de notícias diárias que serão veículadas pelo Site do Marcelo Lopes para as cidades de Cataguases, Dona Euzébia, Santana de Cataguases, Astolfo Dutra e Itamarati de Minas, "uma parceria que vai tornar ainda mais dinâmica e atrativo anunciar neste tipo de mídia" garantiu Bosquinho.
{{banner-interno}}
Quem serviu ao Exército nos últimos cinco anos, no caso dos cataguasenses e residentes na região, ao Tiro de Guerra, deve atualizar seus dados na Junta de Serviço Militar até o próximo dia 16 de dezembro, das 8h às 16 horas, portando o Certificado de Reservista. A Junta funciona no Centro Administrativo Municipal, que fica na Rua Gama Cerqueira, 70, Vila Domingos Lopes (antigo Pronto Cordis).
Caso o reservista não compareça neste prazo para fazer a sua atualização de informações, ele poderá fazê-lo posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá que pagar multa pelo atraso, conforme informações do Ministério da Defesa.
A Junta de Serviço Militar em Cataguases é dirigida pelo Tenente Alexander de Araújo Boechat, delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar. Ele orienta a todos os reservistas a cumprirem esta obrigação dentro do prazo para evitarem "eventuais transtornos". Segundo informou o objetivo desta atualização de informações "é aumentar os mecanismos de controle de reservistas em disponibilidade para o Exército Brasileiro".{{banner-interno}}