No próximo sábado, dia 17 de dezembro, vai acontecer o Cortejo de Natal, promovido pela Toca - Teatro e Outras Coisas Artísticas, a partir das dez da manhã. O evento reúne artistas que saem em desfile pelas ruas da cidade, mostrando suas habilidades e levando alegria e cultura para a população. Conforme explicou a produtora artística da Toca, Fernanda Godinho (foto abaixo), "este é o terceiro ano que os artistas saem pelas ruas desejando as boas novas e levando o maior presente à comunidade de Cataguases, que é o encanto da arte do teatro e do circo". Segundo a produtora, este ano a novidade é a participação de artistas convidados, como bailarinas da Academia Assunta Leone, atores do Grupo Pera de Teatro, entre outros, juntamente com os já tradicionais personagens dos contos de fadas, duendes, Papai Noel e artistas circenses, como o engolidor de fogo e malabaristas em perna de pau, que são personagens consagrados nos eventos da Toca.
O Cortejo de Natal vai sair da Rua das Pedras, próximo à Gama Cerqueira, e vai passar pela Praça da Estação, Calçadão e Praça Rui Barbosa, onde acontecem várias apresentações. "Nossos artistas estão se preparando bastante para o evento, com ensaios e muita dedicação para levar muita diversão e arte às pessoas que estiverem nas ruas", disse Fernanda Godinho.
A Toca é uma agência de atores que reúne quinze profissionais e existe desde 2010. Além de realizar várias apresentações em festas, formaturas, reuniões de empresas e eventos diversos, a agência também trabalha na preparação de atores, com oficinas duas vezes por semana na Casa de Cultura Simão. "A proposta é perpetuar nos jovens o gosto pela arte, pelo teatro e pelo circo", destacou a produtora artística.
Flávia Massena, que é produtora executiva do Cortejo de Natal, convida toda a comunidade de Cataguases "a se fantasiar com a magia do Natal e participar desta grande festa". Ela ressalta que o Cortejo de Natal já virou tradição na cidade e é uma atração no período natalino. Flávia também lembra que o evento tem o apoio da Casa de Cultura Simão. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}
O Edital Usina Criativa de Cinema, concurso regional de apoio à produção de obras audiovisuais de curta-metragem, lança sua 2ª edição em 2016/2017 e abre inscrições para realizadores residentes na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
A iniciativa é do Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
O Edital tem por objetivo ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas por talentos residentes nas cidades e distritos da área de atuação do Polo Audiovisual. Nessa perspectiva, irá selecionar 04 projetos de obras audiovisuais de curta-metragem, de até 15 minutos de duração, que receberão R$25.000,00 (para cada um) e consultorias técnicas especializadas em todas as fases de produção.
Os projetos devem ser inéditos e originais, em qualquer gênero - ficção, documentário, animação, experimental - com temática relacionada à história da Região, e que valorize aspectos da cultura, história, geografia e personagens locais. Temas relacionados ao universo infanto-juvenil também serão aceitos.
O Usina Criativa de Cinema é uma ação integrada ao Festival Ver e Fazer Filmes. Em julho de 2017, na 5ª edição do Festival, será realizado evento de exibição e premiação dos curtas-metragens.
O Edital completo estará disponível a partir desta quinta-feira, 15 de dezembro, no site Polo Audiovisual. Inscrições abertas de 15 de dezembro a 31 de janeiro de 2017. (Foto: Divulgação - Polo Audiovisual){{banner-interno}}
A Justiça Eleitoral da Comarca de Cataguases realizou na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no último dia 2 de outubro. Prefeitos e vereadores das cidades de Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases se reuniram no Centro Cultural Humberto Mauro, às 9 horas, para o início da solenidade que foi presidida pelo Juiz Eleitoral, Eduardo Thebit Dolabella, juntamente com a Promotora Eleitoral, Soraia da Silva Guedes Nascimento. A equipe do Cartório Eleitoral, comandada por Antônio Carlos Gonçalves, foi a responsável pela organização do evento que contou ainda com a presença do comandante da Polícia Militar, Major Willian Machado e do deputado estadual, Isauro Calais.Na abertura da solenidade, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Eduardo Dolabella fez um pronunciamento em que destacou a evolução do processo eleitoral no país até a chegada da urna eletrônica para afirmar que a modernidade tornou a justiça eleitoral "instrumento ágil e eficaz de controle da eleições e instituição essencial ao fortalecimento da democracia e da cidadania". Ele elogiou o trabalho de toda a equipe da Justiça Eleitoral em Cataguases e agradeceu nominalmente a juíza que o antecedeu, Márcia Victória, pelo excelente trabalho realizado no período das eleições, e o promotor à época, Carlos Eduardo Fernandes Neves Ribeiro, bem como o chefe do cartório, Antônio Carlos Gonçalves.
O juiz eleitoral da 79ª Zona Eleitoral aproveitou para cumprimentar todos os eleitos acrescentando que eles "estejam conscientes da missão que lhes delegou o povo deste Município, missão essa de grande responsabilidade e que exige muita sensibilidade", destacou Eduardo Dolabella. Encerrou seu discurso lembrando que cabe agora aos eleitos exercerem seus mandatos "de forma impessoal, com observãncia dos princípios da finalidade administrativa e da representação visando tão-somente o bem comum, sem perquirir as preferências políticas individuais dos municípes", desejando em seguida, boa sorte a todos.Para discursar em nome dos eleitos, foi escolhido o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida. Ele voltou a revelar ideias que vem defendendo desde a sua eleição deixando claro que pretende fazer uma administração moderna e focada em prioridades. Logo no início afirmou:"vamos governar para toda a população independente do bairro onde mora, da sua religião, da sua cor partidária". Segundo afirmou, sua gestão será pautada nos valores da "ética, da moral, do respeito e na austeridade na aplicação dos recursos públicos, sem perder a ousadia e na busca incessante por novas conquistas". E voltou a afirmar que vai implantar um modelo "moderno de gestão". Para isso disse que vai buscar resultados junto a sua equipe que será avaliada e cobrada "pelo cumprimento de metas", prometendo assegurar "cada vez mais espaço para a participação popular".
Destacou a Saúde e a Educação como prioridades de sua administração, e afirmou que vai atuar com "empenho para alcançarmos o desenvolvimento que nossa cidade tanto almeja, com geração de emprego e renda", estendendo este seu esforço para a melhoria no trânsito e da infraestrutura da cidade "com dedicação aos bairros mais carentes". Em seguida fez agradecimentos diversos e parabenizou o Tribunal Regional Eleitoral pela forma como foi conduzida a eleição em Cataguases, bem como os demais colegas eleitos. Willian Lobo terminou conclamando a todos a honrarem os votos recebidos e convidou os colegas a manterem contato para que "possamos atuar juntos em algumas áreas" em benefício da microrregião. Em seguida os eleitos receberam seus diplomas.
Veja as fotos dos diplomados das cinco comarcas na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Emater – MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) completou no dia 6 de dezembro 68 anos de fundação. Na mesma data, foi comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural. Para marcar as duas datas, a gerência regional da empresa, cuja sede é em Cataguases, realizou uma cerimônia festiva na tarde de terça-feira, 13 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro. Compareceram lideranças políticas, empresariais e rurais dos 26 municípios que compõem a regional, que é comandada por Celso Luiz de Oliveira. Segundo ele, o evento teve o propósito de "refletir sobre as realizações de 2016 e traçar as metas para 2017, além de homenagear aqueles que fizeram com que a Emater-MG chegasse a mais de meio século de existência sendo a principal parceira do produtor rural, incentivando e acompanhando seus projetos, transferindo conhecimento e participando ativamente do desenvolvimento da agricultura, que é um dos pilares de nossa economia".
Participaram servidores dos escritórios da Emater-MG dos municípios da gerência regional de Cataguases, produtores rurais, sindicalistas, dirigentes de cooperativas e associações, além de dez prefeitos da região, bem como representantes de prefeitos que não puderam comparecer, secretários municipais, assessores, vereadores, além de prefeitos e vereadores eleitos para a próxima legislatura. Representando o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, que estava em viagem, compareceu o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, José de Alencar Pinto Farage. A Câmara Municipal de Cataguases foi representada pelo vereador Vinícius Machado, e também esteve presente o prefeito eleito em Cataguases, Willian Lobo de Almeida, juntamente com seu vice, o empresário Tita.HISTÓRIA - Fundada em 1948, a Emater-MG é hoje a maior empresa pública do setor na América Latina. Atua de forma integrada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, abrangendo 788 dos 853 municípios mineiros, beneficiando cerca de 400 mil produtores rurais. Ao longo deste período, tornou-se referência na assistência técnica ao produtor, sendo fundamental para a execução de diversas políticas públicas voltadas a ele, além de atuar na qualificação do trabalho, de gestão e dos produtos do campo, primando pela sustentabilidade. A empresa exerce um papel estratégico no desenvolvimento sustentável do campo, gerando oportunidades de emprego e renda para seu público, com impacto também nos centros urbanos. "Este momento é de muita importância para todos nós da Emater, pois ele traduz a essência da instituição, que é promover a proximidade com os seus parceiros", destacou o gerente regional Celso Luiz de Oliveira.
A cerimônia foi iniciada com a apresentação de um vídeo onde o presidente da Emater, Glênio Martins de Lima Mariano, fez um pronunciamento, parabenizando todos os servidores e parceiros da empresa e reiterando o compromisso, a dedicação e o empenho dos extensionistas em seu trabalho. Ele também se disse bastante otimista com o próximo ano. "As possibilidades se abrem e a Emater-MG se mostra cada vez mais forte e presente", concluiu. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional das ações da gerência regional e anunciado o lançamento do Portal da Agricultura Familiar (www.portaldaagriculturafamiliar.mg.gov.br), um espaço virtual que a Emater passa a disponibilizar com o objetivo de potencializar as compras públicas de alimentos produzidos pela economia familiar, registrando ofertas em todo o Estado e dando subsídios para chamadas públicas, em conformidade com a legislação atual, que, através dos programas de alimentação escolar PNAE e PAA, destina um percentual de alimentos a serem adquiridos para a merenda nas escolas públicas oriundo da economia familiar.HOMENAGEM - Após várias homenagens prestadas a servidores da empresa por tempo de casa, a projetos e iniciativas de comunidades, municípios, associações, sindicatos, instituições, entre outros, o extensionista do escritório de Cataguases, Francisco Alvim de Souza (foto ao lado com José de Alencar), que comemorara em 2016 seus 40 anos de trabalho na empresa, falou de sua gratidão à Emater e a todos os parceiros, e destacou: "a melhor coisa deste trabalho é o carinho que recebemos dos agricultores, é o que nos engrandece". Ele também explicou o trabalho de extensão rural, que é levar conhecimento e informações ao homem do campo. Disse ainda da importância do extensionista estar sempre acompanhando as evoluções do setor. "Que em 2017 possamos dar as mãos, elaborar bons programas de trabalho, para sempre podermos ajudar os produtores", concluiu. Na sequência, falou o Prefeito de Rio Pomba, Fernando Antônio Dutra Macedo, representando os demais prefeitos presentes, ressaltando a alegria de dividir o momento com todos os demais parceiros da Emater. "Tivemos um grande desenvolvimento na agricultura em nossa região, graças ao apoio da Emater, que é um instrumento muito importante para todos os gestores municipais", destacou.
O vereador de Cataguases, Vinícius Machado (foto) se pronunciou, cumprimentando a Emater pelos seus 68 anos e destacando o trabalho realizado pela empresa junto à Associação de Mulheres Rurais de Cataguases. O prefeito eleito Willian Lobo de Almeida (foto abaixo) também falou, lembrando o começo dos projetos de agricultura familiar, que tiveram início em seu primeiro mandato como prefeito de Cataguases. Destacou sua origem na zona rural, a importância que a Emater tem no desenvolvimento daquela região e a escolha de seu futuro Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, que é funcionário de carreira da empresa.
Por fim, falaram o Secretário José de Alencar Farage, representando o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, e o gerente regional da Emater-MG, Celso Luiz de Oliveira. José de Alencar elogiou o trabalho da empresa e destacou também a preocupação dela com o meio ambiente, "o que demonstra sua evolução e seu acompanhamento constante às necessidades de aliar o desenvolvimento do campo com a sustentabilidade e com a disseminação de conhecimento". O gerente regional agradeceu a presença de todos e lembrou que a Emater depende da parceria com os municípios."Tivemos dias difíceis nestes 68 anos. Mas soubemos superar os desafios e nos modernizar, sempre em parceria com as prefeituras, que vêm nos apoiando ao longo destes anos. O propósito é sempre melhorar cada vez mais a vida do homem do campo, incentivar gerações de jovens a permanecerem na zona rural, usar as novas tecnologias para aprimorar nossa agricultura e implantar projetos sustentáveis que aprimorem a qualidade dos produtos. A luta é grande, mas estamos vencendo. E isso se deve ao empenho de nossos extensionistas e servidores, às instituições, sindicatos e associações que nos apoiam e, principalmente, aos municípios, que são os nossos principais parceiros", finalizou. A comemoração foi encerrada com um café rural. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}
No último sábado, dia 10 de dezembro, a Faculdade Doctum de Cataguases realizou a 1ª edição do seu "Natal Solidário". O evento ocorreu na Praça Chácara Dona Catarina, no centro da cidade. O Natal Solidário proporcionou à comunidade Cataguasense momentos de lazer, entretenimento, cultura e divertimento e contou com as participações de alunos, professores e colaboradores da Instituição, que distribuíram presentes natalinos doados por eles mesmos às crianças que foram prestigiar o evento. A mobilização tomou conta do centro da praça com tendas, som, DJs, apresentação de trabalhos e distribuição de brindes dos patrocinadores e apoiadores. Foi servido a todos os presentes algodão doce, pipoca, sucos Bela Ischia, picolés, água, entre outros degustáveis. Ainda na Praça Dona Catarina foram sorteadas 10 cestas de natal, doados por patrocinadores e professores; bolsas de estudos; vales com isenção de matrícula, entre outras promoções. A diretora da Doctum Cataguases, Talita Cury Silva, relata que "foi muito gratificante participar de um evento como este, principalmente porque envolveu toda família Doctum de Cataguases, e mais ainda, foi ver o brilho nos olhos das crianças ao receber as doações dos brinquedos. Isto nos faz sentir mais humanos e solidários", finaliza.
Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}