A Defesa Civil foi acionada na última semana e compareceu à Rua Nossa Senhora das Dores, em frente ao número 972, nas proximidades do Horto Florestal, onde, segundo os moradores, vem ocorrendo frequentes pequenos deslizamentos de terra em um barranco em que, sobre ele, está erguido um dos galpões da falida Granja Santa Rita. O temor é que o problema se agrave e todo o imóvel desabe. Desde 2012, quando a Defesa Civil esteve no local pela primeira vez e emitiu um laudo orientando sobre a necessidade de construção de um muro de arrimo, que o problema persiste e nada foi feito conforme revela a moradora Nilda Rodrigues Carvalho. Na última quinta-feira, 8 de dezembro, aquele órgão voltou a vistoriar o terreno após novo deslizamento de terra, e emitiu outro laudo informando "perigo de cair mais". Segundo ainda o texto assinado pelo ex-coordenador da Defesa Civil, Carlos Henriques Pires Júnior, o galpão construído sobre o barranco "tem as colunas e vigas em situação ruim. Coluna aparecendo as ferragens, trinca nas paredes, enfim a construção pode cair se o barranco deslizar", ressalta. Nilda revela seu temor com a situação. "Nossa família está com medo disso (barranco) desmoronar e todo o galpão cair também, atingindo nossa casa que fica em frente, do outro lado da rua", disse.
Sem saber a quem recorrer, ela pede ajuda aos setores competentes da prefeitura para acionarem o síndico da massa falida da Granja Santa Rita no sentido de que ele cumpra a determinação da Defesa Civil e construa o muro de arrimo junto ao barranco para evitar a tragédia anunciada. "É preciso que os responsáveis pela Granja façam sua parte porque senão poderão ser responsabilizados criminalmente, caso aconteça uma tragédia. E só as autoridades podem obrigá-los a tomar esta atitude já que ainda não conseguimos, sequer, localizar o responsável pela massa falida", desabafou Nilda. A reportagem também não conseguiu localizar o responsável pela massa falida da empresa e no fórum não foi encontrado nenhum processo em nome de Granja Santa Rita.{{banner-interno}}
O projeto Natal Iluminado, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Prefeitura de Cataguases, está sendo vandalizado. Mais de 70% dos enfeites e da iluminação especial colocada em troncos de árvores e arbustos da Praça da Chácara Dona Catarina já foram danificados, inclusive a parte central do presépio iluminado lá instalado. Segundo o chefe de manutenção elétrica da Prefeitura, Gilberto Aparecido da Silva, que é responsável pela instalação dos enfeites, em alguns pontos da praça já foi preciso refazer a iluminação por mais de três vezes. Diariamente, Gilberto percorre toda a extensão do local para identificar os danos. "São fios cortados em quase todas as árvores da praça que, além de prejudicar a decoração, podem causar sério perigo aos que passam por lá, uma vez que existe risco de choques elétricos", alerta. Ele também ressalta que muitas vezes os chamados "pisca-piscas" simplesmente desparecem, configurando o roubo do acessório. "Porém estes dispositivos não têm muita serventia nas residências, porque possuem a voltagem de 220, e a maioria das casas opera em 110 volts", explica.
O eletricista conta que já foi feito um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar sobre o problema. No momento, ele está fazendo um levantamento dos danos e tentando reciclar alguns fios de pisca-pisca que ainda podem ser utilizados, mas em muitos casos eles ficam mesmo inutilizados. "Estou acompanhando diariamente o que ocorre aqui na Chácara e tentando consertar o que é possível, mas o nosso objetivo e da CDL é deixar tudo funcionando, dentro do possível, reutilizando material e até adquirindo alguma coisa nova. Talvez haja alguma diferença nas cores que estavam originalmente decorando a praça, mas nossa intenção é que a decoração volte a enfeitar o lugar, e também a CDL deverá colocar uma pessoa para fazer a vigilância da área", explica, alertando sempre para o grande perigo de choques elétricos, que podem ser fatais, segundo ele.
A proximidade do Natal e o funcionamento desde o dia 15 de dezembro do comércio no horário noturno têm no projeto Natal Iluminado um importante aliado, pois é um período de crescimento das vendas, aquecimento da economia local e grande afluência de pessoas nas áreas centrais da cidade. O presidente da CDL, Humberto Lanziéri, pede a cooperação de todos. "Queremos que nossa cidade fique bonita para o Natal, atraindo consumidores e turistas, fortalecendo o comércio, os bares e restaurantes. O Projeto Natal Iluminado tem esse propósito e é fundamental que toda a população se uma em torno desta ideia, porque ela vai contribuir com toda a cidade, além de deixá-la mais atraente e condizente com o período de festas", conclui. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}
A Prefeitura de Dona Euzébia (18 Km de Cataguases) vai leiloar oito veículos na próxima terça-feira, 20 de dezembro, a partir das 13 horas. De acordo com o Edital número 001/2016, que regulamenta a praça pública, serão vendidos "bens móveis considerados inservíveis assim caracterizados". A prefeitura espera arrecadar R$181.300,00 se todos os veículos forem vendidos pelo lance mínimo. O leilão vai acontecer pela internet e também de forma presencial. Todos os veículos serão arrematados no estado de conservação em que se encontram, inclusive o próprio edital revela a existência de multas em quase todos e pede aos interessados que confiram a documentação de cada um, bem como a existência dela, além da numeração de chassis e de motor porque não aceitará reclamação posterior. (Leia o edital completo aqui)
O que chama a atenção no edital é que o prefeito Itamar Ribeiro, Mazinho, resolveu desfazer-se de veículos com pouco tempo de uso, dentre eles o próprio carro oficial que lhe serviu durante todo o seu mandato, um Volkswagen Jetta, motor 2.0, ano de fabricação 2013. O ônibus escolar, que também será levado a leilão, é o mais antigo da frota a ser disponibilizada, ano 2002, o que não chega a ser considerado um veículo velho em se tratando de um utilitário. Também consta na lista um trator com carreta acoplada, uma ambulância ano 2013/14, um Fiat Uno Economy, ano 2010/11, uma Kombi, ano 2010/11, um Volkswagen Gol ano 2012/13 e um Fiat Uno Mille Way 2012/13. Além de arrematar o bem, o interessado terá que arcar com o pagamento de eventuais multas e com uma taxa administrativa.
Como o leilão acontece também de forma online, pela internet, os lances começaram a ser oferecidos no último dia 5 e serão finalizados às 12 horas do dia 20 próximo. Já o presencial acontecerá também dia 20, mas a partir das 13 horas, no CRAS, que fica à Rua Ricardo Ribeiro Rodrigues, 14, Pedro Dias, Dona Euzébia/MG. Quem quiser participar pode acessar o site do leiloeiro em www.jonasleiloeiro.com.br onde estão as fotos dos veículos e suas descrições além de todo os detalhes sobre como participar desta praça pública. Ainda segundo o edital, os interessados podem visitar o almoxarifado da prefeitura de Dona Euzébia para conhecer os veículos a serem leiloados. O horário de visitação é das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas até o dia 20 (ao iniciar o leilão estará encerrada a visitação).
O leilão, porém, vem recebendo críticas. A mais recente foi publicada pelo jornal local Folha da Cidade, por meio de uma matéria nesta sexta-feira, 16 de dezembro apontando irregularidades. Segundo o texto publicado "os veículos que serão leiloados, com exceção da ambulância, estão prestando serviço para a população", contrariando o que reza o edital. Ainda de acordo com aquele jornal, o trator fica em São Manoel do Guaiaçu (dsitrito de Dona Euzébia) e um Fiat Uno é utilizado pela Saúde para aquela mesma comunidade. Sem revelar qual dos veículos a serem leiloados estava sendo utilizado pelo Conselho Tutelar, o Folha da Cidade, acrescenta que os funcionários daquele órgão vão "ter que andar de ônibus, a pé ou de favor", em caso de arrematação do veículo em praça pública. E completa dizendo que a Secretaria Municipal de Educação "fica enfraquecida" com a perda de um microônibus. A ambulância, segundo o jornal, está com a caixa de marcha quebrada e o carro oficial do prefeito, vai deixar seu sucessor à pé, caso seja arrematado.
Veja a lista de bens e os respectivos lances iniciais de cada veículo clicando aqui.{{banner-interno}}
Uma noite de homenagens, reencontros e muitas fotos. Assim pode ser definido o evento realizado nesta quinta-feira, 15 de dezembro, na sede do Operário Futebol Clube ao seu ex-jogador e hoje atleta do Lokomotiv de Moscou e da seleção da Rússia, Guilherme Marinato. Amigos e colegas de infância, com quem ele começou sua carreira ainda menino como goleiro, foram prestigiar a homenagem que o Operário preparou para ele. De acordo com o presidente do clube, José Vítor Lima, "nossa intenção, na verdade, foi fazer um reconhecimento ao seu talento e pelas conquistas obtidas na carreira até hoje", comentou.Também a Liga Esportiva de Cataguases - LEC - através de seu presidente, Paulo Santana, homenageou o atleta cataguasense que está em maior evidência atualmente no esporte mundial. Ele recebeu um certificado de Honra ao Mérito em "reconhecimento pela brilhante história no cenário do Futebol Internacional, levando o nome de Cataguases, origens de um craque que nasceu para brilha", diz o texto. O título foi-lhe entregue em conjunto por José Vítor Lima. Na sequência, Carla Morais, assessora do vereador Vinícius Machado, entregou-lhe, em seu nome, uma Moção de Congratulações também pelo seu sucesso no futebol mundial.
A principal homenagem, porém, foi a instalação de um outdoor revelando as duas fases do atleta; A primeira quando ele estava iniciando sua carreira no operário e a segunda, agora, defendendo a seleção da Rússia, mostrando desta maneira sua evolução no futebol mundial com o autógrafo daquele grande goleiro. Segundo José Vítor esta foi uma forma de mostrar toda a sua trajetória e reconhecer quem tem "um trabalho revelante no esporte". Guilherme Marinato também doou um par de luvas para o Clube e agradeceu a homenagem. Disse estar feliz por poder voltar ao Operário e rever os amigos e que aquele Clube tem um lugar especial em sua vida. Ele também tirou muitas fotos e bateu papo descontraídamente com os amigos enquanto saboreava um churrasco oferecido pelo Operário após o encerramento da solenidade.
Veja as fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A noite de quinta-feira, 15 de dezembro, foi especial para 18 alunos do segundo período da educação infantil da Creche S.O.S e da Escola Municipal Tia Lilia, instituições que atuam em parceria, oferecendo ensino em tempo integral para 120 crianças, de 0 a 5 anos. Na oportunidade, os pequenos estudantes participaram do lançamento de livros de estória de sua autoria, com direito a noite de autógrafos e muita comemoração.Conforme explicou a supervisora pedagógica da instituição, Letícia Ferreira, a iniciativa nasceu de um projeto da editora carioca Estante Mágica, que convidou a escola a incentivar seus alunos do segundo período a escreverem histórias e também ilustrá-las. Coube à editora a publicação dos livros. Letícia, que orientou os trabalhos, explica que estimulou, junto com os professores, os alunos a escreverem sobre os assuntos de que mais gostavam. "Muitos se inspiraram em temas abordados em sala de aula, contos de fadas, animais de estimação e nos próprios colegas, colocando-os como personagens de suas estórias", disse. Desta forma, conforme conta a supervisora, cada aluno imaginou um enredo e "cada livro contou também um pouco de cada um", observa.
A noite de autógrafos foi prestigiada por professores, funcionários da escola, diretores, familiares e convidados, sendo também parte do ritual de formatura da turma, que recebeu o diploma de conclusão da educação infantil na semana anterior. "Eu gostei muito de escrever minha estória. Inventei uma nova aventura para o Curupira, um personagem do folclore que estudamos na aula", conta o pequeno escritor Vítor Hugo Rodrigues Marques.
Os livros foram custeados pelas famílias, pela instituição e pela editora, que caprichou na confecção dos exemplares. A Creche S.O.S é dirigida por uma comissão formada por Maria Cláudia Peixoto Rittmeyer, Nyedja Nara Cunha Rego Lanna, Maria Cecília Peixoto de Castro e Amélia Bittencourt, tendo como supervisora administrativa a educadora Maria Celeste Barbosa. A Escola Municipal Tia Lilia é dirigida por Eliete Vieira. (Fotos: Cristina Quirino)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}