Foi lançada na última sexta-feira, 16 de dezembro, no hall do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, a edição revista e ampliada do livro "O Solar da Fazenda do Rochedo e Cataguases (Memórias)", de Helio Brasil e José Rezende Reis, pela Synergia Editora. A obra, que teve seu primeiro lançamento em 2010, é uma oportunidade para conhecer um pouco da história de Cataguases e conta com o apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Instituto Francisca de Souza Peixoto. O livro mostra a importância econômica, política e cultural de Cataguases na história do Brasil a partir da saga da família Vieira de Resende e de sua fazenda (Rochedo).Dezenas de pessoas prestigiaram o lançamento da obra, dentre eles escritores como Joaquim Branco e historiadores como Joana Capella, bem como o prefeito eleito, Willian Lobo de Almeida, entre outros convidados, como a designer gráfica do livro, Cecília Jucá de Hollanda. Um dos coautores, José Resende Reis, bisneto do Major Vieira, foi o responsável pela noite de autógrafos, já que seu parceiro, o também autor, Hélio Brasil, não pôde comparecer por motivo de saúde. Segundo José Resende, o que motivou a segunda edição, além da primeira estar esgotada, foi o surgimento de "novas informações revelantes para a família, principalmente".
Sobre o livro, o representante da família Vieira contou, entre outros fatos, que a Fazenda do Rochedo esteve nas mãos de terceiros (credores) por um período, por conta de demandas que estão registradas na obra. Outro registro foi a respeito da Estrada de Ferro do Rio Doce, "sobre o qual havia muito pouca informação", revelou. Segundo ele esta empresa foi constituída pelo Coronel Vieira (que é filho do Major Vieira) juntamente com o advogado Souza Lima e ligava de Santa Rita do Meia Pataca a Ponte Nova passando por Ubá chegando até a divisa com o Espírito Santo, no local chamado Porto do Souza, explicou, história que está devidamente explicada na obra, dentre outras.O escritor Joaquim Branco também comentou o lançamento do novo livro. "Parece até que é uma nova obra, porque teve um trabalho gráfico muito importante e ele ampliou a obra. As fotografias são em cores. A obra é fantástica. Um livro muito bonito e importante. O José Resende conhece muito bem a história de Cataguases e da Fazenda do Rochedo, e além disso, ele reúne as qualidade de escritor; ele sabe escrever e conhece o português muito bem. E isso, hoje, é um fator primordial, porque pouca gente conhece, né? O resultado desse conhecimento é um livro muito bem escrito", comentou.
Já a historiadora cataguasense, Joana Capella, também fez elogios à obra do ponto de vista histórica. "A importância fundamental que vejo é que é mais um registro fruto de pesquisa histórica cuja produção é praticamente pequena em Cataguases. Nós temos aqui uma publicação literária bem conhecida, mas a parte de pesquisa histórica ela é, do meu ponto de vista, deficitária. Então, a família Vieira já deu uma imensa constribuição ao município com o primeiro livro cujo autor é da família e se chama Arthur Vieira de Resende. É uma obra prima lançada em 1906. Esta segunda edição agora, do José Resende Reis eu acho que é um registro complementar àquela história já registrada no livro anterior. Eu gostei muito", completou Joana.
Veja mais fotos do lançamento do livro na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo dois veículos aconteceu neste sábado, 17 de dezembro, por volta das 21h15min na MG-447, estrada Cataguases/Miraí, a poucos metros da chegada ao distrito de Sereno.A Polícia Militar de Cataguases esteve mo local prestando o primeiro atendimento até a chegada da equipe da Polícia Militar Rodoviária que assumiu o registro do fato em seguida. De acordo com a PM a causa do acidente teria sido invasão da contramão de direção.
Segundo apurou a reportagem do site no local do acidente, um Volkswagen Santana, de Mirai (30 km de Cataguases) vinha daquela cidade com apenas o condutor no seu interior quando invadiu a pista contrária chocando de frente no Ford Ecosport que seguia sentido Cataguases/Miraí com duas ocupantes. O veículo tentou desviar mas acabou descendo por um barranco de aproximadamente quinze metros.
O SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência - esteve no local e socorreu duas vítimas: o condutor do Santana, que conforme informações preliminares, teria sofrido um traumatismo craniano e estava internado no Hospital de Cataguases, e a carona que viajava no Ecosport, sofreu escoriações na cabeça, estava em observação. A motorista daquele veículo foi ao hospital por conta própria, apesar de não apresentar ferimento.{{banner-interno}}
A alegria tomou conta das ruas centrais de Cataguases na manhã deste sábado, 17 de dezembro, com o desfile do Cortejo de Natal promovido pela agência Toca – Teatro e Outras Coisas Artísticas. Personagens de contos infantis, artistas de circo, bailarinas e músicas natalinas embalaram a manhã, que reuniu um grande número de pessoas que passavam para assistir e até aderir ao desfile, que, conforme lembrou a produtora artística do evento, Fernanda Godinho, foi acima de tudo democrático.A concentração do desfile foi na Rua das Pedras, próxima à Gama Cerqueira, na sede da Toca. De lá, os artistas passaram pela rua Tenente Luiz Ribeiro, Praça da Estação, Avenida Astolfo Dutra, Calçadão e encerraram o Cortejo na praça Rui Barbosa, onde aconteceram várias apresentações e performances, e uma grande roda de ciranda com a participação de toda a população presente. Houve ainda distribuição de balas, e as crianças, principalmente, se divertiram e se emocionaram com o desfile.
Segundo a produtora executiva do evento, Flávia Massena, participaram cerca de 60 pessoas, entre atores e animadores da Toca e do Grupo Pera de Teatro, da Academia de Ballet Assunta Leone e também do Proler de Cataguases, numa confraternização que reuniu alegria, brincadeiras e coloriu as ruas centrais da cidade. Conforme afirmou Fernanda Godinho, o objetivo foi aproveitar o espírito de Natal e divulgar o trabalho dos artistas da cidade e comemorar com festa a chegada de mais um final de ano. O evento teve o apoio da Casa de Cultura Simão. (Fotos: Cristina Quirino)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Com a presença de jogadores famosos e do ex-jogador do Botafogo, Túlio Maravilha, que afirma ter feito mil gols em sua carreira, aconteceu na tarde deste sábado, 17 de dezembro, no campo do Flamenguinho, uma grande festa do futebol para promover a solidariedade e arrecadar alimentos para a campanha Natal Sem Fome promovida pelos amigos, Daniel Café, Léo Maciel e Henrique Thurran em parceria com o Rotary Clube de Cataguases. Uma multidão atendeu ao chamado, como ocorre todos os anos, e compareceu ao campo trazendo dois quilos de alimentos não perecíveis e ainda viu e pôde tirar foto com o líder do grupo de pop rock nacional Detonautas que vai se apresentar logo mais na cidade.O evento foi um grande sucesso pelo quinto ano consecutivo, como revelou Thurran, seu maior incentivador ao lado de Daniel Café e Léo Maciel. Este ano, alé de Túlio Maravilha que fez uma participação muito especial no evento e tirou fotos ao lado de dezenas de pessoas sempre muito simpático, a partida solidária contou com as presenças de duas grandes estrelas do futebol internacional nascidas em Cataguases: o goleiro do Lokomotiv de Moscou e da seleção da Rússia, Guilherme Marinato ee Matheus Alves, artilheiro e sensação do futebol na última temporada na Coréia do Sul. Além deles também participaram outras feras do esporte como o Santanense Joãozinho, que brilhou no futebol da Turquia e até o prefeito eleito Willian Lobo de Almeida, que tem no futebol sua paixão, participou desta grande festa solidária.
Enquanto o evento acontecia o Rotary Clube arrecadava os alimentos que chegavam. Segundo a diretoria até às 18 horas haviam sido entregues pouco mais de três toneladas aproximadamente. No local os rotaryanos aproveitaram para fazer o teste de Hepatite junto ao público, uma campanha que aquele clube de serviço tem desenvolvido ao longo deste ano. No bar o prefeito em final de mandato, Cesinha Samor, que também é presidente do Flamenguinho, onde acontecia o evento, também dava sua contribuição ao evento, sendo um dos caixas. Um grande público prestigiou a iniciativa do trio de jovens amantes do futebol e o espetáculo maior, segundo Thurran foi a grande quantidade de alimentos arrecadados. Agora o Rotary vai separar os alimentos e para fazer as doações ainda esta semana, informou Thurran.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O reforço no policiamento no centro das cidades, em horários de maior fluxo no comércio, é a principal estratégia da Operação Natalina de 2016, iniciada no último sábado de novembro, dia 26, nos 15 municípios pertencentes à 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, com sede em Leopoldina e da qual Cataguases faz parte.
A operação é uma estratégia preventiva, já que no mês de dezembro, especialmente, há um aumento no volume de compras e vendas e, com isso, uma maior incidência de crimes contra o patrimônio e contra a pessoa.
No lançamento da operação houve distribuição de panfletos com dicas de segurança e orientação aos comerciantes pelos policiais militares, conforme revela o comando da PM em Leopoldina.
A operação acontece diariamente e vai até o dia 6 de janeiro de 2017, nos locais de maior circulação de pessoas e veículos. Já a partir do dia 7 de janeiro, tem início em todo o Estado, a Operação Férias Seguras, que será realizada até 5 de fevereiro.{{banner-interno}}