O fim de semana foi de festa para o Hospital de Cataguases e a população que pôde se divertir com diversos shows e um animado bingo realizado na tarde de domingo, 18 de dezembro. O evento faz parte das comemorações pelo centenário daquela Santa Casa de Misericórdia. No sábado a noite a festa contou ainda com a participação do jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, que conversou no palco com a equipe dirigente daquele Hospital sobre a sua realidade e os percalços que enfrenta para permanecer prestando serviço de qualidade à população.A banda Sistema Nacional fez uma mega apresentação interpretando os sucessos da Legião Urbana. Alías, o grupo vem se firmando como um dos melhores covers dos músicos que tiveram à frente o ídolo Renato Russo. Também se apresentaram Beat Brothers, Laís Dal Bianco, David César, e a noite foi encerrada com o super show de Thaylis Carneiro com a bateria da Portela. O samba tomou conta da Praça Rui Barbosa e a animação do público que estava ali esperando o samba "comer solto". Thaylis, sem sombra de dúvida, a voz feminina mais famosa da cidade e por onde se apresenta leva multidão graças ao seu reconhecido talento. Fechou a noite de sábado com maestria.
No domingo, a programação começou cedo com homenagem aos Doutores Cura-Cura e as apresentações dos Feras do Forró, que se apresentaram depois do sorteio de prêmios, DJ Pedro Condé e a noite foi encerrada com um super show do grupo Cidade Mídia. Todos os artistas que se apresentaram nesta festa o fizeram por meio de patrocínio de terceiros, conforme revelou Samuel Pereira, assessor de comunicação do Hospital. Nos dois dias de evento também aconteceu na Praça, a Bendita Feira, evento de moda, gastronomia, arte e artesanato, que deu um toque especial nas comemorações do fim de semana.O sorteio de prêmios que teve início às 14h30min reuniu uma multidão na Praça Rui Barbosa. Os felizardos que ganharam os prêmios foram: Maria Emília Chaves Fernandes ganhou um notebook; Célia de Almeida Rodrigues Gomes, levou uma máquina de lavar; José Ângelo de Lima, faturou uma TV de 43 polegadas; Carmem Lúcia Santana ganhou a quantia de R$ 5.000,00, e a motocicleta 0 Km foi para Natália Gomes de Araújo Pereira.
De acordo com Samuel Pereira "estamos em fase de conferência do resultado obtido com a festa e em breve divulgaremos um parecer com os valores arrecadados", informou. Ele completou dizendo que a Provedoria agradeceu a participação da comunidade no sorteio de prêmios e nos shows e eventos artísticos. "Aproveitamos para agradecer aos artistas que se apresentaram sem cobrar cachês, mostrando que a solidariedade e a união de todos podem fazer a a diferença para melhor", finalizouo assessor de comunicação do Hospital. (Fotos do sorteio de preêmios: Samuel Pereira)
Veja as fotos do fim de semana na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um incêndio destruiu um caminhão baú carregado de madeira MDF na madrugada desta segunda-feira, 19 de dezembro, no município de Miraí (30 km de Cataguases). O Corpo de Bombeiros de Muriaé levou cerca de 6 horas para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.
Segundo militares do Corpo de Bombeiros, que atenderam a ocorrência, o motorista do veículo relatou que seguia de Guiricema para o Rio de Janeiro e optou por parar em Miraí para dormir na cabine. Durante a madrugada ele acordou com as chamas e fumaça.
Os Bombeiros foram acionados por volta das 4h e ao chegar no local iniciaram o combate às chamas. Foi necessário utilizar um hidrante para reabastecer o caminhão por duas vezes, porém o equipamento apresentava pouca pressão, e com isso, atrasou o trabalho dos militares que foi concluído somente às 10h da manhã.
O condutor do veículo não se feriu. Não há informações sobre a origem do incêndio. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Alunos do curso de Logística das Faculdades Integradas de Cataguases-FIC participaram, em Varginha, do II Simpósio Mineiro de Gestão, Educação, Comunicação e Tecnologia da Informação – SIMGETI. Trata-se de um evento científico que oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de publicação de trabalhos nas áreas de conhecimento abordadas.
De acordo com o Coordenador de Núcleo de Extensão da FIC, professor Altamiro Júnior, os estudantes defenderam os seguintes trabalhos: "A percepção dos colaboradores de uma empresa do setor hidroelétrico quanto aos programas de qualidade de vida desenvolvidos por essa", "Clima organizacional", "Ferramentas de comunicação: um estudo da percepção de discentes do curso de administração sobre as ferramentas de comunicação utilizadas em campanhas de vestibular", "Gerenciamento da distribuição em uma empresa de materiais de construção", "A utilização das ferramentas MRP I e MRP II nas indústrias de médio porte na cidade de Cataguases-MG" e "Logística reversa de pós-venda: retorno de produtos na empresa".
Os trabalhos foram orientados pelos professores, Mario César, Tiago Bitencourt, Altamiro Júnior e Valmir Gonçalves, sendo resultados do Projeto Interdisciplinar de Curso – PIC.
O Simpósio aconteceu entre os dias 05 e 06 de dezembro, contando com a apresentação de mais de 110 pesquisas inscritas.{{banner-interno}}
O novo Secretário Municipal de Cultura de Cataguases é Fausto Adriano de Paula Menta, escolhido pelo prefeito eleito Willian Lobo de Almeida, após longas conversas com os diversos setores do meio na cidade. Os representantes da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e do Polo Audiovisual da Zona da Mata, sugeriram o nome dele ao prefeito eleito como sendo o de consenso, com o apoio também de Marcelo Peixoto, presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, onde o futuro secretário é vice-presidente e trabalha atualmente. Fausto tem um longo currículo no meio cultural e conhece o setor em toda a sua abrangência legal e administrativamente. Esperam por ele grandes desafios, como colocar o Plano Municipal de Cultura para funcionar, refazer a Lei Ascânio Lopes que precisa ser corrigida em alguns pontos e recolocá-la em prática, além de promover eventos em parceria com as instituições culturais privadas do município, dando unidade às ações de cultura no município, entre outras.
Na última semana o nome de Fausto Menta ganhou força no meio cultural da cidade quando as instituições privadas começaram a se movimentar em sua direção. Artistas e pessoas que atuam no ramo davam como certa sua nomeação. No dia em que foi diplomado, quarta-feira, 14 de dezembro, Willian disse ao Site que estava para decidir entre dois nomes, mas naquele mesmo dia decidiu convidar Fausto Menta após ter conversado com um amigo de Mônica Botelho e recebido dele o aval dela para nomear Fausto. O mesmo procedimento aconteceu com relação a César Piva de quem Willian recebeu, por meio de um preposto, apoio ao nome dele. Ele então viajou a São Paulo com a família e ao retornar na sexta-feira, iria acertar detalhes com Mônica para anunciar o nome de Fausto oficialmente, o que não aconteceu por um problema de agenda da presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.Fausto Menta e Willian, inclusive, apareceram juntos (foto ao lado), pela primeira vez, no lançamento do livro "O Solar da Fazenda do Rochedo e Cataguases (Memórias)", na noite de sexta-feira, 16, no Centro Cultural Humberto Mauro, o que foi entendido pelos presentes como a confirmação dele para o cargo, mas o tão esperado anúncio não foi feito. Fausto é bacharel em Direito, administrador e vice-presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto e profundo conhecedor da área cultural tanto em sua parte técnica quanto administrativa, além de ter fácil acesso junto aqueles que promovem a cultura. São dele projetos memoráveis como o Usina Cultural, voltado para a música e formação de novos públicos; o Festival de Samba e Petiscos, que acontece em Miraí para resgatar a memória de Ataulfo Alves; Fórum Dissonâncias, para discutir a música da atualidade; De Graça na Praça, para levar música de qualidade para grandes públicos, além de ter realizado por vários anos o carnaval oficial de Miraí, tranaformando aquela festa em referência na região, e atuou em projetos de terceiros.
Ao Site do Marcelo Lopes, Fausto Menta, disse por telefone que assume a Secretaria de Cultura com "humildade e vontade de trabalhar", além de ter sido "surpreendido pelo convite". De acordo com ele, o maior desafio neste momento é a realização do Carnaval em Cataguases "tendo em vista a difícil situação em que se encontram os municípios em geral, apesar de não saber a nossa realidade, mas sei que não é diferente dos demais municípios", frisou. Segundo ele o momento é para fazer uma "festa modesta, mas participativa. Eu não conversei com o prefeito Willian sobre isso ainda, mas acredito que seu pensamento seja nesta linha", analisou. Por fim ele agradeceu o apoio recebido de Mônica Botelho, em especial, de César Piva, e Marcelo Peixoto por acreditarem em seu potencial. "Espero poder retribuir a esta confiança e vou trabalhar com afinco para termos uma Cultura bastante plural, como de fato ela é", completou.{{banner-interno}}
O ponto de táxi existente em frente a Policlínica Municipal foi transferido para a Praça Manoel Inácio Peixoto, a Pracinha do Bahamas, e já está funcionando desde o início desta semana, conforme informam os taxistas que trabalham no local. Apesar disso, o ponto da Policlínica não foi desativado, ele continua funcionando como rotativo, acrescentaram aqueles profissionais. A iniciativa é da prefeitura de Cataguases e atende a uma reivindicação dos próprios motoristas que estavam sendo prejudicados com o movimento bem abaixo da média dos demais pontos da cidade.
No novo local foram reservadas seis vagas para táxi e na Policlínica, os taxistas poderão parar ali, eventualmente, quando forem levar passageiros ou até mesmo esperar algum de seus clientes retornarem de alguma consulta.
No novo local os taxistas esperam voltar a serem inseridos no mercado porque, como disseram, "estava dificil manter-se na profissão num ponto afastado do movimento". Para solicitar os serviços de um dos profissionais que trabalham neste ponto o telefone é 3421-4433.{{banner-interno}}