O prefeito eleito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, o vice, João Batista Alves Lima (Tita) e os quinze vereadores eleitos à Câmara Municipal de Cataguases vão tomar posse em sessão solene que será realizada no Centro Cultural Humberto Mauro, dia 1º de janeiro de 2017, às 9 horas. A informação foi divulgada pela direção do Poder Legislativo Municipal responsável pela cerimônia.
O evento será realizado em duas etapas, como é tradição. A primeira delas, de acordo com os preceitos legais, os vereadores serão empossados para a Décima Oitava Legislatura que se inicia naquele dia. Vão tomar posse Antônio Gilmar de Oliveira (Canjica), Carlos Alberto Silva Barbosa (Betão do Remo), Henrique Silva Oliveira (Thurran), Hercyl Suhurt Salgado, Humberto Antônio Silva Machado (Betão do Areão), Jorge Roberto Silva Alves (Sargento Jorge), Marcos da Costa Garcia (Marquinhos do Açougue), Maria Ângela Girardi, Mauro de Oliveira Ruela, Michelãngelo de Melo Correa, Paulo Alberto Costa Milani, Rafael Rodrigues Moreira, Ricardo Geraldo Dias, Rogério de Oliveira Ladeira, Vinícius Machado Costa de Oliveira.Em seguida eles vão eleger a Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio. Até o fechamento desta matéria estavam sendo cogitadas a disputa de duas chapas, sendo uma encabeçada pelo vereador Michelangelo Correa, apoiado pelo prefeito Willian Lobo, e outra que está sendo articulada pela oposição e que ainda não tem os cargos definidos. Apesar da disputa, o clima é amistoso entre os vereadores. Alguns vereadores da oposição vem afirmando que vão manter um relacionamento propositivo com o governo e que vão aprovar os projetos benéficos para a população.
Na sequência, o presidente da Câmara empossado, preside a primeira sessão para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito eleitos. O ato prevê o primeiro discurso de Willian no exercício do mandato ainda no Centro Cultural. Em seguida o presidente da Câmara encerra a sessão e vai convidar os presentes para se dirigirem até o Paço Municipal para acompanharem a transmissão de cargo que será feita por Cesinha Samor para o novo prefeito. Neste ato solene o prefeito que assume assina os termos legais do cargo, nomeia os secretários e toma conhecimento formalmente, pelo prefeito que está encerrando o mandato, do caixa da prefeitura, entre outras formalidades. Nesta cerimônia, Willian também deverá discursar pela segunda vez, agora, em frente ao Paço Municipal para o povo na praça.{{banner-interno}}
A conceituada revista "Pela Ordem" editada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais, fez uma homenagem à Cataguases em sua última edição que acaba de sair, e, por tabela, à subseção daquela entidade em Cataguases.
A revista inaugurou uma coluna de página inteira para cada cidade onde está presente uma subsede da OAB-MG e escolheu Cataguases para inaugurar a novidade. A iniciativa é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela direção da entidade no município, diz seu presidente Márcio Fachini Garcia.
- Estamos há sete anos mudando os rumos da Ordem em nossa Subseção, promovendo diversos eventos, aproximando os advogados, realizando cursos, e melhorando a infraestrutura da entidade. Isto chamou a atenção da OAB-MG que reconheceu nosso trabalho e nos presenteou com esta primeira edição sobre as cidades de Minas em sua revista, o que muito nos honra.
O texto publicado, além de trazer informações sobre a subseção da OAB-Cataguases, falar sobre as principais características de Cataguases, sua vocação para a Cultura, seu vínculo com a arquitetura modernista e o cinema de Humberto Mauro, lembrando que atualmente a cidade sedia um polo audiovisual em crescimento.{{banner-interno}}
Uma carreta Scania, modelo G 420 A6X2, ano 2010, Branca, com placa de Oliveira/MG, saiu da pista no km 759 da MGC-120, trevo de acesso à estrada Cataguases-Leopoldina para quem vem de Astolfo Dutra(MG). O acidente aconteceu às 12h30min desta terça-feira, 20 de dezembro, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária em Dona Euzébia, que registrou o fato.
Segundo os policiais que atenderam ao chamado, o motorista da carreta estava sozinho e teria perdido o controle do veículo ao entrar no trevo, bateu no guard rail saindo da pista e desceu um pequeno barranco ficando atravessado no meio do terreno com vegetação. O veículo carregava ferragens.
Ele, que é natural de Santo Antônio do Amparo (MG), foi socorrido por uma equipe do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência - e levado para o Hospital de Cataguases com ferimentos leves, informou aos policiais rodoviários que ia para o Espírito Santo, mas não revelou o nome da cidade. {{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases publicou, na última semana, em sua página na internet, o edital do processo licitatório de número 173/2016, concorrência pública 001/2016, do tipo "Melhor Técnica", com o objetivo de selecionar até 35 pessoas físicas visando a outorga de permissão do serviço de transporte individual de passageiros, mediante tarifa, em motocicletas, o conhecido mototaxi. O serviço foi instituído nacionalmente pela da Lei Federal 12.009, de 29 de julho de 2009, e, em Cataguases, através do Decreto Municipal 4.567, de 15 de setembro de 2016, da Lei 4.359, de 16 de junho de 2016, e demais legislações vigentes e normas.A abertura dos envelopes dos pretendentes e as reuniões da licitação vão ocorrer em sessão pública no Salão de Reuniões no Paço Municipal, no dia 27 de janeiro, às 9 horas. Conforme rege o edital, o serviço de mototaxi será executado por profissionais autônomos mediante permissão do município, outorgado aos motociclistas vencedores da licitação, em caráter de exclusividade, pelo prazo de 12 meses, contados da data de sua assinatura, sendo prorrogável por iguais e sucessivos períodos, até que se complete o prazo de cinco anos, mediante assinatura de termo aditivo e havendo interesse do município.
O edital também deixa claro que o serviço de mototaxi consistirá exclusivamente no transporte de passageiros, por meio de motocicletas, dentro dos limites do município, e os permissionários deverão se submeter às fiscalizações periódicas anuais, para verificação da manutenção das condições legais e regulamentares da outorga. Poderão participar da licitação pessoas físicas que atendam às condições de habilitação estabelecidas no edital: possuir habilitação na categoria "A" há mais de dois anos, ter idade mínima de 21 anos, apresentar prova de sanidade física e mental mediante atestado médico, ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN, entre outras. Todo o processo será conduzido pela Comissão permanente de Licitação da Prefeitura de Cataguases.
Segundo a advogada Simone Jorge de Souza Tavares (foto abaixo), que representa a associação de mototaxistas AMT Ktá, o processo de licitação aberto é uma grande vitória para a categoria e também para a cidade. "O serviço de mototaxi, motoboy, motofrete já é regulamentado no país há mais de sete anos e permite a legalização de uma categoria profissional que, em Cataguases, até então, atuava na clandestinidade, sendo alvo de fiscalizações policiais e suas consequências jurídicas. A partir do momento em que se estabelece o serviço legalmente, com suas leis, normas e regulamentações, o trabalho do mototaxi garante ao profissional habilitado a permissão legal de exercê-lo, e ao usuário de ter mais uma opção de transporte nos limites da cidade", observa.Sobre isso, ela destaca que as cidades crescem e, com este crescimento, o trânsito de veículos fica mais congestionado."O mototaxista vem preencher uma lacuna, ser mais uma opção de transporte na cidade. Ele não tira o lugar de ninguém; ele agrega, e é bom que isso fique claro. Cabe ao usuário escolher o transporte que deseja usar", destaca. Ela lembra que desde que se iniciou todo o processo para legalizar o serviço de mototaxi em Cataguases, aconteceram várias reuniões dos profissionais com o Prefeito Cesinha Samor e várias audiências públicas na Câmara Municipal, com a participação da população e de todas as partes envolvidas. "Foram importantes para esclarecer muitas dúvidas sobre a atividade, até que ao final foi votado o projeto de lei do Executivo sobre a matéria e aprovado pelos vereadores. O mais importante é tirar os profissionais da clandestinidade, já que o serviço tem amparo na legislação federal", ressalta.
Simone Tavares também lembra que o trabalho do mototaxista tem um horário mais flexível do que o do transporte coletivo efetuado pelos ônibus. "Muitos trabalham de madrugada e em horários alternativos, quando não há ônibus para atender a população, por isso é importante que exista esta opção para o usuário", explica. Segundo ela todo o processo foi realizado com muito diálogo, inclusive ela cita um valor a ser pago pelos permissionários selecionados pelo serviço, que foi bastante questionado, mas, segundo ela, o Código de Posturas do Município prevê que haja um caráter oneroso ao bem público na outorga de serviços desta natureza. Mesmo assim, ela complementa, está sendo discutida a possibilidade de que este valor seja parcelado para os mototaxistas que forem selecionados no processo. "Só tenho o que aplaudir à Prefeitura por esta iniciativa, que é um marco importante para nossa cidade", conclui.{{banner-interno}}
Uma festa de confraternização foi realizada no começo da tarde desta terça-feira, 20 de dezembro, no Lar São Vicente de Paulo pelo alunos do terceiro período do Ensino Médio do Colégio Cataguases. A iniciativa foi a culminância do projeto "Força do Bem" que nasceu durante uma aula de Sociologia da professora Maria Lúcia Teixeira e que aconteceu em duas etapas sendo a primeira realizada em novembro com os alunos visitando o asilo pela primeira vez quando descobriram os desejos dos idosos de ganharem presentes que variavam de uma simples coca-cola até um relógio.Maria Lúcia conta que aquela experiência os motivou a promover a campanha para arrecadar as doações em busca de satisfazer os desejos dos moradores do asilo, "afinal não era dificil encontrar o que eles queriam e a campanha foi um sucesso. Conseguimos quase tudo graças a ajuda de parceiros da comunidade, e hoje, todos os oitenta e quatro idosos do Lar ganharam presentes", contou, feliz, com o sucesso do projeto "Força do Bem". Aliás, ela disse que a iniciativa deverá se repetir ano que vem e avisa: "Projeto bom como este pode e deve ser copiado". Ela tem razão. Os idosos saíram da rotina e ganharam além de presentes, bolo, torta salgada e refrigerante, calor humano, atenção e a alegria dos palhaços do Grupo 100 Roteiro que esteve lá fazendo brincadeiras.
Desde a primeira vez que os estudantes visitaram o Lar São Vicente de Paulo, desencadearam na rede social Facebook uma campanha para receber donativos que seriam entregues aos idosos. A maior carência identificada por eles foi fralda geriátrica e aproveitaram para arrecadar presentes. Até TV foi entregue nesta tarde, além de muitos presentes e uma farta mesa de guloseimas foi servida. Mariana Casanova (primeira foto abaixo da matéria), aluna do terceiro ano do Ensino Médio e uma das coordenadoras do projeto "Força do Bem" entre os estudantes ficou feliz com a iniciativa e disse estar se sentindo "realizada". E afirmou que pretende voltar ali "uma vez por mês". Segundo ela o projeto foi um sucesso e a turma fez "o que pôde, cada um à sua maneira, mas todos contribuíram para o seu sucesso", frisou. A "Força do Bem" mostrou que realmente pode fazer este mundo ficar um pouco melhor a cada dia se todos fizerem a sua parte.{{banner-interno}}