A Câmara Municipal de Astolfo Dutra convidou a população local para participar da solenidade de posse do prefeito e dos vereadores, alem da transmissão de cargo que será realizada neste domingo, dia 1° de janeiro de 2017.
O prefeito eleito Bruno Ribeiro tomará posse juntamente com o vice Geraldo Guimarães e os 9 vereadores eleitos e diplomados na última eleição em outubro de 2016, são eles: Douglas (Enfermeiro), Paraíba, Reginaldo (Cebolinha), Gilberto da Auto Escola, Tõe Coróia, Panamá, Zé Bidu, Cacá e Fernanda do Joaquim.
A Cerimônia de Posse vai começar com uma missa em ação de Graças as 8h na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. Em seguida, às 10h haverá o ato de posse na Câmara Municipal, localizada no Centro Administrativo Prefeito Newton de Almeida e as 11h ocorre a transmissão de cargo.
{{banner-interno}}
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cataguases divulgou neste sábado, 31 de dezembro, comunicado informando que não vai apoiar o próximo prefeito municipal e que o seu único vereador vai abster-se de votar na eleição para a escolha do novo presidente da Câmara Municipal na manhã deste domingo, 1º de janeiro.Curiosamente o PT, não mantém uma página na rede social Facebook mas a utiliza com frequência para divulgar seus comunicados, especialmente os que chama de "Nota Oficial". A de hoje, por exemplo, vem assinada pela Comissão Executiva do Partido e não foi postada pelo presidente da legenda. Questionado pela reportagem sobre a elaboração da Nota, Sebastião Ruy de Almeida, o Tatá (foto ao lado), disse ter participado da reunião que tomou aquelas decisões.
Em sua Nota o PT de Cataguases anuncia que fará oposição ao governo municipal de Willian Lobo de Almeida justificando o posicionamento em decorrência do resultado "das políticas adotadas pela legenda nas esferas municipal, estadual e federal nas últimas décadas", além de lembrar que o partido que o prefeito é filiado "gestou o Golpe parlamentar contra o governo popular de Dilma Rousseff".
Sobre a postura de seu único representante no Legislativo Municipal - vereador Paulo Milani - o Partido dos Trabalhadores também definiu seu comportamento neste primeiro dia de mandato, ordenando como ele deverá agir já na eleição da presidência da Câmara, quando estarão em disputa duas candidaturas, a de Michelangelo Correa (PSDB) e Maria Ângela Girardi (PROS), que reúne os seis vereadores de oposição, agora, sem o do PT, que deverá se abster de votar.
A justificativa da direção do Partido dos Trabalhadores para adoção desta postura é a de que estes partidos "também não apoiaram a administração municipal do quatriênio 2013-2016" e porque também apoiaram o "impeachment de nossa presidente". Caso o vereador não possa se abster do votar, ele deverá se retirar do Plenário no momento do votação, definiu a Excutiva do Partido.
A conduta de Paulo Milani durante seu mandato também foi definida pela Nota Oficial, que deverá acolher e aprovar nas sessões da Casa "as postulações que sejam do interesse público. Já as "propostas e encaminhamentos considerados polêmicos deverão passar pela discussão do Partido" antes de serem votadas. Paulo Milani foi procurado pelo Site do Marcelo Lopes para comentar a decisão tomada pelo Partido, mas até o fechamento desta edição ele não respondeu às ligações.
Nos comentários abaixo da postagem da Nota Oficial do Partido dos Trabalhadores no Facebook, Paulo Milani, se manifestou favorável à decisão da legenda em que está filiado. Em resposta a uma internauta ele disse: "...acredito em posição a minha é não apoiar nenhuma das duas candidaturas,, não desmereço as candidaturas,,só não apoio! mas o que for bom pra cataguases será apoiado a todo momento..ser opisição é diferente de ser inimigo,,entendeu ...!!!" (sic).
Depois, em outro comentário, o mesmo vereador volta a se manifestar, desta vez se posicionando contra a existência de blocos partidários. "...sou extremamente contra blocos pólicos,,você como um lutante da exclusão social do município também deveria ser...abraço" (sic). Ele encerrou assim: "vamos fazer d democracia a maior ferramenta de cidadania ,,durante nosso mandato.. mandato de participação popular.." (sic).
Veja abaixo a Nota Oficial do Partido dos Trabalhadores na íntegra.
NOTA OFICIAL
O Partido dos Trabalhadores de Cataguases, por conta da posse do representante no Executivo Municipal e do início do mandato de uma nova Câmara de Vereadores, vem a público informar o seu posicionamento diante da realidade Política do município:
01 – Fica mantida a nossa Oposição ao PSDB municipal e, por conseqüência, à gestão Político Administrativa, que terá à frente o Sr. Willian Lobo de Almeida;
02 - Nossa postura decorre do resultado das políticas adotadas pela legenda nas esferas municipal, estadual e federal nas últimas décadas;
03 - Além disso, sabemos que PSDB gestou, junto com outras legendas, o Golpe parlamentar contra o governo popular de Dilma Rousseff e tem sido implacável na articulação de forças que são contra as iniciativas de incluir na economia e na política, os setores populares e mais pobres do Brasil;
04 – Relativamente ao Legislativo Municipal, o Partido já fez a discussão com o vereador, Paulo Milane, e a orientação é a de que apresente, acolha e aprove nas sessões da Casa as postulações que sejam de interesse público;
05 – As propostas e encaminhamentos considerados polêmicos deverão passar pela discussão do Partido, para tomada de posição e voto no plenário da Casa;
06 – Considerando que se desenha, para a eleição da Mesa Diretora dos próximos dois anos, uma composição de partidos que não caminharam conosco nos últimos momentos da história política, inclusive no processo de Impeachment de nossa Presidente;
Considerando que esses mesmos partidos também não apoiaram a administração municipal do quatriênio 2013-2016 e estiveram em outros campos no processo eleitoral 2016:
Estamos orientando a Abstenção do Voto da parte de nosso representante, no pleito que se realizará após a posse dos vereadores , neste primeiro de janeiro de dois mil e dezessete.
Caso haja qualquer dispositivo regulamentar que impeça o parlamentar de se abster do voto, o que consideramos autoritário e inconstitucional, a orientação é a de que o companheiro Paulo Milane não participe da votação; 07 – Esperamos que Cataguases seja a grande beneficiada com a posse dos representantes do Executivo e Legislativo. De nossa parte, continuaremos a luta pela construção de uma sociedade solidária, democrática e que tenha como base os princípios que constituem a própria definição da Política: "Arte e Ciência do bem comum".
Cataguases MG, 31 de Dezembro de 2016-12-31EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORESCataguases MG{{banner-interno}}
Um homem matou a ex-namorada e tentou se matar em seguida por volta das 9h15min deste sábado, 31 de dezembro, em São Sebastião da Vargem Alegre (54 km de Cataguases), conforme informou a Polícia Militar. De acordo com informações preliminares, o motivo seria o término do relacionamento que teria ocorrido recentemente.
De acordo com o que os policiais militares apuraram até o momento junto a testemunhas, Claudinei Nunes, 30 anos, matou a facadas sua ex-namorada, Jéssica, nesta manhã, após se encontrarem na casa dela e discutirem novamente por conta do término do relacionamento. Em seguida ele tentou se matar, mas foi encontrado com vida por populares que acionaram uma unidade do Serviço Médico de Atendimento de Urgência - SAMU - que o levaram para o Pronto-Socorro de Muriaé onde deu entrada com vida.
Os policiais soldados Mattos e Mariano assumiram o caso e isolaram o local para que a perícia técnica da Polícia Civil possa realizar seu trabalho. A polícia continua apurando as causas do crime.
{{banner-interno}}
O prefeito de Recreio (59 km de Cataguases), Ônio Fialho Miranda, cujo mandato está se encerrando, renunciou ao cargo na noite desta sexta-feira, 30 de dezembro. A notícia surpreendeu toda a população local, mas não afetou a rotina da cidade, conforme apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Logo mais, haverá um baile popular de reveillon, contratado pelo próprio Ônio Miranda e que vai custar aos cofres públicos, conforme edital de licitação, pouco mais de R$40 mil. Ele, recentemente, foi condenado pela prática de crime eleitoral e está inelegível por oito anos. A condenação está em fase de recurso em segundo instância.
Por volta das 22 horas desta sexta-feira, 30 de dezembro, a irmã de Ônio Miranda, a ex-secretária Municipal de Educação e Cultura de Recreio, Vânia Fialho Miranda e Brum, entregou ao presidente da Câmara Municipal de Recreio, vereador Fabrísio Brito de Barros, o "Pão Doce", a carta de renúncia do prefeito. Curta e objetiva, ele justifica sua decisão dizendo apenas ser de "foro íntimo, especialmente para atender a legislação de pessoal, de meus cargos federais". Ele também agradeceu ao Legislativo pelo apoio recebido em seu mandato. Junto com a Carta Renúncia, informou estar entregando também uma cópia de seu Imposto de Renda referente a 2016.Nesta manhã de sábado, o atual vice-prefeito de Recreio, João Dólar (foto ao lado), ainda não havia assumido o cargo. As lideranças políticas do município aguardavam orientações do juiz eleitoral da Comarca de Leopoldina para dar andamento ao processo, segundo apurou a reportagem. Em conversa por telefone com o prefeito eleito José Maria Barros, ele disse que a renúncia de Ônio Miranda "pegou a todos de surpresa. Não entendemos o motivo deste gesto a poucas horas do término do mandato, mas para nós que vamos assumir amanhã nada muda", disse. João Dólar tomará posse duas vezes em menos de vinte e quatro horas. É que neste domingo ele será empossado novamente como vice-prefeito, desta vez, ao lado de Zé Maria Barros (foto abaixo), seu companheiro de chapa na última eleição.
Oninho, como é chamado, é médico e estava no final de seu terceiro mandato à frente de Recreio. Ao contrário das duas vezes anteriores em que ocupou o cargo, agora, fez um governo distante dos anseios da população e tomou medidas que também contribuíram para isto. Uma delas - que certamente ajudou neste sentido - foi seu distanciamento do hospital. Sob o argumento de que o município dispunha de poucos recursos, reduziu drasticamente o repasse de verbas para aquela casa de saúde até manter apenas as verbas obrigatórias. Em outra frente, tentou mascarar o ainda maior problema enfrentado pelo município que é o abastecimento de água. Em plena crise hídrica, o prefeito minimizou a realidade e até promoveu o carnaval, atraindo turistas e aumentando ainda mais o consumo do precioso líquido. Apesar de ter adotado uma série de atitudes equivocadas à frente do Executivo, Oninho decidiu sair novamente candidato à reeleição para o que seria seu quarto mandato. Nas ruas, porém, sentiu o peso de sua impopularidade, pois tentaram impedi-lo de fazer campanha em um determinado bairro da cidade, quando, inclusive foi agredido fisicamente. Em um momento ainda meio obscuro da campanha, teve um de seus veículos incendiado, caso que ainda não está devidamente esclarecido pela polícia. Para completar, cometeu, segundo a justiça, crime eleitoral durante a realização da Exposição Agropecuária de Recreio deste ano (veja a matéria completa aqui) por abuso de poder político e improbidade administrativa e, esta semana, veio à tona, que seu governo não estava informando ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais os gastos realizados na Saúde, uma prática obrigatória para todos os municípios do país.
Veja a íntegra da carta renúncia abaixo.{{banner-interno}}
Foi inaugurado no último dia 27 de dezembro o Fórum Cultural de Ubá, um complexo público que abriga o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Pública Municipal, o Memorial Nelson Ned, a Academia Ubaense de Letras - AULE e a Sala Teatro/Cine Chiquinha Dias Paes.
A existência deste espaço público histórico-cultural é mais um esforço da Administração de Vadinho Baião, prefeito que encerra seu segundo mandato à frente da Prefeitura daquele municípío incentivando e promovendo as atividades culturais e artísticas de Ubá. A cessão de uso do prédio à Prefeitura pelo Governo do Estado de Minas só foi possível graças a ação proativa do chefe do Executivo Municipal.Merece destaque também todo esforço e dedicação da Equipe da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer e dos Artistas Ubaenses na implantação do Sistema Municipal de Cultura (Criado pela Lei 4.380/16, e já em vigor), e a realização da Conferência Municipal de Cultura que culminou na constituição do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubá.
A solenidade de Inauguração do Fórum Cultural de Ubá, contou no primeiro dia com a a exibição do Filme "Aquarius"; no segundo dia foi apresentado o "Recital de Piano" com o pianista ubaense André Carrara e no terceiro dia, ocorrido nesta quinta-feira, o público assistiu ao show com Wagner Tiso e Tunai.
Ao longo dos últimos oito anos, a população de Ubá participou de diversos projetos culturais, tendo sido criado o Projeto "Aquarela na Praça", que levou música, dança e teatro às praças da cidade, foi criado o Prêmio Ary Barroso de Música, que trouxe para os palcos do Horto Florestal os principais ícones da música popular brasileira- MPB; além da criação e realização da Feira Literária e Cultural de Ubá - FLITEC, que mobilizou as pessoas nas escolas e na praça São Januário. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá){{banner-interno}}