As Escolas de Samba de Cataguases decidiram não desfilar este ano no Carnaval de Cataguases. Após reunião realizada na tarde desta terça-feira, 3 de janeiro, na Secretaria Municipal de Cultura, com o titular daquela Pasta, Fausto Menta, os representantes das agremiações carnavalescas não aceitaram a proposta de subvenção financeira oferecida pelo município e encerraram as negociações. As informações constam ata da reunião a que o Site do Marcelo Lopes teve acesso.
As escolas recusaram a oferta de R$ 18 mil e exigiram R$ 22 mil para cada uma delas. Fausto Menta disse não ter condição aumentar sua proposta informando aos presidentes de Escolas de Samba que o orçamento deste ano para a Cultura, elaborado pela administração anterior, foi reduzido à metade e que por isso, não poderia, naquele momento modificar o valor. Ele também reiterou que o prefeito Willian "é o maior interessado em fazer o carnaval e apoiar as agremiações carnavalescas, pois reconhece a importância deste evento para a comunidade".
Em entrevista por telefone à reportagem do Site, Fausto disse ter sido "muito sincero na reunião e tentamos tudo que estava ao nosso alcance para evitar que as agremiações tomassem aquela decisão. Oferecemos, por exemplo, ajudar a organizar e estruturar as escolas de samba ao longo do ano, propomos também realizar uma festa pré-carnavalesca na Praça com renda a ser revertida totalmente para as escolas, criação de uma agenda a partir de março, voltada para auxiiar as agremiações a realizarem eventos e, assim, angariarem recursos, e até mesmo ventilamos a possibilidade de pagar mensalmente a subvenção à elas", revelou. Ele encerrou dizendo que chegou no seu limite de negociação, mas que, "infelizmente", os presidentes das agremiações aprovaram em votação pela não realização do desfile este ano.
A festa de Momo, no entanto, está garantida, afirma Fausto Menta. Caso as escolas de samba não voltem atrás em sua decisão, o Carnaval de Cataguases deverá ocorrer normalmente, segundo informou o Secretário de Cultura. Estão acertados os desfiles de blocos caricatos, cuja reunião aconteceu nesta tarde entre o próprio Fausto e os representantes daquelas agremiações, bem como o desfile do Bloco Bacanaço e também haverá bailes populares, informou o Secretário.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar prendeu por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira, 4 de janeiro, na localidade conhecida como estrada da Empa, situada nas proximidades do bairro São Cristovão, em Cataguases, dois rapazes por tráfico de drogas. Os policiais estavam no local em busca de motocicletas roubadas. Nos últimos dias a PM recebeu várias denúncias de que estes veículos estão sendo escondidos às margens daquela estrada.
Durante o rastreamento viram os dois jovens, que ao perceberem a presença dos militares demonstraram certa inquietação, o que motivou a abordagem policial. Eles passaram por uma busca pessoal e com um deles, A.L.da S.J., foi encontrado em um saco plástico escondido em sua genitália, 24 pinos de cocaína e 2 buchas de maconha. Com ele também foi encontrado um aparelho celular de procedência duvidosa.
Já com seu comparsa, identificado pelas iniciais J.A.J., foi encontrado apenas um aparelho celular também de procedência duvidosa. Questionado pelos militares disse que antes de encontrar-se com o colega, teria consumido maconha e, inclusive, deu uma certa quantidade da droga para ele, acrescentando que não sabia que trazia consigo cocaína.
O rapaz que escondia as drogas nos genitais disse aos policiais que compra os entorpecentes em certa quantidade para revender e também usar, segundo informa o Boletim de Ocorrência lavrado pelos policiais sargento Mariano e cabo Renam, responsáveis pelo fato. Os dois foram detidos e conduzidos até à delegacia de Polícia de Cataguases onde, até o fechamento desta edição, prestavam depoimento.{{banner-interno}}
O bairro Patrimônio São José foi palco do primeiro assassinato de 2017 em Muriaé. Um jovem foi morto a tiros, na manhã desta quarta-feira, 4 dejaneiro, na Rua Manoel Clemente. Uma segunda pessoa foi baleada e segundo a Polícia Militar (PM), está fora de perigo, no Hospital São Paulo (HSP).
Bombeiros e socorristas do SAMU foram para o local do crime e constataram o óbito de Lucas Moreira Lacerda, popularmente conhecido como "Cuíca".
Em entrevista ao repórter, Gilson Jr., da Rádio Muriaé, o sargento Soares, da PM, informou de acordo com o relato de testemunhas, o crime foi cometido por dois homens em uma moto, que dispararam cerca de seis tiros contra a vítima e fugiram em seguida.O militar disse ainda que as informações iniciais dão conta de que o outro baleado não tem ligação com o caso. O homem estaria na rua quando a dupla chegou atirando e um dos disparos o atingiu no ombro.
O delegado da Divisão de Homicídios da Delegacia Regional de Muriaé, Rangel Martino acompanhou os trabalhos da perícia na cena do crime e vai assumir a investigação do crime.
Após a análise pericial, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), anexo ao Cemitério Municipal, no Centro da cidade.{{banner-interno}}
O novo prefeito de Recreio (59 km de Cataguases), José Maria Barros (PSB), decretou estado de calamidade administrativa, financeira e de infraestrutura nesta nesta terça-feira, 3 de janeiro, conforme Decreto nº 001, publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros. Segundo o texto, um dos motivos foi a "recusa da comissão sucedida em fornecer informações à comissão sucessora", que impediu o conhecimento da real situação financeira do Município de Recreio, inclusive quanto a existência de déficit nas contas da Prefeitura, considerando-se que o sistema de arrecadação encontra-se inoperante.
De acordo com o texto, não foram repassadas pela Administração anterior as senhas dos programas governamentais, convênios, sistemas de controle e contas do Município, sistemas de informática e correios eletrônicos além de inúmeros arquivos da Prefeitura terem sido deletados, impedindo o acesso da atual administração à informação de programas, contas e sistema de controle. Ainda de acordo com o decreto, as autoridades competentes mencionaram a necessidade de realização de trabalhos emergenciais referentes a organização administrativa da Prefeitura, a fim de possibilitar minimamente o funcionamento dos serviços municipais.
O decreto entrou em vigor com seus efeitos retroagindo ao dia 2 de janeiro, devendo vigorar pelo prazo de 180 dias. O Prefeito de Recreio, José Maria Barros, não comentou sua decisão. Veja abaixo, a íntegra do decreto. (Foto: Site Pólis)
GABINETE DO PREFEITO PUBLICAÇÃO DE DECRETODECRETO Nº 001 DE 03 DE JANEIRO DE 2017."DECRETA SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERÍSTICA COMO SITUAÇÃO DE CALAMIDADE ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E INFRAESTRUTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
O Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o Art. 81, inciso VI da Lei Orgânica Municipal de Recreio. Considerando que a Administração anterior não promoveu a devida transmissão do Cargo; Considerando que os trabalhos de transição de governo foram prejudicados devido à recusa da comissão sucedida em fornecer informações a comissão sucessora; Considerando o desconhecimento acerca da real situação financeira do Município de Recreio, inclusive quanto a existência de déficit nas contas da Prefeitura no dia 1º de janeiro de 2017; Considerando que o sistema de arrecadação da Prefeitura encontra-se inoperante, impossibilitando a sua operação e consequentemente o atendimento aos contribuintes; Considerando a necessária reavaliação de alguns procedimentos administrativos; Considerando que as senhas de todos os programas governamentais, convênios, sistemas de controle e contas do Município, sistemas de informática e correios eletrônicos não foram repassadas à atual Administração pela Administração anterior; Considerando que as finanças municipais encontram-se em situação de emergência total, sem que delas tenham sido prestada qualquer informação pela Administração anterior; Considerando que inúmeros arquivos da Prefeitura foram deletados, impedindo o acesso da atual Administração à informação de programas, contas e sistema de controle; Considerando a desorganização do setor de Departamento Pessoal; Considerando as dificuldades administrativas impostas pela falta de informações; Considerando a necessidade de realização de trabalhos emergenciais referentes à organização administrativa da Prefeitura, a fim de possibilitar minimamente o funcionamento dos serviços municipais;
DECRETA:
Art 1º. Fica decretada em toda a extensão territorial do município de Recreio, Estado de Minas Gerais, a existência de SITUAÇÃO ANORMAL provocada por motivo de emergência governamental da gestão anterior, a qual é caracterizada como SITUAÇÃO DE CALAMIDADE ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E DE INFRAESTRUTURA para que produza todos os devidos e legais efeitos, em função dos fatos acima narrados. Art 2º. Esse decreto entrará em vigor na data de sua publicação, devendo vigorar pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias), podendo esse prazo ser alterado conforme situação dos fatos/técnica. Art 3.º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo seus efeitos retroagir à 02 de janeiro de 2017, devendo ser publicado no Diário Oficial do Estado, da União e dos Municípios e demais veículos de publicação Estadual e na Comarca de Leopoldina e Município de Recreio.{{banner-interno}}
Em seu discurso de posse o prefeito José Maria Barros, disse que vai fazer o "recreiense voltar a ter orgulho de Recreio". Ele começou a cumprir nesta terça-feira, 3 de janeiro, em seu segundo dia de mandato, sua promessa. Logo pela manhã, mais de uma dezena de trabalhadores foi para as ruas dar início a uma grande limpeza urbana. Isto porque, segundo informou o Site Pólis, "nos últimos meses de 2016, a cidade foi praticamente abandonada, com entulhos por toda a parte, buracos abertos, lixo e muito mato nas ruas e córregos abarrotados de sujeira".
Logo cedo o Secretário Municipal de Obras, Juarez Araújo, cumpriu a determinação do prefeito e deu início à limpeza pela "Avenida, com capina, recolhimento de entulho e demais serviços. Na sequência, a turma vai descer para a área central comercial, depois, vai limpar todo o trecho do cortejo da Festa de São Sebastião, para o dia 20 de janeiro, e por fim, os demais bairros da cidade", completou. O secretário disse ainda que "por causa da situação deixada pelo governo anterior, com falta de ferramentas, inclusive, para a equipe trabalhar, será preciso que o povo tenha um pouco mais de paciência".
Enquanto atua nesta frente, fazendo a limpeza da cidade, Zé Maria Barros, vai conhecendo a realidade nada animadora encontrada no Município. Otimista e com uma equipe competente ao seu lado, sabe das dificuldades e como contornar os problemas. Seus auxiliares já levantam a situação financeira do município, e ele tem urgência em resolver duas questões básicas: Saúde e Educação, a primeira em especial, já que o governo anterior não repassou ao Tribunal de Contas do Estado informações obrigatórias o que certamente deve impactar no recebimento de recursos para o setor. Diante do "tsunami" que passou por Recreio, a população vai precisar dar uns meses ao novo governo para que conserte os estragos e possa voltar a se orgulhar da cidade em que vive.{{banner-interno}}