Um homem de 39 anos foi preso em flagrante nesta noite de sexta-feira, 15 de fevereiro, no Bairro Leonardo, em Cataguases pela Polícia Militar. Com ele os militares encontraram cerca de um quilo de crack que seria vendido na cidade, conforme as informações obtidas pela PM.
O suspeito, conhecido no meio policial, mora no bairro Ana Carrara e foi preso após fugir da abordagem policial. Ele estava em uma motocicleta Honda Biz que foi abandonada seguindo em fuga pela linha férrea com um pacote que jogou fora durante a fuga. Pouco depois foi contido pelos militares sargentos Correia e Cássio e pelo tenente Marinato que comandava a operação. {{banner-interno}}
Após deterem o suspeito os policiais conseguiram localizar e apreenderam o pacote dispensado pelo suspeito que continha a droga. Ele será conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para prestar depoimento logo após passar por exames médicos.Clique aqui para saber mais.
Seis adolescentes, inclusive um de apenas 12 anos de idade, foram apreendidos pela Polícia Militar de São João Nepomuceno, nesta tarde de sexta-feira, 15 de fevereiro. Outros quatro tem idades de 14, 15 e 16 anos, conforme consta no registro policial.
Eles foram detidos após a PM receber informações de que suspeitos armados estariam em um pasto situado no Bairro Santa Rita, naquela cidade. Uma guarnição policial deslocou-se até o local indicado pela denúncia, mas ao chegarem o grupo percebeu a aproximação dos militares e fugiram. Na fuga invadiram residência de moradores, e foram alcançados quase chegando à casa de um dos supostos envolvidos.
Todos os seis suspeitos foram abordados pelos militares e submetidos a busca pessoal sem, no entanto, ter sido encontrado algo de ilícito com eles. Durante as buscas um dos policiais viu um garoto de 12 anos de idade saindo de casa com uma mochila nas costas e entrando na casa de um vizinho, o que chamou a atenção. Os militares foram até à referida residência e lá encontraram um revólver calibre .38 municiado com seis munições intactas e outras quatro também prontas para uso e do mesmo calibre. {{banner-interno}}
Em sequência, os militares retornaram à casa em que iniciaram as abordagens e realizaram buscas encontrando um invólucro contendo 77 papelotes de cocaína. Todos os adolescentes foram apreendidos em flagrante por suspeita de tráfico de drogas e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de plantão. (Foto: Kadu Fontana)Clique aqui para saber mais.
O Tiro de Guerra de Cataguases está lançando o projeto "Contrate um Atirador". Como o próprio nome já revela, o objetivo é incentivar empresas da cidade e sua microrregião a admitirem como funcionários os jovens que estejam cumprindo o serviço militar obrigatório. A ideia é do atual comandante da unidade em Cataguases, subtenente Ariosto Ávila da Silveira, que vê nesta iniciativa uma série de vantagens para o empregador.
Aquele comandante da Unidade em Cataguases ficou surpreso ao constatar que dos 100 Atiradores que vão servir este ano, "uma porcentagem muito baixa está inserida no mercado de Trabalho. Além disso, existe um boato muito forte de que o jovem não consegue trabalho devido aos horários das instruções no TG. Isso também está reduzindo o número de pessoas que queiram servir ao Tiro de Guerra", acrescentou Ariosto afirmando em seguida que deseja mudar esta imagem do TG através deste projeto.
- O que queremos é formalizar parcerias para a qualificação profissional dos militares, apoiando e incentivando os Atiradores na busca de cursos profissionalizantes e no seu desempenho junto ao Tiro de Guerra, para que sejam contratados e venham a contribuir com o crescimento do Município, conciliando com suas atribuições junto ao Tiro de Guerra, afirma. Ele conta que para isso, "este ano vamos dispensar especial atenção aos Atiradores que precisam trabalhar evitando ao máximo sua ausência ao trabalho", garantiu Ariosto.
Ele também elencou o que considera ser vantagem para quem contrata um Atirador em exercício no Tiro de Guerra. "São muitas, como canal aberto entre o empregador e o TG. Além disso o cidadão matriculado no Tiro de Guerra passa por rigorosa seleção verificando desde sua saúde, passagem por órgãos policiais, problemas sociais e até sua personalidade e, além disso, no dia-dia das instruções, são desenvolvidos vários atributos da área afetiva como camaradagem, lealdade, compromisso, responsabilidade e ética profissional, sendo ainda agregados conhecimentos diversos que certamente são aplicados na vida pessoal e profissional", especifica colocando-se à disposição dos empresários interessados na contratação desta mão-de-obra para novos esclarecimento, bem como de escolas que oferecem cursos profissionalizantes que podem usar o espaço do TG para palestras, cursos e treinamentos, finalizou Ariosto. {{banner-interno}}
O TIRO DE GUERRA - Unidades do Exército Brasileiro denominadas Tiros de Guerra (TG) são destinadas à Formação de seu quadro de Reserva, onde o jovem convocado presta o Serviço Militar Inicial (obrigatório), conforme preceito constitucional e Lei do Serviço Militar, de modo a conciliar o trabalho e o estudo, explica Ariosto. Os jovens matriculados no TG iniciam suas atividades no dia 1º de março e a concluem no dia 30 de novembro.
Neste período, todos os dias, de segunda a sábado, eles passam por instrução militar que começa às 6 horas e termina às 8 horas, revela o subtenente. Ele conta que o jovem que está servindo ao Tiro de Guerra, "em ocasiões excepcionais e esporádicas poderá ser chamado a atuar em instrução noturna, marcha e tiro, além de solenidade comemorativa. Tudo isso, porém, é informado por escrito ao seu empregador", revela Ariosto.Clique aqui para saber mais.
A Prefeitura de Cataguases realizou na manhã de quinta-feira, dia 14 de fevereiro, licitação na modalidade de tomada de preços para obras e serviços de engenharia, com o objetivo de contratar uma empresa especializada para realizar o serviço de consultoria em engenharia de transporte, visando estudo técnico para reestruturação do sistema de transporte coletivo em Cataguases. Na prática, o município vai atender a uma recomendação do Ministério Público com a finalidade de melhor adequar o sistema de transporte da cidade à sua realidade e à necessidade do usuário.A abertura de envelopes com as documentações das empresas participantes aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal sendo conduzida pelos membros da comissão de licitação. Foram credenciadas sete empresas: Via 11 Engenharia de Segurança Viária Ltda, Locale Trânsito e Transporte, IMTRAFF – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda, Tecnotran Engenheiros Consultores Ltda, Planum – Planejamento e Consultoria Urbana Ltda, Engepat Engenharia e Avaliações Ltda e Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados. Além de representantes das empresas, compareceram o assessor jurídico Soumet Spínola, a coordenadora de Licitação, Marcela Souza Oliveira, o coordenador da Catrans, Bruno de Castro Cunha, e a fiscal de postura Vânea Silvério, além de representantes de empresas de transporte coletivo da cidade.
Conforme explicou a coordenadora de Licitações, Marcela Oliveira, após essa fase, a comissão concedeu prazo de cinco dias úteis para abertura de possíveis recursos por parte das empresas interessadas. Após esta etapa, a comissão de licitação vai publicar novo edital marcando a data para a abertura dos envelopes com as propostas. A vencedora será a empresa que atender a todos os requisitos da habilitação e apresentar o melhor preço. A fiscal Vânea Silvério lembrou que a empresa que for contratada fará um amplo estudo do sistema de transporte público da cidade, inclusive visando sua padronização. "Hoje temos ônibus com entrada na parte dianteira e também na parte traseira. Isso precisa ser definido para não confundir o usuário", explicou. {{banner-interno}}
Ainda segundo ela, Cataguases é uma das cidades da região com maior número de linhas de ônibus por número de habitantes. "Viçosa, por exemplo, tem dezoito linhas de ônibus. Nós temos 35. É preciso levantar se esse número não está sendo excessivo, porque às vezes ter muitas linhas não significa ter um serviço de qualidade. E é a qualidade do serviço do transporte coletivo o que buscamos", concluiu.Clique aqui para saber mais.
A agência do SINE - Sistema Nacional de Empregos - em Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 14 de fevereiro, 5 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar aquele local que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Cataguases (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70, munidos de todos os seus documentos. O detalhamento de vagas é feito somente no guichê de atendimento mediante a apresentação da documentação exigida. O Sine não dá informações sobre vagas pelo telefone.
Veja as vagas e suas qualificações abaixo.
1 vaga para Técnico em Segurança do Trabalho com formação técnica na área e experiência de seis meses.
1 vaga para Encarregado de Expedição (Logística, Informática intermediária e CNH "B") com formação superior e seis meses de experiência.
1 vaga para Atendente de Lanchonete com informática básica e Ensino Médio completo. Seis meses de experiência.
1 vaga para Auxiliar Administrativo com conhecimento em rotinas administrativas, pacote Office, emissão de Nota Fiscal, com Ensino Médio Completo e seis meses de experiência.
1 vaga para Auxiliar de Escritório com conhecimento em RH e Folha de Pagamento. Ensino Médio completo e seis meses de experiência.