As praças de Recreio, dos distritos de Angaturama, Conceição da Boa Vista e do povoado do Barreiros, voltaram a ter internet gratuita por meio de incentivo da Prefeitura Municipal. O projeto criado em 2014 havia sido extinto em outubro de 2016 depois que o ex-prefeito Ônio Fialho perdeu as eleições.
As praças com acesso livre a rede mundial dos computadores são: Praça dos Ferroviários, Largo Santo Antônio, Praça Américo Simão, Terminal Rodoviário, Praça da Grotinha, Academia da Cohab Dr. Irajá José Fernandes e as de Angaturama, Conceição da Boa Vista e Barreiros.
O fim do projeto em outubro de 2016 foi justificado pelo ex-prefeito Ônio como uma atitude de contenção de despesas.Cozinha Brasil - A Prefeitura, por meio de parceria com o SESI/MG vai trazer para Recreio o projeto Cozinha Brasil com atividades previstas para acontecerem entre os dias 7 e 9 de fevereiro. As inscrições gratuitas podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) começam segunda-feira (23) e terminam dia 3 de fevereiro.
O Cozinha Brasil consiste em um curso que ensina o preparo de alimentos saborosos e nutritivos de baixo custo, sem desperdícios. O projeto está programado para ser realizado no CRAS, em dois turnos, 13h as 16h20min e 18h as 21h20min. Serão oferecidas 70 vagas por período, com prioridade para beneficiários de programas sociais. Para garantir a sua, no ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
A parceria entre o Município e o SESI foi acordada na última terça-feira (17), em reunião entre o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena, o secretário de Finanças, João Carlos Cunha de Barros, o coordenador do CRAS, Marcelo Andrade, e o consultor do SESI, Davidson, cujo sobrenome não foi informado. (Fotos: Site Pólis Recreio){{banner-interno}}
A Diretora da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), Aline Santos de Almeida, concedeu entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes para falar sobre Febre Amarela, que vem assustando os cataguasenses já que na região vizinha está ocorrendo vários casos da doença. Ela explicou sobre o que de fato está acontecendo e orientou sobre a vacinação, além de revelar que trouxe para Cataguases setecentas doses de vacina. Aline também falou do processo de habilitação de novos recursos para o Hospital de Cataguases, através do Centro de Trauma Hospitalar.
A responsável pela GRS foi clara ao dizer que em nossa região não há casos de Febre Amarela. "Nos quinze municípios de nossa atuação, não há surto, não temos casos notificados de Febre Amarela. Só que a recomendação é de que as pessoas procurem o posto de saúde levando seus cartões de vacinação, porque quem não tomou a segunda dose deve ser imunizado", orientou. Ela também afirmou que o Estado está intensificando a vacinação da população com a liberação das vacinas para os municípios. "A vacina é eficaz, é segura, é grátis e está disponível no Posto de Saúde", afirmou Alíne Almeida.
As pessoas que não sabem se tomaram a vacina ou perderam o cartão de vacinação, Aline orienta que procurem o Posto de Saúde mais próximo para tomar as duas doses necessárias da vacina, "sendo a primeira imediatamente e a segunda após um intervalo de dez dias", explicou. Ela acrescentou que as pessoas devem ser orientadas no posto de saúde sobre tomar a vacina porque há casos em que ela não é indicada ou necessita de alguma orientação como pessoas com baixa imunidade, gestantes, artrose, ou que sofrem de algumas doenças como diabetes. Ela também orienta para em caso de viagem que as pessoas tomem a dose da vacina alguns dias antes do embarque.
Centro de Trauma Hospitalar - A Diretora da GRS também revelou que vem tratando com a direção do Hospital de Cataguases habilitar aquela instituição a receber recursos novos referentes ao tratamento de pacientes politraumatizados, de acidentes automobilisticos, entre outros ligados a trauma. Na prática, revelou, "estes atendimentos já são feitos ali, mas o hospital não recebe por eles pelo fato de não ter a habilitação, por isso recebe o valor de AIH (Autorização de Internação Hospitalar) comum", disse. Estes entendimentos estão em andamento, conforme explicou Aline Almeida e, assim que concluídos, serão encaminhados para os núcleos especificos que enviarão o parecer para o Ministério da Saúde que é o responsável por conceder a habilitação, informou.
{{banner-interno}}
Os Correios vão lançar em fevereiro seu serviço de telefonia móvel. A implantação, porém, será gradual: a primeira fase do projeto prevê um piloto em São Paulo, com implantações subsequentes em Belo Horizonte e Brasília. A meta é alcançar todos os Estados do Brasil até o fim deste ano.
O Correios Celular vem para complementar o conjunto de serviços oferecidos pela estatal a seus clientes, valendo-se de parceria estabelecida com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP) autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será responsável pela infraestrutura de suporte às telecomunicações.
O objetivo é atender aos clientes que buscam serviços simples, práticos e prestados com transparência e os pacotes serão planejados para estar entre os mais baratos do mercado. A confiança que os clientes depositam na marca Correios e sua ampla rede de atendimento, presente em todo o país, são o diferencial da Correios Celular.
"Há um número enorme de brasileiros que ainda não utilizam telefonia móvel e um número ainda maior de usuários que querem algo mais de suas operadoras. Queremos ser uma boa opção para esses públicos, nos valendo de nossa vasta capilaridade e da confiança que o brasileiro tem nos Correios", destaca o presidente da estatal, Guilherme Campos. Inicialmente, serão oferecidos apenas planos pré-pagos, chips e recargas. A partir do segundo ano de operação (2018), serão iniciados estudos para definir a viabilidade da oferta de planos pós-pagos.
Investimento – Na qualidade de credenciado, os Correios não precisam fazer nenhum investimento para atuar como operador de telefonia – já que toda a infraestrutura de telecomunicações, por exemplo, será responsabilidade da EUTV. Será utilizada a rede de agências e a rede corporativa de dados já instaladas nos Correios, bem como os empregados já contratados.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar recuperou na tarde desta quinta-feira, 19 de janeiro, uma motocicleta Honda Biz ES, modelo C100, verde, com placa de Cataguases/MG, que havia sido furtada no dia 17, na Avenida Astolfo Dutra, no centro da cidade.
Desde o começo da manhã de quinta-feira, a PM recebeu informações sobre a motocicleta. Inicialmente ela havia sido vista abastecendo num posto de gasolina, mais tarde outra informação dava conta de que ela estava circulando pela Granjaria. A Polícia montou uma operação para localizar o veículo e obteve êxito, horas mais tarde através da guarnição comandada pelo sargento Vilela e o cabo Gregório.
Eles faziam buscas pelo bairro Isabel Tavares quando ao passarem pela Rua Francisco Noleto Tavares viram a moto suspeita estacionada. Pediram apoio junto à Sala de Operações que confirmou os dados do veículo serem os mesmos da Biz furtada e fizeram o seu resgate. Imediatamente acionaram o Auto-Socorro credenciado do Detran-MG que fez sua remoção até o pátio onde, após passar pelos procedimentos de praxe será devolvida ao seu proprietário.{{banner-interno}}
Duas notas falsas de cem reais cada, foram apreendidas nesta tarde de quinta-feira, 19 de janeiro, pela Polícia Militar, e um rapaz, de 20 anos de idade, foi preso como responsável por tentar repassá-las em uma lanchonete próxima a Praça Santa Rita. Na casa dele os policiais encontraram um simulacro de uma pistola PT.40, um soco inglês, um canivete e dois aparelhos celulares de origem duvidosa. O rapaz foi preso em flagrante. Com ele estava um menor, de 15 anos, que durante a prisão do comparsa fugiu em uma bicicleta verde que estava estacionada pouco adiante. Ele, no entanto, foi localizado minutos depois pela PM, em sua casa no bairro Paraíso, bem como a bicicleta que estava jogada em uma rua daquele bairro. O menor foi apreendido e o bem furtado e será devolvido ao seu proprietário.
O caso foi assumido pelos militares, sargentos Vilela e Borges e os cabos Gregório e Fortunato. Segundo eles relataram ao Site do Marcelo Lopes o golpe foi aplicado inicialmente nesta quarta-feira, 18, quando o rapaz maior de idade esteve na lanchonete e comprou dez reais em salgados e pagou com uma nota falsa de cem reais. O golpe, porém, só foi percebido mais tarde, pela proprietária que avisou as funcionárias sobre o episódio.
Nesta tarde, por volta das 18h30min, ele retornou ao local juntamente com o menor e comprou R$ 14 em salgados, mas foi reconhecido e a proprietária chamou a polícia militar que, coincidentemente, fazia patrulhamento nas proximidades e chegou rapidamente ao local. O rapaz foi detido mas durante esta ação o menor conseguiu fugir em uma bicicleta que estava estacionada pouco depois da lanchonete. Identificado pelas pessoas que ali estavam, os militares foram até sua casa e o apreenderam, e recuperaram objeto furtado.{{banner-interno}}