A licitação para regularizar o serviço de mototáxi em Cataguases, que estava agendada para acontecer na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, às 8 horas, no Paço Municipal recebeu nesta terça-feira, 24, duas impugnações administrativas e, por isso, foi cancelada. Segundo o advogado da prefeitura Soumet Lima Spíndola, nova data será marcada para sua realização, devendo acontecer, possivelmente, antes da Semana Santa, segundo prevê.
O serviço de Mototáxi em Cataguases aguarda ser regulamentado desde 2015 quando começou a ser oferecido à população, à época, por apenas dois profissionais. De lá para cá o setor cresceu, a categoria se organizou forçando o poder público a votar uma lei para regularizar a atividade no município, o que só aconteceu ano passado. No final de 2016, o então prefeito, Cesinha Samor, sancionou o texto e publicou o edital de licitação com as regras que vai definir os novos mototaxistas de Cataguases.
Nesta terça-feira, porém, os mototaxistas que estavam esperançosos de verem sua luta chegar ao fim, se depararam com mais um obstáculo e vão ter que esperar por, pelo menos, mais quarenta e cinco dias, até a regulamentação final do serviço. É que o Sindpas - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, e Humberto Henriques Valverde Filho, apresentaram impugnações administrativas impedindo a continuidade do processo de licitação, conforme informou Soumet Spíndola. Os motivos alegados, entre outros, são irregularidades apresentadas no referido edital como número de permissões de mototaxistas, prazos dos contratos, entre outros, exemplificou o advogado da prefeitura.
Soumet aproveitou para informar que mesmo não tivesse ocorrido estas impugnações a licitação não seria realizada na sexta-feira, pelos motivos citados anteriormente. Conforme explicou "nós estávamos estudando este edital e já tínhamos percebido estes e outros erros e iríamos explicar aos mototaxistas estes equívocos e agendaríamos uma nova data para sua realização, assim que sanássemos estes problemas encontrados no edital", contou. Ele aproveitou para tranquilizar os profissionais do setor com relação ao atraso. "Pode parecer uma perda que significa na verdade um ganho, pois é melhor começar com tudo certo", analisou. Soumet também disse que na edição deste domingo do Jornal Cataguases estarão publicadas as respostas às impugnações "com os pontos analisados pela própria Comissão de Licitação". Ele reiterou que novo edital deverá ser publicado no prazo de 45 dias restabelecendo os prazos para apresentação de propostas.{{banner-interno}}
O Curso de Pedagogia da FIC - Faculdades Integradas de Cataguases - desenvolve desde 2016 o Projeto Pedagogia Social - Saber Para Toda Idade - que, além de ser um projeto de responsabilidade social daquela instituição de ensino realizado junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, tem como objetivos incentivar a participação cidadã dos alunos da instituição; promover suas habilidades técnicas, humanas e conceituais e estimular a interação e as relações sociais dos idosos, buscando despertar a criatividade, a memória e as suas condições psicológicas. A informação é da professora e coordenadora do curso, Juliana Iennaco, uma das maiores incentivadoras do projeto.
Conforme explica, "tudo começou em março de 2016, através de oficinas que ocorrem duas vezes por semana de nove às onze horas da manhã". O projeto conta com a participação das bolsistas e alunas do curso de Pedagogia da FIC, Fabiana Meira e Tatiane Cruz e dos professores Altamiro Júnior, Andréa Coelho e Mágda Mazini, que são responsáveis pelo Saber Para Toda Idade, acrescenta Juliana. Para Mágda Mazini "o projeto oportuniza a aplicabilidade das teorias aprendidas na sala de aula na prática do cotidiano, onde os acadêmicos vivenciam, experimentam, pesquisam e constroem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais o que muito enriquece a construção do fazer pedagógico". Juliana Iennaco reforça: "além de proporcionar o aprendizado, esse é um dos projetos em que os alunos de Pedagogia podem atuar e receberem bolsas de estudos". De acordo com Altamiro Júnior, coordenador de extensão e responsabilidade social da FIC, "esta iniciativa aproxima os discentes da missão institucional da Faculdade, uma vez que desejamos formar pessoas socialmente responsáveis em todas as áreas do conhecimento", destacou. Entre as ações desenvolvidas estão: jogo da memória, caça palavras, pintura, desenhos, ditados, bingo e acerte a resposta. A professora Mágda Mazini completa: "através do lúdico, enriquecemos os saberes, oportunizando qualidade de vida e relação interpessoal".
Quem quiser ganhar uma bolsa para o curso de Pedagogia pode inscrever seu projeto, conta Juliana. "Desde que seja uma ação pedagógica e social o aluno pode fazer sua inscrição e a proposta será avaliada de acordo com sua relevância quando o edital for aberto. Normalmente, completa a coordenadora do curso, as ideias são levantadas durante as reuniões do Colegiado do Curso de Pedagogia e aprovadas pela direção da FIC e coordenação do curso", explica lembrando que é o caso deste projeto em andamento.
Outro na mesma linha e que também está sendo muito concorrido acontece na APAE de Cataguases, lembra Juliana. É o Informática Lúdica. Através dele os alunos da FIC ganham bolsa de estudos para realizar atividades de aprendizagem na área de Informática, de forma lúdica, com os alunos da APAE.{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - O Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases, divulgou, excepcionalmente, nesta terça-feira, 24 de janeiro, as vagas de emprego no município. Elas estarão disponíveis aos interessados até serem preenchidas. Esta semana são ofertadas treze vagas em diversos cargos. Confira o quadro abaixo:
Após a divulgação destas vagas o Sine recebeu outras 9 vagas que precisam ser preenchidas com urgência. São elas 3 para Pedreiro e 6 destinadas a Serventes de Obras. Para ambas são exigidas experiência mínima de 6 meses. O Sine ressalta que o numero de encaminhamentos é limitado ao numero de vagas.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone.
Matéria atualizada às 10h23min de 25/01/2017{{banner-interno}}
Começou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o treinamento de agentes que atuam em presídios, penitenciárias e centros socioeducativos do interior de Minas Gerais no registro de ocorrências que acontecem nessas unidades. Esta é a primeira capacitação com profissionais de cidades de fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte e conta com a presença de 60 agentes de todas as regiões do estado.
A mudança desonera, principalmente, a Polícia Militar do preenchimento de boletins de ocorrência de atos que aconteçam em unidades, liberando pessoal para o policiamento ostensivo e preventivo. Também há economia para os cofres públicos, uma vez que se evita o deslocamento e o empenho dos policiais para o registro.
Os profissionais estão passando por um treinamento de 40 horas, que dura até a próxima sexta (27). Eles serão capacitados para os registros dos seguintes crimes: lesão corporal, ameaça, dano, porte e posse ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma branca, ingresso ilegal de celular ou rádio, uso e consumo de drogas e tráfico ilícito de drogas.
Os 60 profissionais serão multiplicadores do conhecimento de forma a atingir o conjunto das unidades prisionais e socioeducativas de todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas Gerais.
"O projeto configura uma importante modernização no processo de registro de ocorrências no interior das unidades de segurança do Estado. Também fortalece a integração, ampliando a responsabilidade dos agentes socioeducativos e prisionais, liberando a Polícia Militar para a sua atividade finalística e evitando a duplicidade de esforços neste tipo de atendimento", destaca o diretor de Promoção da Modernização Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Leandro Almeida.
Anualmente, cerca de 15 mil ocorrências são registradas em unidades socioeducativas e prisionais do Estado. Com a capacitação, o registro ficará sob a responsabilidade de servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio divulgou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, os novos locais das provas para a realização do Processo Seletivo Simplificado 001/2017 que será realizado nesta terça (24).
De acordo com a publicação no Diário Oficial dos Municípios Mineiros de nº 1923, devido ao grande número de inscritos tornou-se inviável a realização das provas somente no local indicado inicialmente no Edital publicado na sexta, 13, para contratação de profissionais em diversas áreas.
Serão 78 vagas com salários que variam entre R$ 937 e R$ 7.563,29. Os aprovados passarão por uma entrevista no Centro de Referência de Assistência Social, na Avenida Osvaldo Alvim, no bairro Sebastião Dadú Arruda, no dia 28, às 13h00.
A prova objetiva será aplicada nos seguintes locais:
Escola Municipal Nice Damasceno de Almeida Muniz – Rua Sargento Euber de Queiroz 142, Sebastião Dadu Arruda,142. Horário: 10h00. Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais e Servente Escolar.
Escola Municipal João Damasceno Ferreira – Rua Paulino Ferreira Neto 389, Bairro Machados. Horário: 10h00. Cargos: Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Serviços Escolares, Professor de Informatica, Professor I, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de História Pedagogo, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Médico do ESF, Odontólogo do ESF e Nutricionista.
Escola Estadual Olavo Bilac – Praça Américo Simão, 102, Centro. Horário: 10h00. Cargos: Agente Controlador da Dengue, Agente de Saúde, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.{{banner-interno}}