O Circuito Serras e Cachoeiras do qual Cataguases e outros sete municípios fazem parte, reconduziu nesta quinta-feira, 26 de janeiro, sua atual presidente Vilmara Amorim ao cargo. Ela foi reeleita para o biênio 2017/18 e juntamente com ela os demais membros de sua diretoria (veja quem são ao final desta matéria). Vilmara (foto ao lado) é Coordenadora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases e vai continuar à frente da instituição em reconhecimento ao seu trabalho que conseguiu recolocar o Circuito no Mapa do Turismo de Minas Gerais sem excluir nenhum de seus municípios, além de outras realizações de promoção do Turismo junto às cidades participantes.
O encontro desta quinta-feira, foi coordenado pela gestora do Circuito, Sônia Dias, e contou com a participação Kamila Felicio, vereadora em Santo Antonio do Aventureiro, juntamente com a coordenadora de Turismo, Adriana Carminate Furtado e Morizalber Gomes, Chefe de Gabinete de Santo Antonio do Aventureiro que deverá fazer parte da entidade em breve, juntamente com Santana de Cataguases, conforme informou Sônia, lembrando que Dona Eusébia, retornou ao Circuito recentemente.Além da eleição, foram definidas algumas ações do Circuito para este ano,dentre elas ficou acertado o lançamento da segunda edição do Concurso de Fotografias, embalado pelo sucesso obtido em 2016, conforme explicou Sônia (foto ao lado). A gestora do Circuito também revelou que os participantes do encontro definiram pela realização do 1º Seminário de Turismo e Inovação do Circuito Serras e Cachoeiras, previsto para acontecer em junho, "entre outras atividades que serão divulgadas oportunamente", concluiu.
Conheça a nova diretoria do Circuito Serras e Cachoeiras
Presidente: Vilmara A. Amorim (Coordenadora de Turismo Cataguases)Vice-Presidente: Alex Andrade Anzolim (Vice-Prefeito de Argirita)Diretora Financeira: Valéria Capello (Técnica em Turísmo de Leopoldina e suplente Vigorito Neto (Vice-Prefeito de Itamarati de Minas) Diretor Secretário: Fausto Menta (Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases) e suplente Edvaldo Vale (Secretário de Turismo de Leopoldina)
Conselheiros: Neidson Barros Gonçalves - (Assessor Técnico de Cultura, Lazer e Turismo de Além Paraíba)
Sérgio Luiz de Oliveira Costa (Artesão) - Além ParaíbaAdemir Luiz da Silva (Sec. de Turismo de Laranjal) e suplente Lucas Camargo Evangelista - ArgiritaNilcimar Quindeler - Técnica em Turismo de Além Paraíba e Sidney Nascimento - Dona Euzébia{{banner-interno}}
O futuro comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Leopoldina, a qual Cataguases está subordinada, Tenente Coronel Giovani Ramos, esteve no final da tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, visitando o prefeito Willian Lobo de Almeida. Ele veio conhecer o chefe do Executivo Municipal trazido pelo comandante que está deixando o cargo, Tenente Coronel Clóvis Pimenta e pelo Major Willian Machado, que comanda a Companhia de Polícia em Cataguases.
Eles foram recebidos no gabinete do prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito, Tita Lima, do seu Chefe de Gabinete, João Paulo Vargas Vairo, do Secretário de Esportes, José Vitor Lima, do Secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, da Secretária de Administração, Cláudia Aline Faria e do Secretário de Fazenda, Mauro Fachini. Designado na última semana para ocupar a vaga de Clóvis Pimenta que está indo para a Reserva, Tenente Coronel Ramos, como é chamado, vem de Ubá e já trabalhou em Cataguases, conforme revelou.
Durante o encontro de pouco mais de uma hora, Tenente Coronel Pimenta aproveitou para agradecer a oportunidade de ter trabalhado por duas ocasiões em Cataguases e revelou seu "amor e carinho por esta terra. Aqui fizemos uma parceria de sucesso", afirmou ao seu sucessor com o consentimento do prefeito Willian. Ele completou dizendo ter dito ao Coronel Ramos para dedicar "atenção especial a Cataguases que tem uma comunidade ordeira e que gosta da PM e de seu trabalho", salientou.Willian Lobo desejou uma jornada de sucesso ao novo comandante, disse estar aberto a parcerias com a PM e reiterou sua vontade de repetir o ótimo relacionamento mantido com o antecessor, Clóvis Pimenta. Devido a proximidade do Carnaval, o prefeito convidou o novo comandante da PM a participar de uma reunião - cuja data será definida em breve - com todos os representantes da segurança pública do município visando tratar do tema para o Carnaval e, aproveitando a oportunidade, pediu reforço no policiamento durante os festejos de Momo.
Tenente Coronel Ramos (foto ao lado) agradeceu a acolhida e disse que a cidade foi muito bem "recomendada" por seu antecessor Clóvis Pimenta. Ele elogiou a disposição do prefeito em trabalhar em parcerias acrescentando ser este o seu pensamento e forma de agir. "Devemos trabalhar em rede para produzir melhores resultados e vamos atuar juntos", comentou. Ele completou dizendo que Cataguases terá, de sua parte, toda atenção que merece. A cerimônia de troca de comando ainda não está marcada, mas deverá ocorrer na próxima semana, segundo expectativa da própria Polícia Militar.{{banner-interno}}
O Sinserpu Cataguases e Região - Sindicato dos Servidores das Prefeituras e Câmaras Municipais de Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Eusébia, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Recreio e Ubá - divulgou na última terça-feira, 24 de janeiro, uma Nota de Repúdio a aprovação, pela Câmara Municipal, do Projeto de Lei Complementar Nº 02/2017, de autoria do Poder Executivo, criando 44 cargos comissionados no Plano de Carreiras do Servidor Público do Município de Astolfo Dutra. A nota repudia também a conduta adotada pelo presidente do legislativo Municipal, vereador Antônio Carlos Fernandes, em relação ao presidente do referido Sindicato, Carlos Silvério da Silva Oliveira e demais servidores presentes à sessão.Em sessão extraordinária, os vereadores de Astolfo Dutra aprovaram com apenas dois votos contrários o Projeto de Lei Complementar Nº 02/2017, de autoria do Executivo, que cria 44 novos cargos comissionados em diversos setores da Administração Pública, com salários de até R$2.500,00. O Sindicato, em sua Nota, posiciona-se contrário a aprovação do referido projeto de lei argumentando a crise vivida pelo país, a defasagem no salário dos servidores municipais de Astolfo Dutra e opina que o projeto de lei tem por objetivo "somente manter no emprego pessoas não aprovadas no concurso público e que não podem ser contratadas por haver concurso válido e ativo". O Sindicato lembra também não existir autorização prévia nem dotação orçamentária para justificar o aumento de gastos com pessoal.
Na Nota o Sindicato destaca ser o representante legal da categoria e, mesmo assim, não foi "comunicado pelo Legislativo de projeto de lei que afeta diretamente os servidores municipais" e, pior, segundo informou ao Site a advogada daquela entidade, Cristiane Pereira Pinto, "a direção do sindicato foi impedida de se manifestar durante a sessão", de acordo com a Nota de Repúdio, "com total despreparo e desrespeito do Presidente da Câmara Municipal, até mesmo de se dirigir à Mesa. (...) O Sinserpu não teve conhecimento prévio da sessão extraordinária, não havendo, portanto, tempo hábil a requerer sua participação na sessão, onde ficou claramente visível a situação de incômodo dos parlamentares pela presença do Sindicato e dos servidores municipais", diz o texto divulgado pela entidade classista. O Sindicato aguarda a sanção do projeto de lei pelo prefeito para denunciar a nova lei junto ao Ministério Público. (Fotos enviadas por Whatsapp pela direção do Sinserpu)
Veja a Nota de Repúdio na íntegra clicando aqui.
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases afastou, na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, a hipótese de óbito por dengue hemorrágica no município. Informações que circularam no final desta quarta-feira, 25, asseguravam a morte de um homem vítima da doença. Nesta manhã, o diretor médico daquela Secretaria, Murilo Possani de Souza, esclareceu o fato à reportagem do Site do Marcelo Lopes, e também tranquilizou a população a respeito da Febre Amarela.
Conforme explicou Murilo,"um paciente que estava internado no hospital em estado grave, apresentou episódios hemorrágicos, mas não foi confirmado por exames que estes episódios estavam relacionado ao caso de dengue. O paciente tinha outras comordidades que poderiam gerar o quadro de gravidade dele, mas não relacionado à dengue. E o exame dele não se confirmou dengue hemorrágica", explicou. Murilo completou dizendo que ele era um paciente idoso, com insuficiência renal e cardiopata e esses problemas "provavelmente associados a um quadro infeccioso devem ter sido a causa de sua morte, mas ainda estamos aguardando o atestado de óbito", concluiu.
O diretor médico da Secretaria de Saúde aproveitou para alertar sobre os cuidados com a dengue. Ele disse que em janeiro os números sobre a doença ainda não foram divulgados, mas os casos são crescentes "pela nossa percepção", salientou. Ele pediu para que a população redobre os cuidados com a limpeza de terremos, use repelente e não acumule lixo nem água parada em casa e permita a entrada em suas residências dos agentes de endemias para fazer a prevenção. "Estamos em alerta, principalmente porque estamos no início do verão e ainda não tivemos nenhum período de chuva, que contribui significativamente para a proliferação do mosquito transmissor da doença", completou.FEBRE AMARELACom relação a Febre Amarela, doença que vem alarmando a população devido a existência de um surto em cidades relativamente próximas a Cataguases, Murilo Possani não vê motivo para correria em busca da vacina, nem tampouco pânico. Ele explica que os casos registrados até agora estão restritos a uma área geográfica o que significa ser algo específico daquela região."Isto afasta, por enquanto, o risco para a nossa cidade que até hoje não registrou nenhum caso da doença. Nós estamos tranquilos, com relação a febre amarela", frisou acrescentando que a prevenção da doença é a mesma usada para a dengue, chikungunya e zika.
Sobre tomar ou não a vacina, o médico diz que quem já tomou as duas doses não precisa repetir. Além disso, ele explica a existência de critérios para ser imunizado uma vez que a dose pode causar efeitos colaterais. Quem deve vacinar, conforme explica, preferencialmente, são crianças a partir de nove meses de idade, fazendo um reforço aos 4 anos de vida; Aqueles que já tomaram a primeira dose devem tomar a segunda nos postos de saúde; gestantes e mulheres que estão amamentando, pessoas com doença que causam imunodepressão e pessoas acima de 60 anos devem ser analisados caso a caso pelo médico, explicou doutor Murilo. Ele salienta, porém, que como não há surto da doença na cidade, não há necessidade da pessoa se "expor ao risco vacinal que, no caso desta vacina, pode trazer efeitos colaterais ao paciente", finalizou. (Foto acima gentilmente cedida por Site Silvan Alves){{banner-interno}}
Policiais militares de Dona Eusébia prenderam nesta tarde de quarta-feira, 25 de janeiro, um foragido da justiça e outros três rapazes por tráfico de drogas. Eles foram vistos durante um patrulhamento de rotina situação suspeita em um lava jato, próximo à prefeitura daquele município, conforme informaram os policiais.
Contra um deles, conhecido como "Nego Dino", que é de Cataguases, havia um mandado de prisão em aberto. Ele foi conduzido juntamente com os demais para a Delegacia de Polícia de Leopoldina onde prestou depoimento e posteriormente foi encaminhado para o presídio em Cataguases. Com ele foi encontrado também uma arma branca de fabricação artesanal conhecido como "chucho", que foi apreendido e próximo dos rapazes os policiais encontraram um cigarro de maconha.
{{banner-interno}}