Feliz é quem viu. E dava mesmo gosto ver aqueles meninos e meninas mostrando o muito que aprenderam em cerca de três meses de atividades do segundo semestre de 2016 do Projeto Feliz é Quem Toca.
As apresentações dos alunos na noite de encerramento dos trabalhos do Projeto em 2016 aconteceram no dia 21 de dezembro, nas instalações do PINA, no Bairro Guanabara (antigo CTM) e o grande público, que lotou o espaço, acompanhou com grande atenção e envolvimento o brilho daqueles jovens. Daqueles entusiasmados meninos e meninas mandando ver desde o início do evento, ainda na área externa, com a roda de capoeira dos alunos do professor Maycon, o mestre Chinês.Logo depois, já no interior do prédio, todas as atenções para a divertida apresentação do grupo de teatro sob a direção da professora Miriam Gaspar e, na sequência, as arquibancadas literalmente vibrando com um grande show da turma de percussão do professor Rogério Tumati.
Ao final, houve a exibição de dois filmes curta metragens contemplados no Edital Regional Usina Criativa de Cinema do Polo Audiovisual da Zona da Mata: "Olhos de Vô", ficção, de Marco Andrade; e "O Universo de Manoel", animação, do Coletivo PIA.
Mas a noite não terminou aí. Era quase Natal, ou já Natal para os alunos do Projeto e para as crianças que compareceram, que receberam, todos eles, inúmeros presentes distribuídos em razão da parceria do Projeto Feliz é quem Toca com a Acriar e o Projeto Arte Viva, que arrecadaram os presentes. Volta às aulas Mas 2017 está aí e o Projeto Feliz é Quem Toca já vai retomar suas atividades – e convida para a semana de seleção e inscrição de alunos para aulas gratuitas de Capoeira, Percussão e Teatro.As inscrições vão acontecer nos horários de 8h às 10h e de 15h às 17h, nos seguintes dias:
CAPOEIRA, dia 06/02/2017, 2ª feira, no PINAPERCUSSÃO, dia 07/02/2017, 3ª feira, no PINATEATRO, dia 08/02/2017, 4ª feira, na CASA SIMÃO
Esperamos todos os interessado no PINA, antigo CTM, no Bairro Guanabara e a Casa de Cultura Simão, na Avenida Astolfo Dutra, nº 487, nos dias e horários informados.
O Projeto Feliz é quem Toca conta com o patrocínio das empresas Bauminas e Hidroazul, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o apoio da Fundação Simão José Silva, Casa de Cultura Simão, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro e Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas.
Maiores informações no site www.felizequemtoca.com.br - http://www.felizequemtoca.com.br e pelo facebook Feliz é Quem Toca.{{banner-interno}}
A conta de luz de fevereiro não terá cobrança de taxa extra, informou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira, 27 de janeiro. A agência decidiu que a bandeira tarifária será verde.
As bandeiras começaram a ser cobradas em janeiro de 2015 e servem para cobrir o custo mais alto de gerar energia por meio das usinas termelétricas, quando a seca (atualmente no Norte e Nordeste) prejudica os reservatórios das hidrelétricas pelo país.
De abril até outubro de 2016, não houve cobrança de taxa, porque também estava em vigor a bandeira verde. A cobrança de taxa extra vigorou em novembro pela bandeira amarela, com R$ 1,50 a mais a cada 100 kWh consumidos, mas voltou a cair em dezembro.
Pouca chuva, conta mais caraQuando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. Foi o que aconteceu no país desde 2013.
Foi criada, então, a bandeira vermelha, cobrança extra na conta de luz para bancar esses custos maiores na produção de energia.
No ano passado, a situação melhorou: choveu mais e subiu o volume dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, o consumo das famílias e indústrias caiu, e novas usinas começaram a funcionar.
A Aneel pede que os consumidores façam o uso eficiente de energia elétrica e combatam os desperdícios.{{banner-interno}}
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente por volta das 17h45min desta sexta-feira, 27 de janeiro, no Trevo do Pórtico de Leopoldina, no Km 763,3 da BR 116. De acordo com as informações obtidas no local pela reportagem, o veículo Ford Focus, placas de Santo André/SP, atravessava o cruzamento no momento da colisão com uma carreta com placas de Valinhos/SP, que seguia no sentido Muriaé.
Duas viaturas do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina se deslocaram rapidamente para o local do acidente. A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência. O trânsito teve que ser desviado no trecho, mas não houve interrupção no fluxo de veículos. A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros levou os dois ocupantes do Focus que se feriram para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina, onde foram atendidos pela equipe de plantão.(Fotos: O Vigilante Online){{banner-interno}}
Uma quadrilha roubou uma carga de cigarros que seria entregue em estabelecimentos comerciais em Muriaé no final da manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro. Após o transbordo da carga, motorista e seu ajudante foram abandonados junto com o veículo em uma estrada de terra, próximo ao Clube Vale das Águas. A Polícia Militar faz um cerco em toda a região à procura dos suspeitos.
As vítimas estavam em uma Van Sprinter, Mercedes Benz, e faziam a primeira entrega do dia em um posto de combustível no bairro Santa Helena, em Muriaé, quando foram abordadas por um homem armado. O assaltante entrou no veículo e obrigou as vítimas seguirem pela BR-116 até uma estrada de terra, próximo ao clube Vale das Águas.Instantes depois outra van, de cor branca e com a placa encoberta, chegou ao local com mais quatro homens, todos encapuzados e com luvas. Os bandidos fizeram o transbordo da carga para o outro veículo e em seguida fugiram deixando as vítimas no local.
Minutos depois o motorista assaltado e seu ajudante retornaram a pé até a rodovia onde pediram ajuda e fizeram contato com a polícia e denunciaram o roubo.
A Polícia Militar está à procura da van em que os bandidos fugiram levando a carga de cigarros. O valor da carga roubada não foi informado. (Fotos gentilmente cedidas pela Rádio Muriaé){{banner-interno}}
O Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Pastor Darci Portella (foto), anunciou que pretende visitar as câmaras de vereadores de algumas cidades da região. Segundo ele, o objetivo principal é trocar experiências sobre a gestão do Legislativo.
Ele acredita que a troca de informações entre os Poderes Legislativos da região será importante, já que os vereadores defendem muitas pautas em comum, visando ao desenvolvimento do próprio município e, por extensão, da região como um todo."Isolado em sua fortaleza, o homem jamais poderá crescer, empreender ações eficazes e contribuir para o bem-estar e progresso da sua comunidade", afirmou Darci Portella, destacando a importância do diálogo para enfrentar desafios e avançar.
Nesse sentido, estão sendo agendadas visitas às Câmaras Municipais de Cataguases, Ubá, Muriaé, entre outras. Darci Portela, que nessas viagens será acompanhado por uma equipe de assessores, ressaltou que esses encontros possibilitarão conhecer a estrutura física e funcional das câmaras da região e, sobretudo, estreitar a interlocução entre os poderes irmãos em busca de boas práticas legislativas.{{banner-interno}}