Um homem de 32 anos foi baleado no Bairro Bela Vista, em Leopoldina, por volta das 21h30min desta quarta-feira, 1º de fevereiro. De acordo com informações iniciais, R. S. R. teria sido atingido na cabeça por três disparos de arma de fogo.
A tentativa de homicídio aconteceu na Rua Haroldo Maranha, num local conhecido como "grotão". A Polícia Militar foi acionada e a vítima socorrida pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros de Leopoldina, sendo levada para o Pronto-Socorro Municipal, onde foi atendido pela equipe de plantão do local e permanecia sob cuidados médicos.
O PSM não deu detalhes sobre o estado de saúde da vítima. A PM tem informações sobre o autor dos disparos e realiza intenso rastreamento pela cidade à sua procura. Também é desconhecida a motivação que levou o autor a cometer o crime.{{banner-interno}}
A Administração Municipal de Leopoldina prestou homenagem na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, ao Coronel PM Clóvis de Paula Pimenta, que no dia 24 de janeiro, ainda na condição de Tenente Coronel, cumpriu seu último dia de serviço ativo na Polícia Militar de Minas Gerais, exercendo o comando da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente com sede em Leopoldina. Também foi homenageado o Tenente Coronel Giovani do Carmo Ramos, anteriormente Sub Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Ubá, que assumirá a Unidade em Leopoldina a partir do próximo dia 10 de fevereiro.
A homenagem aos oficiais militares, teve início às 9 horas no andar superior do Centro Cultural Mauro de Almeida, foi prestigiada pelo Prefeito José Roberto de Oliveira, e pelo Vice Prefeito Márcio Pimentel, além de todos os secretários municipais, que fizeram questão de participar, além do Vereador Jose Augusto Cabral e dos militares Major Alexandre Leal, que vai assumir o sub comando da 6ª Companhia PM Leopoldina e do Tenente Getúlio Rabelo. Os secretários Geraldo Cevidanes, Valter Matos, Jussara Thomaz, em seus pronunciamentos exaltaram os relevanta serviços prestados pelo Tenente Coronel Pimenta. O prefeito José Roberto, além de reconhecer a brilhante carreira militar daquele oficial, "que plantou muitas sementes por onde esteve e colheu também muitos frutos, deixa profundas marcas em Leopoldina", destacou o chefe do Executivo Municipal.
Os oradores também saudaram o Tenente Coronel Ramos, desejando-lhe êxito à frente da instituição em Leopoldina. Em seguida, os oficiais agradeceram pelas palavras que lhes foram dirigidas e receberam das mãos do Vice Prefeito Márcio Pimentel e do Prefeito José Roberto as placas em suas homenagens. Ao final da reunião foi servido um café aos presentes. (Fotos: Júlio César Martins) {{banner-interno}}
Por volta das 08h30min desta quarta-feira, 1º de fevereiro, quinze detentos do Presídio de Leopoldina foram transferidos para a Penitenciária José Edson Cavalieri (PJEC) no Bairro Linhares, em Juiz de Fora.
O motivo da transferência, segundo informações obtidas pela reportagem, é que o detento com direito ao regime semiaberto não pode cumprir sua pena na modalidade mais grave do que aquela em que foi condenada. Como Leopoldina não possui o regime semiaberto com condições de oferecer trabalho ao detento, foi realizada a transferência para outro presídio que oferece o sistema semiaberto onde o apenado vai poder cumprir sua jornada dentro do que estabelece a legislação.
Com a transferência desta manhã, o número de presos no Presídio de Leopoldina cai de 115 para 100. A direção daquele estabelecimento recebeu apoio logístico da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina, durante a operação de transferência com a participação de policiais civis e de viaturas.{{banner-interno}}
A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) lança a segunda turma para cursos de idiomas e tecnologia da informação. As aulas serão ofertadas em todas as 100 unidades distribuídas em todos os territórios mineiros. Os interessados terão até o dia 10 de fevereiro para se matricularem.
Existem vagas somente para Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades do interior. Os alunos poderão optar por Desenhista de Produtos Gráficos, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Programador de Dispositivos Móveis, Programador Web e Programador de Sistemas, além do inglês e espanhol.
A capacitação, totalmente gratuita, é oferecida para qualquer pessoa que já tenha concluído o 9º ano do ensino fundamental. Os interessados deverão se cadastrar no portal www.uaitec.mg.gov.br.
Após confirmação, via email, o aluno irá pessoalmente até a unidade de preferência com cópia da documentação exigida. Para os cursos de idiomas é necessário ter conhecimento básico, realizando uma simples prova online na própria unidade Uaitec.
As aulas, que estão previstas para começar em março, terão materiais didáticos distribuídos gratuitamente. Todas as opções de cursos na área de tecnologia serão acrescidas 40 horas de empreendedorismo.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) busca fortalecer e ampliar o ecossistema de empreendedorismo e inovação em Minas Gerais. (Foto gentilmente cedida por O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Os eleitores que estiverem com pendências junto à Justiça Eleitoral podem regularizar a situação por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema permitirá a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais. O cidadão deverá acessar a página do TSE e clicar na aba "Eleitor". Em seguida, o usuário deve clicar no link "Débitos do eleitor". Antes da emissão dos boletos, é preciso informar os dados que constam no cadastro eleitoral de cada pessoa. O TSE alerta, no entanto, que o pagamento do boleto não é suficiente para a quitação do débito no cadastro do eleitor. Após quitar a guia, o eleitor deverá se dirigir ao cartório eleitoral para regularizar a situação. Antes do sistema, disponível desde o início deste ano, o cidadão precisava ir ao cartório também para impressão da GRU.{{banner-interno}}