Lançado no dia 15 de dezembro de 2016, o Edital Usina Criativa de Cinema teve suas inscrições prorrogadas até este domingo, 05 de fevereiro. Em sua segunda edição, o concurso regional de apoio à produção de obras audiovisuais, tem como objetivo continuar fortalecendo empreendedores criativos residentes na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. A chamada criativa irá selecionar 04 projetos de obras audiovisuais de curta-metragem, de até 15 minutos de duração, que receberão recursos financeiros no valor de R$25.000,00 (para cada um) e consultorias técnicas especializadas em todas as fases de produção. Os projetos devem ser inéditos e originais, em qualquer gênero - ficção, documentário, animação, experimental - com temática relacionada à história da Região, e que valorize aspectos da cultura, história, geografia e personagens locais. Temas relacionados ao universo infanto-juvenil também serão aceitos. A Usina Criativa de Cinema é uma ação integrada ao Festival Ver e Fazer Filmes. Em julho de 2017, na 5ª edição do Festival, será realizado evento de exibição e premiação dos curtas-metragens produzidos pelo edital. A iniciativa é do Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Veja o edital completo no site do Polo Audiovisual www.poloaudiovisual.org.br.{{banner-interno}}
Um grupo de aproximadamente vinte e cinco militares da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases participou na manhã de quinta-feira, 2 de fevereiro, da palestra "Conceito de Atendimento e seus Princípios", ministrada pelo professor e consultor de empresas, Geraldo Majella Mazini. O evento foi realizado no Educandário Dom Silvério, localizado na Praça Santa Rita, centro da cidade, teve como objetivo melhorar a qualidade do atendimento oferecido pela PM junto ao público, destacou sargento Laudelina, na abertura do encontro.Majella foi convidado pelo comando local da Polícia Militar a falar sobre atendimento e suas várias nuances e peculiaridades. Ele enfatizou, por exemplo, o atendimento personalizado, justificando o fato de que cada pessoa é única e, por isso, deve receber um atendimento exclusivo. Ele também falou de qualidade e ética, satisfação, reflexão sobre as necessidades do cliente e também a respeito do atendimento ao telefone, e sobre a importância de saber escutar. Com a pergunta "você é o policial que gostaria que atendesse alguém de sua família?", Majella conduziu sua reflexão acerca da qualidade no atendimento mostrando sua importância no dia-a-dia no desenvolvimento de nossas tarefas.
Ao final Majella disse ao Site do Marcelo Lopes que seu objetivo foi o de "promover uma reflexão sobre o assunto que é claramente reconhecido como um processo muito importante dentro de qualquer instituição, inclusive para a Polícia Militar", salientou. A PM, segundo ele, é muito preocupada com este assunto, porque trabalha com atendimento ao público e, por isso, este interesse em avaliar e aprimorar esta qualidade em seus militares. Majella completou dizendo que este tipo de palestra "aperfeiçoa o contato com a sociedade e faz com que os policiais atendam as ocorrências melhor preparados", completou.{{banner-interno}}
Quatro felizes clientes da Loja Nova, todos de Cataguases, foram sorteados na mega promoção "Natal de Prêmios", promovida pela Rede Master Móveis e Eletros, da qual aquela empresa é associada. O sorteio de 50 TV's Semp Toshiba, 32 polegadas, modelo smart, foi realizado pela Loteria Federal do último dia 25 de janeiro, sendo que quatro deles saíram para estes clientes da Loja Nova.
Ano passado, a loja, que é genuinamente cataguasense, também participou da promoção e teve três de seus clientes sorteados. "Este ano, a sorte aumentou", disse Sertório Duarte, sócio proprietário da Loja Nova, ao comentar que quatro clientes foram premiados com TV's. Ele revelou que este resultado atesta a seriedade da campanha que é totalmente auditada e obedece toda a legislação vigente, ressaltou. Segundo ele, a participação na promoção foi "acima do esperado" e que o cliente acreditou na promoção. "O resultado foi que tivemos um premiado a mais este ano daqui de Cataguases. Por isso, vale a pena participar", destacou Sertório.
Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, às 10 horas, Sertório e seu irmão, Manoel, dirigentes da Loja Nova, reuniram os ganhadores da promoção na loja, juntamente com os respectivos vendedores para a entrega das TV's. Os felizardos são: Valter Alves Pinto, José Augusto Ferrancini, José Edival Zauza e Lúcia Bedendo do Carmo. Todos eles saíram de lá com o aparelho nos braços, felizes por terem sido bafejados pela sorte. E animados a continuar comprando e participando das promoções da Loja Nova. Conforme comentaram, com a ajuda da sorte, vale a pena comprar ainda mais.
Veja abaixo as fotos da entrega das TV's na Loja Nova.{{banner-interno}}
A Polícia Militar do Meio Ambiente apreendeu, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, duas espingardas e pássaros da fauna silvestre em uma propriedade rural, em Itamarati de Minas (20 km de Cataguases). O proprietário foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por manter pássaros em cativeiro sem a devida autorização.
Denúncia anônima levou uma guarnição da Polícia de Meio Ambiente até a propriedade rural onde os militares encontraram duas espingardas calibre .28, sem munição, uma caixa com espoleta, pólvora, chumbo e 25 cartuchos de munição calibre .28, que foram apreendidos. Uma das espingardas, conforme revelou a Polícia, é registrada, mas estava com o prazo de validade vencido em 2015.
Também foram encontrados na residência uma armadilha para animais, conhecida como "arataca" e 4 pássaros da fauna silvestre (trinca-ferro e tico-tico) presos em gaiolas, alguns com anilhas que não constavam como sendo de sua propriedade na relação de criador de pássaros. Todo o material apreendido foi encaminhado, juntamente com o responsável pelas armas e pássaros, para a Delegacia de Polícia de Cataguases onde foram tomadas as providências legais.{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Cataguases (PC) recuperou nesta madrugada de sexta-feira, 3 de fevereiro, o caminhão Volkswagen, verde, com Munck, que foi furtado na madrugada da última quinta-feira, 2 de fevereiro, em uma praça de Dona Eusébia (19 km de Cataguases). O veículo estava em um posto de gasolina, em Manhuaçu/MG.
A equipe formada pelo inspetor Pessanha, os investigadores João Victor, Rafael, Bruno e Ibraim, sob a coordenação do delegado Diego Mattos e supervisão dos delegados Marcelo Manna e Carlos Eduardo Santos Rodrigues, responsável pela Regional de Leopoldina, a que Cataguases está integrada, foi a responsável pela recuperação do caminhão, com o apoio da equipe da Polícia Civil de Manhuaçu e da Polícia Rodoviária Federal de Realeza, informou a PC.
Durante toda a quinta-feira, policiais civis buscaram informações sobre o furto e descobriram que se tratava de uma quadrilha com ramificações em Manhuaçu. Segundo ainda a Polícia Civil, mais tarde, a equipe ficou sabendo que o veículo estava naquela cidade e se deslocou para lá. No local, com o apoio das equipes da PC de Manhuaçu e da PRF de Realeza, fizeram campana até que um homem se dirigiu ao veículo para sair com ele. Os policiais fizeram o cerco, mas o motorista desembarcou, correu para o meio do mato e pulou em um rio existente nos fundos do terreno evadindo-se do local.
Os policiais conseguiram identificar e apreender o carro que ele utilizou para chegar até o caminhão e agora, conforme informou o inspetor Leonardo Pessanha, as investigações prosseguem no intuito de identificar os integrantes da quadrilha especializada em furto e roubo de veículos e a estabelecimentos comerciais, revelou. Ele acrescentou que alguns desses membros já estão identificados e que o trabalho de inteligência e de investigação no sentido de prender os envolvidos continua.{{banner-interno}}