Um bebê com qurenta e cinco dias de vida, com problemas cardíacos, foi transferido de helicóptero, por volta das 15 horas desta sexta-feira, 10 de fevereiro, para o hospital Biocor Instituto, em Belo Horizonte, referência em alta complexidade. Residente em Astolfo Dutra, ele estava internado no Hospital de Cataguases e é o primeiro filho de um jovem casal daquela cidade. Sua mãe seguiu viagem no mesmo voo para acompanhar o tratamento.
A equipe da EWG Resgate, de Cataguases, foi a responsável pelo transporte da criança do Hospital de Cataguases até o Campo do Operário. O voo ficou a cargo da Unimed Aeromédica, contratada pela Macrorregional Sudeste cuja aeronave - uma UTI completa - teve a tripulação formada pelo piloto Kreisler, a enfermeira Vânia e a médica Silmara. O atendimento e todas as despesas estão sendo custeadas pelo SUS, conforme apurou a reportagem. O tempo de voo até o Biocor é de cerca de uma hora.
Veja abaixo, fotos do transporte do bebê para o helicóptero e sua saída para Belo Horizonte.{{banner-interno}}
Parte de uma casa desabou na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro, na Rua Madre Cândida de Jesus, Bairro Roque Schettino, em Leopoldina. O acidente aconteceu por volta das 15 horas e assustou os moradores do imóvel, de dois pavimentos. Antônio Dias, Chefe da Defesa Civil Municipal, informou que ninguém se feriu, mas duas famílias que residem na casa, num total de sete pessoas, tiveram de deixar a residência.
Devido ao risco de novos desabamentos, eles passaram a noite na casa de parentes enquanto a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, adotava as medidas necessárias para identificar um imóvel para abrigá-los através do Aluguel Social.
Jalibe Lanne, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Maria Teresa de Oliveira Lacerda, do CRAS Alto do Cemitério, estiveram no local e acompanharam o caso. Uma guarnição do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina também atendeu a ocorrência com os BMs Sargento Eliel e os soldados Trifílio e Kirchmaier.{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Além Paraíba prendeu um casal acusado de aliciar menores e estuprar crianças com idade entre 9 e 13 anos de idade. O fato aconteceu na última terça-feira, 7 de fevereiro, no bairro Jardim Paraíso, naquela cidade e chocou a população porque a mulher envolvida trabalhava em uma escola pública. O delegado responsável pelo caso, Marcos Vignolo Alves informou em nota oficial divulgada no final da tarde desta quinta-feira, 9, que a prisão do casal aconteceu por força de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva que foram obtidos junto à Justiça.
V.A.S., de 64 anos de idade, e sua comparsa e companheira, I.M.C., 50 anos, agiam juntos, conforme informou o delegado, no aliciamento de menores e na prática de atos libidinosos, considerados estupro pelo Código Penal. Segundo Marcos Vignolo Alves, a investigação teve início em dezembro do ano passado a partir de uma representação feita por uma das vítimas, hoje maior de idade, que foi até à delegacia denunciar V.A.S. por tê-la estuprado quando tinha apenas 9 anos de idade, fato que se repetiu em 2016. O delegado acrescentou que a vítima, "além de contar o caso em detalhes, apresentou áudios de conversas entre ela e o autor em que ele confessa alguns de seus crimes de estupro praticado contra crianças", conta.
A partir deste depoimento, Marcos Vignolo mandou os áudios para serem periciados e sua equipe de investigadores localizarem as crianças citadas nas gravações que foram encontradas e trazidas para depor. O delegado revelou que todas elas confirmaram o ocorrido em seus depoimentos e contaram detalhes sobre como foram aliciadas e estupradas. Marcos também revelou o modus operandi da dupla que, segundo ele "chamou ainda mais a atenção da equipe durante as investigações". O titular daquela delegacia explicou os detalhes da ação do casal:
- Eles se aproveitavam da condição da mulher ser funcionária da rede de ensino municipal e tinha contato direto com menores em idade escolar para aliciar as meninas que confiavam nela. Assim, convidava as garotas para irem até sua casa e lá as convenciam a manter relações sexuais com seu esposo, e ela algumas vezes participava do ato libidinoso. Após o ato, o casal ameaçava as vítimas dizendo que se contassem o que havia acontecido eles iriam dizer para os pais delas que elas eram quem os procuravam para manterem relações sexuais.
Durante o cumprimento do mandado de Busca e Apreensão foi apreendido na casa do suspeito, vários filmes pornográficos, e diversos bichos de pelúcia, contou Marcos Vignolo. O casal, ao ser detido, passou por exame de corpo de delito no Hospital São Salvador daquela cidade e foi conduzido para a cadeia pública de Além Paraíba. Participaram da investigação e da Operação os delegados Marcos Vignolo Alves e Thiago de Carvalho Couri, os investigadores Tony, Gustavo Tartari, Daniel, Eduardo, Gustavo Alencar e Gerson e a Escrivã Maelle Gomes. (Foto: Blog do Adenilson Mendes){{banner-interno}}
Policiais civis das cidades de Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba e Pirapetinga realizaram nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, a Operação "Cachorro do Mato", que teve início em Cataguases e culminou na apreensão em Pirapetinga (117 km de Cataguases), de cinco caminhões adulterados e na prisão de um suspeito. O trabalho se desenvolveu naquela cidade com a participação de vários investigadores, dos delegados Flávia Granado Alvarenga, titular daquela cidade, e o de Além Paraíba, Marcos Vignolo Alves, sob a coordenação do delegado Regional Carlos Eduardo Santos Rodrigues.Investigações apontavam que uma organização criminosa especializada em furtos, roubos, receptação e adulteração de caminhões estava atuando nesta região. No último dia 2, um caminhão foi furtado em Dona Eusébia/MG e no dia seguinte, encontrado pela Polícia Civil, em Manhuaçu/MG. As investigações daquele furto levaram os policiais até esta quadrilha. Em Pirapetinga os policiais encontraram os caminhões com suspeitas de adulteração no chassi, numeração do motor raspada ou lixada, etiquetas adulteradas, numeração do segredo da cabine lixada, numeração do lacre de um estado com placa de outro estado, alterações de cor e marcações de vidro, informaram os policiais em nota divulgada após a operação.
Todos os veículos foram apreendidos e encaminhados para a Seção de Perícia Técnica para exame metalográfico onde será feita a constatação da numeração original do chassi e motor de cada um deles. Os caminhões apreendidos são: Mercedes Benz 1620, placa EOF-4166; Mercedes Benz 710, placa QKG-4696; Mercedes Benz 1418, placa QKA-7446; Volkswagen 24250, placa PPD-5351; Mercedes Benz 2423, placa LSA-5772. Juntos, os veículos apreendidos valem quase meio milhão de reais e são de grande aceitação no mercado. Além de apreender os veículos, os investigadores conseguiram prender também o principal alvo da operação: W.C.C. Ele foi detido, conforme informaram os policiais, como receptador dos caminhões e autuado em flagrante pelos crimes receptação de produto de furto e adulteração/remarcação de chassi de veículos. "A operação continua no sentido de desarticular por completo esta perigosa quadrilha", informou o delegado Marcos Alves. (Fotos: Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação){{banner-interno}}
Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro da Oficina de Teatro Pequenos Grandes Atores. As aulas serão ministradas pelos professores Marco Andrade, o Markim, e por Roberta Rodrigues, a Biscuit, a partir do dia 06 de março e terminam em novembro de 2017, no Centro Cultural Humberto Mauro. O curso tem o patrocínio daEnergisa e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Fábrica do Futuro. Os interessados pagam uma taxa de inscrição no valor de R$20 e mensalidade de apenas R$60, informa Marco Andrade.A formação de atores e o desenvolvimento nas artes cênicas são a base da grade curricular elaborada e implementada por Marco Andrade e Roberta Rodrigues que são atores profissionais e que há vários anos atuam no mercado cultural, com apresentações não só no território brasileiro, mas em países como Argentina e Portugal. O curso foi realizado ano passado com grande sucesso em Cataguases pelos mesmos profissionais que esperam repetir o êxito.
"Nas aulas os alunos poderão vivenciar experiências com exercícios de TV e cinema em estúdios e palco com profissionais da área", explica Marquim. "Teremos a apresentação de um espetáculo ao final do curso, envolvendo todos os alunos", acrescenta o experiente ator. As inscrições podem ser feitas no Museu Energisa e serão montadas turmas às segundas, terças e quartas-feiras, em dois horários distintos e com faixas etárias diferentes a partir de 5 anos de idade, revelou Markim. Informações pelo telefone 3429-6424. (Fotos gentilmente cedidas por Markim Andrade){{banner-interno}}