A conhecida estrada da Empa, que foi projetada para ser a principal via de acesso a Cataguases pelo bairro Taquara Preta, ligando a BR 120, deverá finalmente ser concluída. Informações neste sentido foram repassadas por Alex Carvalho, que foi o principal assessor do ex-prefeito Cesinha Samor na gestão passada. Ele, inclusive, esteve no Paço Municipal na última terça-feira, 14, à tarde para tratar deste assunto. Segundo Alex disse ao Site do Marcelo Lopes, "provavelmente, já na próxima semana estaremos indo a Belo Horizonte com o prefeito Willian Lobo de Almeida, o ex-prefeito Cesinha e o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, assinar o convênio para início das obras de conclusão da estrada da Empa com o governador Fernando Pimentel", disse o ex-assessor.
Em 2016, o então prefeito Cesinha Samor, juntamente com o presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, estiveram com o Governador Fernando Pimentel quando lhe apresentaram um projeto de crescimento daquela empresa distribuidora de energia elétrica e a importância do término das obras da "estrada da Empa" para o município. Os valores previstos para a conclusão do trecho seriam da ordem de R$ 4 milhões de reais, considerados modestos em se tratando de investimentos do governo do estado. O governador se sensibilizou com a situação e se comprometeu estudar uma solução. No último dia 1º de fevereiro, o ex-prefeito Cesinha, Alex Carvalho e Eduardo Mantovani retornaram a Belo Horizonte onde foram recebidos em audiência pelo Secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Murilo Valadares e por engenheiros do DER - Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - para darem continuidade ao término das obras da estrada da Empa. Ao final do encontro ficou decidido que aquele órgão iria dar início ao projeto básico e após sua conclusão seria marcado novo encontro para definir o início da obra.
Nesta terça-feira, 14, uma equipe composta por dez profissionais do setor de Topografia do DER-MG está em Cataguases trabalhando na estrada da Empa fazendo o levantamento topográfico de toda a extensão do trecho que deverá ser pavimentado. São 1.800 metros de estrada que ainda precisam ser asfaltados até a chegada na BR-120, rodovia que liga o município a Leopoldina. Segundo informou Fábio Deolindo Cassiano, responsável pelo levantamento topográfico, o serviço deverá terminar na sexta-feira, dia 24, "mas não tem prazo para a obra começar", avisou. Sob um sol de mais de quarenta graus em pleno verão cataguasense, ele e sua equipe realizavam, pacientemente, as medições de toda a área. Depois de concluída esta etapa, tudo é encaminhado para uma equipe de engenheiros do DER para a elaboração do projeto. "Esta fase é a que chamamos de estudo topográfico onde são feitas as análises do terreno, as erosões e tudo o que há nele", explicou. Willian Lobo, atual prefeito, já assumiu as tratativas com o governo de Minas sobre a continuação das obras da Empa e disse estar empenhado na sua continuidade. "Em Belo Horizonte, vamos reforçar com o Governador e os demais órgãos competentes, os ganhos que esta obra vão proporcionar para a nossa cidade", destacou.
{{banner-interno}}
Uma grande quantidade de drogas foi apreendida pela Polícia Militar de Muriaé na noite desta quarta-feira, 15 de fevereiro, no bairro Inconfidência, naquela cidade. O entorpecente estava no interior de uma residência, aparentemente abandonada. Nenhuma pessoa foi encontrada no local.
De acordo com o Aspirante Wesley, a PM recebeu informações anônimas sobre um imóvel no bairro Inconfidência que estava sendo usado como esconderijo de drogas.
Os militares foram até o local e encontraram a residência fechada, mas de acordo com aspirante Wesley, pela fresta da porta os policiais perceberam que não havia móveis no interior da casa, além de um forte odor de maconha.
Diante da suspeita, os militares entraram na residência e encontraram 25 barras de maconha, 94 comprimidos de ecstasy, além de cocaína, crack e lança-perfume.
Todo o material foi recolhido e levado para a Delegacia de Polícia Civil, no bairro Safira. (Fotos: Rádio Muriaé) {{banner-interno}}
Uma reunião com todos os representantes de órgãos envolvendo a Segurança Pública no município de Cataguases aconteceu nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 10 horas, no Gabinete do Prefeito Willian Lobo de Almeida, para definir ações já em andamento e outras a serem adotadas visando o Carnaval 2017. O objetivo, segundo explicou o próprio prefeito, foi "alinhar os procedimentos e buscar uma atuação conjunta de todos visando oferecer maior segurança a população e tornar o serviço mais eficaz", salientou.
Participaram do encontro o vice prefeito Tita Lima e também os vereadores Michelangelo Correa, Rogério Ladeira, Betão do Remo, Henrique Tchurran, Mauro Ruela e Ricardo Dias; os secretários municipais de Cultura e Turismo, Fausto Menta, o chefe de Gabinete João Paulo Vargas Vairo, o Procurador do Município, advogado Yegros Martins Malta, o de Esportes, José Vitor Lima; o Major da PM em Cataguases, Willian Machado e o sargento PM Wanderson Henriques; o sargento Bombeiro Militar Marcelo Lopes, o sargento Amado, coordenador do Tiro de Guerra no município, o delegado Regional Carlos Eduardo Santos Rodrigues e o delegado titular em Cataguases, Marcelo Manna, além do diretor do presídio de Cataguases, Gilsimar da Silva Cardoso.Fausto Menta (foto) explicou a programação do Carnaval e toda sua estrutura para, ao final, dizer ter a certeza de que "temos um potencial para fazer um carnaval bonito e seguro. Por isso estamos unindo nossas forças para trabalhar em conjunto e, assim, mostrar o que sabemos fazer de melhor que é um belo carnaval", destacou o Secretário de Cultura e Turismo. Ele encerrou dizendo que este será o primeiro carnaval exclusivamente com artistas da cidade aliado ao fato de que, por conta da crise de segurança no Espírito Santo, muita gente vai passar o carnaval aqui, o que, em sua opinião, vai "incrementar ainda mais a nossa festa".
As Polícias Militar e Civil disseram já estarem trabalhando preventivamente visando a tranquilidade durante o Carnaval. Major Willian revelou estar atuando junto aos setores da sociedade mais conhecidos por apresentarem problemas e tranquilizou os presentes ao dizer que o episódio ocorrido em 2016 foi atípico decorrente de uma rivalidade, acrescentando ser "ser muito difícil que ela se repita". Já o delegado de Cataguases, Marcelo Manna, também disse estar trabalhando preventivamente e que sua equipe estará presente nos dias de Carnaval. O delegado regional Carlos Eduardo acrescentou que vai reforçar o efetivo daqui com mais policiais civis durante o período momesco. Corpo de Bombeiros vai deixar de plantão na cidade uma guarnição com três militares e o Tiro de Guerra também estará disponível para qualquer emergência, destacou sargento Amado. A mesma situação está o presídio de Cataguases que vai disponibilizar um espaço específico apenas para eventuais prisões para aqueles que possuem curso superior, informou Gilsimar. O vereador Mauro Ruela destacou a segurança nos distritos como sua preocupação e ouviu que estas localidades estão inseridas no plano da Polícia Militar. Por fim, o prefeito Willian Lobo revelou que também será contratada uma empresa particular de segurança que vai atuar na Avenida e Praça Rui Barbosa com trinta agentes. "Tudo está sendo feito para que a população possa se divertir tranquilamente neste carnaval. Tenho certeza que esta união de forças trará resultados muito positivos que será um dos carnavais mais tranquilos de todos os tempos", completou o prefeito.
{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Muriaé analisa proposta que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com empresa para construção de cemitério vertical na área onde atualmente funciona o Cemitério Municipal Senhor do Bonfim. Projeto de Lei nº 224/2017, de autoria do vereador Ciso (PPS), autoriza a Prefeitura daquela cidade a firmar parceria Público-Privada (PPP) no sentido de construir o novo imóvel com andares superiores e rampa de acesso para locomoção.
De acordo com a proposição, inicialmente a empresa poderá usar terrenos onde já existem túmulos construídos para iniciar suas obras, desde que não danifique nenhuma sepulcro existente, ficando a mesma responsável pela limpeza e reparação de qualquer dano que venha a ser causado em prolm da construção.
Segundo a proposta, que aguarda ser incluída na Ordem do Dia para ser votada, a construtora deverá receber 80% do valor de cada túmulo e o município 20%, além dos impostos anuais previstos em leis tributárias de arrecadação municipal. O projeto ainda estabelece que a construtora poderá explorar a concessão pelo prazo de trinta anos, podendo ser renovado por igual período mediante interesse da administração pública.
- Nosso cemitério encontra-se sem espaço para novos sepultamentos, o que é responsabilidade da Administração Municipal. Por isso é necessário e urgente a construção do cemitério vertical para atender a população. O projeto ainda é benéfico ao município e não trará nenhum ônus aos cofres públicos, pelo contrário, irá contribuir para arrecadação municipal - disse o vereador Ciso.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases realiza nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 14 horas, no salão nobre do Paço Municipal, licitação para ocupação das tendas que vão vender bebidas e produtos alimentícios durante o Carnaval 2017. Edital público neste sentido (Nº 001/2017) está disponível no site da prefeitura com todas as regras e vai conceder permissão remunerada de uso do espaço público para a instalação de tendas no período de 22 a 28 de fevereiro na Avenida Astolfo Dutra e de 24 a 28 do mesmo mês na Praça Rui Barbosa.
De acordo com o edital serão vencedores da licitação aqueles que oferecerem lance igual ou superiores aos valores mínimos estabelecidos no Edital. Cada interessado poderá concorrer somente a duas das 20 tendas disponíveis, sendo que onze delas ficarão distribuídas ao longo da Avenida Astolfo Dutra e o restante na Praça Rui Barbosa, especifica o Edital. Cada tenda terá 3,5 metros de cada lado. Caso não compareça interessados suficientes para ocuparem todas as tendas disponíveis, o edital informa que a quantidade total delas poderá ser reduzida.
Podem participar da licitação pessoas físicas maiores de 18 anos de idade ou pessoas jurídicas. Em caso de igualdade de lance haverá preferência para o candidato de Cataguases a fim de contrbuir com a economia do município, destaca o edital. Os lances não poderão ser inferiores a R$650,00 (Seiscentos e Cinquenta Reais) que deverá ser pago um dia útil após a realização da licitação mediante depósito bancário identificado junto ao Banco Itaú.
O candidato vencedor não poderá ceder emprestar, locar nem permitir que outra pessoa exerça a atividade objeto da cessão da área no ponto que lhe for permitido. Se isto acontecer ocorrerá o descumprimento do contrato e a consequente cassação de pleno direito da permissão, sem direito ao ressarcimento do que foi pago, determina o Edital. Quem não cumprir as determinações previstas no Edital podem ser penalizados com a suspensão do direito de poder participar de outras licitações e de contratar com o Município, entre outros.
Veja o edital completo clicando aqui.Qualquer duvida entrar em contato pelo telefone (32) 3422-1066, ramais 219, 214 e 241 ou através do e-mail [email protected].{{banner-interno}}