Policiais rodoviários federais de Leopoldina recuperaram um veículo clonado na noite deste sábado, 18 de fevereiro, durante fiscalização de rotina no posto da PRF localizado no Km 768 da BR-116. A caminhonete havia sido totalmente adulterada e possuía registro de roubo em Brasília/DF.
A equipe abordou uma Fiat Strada com placas de Goiânia/GO e constatou alguns indícios de adulteração na documentação e nos sinais identificadores do veículo. Ao realizar uma minuciosa identificação veicular, foi confirmado que a caminhonete utilizava as placas e os elementos identificadores de outro veículo da mesma cor, modelo e ano. O condutor da caminhonete, um homem de 59 anos, informou que recebeu a caminhonete recentemente como forma de pagamento por um serviço prestado por sua empresa localizada em Muriaé.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina.{{banner-interno}}
No dia 21 de fevereiro, terça-feira, às18h30, será realizado em Cataguases, no Estúdio Escola Fábrica do Futuro (PINA), o evento para divulgação dos resultados do 2º Edital Usina Criativa de Cinema, uma iniciativa voltada paranovos realizadores audiovisuais da Zona da Mata. Como na edição anterior, os vencedores receberão recursos financeiros e consultorias especializadas em todas as fases de produção de seus curtas, que devem ser inéditos e originais, em qualquer gênero: ficção, documentário, animação e experimental.
Em 2017, o Edital Usina Criativa de Cinema superou expectativas,com um total de 23 inscritos, sendo 13 de Cataguases, 4 de Ubá, 2 de Leopoldina, 2 de Muriaé, 1 de Visconde de Rio Branco, e 1 de Descoberto. Um desafio para a Comissão de Seleção, formada por profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro, que irãoapontar os quatro projetos que melhor atenderam os critérios exigidos. Uma 5ª proposta será contemplada na categoria Diretor Convidado, como previsto no Edital.
Na programação, destaque para a exibição do curta-metragem "Rainha", da cineasta carioca Sabrina Fidalgo, diretora convidada no1º Edital. E ainda, será exibido o mini-documentário"Correndo Atrás", sobre os bastidores do longa-metragem de mesmo nome, gravado no segundo semestre de 2016 em Muriaé. O minidoc foi produzido por Jader Barreto Lima e Rafaella Lima,selecionados no 1ºEdital Usina 2016 com o curta "De Quando em Vez".
Na sequência, aquecendo o clima de pré-carnaval, um show com a cantora e compositora leopoldinenseThaylis Carneiro, vencedora como Melhor Trilha Sonora no 1º Edital. Para encerrar, uma apresentação da Bateria Fúria da Águia, de Cataguases, que fez uma participação especial no filme Rainha.
O Edital Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com o patrocínio da ENERGISA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.{{banner-interno}}
Em Muriaé, já é carnaval. Como acontece todos os anos, a folia por lá acontece uma semana antes do Reinado oficial de Momo. Assim, na sexta-feira, 17 de fevereiro, começou o Pré-Carnaval na cidade, com os desfiles das agremiações carnavalescas. As primeiras a pisarem a Passarela do Samba foram Marambloco (Bairro Padre Thiago); Unidos do São Joaquim (formada por membros das comunidades do bairro São Joaquim e Joanópolis) e Canarinho do Samba, tradicional Escola de Samba do Bairro Planalto.A folia de Momo começou à tarde, logo às 17 horas, com o Baile da Terceira Idade, que aconteceu no Coreto da Praça João Pinheiro. À noite, a Rainha do Carnaval foi apresentada no palco principal e, em seguida, o prefeito, Grego, declarou aberto o Carnaval de Muriaé.
Este ano os blocos de rua foram inseridos na programação oficial do Carnaval. Foliões do Bloco "Bebinha", do Bairro São Francisco, fizeram a festa já no primeiro dia de folia.
Neste sábado, 18, tem bloco Manguaça, que sai da Avenida Dr. Passos, na Barra (Aterro) e segue até à Praça Coronel Pacheco de Medeiros, com a movimentação começando a partir das 14horas. E domingo, é dia de bloco Samba Cana, que fica concentrado na Praça São Paulo, a partir das 15 horas.
Confira a sequência da programação na Praça João Pinheiro (Fotos: Rádio Muriaé)Dia 18 - Sábado21h - Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha22h – Escola de Samba Papagaio (Aeroporto)0h – Show banda Lance Legal
Dia 19 - Domingo16h30 - Matinê Carnaval das Crianças – marchinhas de carnaval com a banda Sociedade Musical União dos Artistas20h - Premiação das Fantasias mais originais (1°, 2° e 3° lugar)
{{banner-interno}}
Um homem, que reside debaixo da Ponte Metálica, em Cataguases, está sendo acusado de ter assaltado e estuprado uma mulher de 40 anos, por volta das 5 horas da manhã deste sábado, 18 de fevereiro, embaixo daquela ponte. As informações são da Polícia Militar que está à procura do suspeito, conhecido no meio policial, que fugiu logo após assaltar e violentar a vítima, ainda de acordo com a PM.
Desesperada, a mulher chamou a Polícia que compareceu até a Rua Doutor Francisco de Barros, onde ela estava e a levou até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases. Lá ela recebeu os primeiros atendimentos sendo transferida em seguida para Juiz de Fora onde, durante este sábado, está sendo medicada com um coquetel de medicamentos para ser imunizada contra o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A Polícia já identificou o suspeito, conforme informou o Major Willian Machado, comandante da corporação no município. "Vamos manter o nome dele em sigilo para não atrapalhar nosso trabalho, mas estamos à sua procura desde o momento em que tivemos contato com a vítima", revelou ao Site. De acordo ainda com o major, a vítima esperava um ônibus próximo ao Clube do Remo quando foi abordada pelo suspeito que a levou para debaixo da ponte onde a estuprou, segundo atestou o médico legista que a examinou. A ocorrência segue em andamento.
Na última semana a redação do Site do Marcelo Lopes recebeu diversas mensagens via Whatsapp reclamando da pouca iluminação na Ponte Metálica e pedindo providências dos órgãos responsáveis - prefeitura e Energisa Soluções - no sentido de dotar o local de maior luminosidade. As mensagens avisavam que a pouca luz propiciava a ocorrência de furtos e roubos e que outras chegaram a dizer que estavam evitando passar pela ponte por terem receio de serem vítimas de algum tipo de violência em decorrência da pouca iluminação e da "sensação de insegurança" que sentem ao passar por lá à noite.{{banner-interno}}
O homem suspeito de tentar estuprar uma mulher de 53 anos no Horto Florestal de Muriaé, no último dia 10, foi preso pela Polícia Civil (PC), na cidade de Carangola - cerca de 146 km de Cataguases - nesta sexta-feira (17), uma semana após o crime. Segundo a PC, o rapaz estava foragido e foi reconhecido por investigadores daquela cidade no Terminal Rodoviário.
De acordo com a polícia, durante a abordagem, foi confirmada a existência de um mandado judicial de prisão contra o suspeito, que em seguida, foi apresentado na sede da Delegacia Regional de Muriaé, onde o caso é investigado pela Delegacia de Mulheres e Menores, chefiada pela delegada Natália Magalhães.
Ele foi encaminhado ao Presídio de Muriaé e está à disposição das autoridades.
Relembre o casoNo último dia 10, uma mulher ficou ferida após entrar em luta corporal contra um homem que tentou estuprá-la no Horto Florestal de Muriaé. Ela fazia uma caminhada pelo local junto com seu cachorro e ao colocar o animal em seu veículo foi surpreendida por um homem de cor branca, alto, cabelo curto e tatuagem no braço esquerdo que vestia roupas claras. Após a luta e ferida, ela conseguiu pedir ajuda e foi levada ao Hospital. O homem fugiu mas toda ação foi filmada por câmeras de segurança do local.{{banner-interno}}