Os contribuintes brasileiros que desejarem incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 terão de registrá-los a partir de 12 anos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Até o momento, a obrigatoriedade era para dependentes a partir dos 14 anos.
A alteração está em instrução normativa da Receita Federal publicada hoje (1°) no Diário Oficial da União. Segundo nota da Receita, a mudança "reduz casos de retenção de declarações em malha [fina] e riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios". Ainda de acordo com a Receita, a medida vai evitar a inclusão do mesmo dependente em mais de uma declaração.
A Receita Federal começa a receber a declaração do IRPF 2017 em 2 de março. Em 23 de fevereiro estará disponível para download o programa gerador da declaração no site do órgão. O prazo para entrega termina em 28 de abril.{{banner-interno}}
Começa logo mais, às 22 horas desta quarta-feira, 22 de fevereiro, oficialmente, o Carnaval 2017, em Cataguases. A avenida Astolfo Dutra, palco principal da grande festa, juntamente com a Praça Rui Barbosa, receberam durante todo o dia os preparativos finais para o início do Reinado de Momo que esta noite abre as portas da folia com os blocos Cerca Onça, Pagando Bem, Que Mal Que Tem e Vem que dá. Na quinta-feira desfila o Bloco Carro e Dança Afro e na sequência o esperado Bloco do Remo com concentração na quadra do clube e que este ano espera um público recorde. Já na sexta-feira, uma roda de samba animada acontece na Avenida Astolfo Dutra, a partir das 15 horas. À noite, desfilam os blocos Sucata da Alegria e o HC Saúde, dos funcionários do Hospital de Cataguases. À meia noite começa o primeiro baile popular de carnaval na praça Rui Barbosa, com show da Banda Sensação.No sábado, o carnaval começa mais cedo, às 10 horas da manhã, quando o palco da Praça Rui Barbosa recebe o grupo Baluartes do Samba (foto). À tarde, também às 15 horas, tem mais roda de samba na Avenida. A festa segue a partir das 20 horas, quando desfila pelo segundo ano o Bloco "Bacanaço", revivendo consagradas marchinhas e sambas de enredo de antigos carnavais. Em seguida, a festa fica por conta da irreverência dos blocos Amigos do Rei, do bairro São Diniz, e Marajá, da Vila Reis. Após os desfiles na Avenida, acontece na Praça Rui Barbosa a abertura oficial do Carnaval de Cataguases pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, saudando os foliões e convidandoos para o animado baile show da Banda Salamandra.
Novas rodas de samba vão garantir a alegria do carnaval de rua nas tardes do domingo até a terça-feira, com início às 15h, na Avenida Astolfo Dutra. Sempre a partir das 20 horas, a Passarela do Samba Expedito Liberato recebe os foliões dos blocos caricatos. O primeiro a se apresentar no domingo será o caricato Pazinha, seguido pela Turma do Rebenta e Metanol. Em seguida, no baile popular da Praça Rui Barbosa, a segunda noite da Banda Salamandra. Na noite da segunda, 26, desfilam os Blocos Pé na Cova, Vida do Morro e Unidos Sem Preconceito. À meia noite, show com a Banda Charme na Praça Rui Barbosa. Na terça, voltam para a Avenida os blocos campeão e vice-campeão do Carnaval 2017, e a Banda Charme vai estender o ritmo do carnaval para a madrugada da quarta-feira de cinzas.TRÂNSITOPor causa do carnaval a Catrans divulgou mudanças no trânsito em algumas ruas do centro da cidade que começam a vigorar nesta quarta-feira. Segundo aquele órgão, as alterações obedecem ao Decreto nº 4707/2017 publicado no Jornal Oficial do Município. As alterações são as seguintes: Na Avenida Astolfo Dutra, a partir das 19 horas desta quarta-feira a circulação de veículos será feita em mão dupla na pista sentido Centro-Bairro. Também será probido estacionar veículos naquela avenida e nas ruas M.R. Trindade e dos Estudantes.
Entre a sexta-feira, 24, e a terça-feira de Carnaval, 28, sempre no período da tarde, o trânsito de veículos na Avenida Astolfo Dutra será feito em uma única pista em mão dupla, informa a Catrans. Já na Praça Rui Barbosa, no mesmo período, a partir das 23 horas, o tráfego de veículos será proibido bem como estarão interditadas as ruas J.H. da Mata, Tenente Fortunato e Rua Joaquim Peixoto Ramos. No período momesco a Catrans ou a Secretaria de Cultura e Turismo poderão fazer novas alterações no trânsito, ainda conforme prevê o decreto.{{banner-interno}}
O Carnaval e o Cinema estiveram juntos na noite desta terça-feira, 21 de fevereiro, no PINA - Ponto de Integração nas Artes - no bairro Guanabara, em Cataguases para o anúncio oficial dos projetos selecionados no II Edital Usina Criativa de Cinema. A iniciativa premia quatro novos realizadores do audiovisual da Zona da Mata com recursos financeiros e consultorias especializadas em todas as fases de produção de seus curtas, que obrigatoriamente, devem ser inéditos e originais em qualquer gênero, ficção, documentário, animação e experimental.Aberto pelo coordenador do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva (foto ao lado), o evento contou com as presenças do presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, do presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica, Newton Dutra, e pelo coordenador do Projeto Usina Criativa de Cinema, Marcos Pimentel. Abrindo a noite foram exibidos três curtas metragens, sendo dois documentários sobre a atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata e a ficção Rainha, de Sabrina Fidalgo, rodado em 2016, e que foi selecionado no primeiro edital do Usina Criativa. Um show com a cantora cataguasense Thaylis Carneiro e a bateria Fúria da Águia encerrou a noite.
César Piva abriu o evento revelando que o espaço do PINA será totalmente reformado a partir de março e que este foi o último evento ali realizado. Segundo ele após as obras, o prédio será transformado em um amplo Centro de Produção Audiovisual "que manterá seu caráter de lazer e de parque municipal para as pessoas", salientou. Ele destacou também os avanços do Polo como centro de realização cinematográfica, citando como exemplo de crescimento o recém lançamento do filme "Redemoinho", baseado na obra do cataguasense Luiz Rufatto.Eduardo Mantovani (foto ao lado) disse sentir-se orgulhoso quando ao ver atores que vieram aqui na região trabalhar e depois elogiarem as cidades. "Isso significa que algo lhes marcou definitivamente", salientou. Ele aproveitou para parabenizar toda a equipe do Polo Audiovisual e reiterar o apoio da Energisa no sentido de contribuir para fomentar o Polo como expoente do audiovisual. Newton Dutra lembrou quando tudo começou, na distante Paulinia, em São Paulo, afirmando que a vocação para a cultura e o cinema fizeram o Polo chegar a este patamar atual e o fará crescer muito mais.
Marcos Pimentel (foto abaixo), fez o anúncio esperado dos vencedores do Edital. Ele informou que em relação ao ano anterior o edital recebeu 23 inscritos, "número que é mais do que o dobro do ano passado", salientou. "Foram 13 projetos de Cataguases, 4 de Ubá, 2 de Muriaé, 2 de Leopoldina, 1 de Visconde do Rio Branco e 1 de Descoberto. Além disso o realizador convidado, que vai acompanhar os vencedores na realização de seus projetos este ano é o produtor carioca Cavi Borges, que apesar de jovem, tem um invejável currículo, contou. Os projetos vencedores desta edição são: Lençol de Inverno (ficção), de Bruno Pereira Rubim, de Descoberto; Minha mãe se chamava Tereza (ficçção), de Cecília Bueno Siqueira, de Cataguases; Vinis e Peixes (ficção), de Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael "Ski" Fernandes, de Cataguases e Palace, o contador de Histórias (documentário), de Aline Souza Gabriel, de Ubá. Cada projeto vai receber a quantia de R$25 mil para realizar seu filme, além de consultoria técnica. Em seguida o clima foi de carnaval, com Thaylis Carneiro e a Bateria Fúria da Águia com um show contagiante, fez o público sambar e cantar os principais sucessos de Momo (foto abaixo)
{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Muriaé realizou uma operação conjunta com a equipe daquela corporação em Guarapari/ES, que culminou na prisão de dois procurados pela justiça, mas teve também um policial civil ferido e um dos suspeitos morto. Contra os dois presos havia mandados de prisão preventiva expedido pela Comarca de Miradouro, pelo crime de sequestro de um adolescente ocorrido em 04 de janeiro último.
O delegado Tayrony Espíndola, de Muriaé, contou como foi a operação que encontrou os criminosos fortemente armados, inclusive com fuzil de grosso calibre e outras armas potentes. "Estava com os criminosos, Darlan Cordeiro dos Anjos, 29 anos, líder do grupo, que, na ocasião da abordagem policial, reagiu e disparou contra os policiais ferindo de raspão um agente da Polícia Civil do Espírito Santo que passa bem. Na troca de tiros, porém, Darlan, foi atingido e morreu no local", contou. O grupo, fortemente armado, estava em Guarapari, onde praticaram diversos roubos aproveitando que a PM local está em greve, completou delegado.
Tayrony Espíndola completou revelando que no esconderijo onde os criminosos estavam foram encontradas e apreendidas diversas armas de fogo, entre elas, um fuzil calibre 762, uma pistola, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e grande quantidade de munição. A ação conjunta contou também com a participação do delegado Marcos Nery, titular da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de Guarapari. (Fotos: Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}
O corpo de um homem foi encontrado boiando em um açude na zona rural de Astolfo Dutra (25 km de Cataguases) no começo da noite desta terça-feira, 21 de fevereiro. Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima foi encontrada com um saco plástico cobrindo sua cabeça e o corpo estava em estado de decomposição.
A Perícia Técnica da Polícia Civil de Leopoldina esteve no local e fez os trabalhos de praxe. O corpo, porém, ainda não havia sido identificada até o fechamento desta matéria. Ele foi retirado do açude e liberado pelo perito para ser encaminhado para o IML onde, depois dos trabalhos de rotina, será liberado aos familiares para o sepultamento.
{{banner-interno}}