Animação e alegria não faltaram no "esquenta" de Carnaval que o Trattoria Mineira realizou na última terça-feira, 21 de fevereiro. O bar e pizzaria que fica na Pracinha do Menezes reuniu um grupo de foliões dotado do verdadeiro espírito de Momo que fez uma bela festa pré-carnavalesca em suas dependências. Todas as expectativas foram superadas, disse Dayvison Moreira, um dos organizadores do evento.
O 1º Esquenta do Trattoria Mineira contou com DJ Vítor Brandão (Vaka) no começo e final da noite, tocando sucessos variados e que deram o tom da noite. O ponto alto da festa foi a participação espetacular da bateria do bloco "Turma do Rebenta", que deu um verdadeiro show para o público e fez toda a diferença ao colocar todo mundo pra sambar.
Animadíssimo com o sucesso de sua iniciativa, Dayvison agradece a todos os que participaram do evento e avisa que ano que vem tem mais. "Vamos trabalhar em dobro para surpreender ainda mais o nosso público", completou. (Fotos: Wagno Aguiar)
Veja abaixo a galeria de fotos.{{banner-interno}}
A folia e a paz reinaram na Passarela do Samba nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, na segunda noite de Carnaval em Cataguases. E pra coroar a festa, uma multidão ocupou todos os espaços do local, dançando e se divertindo como determina Rei Momo, afinal a ordem é brincar o Carnaval. A noite contou com a apresentação de dois blocos que trouxeram cor, alegria e a lembrança da nossa colonização africana. Ao final, por volta de meia noite e meia, o saldo da festa foi positivo, conforme revelou o Secretário Municipal de Cultura, Fausto Menta. "Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Nenhum incidente foi registrado e nosso Carnaval segue sendo cem por cento alegria, paz e tranquilidade", disse.Um policiamento ostensivo vem sendo realizado na Passarela do Samba pela Polícia Militar com o intuito de coibir eventuais atos de violência, conforme informou o Major Willian Machado. Ele confirmou ao Site que as duas primeiras noites de Carnaval foram tranquilas e sem incidentes. "Além disso estamos fazendo incursões preventivas em regiões com maiores índices de criminalidade buscando impedir ações criminosas durante o carnaval". O prefeito Willian Lobo de Almeida, esteve nesta quinta-feira na Passarela do Samba, também elogiou os desfiles: "Os dois blocos me deixaram muito feliz porque trouxeram para a Avenida o verdadeiro espírito do Carnaval que é essa confraternização, a alegria e a criatividade. E vimos aqui uma verdadeira multidão se divertindo, que é o nosso objetivo maior, ver todo mundo alegre participando do nosso carnaval", comentou.
DESFILES - Cada um a seu estilo, o Bloco Canto e Dança Afro, dos Bairros Justino e São Vicente, trouxe para a Avenida o resgate da música africana lembrando a todos o forte vínculo do Brasil com aquela cultura. Cantando músicas que lembram os ritmos daquele continente e uma coreografia específica, os figurinos foram o diferencial que chamaram a atenção do público para o novo, algo que pouco se vê neste carnaval de Cataguases. Na passarela, sambando com muito gingado e esbanjando a sua simpatia, estava a Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali. O bloco fez um belo desfile e arrancou aplausos do público, mostrando criatividade, alegria e aliando história e carnaval.
Pouco tempo depois entrou na Passarela do Samba Expedito Liberato o bloco mais aguardado desse período que antecede aos desfiles oficiais de Carnaval: O Bloco do Remo. Superlativo em todos os sentidos, este ano, mais uma vez, veio com a mesma grandeza e público que tomou conta de toda a Avenida. E animação, também! Aliás, neste quesito, esta agremiação tira sempre nota dez, com seus animados foliões, que celebraram os noventa anos da clube mais tradicional da cidade com um samba enredo levado por quatro puxadores e uma bateria afinadíssima de tirar o fôlego e não deixar ninguém ficar parado. O Bloco do Remo fez um desfile apoteótico onde prestigiou crianças, idosos, os esportes que tanto enfatiza no clube e os demais eventos que promove. A multidão que o seguia alegre desde a quadra do clube onde aconteceu o "esquenta" demonstrava na prática que, finalmente, o Carnaval chegou.
Veja mais de cem fotos dos blocos e de tudo o que aconteceu na Passarela do Samba nesta quinta-feira.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases apreendeu uma arma de fogo, por volta das 20 horas desta quinta-feira, 23 de fevereiro, durante uma operação preventiva realizada no bairro Guanabara. Um rapaz foi preso em flagrante, revelou tenente Thiago Lemes, comandante do policiamento na cidade e um menor apreendido.
Durante a operação uma garrucha calibre 32 foi encontrada com um dos rapazes. De acordo com tenente Thiago, os dois estavam juntos e, ao verem a chegada da Polícia, um deles, de 19 anos de idade, passou a arma para o colega de 14 anos, com o intuito de se livrar do flagrante. Ambos foram detidos, revelou o oficial.
Participaram da operação, além do tenente Thiago Lemes, os militares: subtenente Bretas, os sargentos Silas, Alexsandro, Alexandre, Willian e Eden Resende; os cabos Jean, Ítalo e Santoro{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases está implantando um projeto denominado "Vereador Mirim 2017". Ele foi aprovado por unanimidade dos vereadores e consiste na eleição de quinze estudantes, de 9 a 14 anos, escolhidos por eleição nas escolas municipais, estaduais e particulares, para conhecerem de perto o trabalho do legislativo, serem capacitados e, ao final, elaborarem um projeto de lei para ser aprovado pelos vereadores daquela Casa. Apoiado pelo Senado Federal, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas, pela Assembleia Legislativa do Estado, pelo Cartório Eleitoral e pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi iniciado na última segunda-feira, dia 20 de fevereiro, com uma reunião com diretores de treze escolas municipais, três estaduais e duas particulares, na sede da Câmara Municipal. Conforme explicou Ocilene Vargas, que participa da comissão do projeto juntamente com os também servidores da Câmara Flávio Leite e Felipe Leal, a iniciativa é uma vertente da Escola do Legislativo e vai ser desenvolvido a partir de eleições nas escolas,que devem acontecer logo após o carnaval, para a escolha de um vereador mirim e um suplente, no que seria um primeiro turno eleitoral.
Em seguida, haverá uma eleição em segundo turno na Câmara Municipal, com o apoio do Cartório Eleitoral, onde os postulantes mirins escolhidos nas escolas vão concorrer às quinze vagas disponíveis. "Nesta fase, podem participar da votação os familiares, amigos, colegas de escola de cada candidato, desde que apresentem o CPF. Os eleitos passam a compor o projeto e a participar de doze capacitações que serão oferecidas de março a julho deste ano’, explicou Ocilene, acrescentando que o tema escolhido pela Câmara Municipal será "Meio Ambiente e minha cidade", a partir do qual os vereadores mirins poderão elaborar proposições e projetos para serem votados pelos vereadores.Além da comissão, o projeto conta com o vereador Henrique Thurram (foto) como diretor da nova escola. Ele se disse muito entusiasmado com a iniciativa. "Particularmente eu adoro trabalhar com crianças e nossa intenção é aproximar os estudantes da Câmara e dos demais poderes, para que elas conheçam de perto o trabalho do vereador e como são feitas as leis e o funcionamento do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Eu estou muito empolgado e acho este um projeto maravilhoso", disse o vereador, lembrando que o mesmo tem caráter educacional e nenhum cunho político-partidário. Segundo, Thurran, a participação dos vereadores mirins será quinzenal, através de doze aulas e palestras, e a diplomação dos eleitos já tem data marcada: dia 16 de março, às 19 horas, numa sessão especial na Câmara Municipal.
{{banner-interno}}
O já tradicional Bloco do HC Saúde realizará seu desfile na sexta-feira, dia 24, a partir das 21h30min, trazendo para avenida como tema a doação de sangue. O samba-enredo "Seja um herói, doe sangue", composto pela funcionária Cristiane Silva de Almeida e a melodia de autoria de Mateus Silva, traz frases que incentivam esta prática que pode salvar vidas.
"Durante o ano percebemos a dificuldade de, a cada semana, sensibilizar cerca de 50 pessoas para a doação. Esta proposta do tema para o desfile vem ao encontro da nossa necessidade, lembrando que, apesar de ser um momento de descontração, o carnaval pode e deve ser utilizado para a difusão de mensagens de interesse público e campanhas de saúde", disse o provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior (Bil) fazendo uma correlação com a captação de sangue que ocorre todas as quintas-feiras, das 7 às 12h, na Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Fundação HEMOMINAS de Além Paraíba.
Formado por funcionários do Hospital de Cataguases, familiares e foliões de Momo, a agremiação pretende desfilar com cerca de 300 pessoas. "Vamos manter a irreverência e beleza de todos os anos. O nosso carro alegórico já está sendo montado pelos colaboradores Lucy D'Carvalho e Rogério Pinheiro", explicou o assessor de comunicação e integrante da comissão de organização do Bloco, Samuel Pereira. A bateria responsável pela animação é a Turma do Rebenta. Como casal de mestre-sala e porta-bandeira estão Diana e Pietra Lantana. Na produção e organização ainda estão Alessandro Tuca, Maria do Carmo Mariquito, Denise Miranda, Idelzina Regazi, Tamara Abreu, Vitor Hugo, Júnia, e Fátima Bilig.
O kit composto por abadás do bloco e mais duas latas de cerveja estão sendo vendidos aos foliões no caixa do Hospital e no HC Saúde (sede do plano de saúde do Hospital). "Contamos com a participação de todos os foliões de Cataguases e da microrregião atendida pelo Hospital", enfatizou o convite, Bil Crepaldi.{{banner-interno}}