Um carnaval sem incidentes, com novas opções de diversão trazidas pelas rodas de samba, os criativos desfiles dos blocos caricatos e os concorridos bailes carnavalescos na Praça Rui Barbosa, movimentou Cataguases durante o Reinado de Momo neste ano. O saldo da folia, segundo o Tenente Thiago Lemes, comandante do Policiamento na cidade e a Prefeitura, através do Prefeito Willian Lobo de Almeida e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, foi "muito positivo, tendo tudo transcorrido dentro do planejado", destacaram as autoridades. Nesta terça-feira, os dois blocos vencedores voltaram a desfilar e a Banda Charme fez o último baile da folia para uma praça que recebeu recorde de público.
Sob o aspecto da segurança, o Carnaval este ano resgatou o espírito de folião que podia brincar com tranquilidade, conforme revelou tenente Thiago Lemes. "Elaboramos um planejamento de prevenção e atuamos diuturnamente junto aos setores onde temos maior número de registros policiais e, com isso conseguimos manter o clima de paz e de tranquilidade durante este período", revelou. A PM recebeu o reforço de policiais de outras cidades e manteve vigilância na Passarela do Samba e na Praça Rui Barbosa, local dos shows. O Corpo de Bombeiros e prestou apoio à segurança, além da Polícia Civil e do tiro de Guerra.O prefeito Willian Lobo, que durante aquela tarde, juntamente com o Secretário de Cultura e Turismo, estiveram visitando o carnaval dos distritos, fez um balanço do Carnaval em Cataguases. Willian disse que "os objeitvos foram alcançados, pois tivemos um Carnaval sem qualquer tipo de violência, muito seguro e tranquilo para todos que estiveram aqui na Avenida e na Praça. Fizemos um carnaval para a família cataguasense, isso que queríamos e é esse o nosso objetivo, porque entendemos que carnaval é para todos se divertirem", afirmou. Ele agradeceu a todos os funcionários da prefeitura que trabalharam na organização da festa, aos secretários e à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, "enfim, a todos que efetivamente assumiram conosco que faríamos um carnaval diferenciado e conseguimos. A todos eles, meu sincero agradecimento", completou o prefeito.
Fausto Menta, ao avaliar o evento, lembrou que organizou a festa "num prazo curtíssimo e colocamos na Avenida o nosso melhor", salientou. Ele reconheceu que precisava recuperar a imagem do Carnaval que ficou abalada em decorrência dos problemas ocorridos ano passado e diz que esse objetivo foi alcançado "porque não registramos nenhum incidente nos locais de festa este ano e o resultado foi o comparecimento do público", informou. E continuou: "Mesmo com um prazo curto, conseguimos realizar um carnaval seguro, alegre e bonito. E Graças também a parceria de todos, dos secretários, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do apoio e confiança do prefeito Willian", analisou. Fausto completou dizendo que já está pensando no próximo carnaval para "ampliar esta festa e valorizar todos os envolvidos. Quero lembrar que prestigiamos a prata da casa, o que nunca havia acontecido e sem ter recursos, afinal gastamos a metade do que em 2016, porque nossa meta é fazer muito com pouco", finalizou Fausto.O bloco Unidos Sem Preconceito, vice-campeão do Carnaval deste ano fez o seu desfile comemorativo, mas trouxe uma faixa de protesto por discordar da segunda colocação. Seus integrantes reclamaram uma nota a eles atribuída ter sido rasurada. E, depois, o Bloco campeão, Vida do Morro, entrou na Passarela do Samba exibindo na Comissão de Frente, seu majestoso troféu conquistado naquela manhã. O Bloco desfilou com poucas alas, mas o seu contagiante samba enredo fez o público cantar com os puxadores o seu refrão. Logo após os desfiles, a Praça Rui Barbosa recebeu o último show de carnaval, com a Banda Charme. Lotada, com o maior público deste carnaval, o prefeito Willian Lobo fez o encerramento da Festa de Momo, agradecendo a todos pela participação tranquila no evento. Em seguida, o som rolou animado até às quatro horas da manhã. A banda Charme, fez uma belíssima apresentação e fechou o Carnaval de Cataguases em grande estilo.
Veja mais fotos da última noite do carnaval na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Será lançada oficialmente nesta quarta-feira de Cinzas, 1º de março, em todo o Brasil, a edição anual da Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja Católica que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. Este ano traz como tema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2.15). A Campanha da Fraternidade existe no Brasil há mais de 50 anos.
A campanha alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros. Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. "Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova", afirma.
Para ajudar nas reflexões sobre a temática, são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal. Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada bioma brasileiro. Também são apresentadas considerações ecológicas sob a perspectiva de São João, Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos para esta edição, sendo o principal a Coleta Nacional de Solidariedade.{{banner-interno}}
O público finalmente compareceu na última Roda de Samba do Carnaval 2017 em Cataguases, na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro. Famílias inteiras, grupos de amigos, casais, crianças e pessoas de todas as idades fizeram uma bonita mistura na Avenida Astolfo Dutra para prestigiar o grupo Exige o Tom, com seu repertório de sambas, músicas carnavalescas e pagode. O tempo ajudou e, sem riscos de chuva, os foliões puderam aproveitar para começar a dar adeus ao reinado de Momo com muito samba no pé e em clima de descontração.
Foram cinco Rodas de Samba – de sexta, dia 24 de fevereiro, até esta terça-feira gorda, com a participação dos grupos Simpla e Exige o Tom, e de um encontro de músicos amigos de diferentes bandas. Apesar de pouco prestigiada no começo, mais em função do mau tempo de algumas tardes, a receita funcionou e, segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, deve ser repetida e incrementada no próximo ano. "Foi, sem dúvida, uma iniciativa inédita que deu certo. Vamos fazer alguns ajustes e aprimorar para 2018", comentou. (Fotos: Cristina Quirino)
Veja as fotos da Roda de Samba na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Miraí foi acionada no final da manhã desta terça-feira de Carnaval, 28 de fevereiro, para atender ao chamado de um possível afogamento. O corpo de um homem de 51 anos de idade, foi encontrado submerso em açude de uma fazenda localizada na zona rural daquela cidade.
Equipe comandada pelo tenente Seoldo deslocou-se para o local e lá confirmaram o fato e localizaram o corpo sem vida em um pequeno açude. Ele foi identificado como sendo F.S.G. nascido em Miraí que, segundo os militares, a família teria lhes informado tinha histórico de epilepsia e de dependência de álcool e que todas as manhãs ia até aquele local dar ração aos peixes.
A hipótese inicial para a morte dele, segundo a PM, é afogamento, mas a perícia técnica - que será feita em Leopoldina, para onde o corpo foi levado - vai dar o parecer oficial, ainda segundo a PM. Somente após este exame é que o corpo será liberado para o sepultamento. {{banner-interno}}
O bloco caricato Vida do Morro, do bairro Leonardo, foi o campeão do Carnaval 2017 em Cataguases. A apuração dos votos dos desfiles dos sete blocos que participaram da folia aconteceu na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, na Avenida Astolfo Dutra, em frente ao palanque oficial, com a presença de integrantes e torcedores de cada agremiação. Em segundo lugar, ficou o bloco Unidos Sem Preconceito e, em terceiro, o Metanol. Logo mais, a partir das oito da noite, acontece o desfile do campeão e do vice, na passarela do samba Expedito Liberato.
A apuração teve momentos de tensão, durante os quais fiscais e presidentes dos blocos discutiram se algumas regras do regulamento teriam sido quebradas. Com os ânimos acalmados, ficou definida uma penalização por atraso, de um décimo, para os blocos Marajá, Turma do Rebenta, Vida do Morro e Unidos Sem Preconceito. Também foi questionado um quesito do regulamento que teria sido violado por três blocos, mas todos entraram com recurso, o que foi aceito pela Liga dos Blocos Caricatos de Cataguases.Seis quesitos dos desfiles foram analisados pelos jurados, cujos nomes foram escolhidos pela Liga: Caracterização, Criatividade, Originalidade, Conjunto, Bateria e Samba Enredo. O bloco Vida do Morro perdeu apenas um décimo em bateria, tirando nota máxima nos demais quesitos. Com isso, chegou à vitória com a pontuação de 59,8 (outro décimo foi perdido por atraso).
O bloco campeão levou para a avenida, na noite de segunda-feira, a cultura nordestina, tema de seu enredo, que chamou a atenção pelas belas alegorias apresentadas e animação de seus componentes, que se repetiu após o anúncio da última nota (Samba Enredo). A vitória ficou definida neste momento, pois o bloco Unidos Sem Preconceito, que foi o campeão no ano passado, já havia perdido três décimos – um por atraso, um em criatividade e um por conjunto. O vice-campeão, portanto, recebeu a nota final de 59,7. Já o bloco Metanol, terceiro colocado, ficou com 59,6 pontos, perdendo um décimo em conjunto e bateria, e dois décimos em originalidade.
Estiveram presentes à apuração o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, o presidente da Liga, Cláudio Amâncio Luiz, e o representante do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Cataguases (SINTHAC), Gabriel Veiga, que entregaram os troféus aos três vencedores e uma premiação no valor de R$ 1.500,00 ao primeiro colocado, R$ 900,00 ao segundo e R$ 600,00 ao terceiro.
A classificação final ficou assim: Vida do Morro (59,8 pontos), Unidos Sem Preconceito (59,7 pontos), Metanol (59,6), Turma do Rebenta (59,5 pontos), Pé na Cova (59,5 pontos – classificação definida pelo critério de desempate definido pelos blocos, no quesito caracterização), Amigos do Rei (59,3 pontos) e Marajá (58,5 pontos).
{{banner-interno}}