O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases confirmou nesta tarde de sexta-feira, 10 de março, ao Site do Marcelo Lopes, que foi encontrado no distrito de Vista Alegre nesta quinta-feira, 9, um macaco morto suspeito de estar contaminado pela febre amarela. O animal foi recolhido e encaminhado para a Gerência Regional de Saúde de Leopoldina que o enviará para análises a fim de comprovar a contaminação.
Nesta manhã de sexta-feira, 10, outro primata foi encontrado morto na Avenida Astolfo Dutra, próximo à Praça de Esportes, em Cataguases, mas segundo ela, não havia até aquele momento, sintomas de que ele teria sido vítima de febre amarela. Mesmo assim, informou, o animal foi recolhido e também será levado para ser analisado pelas autoridades estaduais em saúde. Tairises reiterou que o macaco não transmite a febre amarela ao ser humano, mas "avisa" sua chegada. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (foto abaixo), o mesmo da dengue, chikungunya e Zika.De acordo com Tairises da Silva Roque, que trabalha no setor, neste sábado, 11, a Secretaria de Saúde vai reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela no distrito. "A prioridade neste momento é vacinar a população local tendo em vista esta morte do animal como forma de prevenção", salientou. Ela revelou que o resultado do exame no macaco morto não tem data para ser divulgado, "mas deve demorar cerca de trinta dias", prevê.
Mesmo depois da morte destes dois primatas, Tairises revela que não há motivo para pânico. Ela tranquiliza dizendo que apesar de muitos não se lembrarem, grande parte dos cataguasenses já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a febre amarela em campanhas anteriores, e aconselha a procura minuciosa - em casa - pelo cartão de vacinação para poder tirar a dúvida. Mesmo assim, revela, quem quiser ser imunizado e não possuir restrições à vacina e estiver dentro da faixa etária, basta ir até o Centro de Vacinação que fica no prédio anexo ao Ipsemg, na Vila Tereza. "Lá estamos aplicando a dose normalmente, de segunda a sexta-feira", acrescentou.{{banner-interno}}
Começou nesta manhã de sexta-feira, 10 de março, em todo o Brasil, às 9 horas, os saques das contas inativas do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Em Cataguases, conforme informou o gerente da agência, José Romero Barbosa, o atendimento começou meia hora mais cedo, apesar de o movimento ter sido considerado por ele normal como, aliás, havia informado no dia anterior. Isto porque a realidade no município é diferente da maioria das cidades da região, pois em duas ocasiões, num passado recente, a população que tinha direito, sacou de suas contas inativas do FGTS em decorrência de duas enchentes que assolaram Cataguases.
Uma fila - mediana - se formou na porta da agência da Caixa em Cataguases nesta manhã, segundo José Romero, antes abrir ao público e a tendência, segundo ele, era diminuir "significativamente" no decorrer do dia, com o andamento dos atendimentos. José Romero informou também que os beneficiários podem efetuar os saques diretamente nos caixas de auto atendimento e em casas lotéricas, o que está facilitando o procedimento. Ele completou revelando que durante todo o período de saques do FGTS o movimento na agência em Cataguases não deverá sofrer grande alteração em sua rotina, acrescentando que ela não foi autorizada a abrir aos sábados. {{banner-interno}}
Uma joalheria localizada na Rua Cotegipe, centro de Leopoldina, foi assaltada no final da tarde desta quinta-feira, 9 de março. Os dois suspeitos da ação, ambos usavam cavanhaque, segundo depoimento de testemunhas, fugiram do local em uma motocicleta Yamaha, que pertence a um funcionário da loja assaltada. Durante a fuga eles se envolveram em um acidente no cruzamento das ruas Presidente Carlos Luz com Gabriel Andrade Junqueira.
Neste momento, os dois tomaram de assalto uma caminhonete Ford F1000, vermelha, e fugiram seguindo em direção à BR-116 onde, nas proximidades do trevo de acesso à Cataguases, abandonaram o veículo e se embrenharam no meio do mato. Os policiais, juntamente com outros voluntários fizeram rastreamento nas proximidades do local à procura da dupla mas sem obter êxito. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e compareceu ao local do assalto e também onde a caminhonete foi abandonada. Não foram divulgadas informações sobre os produtos ou dinheiro levados do estabelecimento comercial.
Furtos - Ainda nesta quinta-feira, dois furtos de veículos foram registrados pela Polícia Militar, sendo um deles na Rua Santa Filomena e o outro na Praça Senador Botelho, conhecida como "Meia Laranja", em Leopoldina. Segundo apurou a reportagem, no primeiro furto a vítima estacionou sua moto Honda Biz 125, vermelha, e ao retornar, por volta das 11h, não a encontrou no local. O segundo furto aconteceu na referida praça e o proprietário de uma caminhonete VW Saveiro, chamou a PM após certificar-se de que seu carro, que havia estacionado ali por volta das 10 horas, não estava mais no lugar em que deixou. Segundo a vítima, dentro do veículo estavam uma lixadeira e uma serra elétrica da marca Makita.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases apreendeu no começo da noite desta quinta-feira, 9 de março, o adolescente de 17 anos de idade que, segundo testemunhas, participou do assalto à mão armada ocorrido na noite anterior no ponto final do ônibus do bairro Isabel Tavares. Seu comparsa foi preso poucas horas depois do crime, pela própria PM, que o localizou em sua residência (foto principal). Ele tentou fugir pelos fundos, ao ver a chegada dos policiais, embrenhando-se por um seringal ali existente, mas não obteve êxito.
Durante toda esta quinta-feira, 9 de março, a Polícia Militar realizou buscas em vários locais à procura do menor até encontrá-lo, à noite, no Bairro Guanabara, por volta das 19 horas, quando foi apreendido e levado para o presídio de Cataguases, onde passou a noite numa sala especial. Nesta sexta-feira, conforme informou o tenente Thiago Lemes, ele está sendo transferido para uma casa de custódia de menores em Muriaé, onde permanecerá à disposição da justiça. Participaram da sua apreensão o major Willian Machado, o tenente Thiago Lemes e o sargento Juarez.{{banner-interno}}
A agência da Caixa Econômica Federal em Cataguases, a exemplo das demais no país, vai abrir nesta sexta-feira, 10 de março, duas horas mais cedo, para atender quem for até lá para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A medida, porém, não deverá ser muito significativa no caso específico do município porque, segundo informou o gerente daquela agência, José Romero Barbosa, há um número pequeno de contas inativas. Segundo explicou, por causa das duas últimas enchentes ocorridas no município (2008 e 2011) a Caixa liberou, naquelas ocasiões, os saques destas contas. "Portanto, de acordo com nosso balanço, além de poucos trabalhadores terem direito ao saque, os valores não são significativos", explicou José Romero.
Mesmo assim, a agência vai funcionar em horário especial para as pessoas poderem também ter informações sobre saldo ou acertar o cadastro. Vale lembrar que nesta sexta-feira, 10 de março, os saques estão liberados para os nascidos em janeiro e fevereiro. A Caixa esclarece ainda que o prazo para saque dos nascidos neste período não termina quando começar o da próxima turma, "por isso não há necessidade de pressa nem correria", tranquiliza José Romero que prevê um fluxo maior de atendimento por conta da população dos municipios vizinhos de Santana de Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Itamarati de Minas. Em todo o Brasil, de acordo com a Caixa, 4,8 milhões de beneficiários têm direito ao saque das contas inativas já neste mês, totalizando cerca de R$ 6 bilhões.
Para lembrar - Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual. (Foto: reprodução Google Street View)
{{banner-interno}}