Na última semana de fevereiro tiveram início os trabalhos relacionados à produção do documentário Cataguases Andergrald. Proporcionar uma releitura em torno das narrativas que tratam a cidade como uma localidade predisposta aos mais variados experimentos no campo da arte é o desafio imposto pelos seus realizadores. Esse é mais um projeto cinematográfico independente, desenvolvido pelo trio Eduardo Yep, Inácio Frade e Helena Frade. O primeiro trabalho do grupo, o documentário "Firma o Guia Povo do Santo", tratou das experiências religiosas umbandistas vivenciadas por sacerdotisas e sacerdotes residentes em Cataguases e Leopoldina. O curta-metragem foi inscrito na 1ª Mostra de Cinema e Audiovisual – MOCINA/UFJF, evento em que recebeu o prêmio de melhor filme na categoria documentário. Participou também do 15º Festival Primeiro Plano, em Juiz de Fora e do 7º FIFER – Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife.A nova obra, Cataguases Andergrald, parte de um pressuposto: a existência de um Mito da Vocação Cultural, legitimado por um seleto grupo detentor dos capitais disponíveis para o financiamento de projetos artísticos na cidade. A intenção dos criadores do argumento é colocar em suspensão as narrativas consensuais que realçam uma espécie de obsessão pelas artes como mote para forjar uma identidade única que deságua sempre e necessariamente no estuário "cultural" da cidade. Helena Frade nos conta que "a proposta se volta para a seleção de personagens, deslocados para as margens do processo de produção cultural, levando também em consideração a diversidade de gênero, idade, escolaridade e situação geográfica. A ideia principal é dar voz a diversos atores sociais que, à primeira vista, encontram-se excluídos da maior parte dos eventos promovidos, entre outros, pelas fundações culturais cataguasenses".
Cataguases Andergrald procura capturar as percepções sobre a esfera artística local tendo por base o diálogo com pessoas que possuem acesso precário ao capital cultural via consumo e mantêm-se categoricamente alienados de sua produção. Eduardo Yep salienta: "Nosso objetivo com o filme é desmontar, e não desqualificar esse mito através de uma escuta daqueles que nunca foram convidados a opinar publicamente sobre a cultura na cidade. Indivíduos que, com uma boa pitada de sorte, entram apenas nas estatísticas e percentuais que as fundações culturais divulgam através de suas assessorias de comunicação", explica.
"Com a realização do documentário, cuja finalização está planejada para o mês de junho, esperamos revelar alguns pensamentos alternativos, porém, sombreados pelo que chamamos de mito da urbe cultural", arremata Inácio Frade. (Fotos: Acervo Cataguases Andergrald)
{{banner-interno}}
Foi realizado no Colégio Santa Marcelina, em Muriaé, neste sábado, 11 de março, um encontro, promovido pela Diocese de Leopoldina, com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região. Segundo a Diocese, foram convidadas autoridades de todos os 34 municípios que compõem sua área de abrangência. O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida juntamente com o vice, Tita Lima e o vereador Vinícius Machado, estiveram presentes.
Em entrevista à Rádio Muriaé, pouco antes da abertura do evento, o bispo Dom José Eudes explicou que a iniciativa partiu do Conselho Presbiteral, visando uma aproximação com os governantes, através do diálogo: "Uma troca de ideias e experiências sobre aquilo que pode ser feito em conjunto para o bem do nosso povo", disse. Ele ressaltou que o evento também serve para que a Igreja apresente suas preocupações sobre assuntos diretamente ligados ao poder público.
"A preocupação da Igreja em relação a vários temas, como a questão das drogas, a violência que vem acontecendo de um modo geral em nossos municípios. É um momento rico para podermos conhecer as autoridades que estão à frente dos nossos municípios. A Própria Campanha da Fraternidade, que nos traz a reflexão sobre a natureza, o meio ambiente e a preservação de tudo isso", afirmou Dom José Eudes.O prefeito Willian Lobo elogiou a iniciativa do bispo diocesano."É importante esta aproximação da igreja católica com os prefeitos, vices e vereadores para que a gente possa conhecer também seus anseios e propostas porque sabemos que ela pode e tem muito a contribuir na construção de uma cidade melhor", salientou. Já o vereador Vinícius disse acreditar que este foi o primeiro passo de outras iniciativas "que serão sempre bem-vindas porque a Igreja tem sempre propostas construtivas para a sociedade", disse.
A Diocese de Leopoldina é composta por 64 paróquias organizadas em 6 foranias. Ao todo, abrange 34 municípios com uma população estimada de aproximadamente 600 mil habitantes. (Fotos: Rádio Muriaé e acervo pessoal do vereador Vinícius Machado)
{{banner-interno}}
Vai ser realizado de 13 a 17 e de 20 a 24 de março a edição 2017 dos Jogos Escolares de Cataguases (JESC). O evento acontece nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol, e um congresso técnico foi promovido no mês passado, com a presença de professores de Educação Física do 6º ao 9º ano das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Na última segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes, que organiza os jogos, se reuniu para definir a tabela das partidas. Além de promover os Jogos Escolares de Cataguases, o Secretário de Esportes de Cataguases, José Vítor Lima, também anunciou que o município vai sediar a etapa micorregional Vertentes-Mata dos Jogos do Interior de Minas, o JIMI, de 27 de abril a 1º de maio. José Vítor lembra que a competição é a mais tradicional do estado e vai atrair cerca de trezentos atletas de diversos municípios da região para Cataguases.
"Logo nos primeiros dias deste ano, encaminhamos à Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais um caderno de encargos, inscrevendo Cataguases na disputa pela sede do evento. Conseguimos esta vitória para nossa cidade graças ao trabalho dedicado da equipe da secretaria", ressaltou o Secretário, lembrando que a cidade possui toda a infraestrutura para sediar esta etapa, além da experiência adquirida no evento em outros anos. Neta primeira fase do JIMI estarão em disputa as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Os Jogos do Interior de Minas trazem duas novidades este ano: poderão participar atletas que não sejam filiados a alguma federação e o modelo de organização volta a incluir apenas os municípios do interior do estado.
Em 2012 o JIMI passou a adotar o nome de Jogos de Minas, para que também atletas da capital pudessem participar. "A ideia é incentivar a participação de jovens promessas do esporte e privilegiar aqueles que vivem longe das grandes cidades, onde as oportunidades de se destacar são menores", revelou José Vítor, que também informou que no dia 7 de abril a Secretaria de Esportes vai promover o uma série de eventos para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde. "A equipe da Secretaria já está montando a programação deste dia e em breve vamos divulgar", finalizou.
Veja a tabela do JESC abaixo.{{banner-interno}}
Os usuários e a equipe de profissionais do Caps I (Centro de Apoio Psicossocial) realizaram na manhã desta sexta-feira, 10 de março, uma caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Organizado pela educadora física daquele serviço de saúde, Laís Abadias, o grupo percorreu a Avenida Astolfo Dutra, subiu o Calçadão (rua Coronel João Duarte), passou pelas Praças Rui Barbosa e Santa Rita e terminou no Paço Municipal, sendo recebidos pelo prefeito Willian Lobo, em seu gabinete.
Segundo Laís, as caminhadas são uma das atividades físicas realizadas pelos usuários em sua rotina e, desta vez, eles aproveitaram o momento para homenagear as mulheres de Cataguases. "É sempre uma atividade alegre e de descontração, e muito importante para a socialização e o tratamento dos usuários. Também aproveitamos para celebrar o Dia de Combate ao Sedentarismo, que é comemorado também nesta sexta-feira. Os benefícios da caminhada são amplamente conhecidos por todos e para os usuários do Caps é de grande relevância e tem efeitos positivos em suas rotinas", destacou a educadora física.{{banner-interno}}
Bandidos arrombaram nesta madrugada de sábado, 11 de março, dois caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil da cidade de Rodeiro (43 km de Cataguases) e na fuga incendiaram o veículo utilizado em local estratégico, para dificultar a perseguição policial. Ninguém ficou ferido, segundo informou a Polícia Militar e não há informação dos autores.
De acordo com a PM a ação criminosa aconteceu às 3h40min quando um Corola preto, com quatro homens fortemente armados entraram no setor de auto atendimento do Banco do Brasil daquela cidade, explodiram os caixas eletrônicos e fugiram com o dinheiro, cuja quantia não havia sido contabilizada até o fechamento desta reportagem.
Na fuga, ao chegarem na estrada para Diamente de Ubá, eles pararam o veículo, o atravessaram na estrada e atearam fogo, impedindo o tráfego naquela rodovia que liga as duas cidades. Em seguida fugiram, provavelmente em outro carro que os aguardava tomando rumo ignorado. A PM informou que localizou junto ao veículo incendiado apenas a placa dianteira - PVQ 0099 - que consta pertencer a um fiat Strada branco, emplacado em Muriaé que não consta nada de irregular contra este veículo. Com relação a procedência do Corola incendiado a Polícia busca ainda não tinha informações a seu respeito.{{banner-interno}}