Uma ambulância da Prefeitura de Cataguases, modelo Kangoo Renault, ano de fabricação não informado, pegou fogo por volta das 15h30min desta segunda-feira, 13 de março, na Rua Altamiro Peixoto, quase em frente ao Estúdio Fotográfico Hernani Barroca, no Bairro Haidée. O veículo ia buscar um paciente no alto do Bairro Haidée e ninguém ficou ferido, segundo informou o Corpo de Bombeiros de Leopoldina, que assumiu a ocorrência. As causas serão investigadas.
Segundo relato do sargento bombeiro Eliel, responsável pelo registro do fato, o motorista da ambulância seguia pela referida rua quando sentiu um cheiro de fumaça vindo do painel do veículo. Ele parou o carro e desceu para fazer uma ligação ao setor responsável da Secretaria de Saúde a fim de comunicar a pane e solicitar a troca do veículo, mas quando retornou para a ambulância, ainda conforme informou o Bombeiro, o motorista encontrou o painel em chamas.
Imediatamente ele e os vizinhos começaram a apagar o fogo que, neste momento, já ganhava maiores proporções. Alguém da vizinhança chamou o Corpo de Bombeiros que, por sua vez, acionou a equipe de Defesa Civil de Cataguases que foi a primeira a chegar e fez o combate efetivo às chamas, apagando totalmente o fogo do veículo, que ficou bastante danificado, de acordo com informações do sargento Eliel. Assim que chegaram, os bombeiros militares assumiram o caso e registraram o Boletim de Ocorrência. A Polícia Militar também esteve no local acompanhando toda a operação. (Fotos gentilmente cedidas por Estúdio Fotográfio Hernani Barroca)
Matéria atualizada às 20h15min.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases prendeu três homens no final da manhã desta segunda-feira, 13 de março, em diversos pontos da cidade, durante operação para cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça, que foi coordenada pelo tenente Thiago Lemes e contou com a participação dos sargentos Wanderson, Silvio e Vagner.
Após realizar uma incursão no Bairro Ana Carrara, os militares localizaram e prenderam L.de S.M., pela prática de furto. Segundo informou a PM, ele ja havia sido preso outras vezes pelo mesmo motivo. Em seguida a equipe se deslocou até o Bairro Haidée onde encontrou e prendeu R.J.do N.A. por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.
A última prisão aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina quando os policiais localizaram F.H.T.S. que ao perceber a presença dos militares tentou fugir, mas foi contido e preso. O mandado de prisão contra ele é por crimes de furto e roubo e homofobia. Ele é acusado de ser um dos que agrediram violentamente, em fevereiro, um rapaz que passava à pé, à noite, em uma rua da Vila Minalda em direção à sua casa. {{banner-interno}}
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em um acidente entre um Gol e uma Parati ocorrido na tarde deste domingo, 12 de março, na MG-265, já no perímetro urbano de Miraí.
Não há informações sobre o sentido que os veículos seguiam e nem a forma que ocorreu o choque. Haviam três pessoas no interior do Fox e apenas o motorista na Parati.
Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados, mas ao chegarem no local, as quatro vítimas haviam sido socorridas por unidades do SAMU e levadas para o hospital de Miraí. A princípio todas as vítimas sofreram ferimentos leves.
A Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia, responsável por aquele trecho, também foi acionada e fez o Boletim de Ocorrência e irá encaminhar o registro para as autoridades de trânsito que irão apurar a causa do acidente. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
O Secretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Nilmário Miranda, confirmou na última quinta-feira, 9 de março, que fará uma visita a Frei Gilberto, em Belisário, distrito de Muriaé, provavelmente nesta semana. No dia 19 de fevereiro, aquele religioso sofreu ameaças de morte por um desconhecido que chegou a exibir uma arma de fogo. O motivo seria em decorrência do trabalho realizado pelo pároco em defesa do Meio Ambiente e contra a mineração que avança na região. A visita do Secretário tem como objetivo fazer uma defesa da vida de Frei Gilberto e apoiar a população e produtores que vivem da terra naquele distrito.
Em comunicado à imprensa, a diocese de Leopoldina informou ter tomado todas as medidas para garantir a segurança pessoal de Frei Gilberto. "As autoridades foram devidamente acionadas para que se investigue e que o autor e o mandante se for o caso, sejam criminalmente responsabilizados. Esperamos que o mandante retire suas sentenças e que as autoridades constituídas venham em socorro imediato daquelas comunidades para que se assegurem os sagrados direitos às suas pequenas propriedades e à proteção aos saudáveis e ricos mananciais de água potável de extraordinária qualidade que ali nascem", disse o bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento, da Diocese de Leopoldina, que a paróquia de Belisário está inserida.
Ainda segundo a Diocese, Frei Gilberto, em sua função missionária, como deve ser, vem prestando assistência e apoio aos pequenos agricultores de sua comunidade na luta contra a espoliação de suas terras e a degradação das áreas de lavouras familiares. "Em nosso país - revela o texto - como temos assistido com muita dor, os ditos "grandes empreendimentos" não suportam argumentação que contrarie seus planos, sabedores de que sempre sairão vitoriosos. Pelo que, ignoram qualquer bem-estar ou direito dos fracos. Se entender necessário, desprezam até mesmo a vida humana dos contraditores. Irmã Dorothy é uma das nossas mais recentes e dolorosas memórias", acrescenta a Nota da Diocese de Leopoldina. (Foto montagem baseada em fotos do Site Silvan Alves e reprodução da Internet){{banner-interno}}
Vai acontecer em Cataguases nos dias 14 e 15 de março, próximas terça e quarta-feiras, uma exposição do Programa Ciência em Movimento, da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). O evento será promovido pelas Secretaria Municipais de Educação e a de Saúde, através do Núcleo de Controle de Endemias, e vai abordar os temas "Dengue", "Animais Peçonhentos" e "Alimentos".
O Programa Ciência em Movimento conta com um caminhão itinerante que leva conhecimento científico e informação para as cidades de Minas Gerais. Criado em 2012, tem como objetivo difundir o conhecimento através de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre Ciência, Saúde e Cultura, conforme informa o site da Fundação Ezequiel Dias. As exposições são interativas e os visitantes têm acesso a diferentes temas.
No caso de Cataguases, o município solicitou a vinda da exposição para a cidade e elegeu os temas de seu interesse, mas o Programa oferece vários, como produção de medicamentos e soros, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros. Além disso, são oferecidos oficina de reciclagem, jogos interativos e Cine Saúde, com exibição de vídeos relacionados aos temas expostos.
A exposição é gratuita e o caminhão itinerante ficará estacionado próximo à Praça de Esportes (Avenida Astolfo Dutra, 739, Centro) e poderá ser visitado de oito ao meio dia e de uma às cinco da tarde, no dia 14, e de oito às onze da manhã, no dia 15. (Foto: Reprodução da Internet){{banner-interno}}