Valores cobrados a mais na conta de luz dos consumidores em 2016 serão devolvidos. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14 de março, pala Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O R$ 1,8 bilhão será pago diretamente nas contas de luz dos consumidores nos próximos meses.
Com a iniciativa, os consumidores receberão os valores cobrados, a maior provavelmente, entre os meses de abril e maio, com a devida remuneração pela taxa Selic.
De acordo com a agência, vai haver devolução porque o custo da energia proveniente da termelétrica de Angra 3 foi incluído nas tarifas do ano passado, mas a energia não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação. Na semana passada, a Aneel havia informado que os consumidores seriam ressarcidos desses valores com reajustes menores nas tarifas este ano. Mas hoje a agência anunciou que vai fazer a devolução diretamente na conta de luz.
A agência acrescentou que o valor de R$ 1,8 bilhão foi parcialmente cobrado dos consumidores uma vez que o montante foi incluído no processo de reajuste de cada concessionária em 2016, de acordo com o seu aniversário tarifário.
{{banner-interno}}
O processo licitatório para outorga de permissão do serviço de mototaxista em Cataguases, marcado para esta quinta-feira, 16 de março, foi retomado às três horas da tarde, no Salão Nobre do Paço Municipal, após o recesso solicitado pela Comissão de Licitação na parte da manhã, com o objetivo de reunir-se para uma conferência mais minuciosa dos documentos de habilitação exigidos dos licitantes pelo edital do processo. Conforme informou o presidente da Comissão de Licitação, Soumet Spíndola, apenas três concorrentes foram habilitados nesta fase do processo.
No entanto, segundo explicou o presidente, os demais poderão entrar com recurso no prazo de cinco dias úteis. "Todos foram informados sobre os procedimentos que deverão adotar para a interposição dos recursos. De maneira geral, a reunião se deu de forma tranquila e todos entenderam a decisão da Comissão", disse Soumet. Foram habilitados nesta fase os concorrentes Izídio Mario Neto, Rodrigo Magno Dominguito de Castro e Reinaldo dos Santos Dionísio.O concorrente Marlon Lobo, que foi inabilitado por não apresentar o reconhecimento de firma na Declaração de Condições Financeiras para aquisição de motocicleta, equipamentos e pagamento da outorga, disse à reportagem do Site Marcelo Lopes que, segundo seu entendimento, o edital não deixava claro a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, "dando margem inclusive para que este reconhecimento fosse realizado pela própria Comissão de Licitação", afirmou.
Segundo explicou, ele e mais alguns concorrentes decidiram não entrar com recurso. "Vamos juntar novamente a documentação e participar de um futuro processo licitatório", afirmou. Ele também considerou o processo muito bem conduzido pela Comissão de Licitação, apesar deste impasse. "Estou satisfeito com o resultado, apesar de entender que a Comissão poderia avalizar as assinaturas sem a necessidade deste reconhecimento em cartório. Porém, entendo também que qualquer situação que gere polêmica pode atrapalhar todo o processo. Por isso, decidi junto com outros colegas esperar uma nova licitação", afirmou.(Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}
O Sine divulgou nesta quinta-feira, 16 de março, novas vagas de emprego disponíveis que são válidas até a próxima segunda-feira, 20, às 16 horas. Desta vez, aquele órgão está disponibilizando sete oportunidades de trabalho. Confira:
1 Esteticista Facial, com formação na área e experiência de 6 meses na função;
1 Esteticista com formação na área e 6 meses de experiência na função;
1 Serviços gerais com carteira de habilitação CNH, categoria B, para montagem e manutenção de equipamentos, com ensino médio completo, não é exigida experiência anterior.
1 Auxiliar de escritório para área contábi. Necessário curso Técnico em contabilidade ou curso equivalente e experiência de 6 meses no cargo.
1 Doméstica com experiência de 6 meses
1 Balconista de loja com ensino médio completo e experiência de 6 meses.
1 Auxiliar de escritório com ensino médio completo e 6 meses de experiência.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. {{banner-interno}}
Aproximadamente 90 militares, Oficiais e Praças da Reserva e Reforma Altiva, pertencentes à 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, participaram de um encontro na manhã da última terça-feira, 14 de março, em Leopoldina.
O subcomandante da 6º Companhia, Major Alexandre Leal, presidiu a solenidade, realizada na sede daquela corporação. O objetivo do encontro, foi homenagear os policiais que, no passado, fizeram parte do cotidiano da segurança e da ordem pública.
O encontro foi abrilhantado pelos músicos do 2º BPM e contou com a participação do vereador da cidade de Juiz de Fora, sargento Mello, e do Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta, ex-comandante daquela Companhia, que enalteceu o encontro e a participação dos homenageados.
Após a solenidade, os presentes participaram de um café e aproveitaram para confraternizar e relembrar fatos do passado de suas histórias na PMMG.
{{banner-interno}}
Foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 16 de março, a reunião para o processo licitatório 173/2016, que tem por objeto a seleção de até 35 pessoas físicas visando a outorga pelo município de permissão para o serviço de mototaxista. Compareceram trezes licitantes interessados, que contou com a presença da Comissão Permanente de Licitação, que é presidida pelo advogado Soumet Spíndola, além do representante da Catrans, Bruno de Oliveira, da coordenadora do Controle Interno da Prefeitura, Renata Fernandes de Souza, dos vereadores sargento Jorge Roberto, Rafael Moreira e Rogério Ladeira.A sessão foi iniciada com o recebimento dos envelopes com as propostas e com as documentações para habilitação dos licitantes. Eles foram rubricados por todos os presentes e em seguida abertos para a conferência e análise das exigências do edital da licitação. A sessão foi suspensa em seguida, para que a Comissão se reunisse para uma análise mais detida dos documentos, conforme informou o presidente, Soumet Spíndola. Ficou marcado para as 15 horas de hoje o retorno da sessão para a divulgação do resultado.
Conforme o Edital, foram determinados cinco pontos para os mototaxistas: próximo à Padaria Vila Tereza, em frente às Lojas Americanas, na Praça Sandoval Azevedo (pracinha do Doutor Lídio), próximo ao Vicking Lanches e na entrada do bairro Pouso Alegre. Serão sete vagas por ponto, de acordo com a classificação. Os critérios para a classificação, segundo o edital são tempo de habilitação, pontuação no Registro Nacional de Habilitação e ano de fabricação da motocicleta.O Presidente da Comissão informou que um novo edital será lançado, após o resultado deste processo, para que as 35 pessoas possam ser selecionadas. "Mesmo aqueles que forem desclassificados neste processo, poderão participar de futuras licitações. O objetivo é completar as vagas disponíveis e oferecer o serviço amparado na legislação e dentro de todas as normas estabelecidas pelos órgãos de transito", afirmou Soumet Spíndola. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}