Quatro pessoas foram presas, um menor apreendido, por policiais da 6ª Companhia de Polícia Militar de Leopoldina durante operação realizada nesta manhã de sexta-feira, 17 de março, em Recreio (59 km de Cataguases). Na mesma ação também foram apreendidas diversas armas, munições, 1 quilo de pasta base de cocaína e 50 gramas de maconha. Todos os envolvidos e o material recolhido foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina.
De acordo com o Tenente Getúlio, comandante da operação, várias blitze e abordagens foram feitas em pontos estratégicos da cidade e região. Durante os trabalhos, a PM cumpriu um mandado de busca e apreensão no Bairro Alto do Asilo e na residência de um homem de 32 anos, foram encontrados aproximadamente um quilo de pasta base de cocaína, uma quantia elevada em dinheiro e armas brancas. O suspeito e seu irmão foram presos em flagrante.
Em outra ação no Bairro Machados, a Polícia Militar apreendeu aproximadamente 50 gramas de maconha e uma quantia em dinheiro que seria oriundo do tráfico de drogas, conforme relatado pelo próprio morador da residência e já conhecido no meio policial com diversas passagens por tráfico de drogas. O homem, de 37 anos, e seu filho, de 15 anos, foram detidos pelos militares.
Ainda nesta sexta, a Polícia Militar prendeu uma mulher no distrito de Conceição da Boa Vista por possuir ilegalmente um revólver calibre 32 com quatro munições em sua residência. Durante cumprimento de outro mandado de busca e apreensão, os policiais militares localizaram e apreenderam uma espingarda com oito cartuchos.
Os presos e o menor apreendido juntamente com as armas, munições e drogas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências. (Fotos: José Augusto Cabral/ O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
O primeiro caso de febre amarela em humano na Zona da Mata foi confirmado nesta sexta-feira, 17 de março, no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dos dois suspeitos em Carangola, um foi confirmado e o outro descartado. Outros dois casos estão em investigação, sendo um em Espera Feliz e outro em Orizânia.
Em primatas, os casos de epizootias - que é quando os animais morrem por conta da doença, estão em investigação as cidades de Argirita, Belmiro Braga, Cataguases, Lima Duarte, Tocantins, Ubá e Viçosa.
Há rumores ainda em Além Paraíba, Carandaí, Espera Feliz, Fervedouro, Faria Lemos, Tombos, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Senador Cortes e Rio Novo.
Até o momento foram confirmadas mortes de macacos em Leopoldina, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora, Divino e Espera Feliz.
De acordo com a assessoria da SES, todos os exames são enviados para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é a referência em febre amarela para todo o Brasil. Por enquanto, não há previsão para divulgação do resultado.
Segundo o Estado, em seres humanos foram notificados 1.094 casos suspeitos em 93 municípios. Deles, 192 casos evoluíram para óbito, dos quais 117 foram confirmados para febre amarela. Não houve registros de mortes em cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.{{banner-interno}}
A Polícia Civil em Cataguases realizou duas ações distintas no combate ao tráfico de drogas no município esta semana. A primeira culminou na prisão de um rapaz suspeito de tráfico de drogas e a segunda desbaratou uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava nos bairros Pouso Alegre e Sol Nascente. Agora, segundo o delegado Diego Mattos, "agora os trabalhos entram na esfera de conclusão e encaminhamento para o Ministério Público Estadual que vai analisá-los e posteriormente os inquéritos serão julgados pelo juiz competente", explicou.
PRISÃO EM FLAGRANTE - O serviço de inteligência da Polícia Civil identificou e prendeu em flagrante nesta noite de quinta-feira, 16 de março, A.M.S., de 28 anos, por tráfico de drogas. Com ele foram encontrados cinco pinos de cocaína que, de acordo com os policiais, seriam vendidos para um cliente que ele aguardava.
Após ser detido e diante da apresentação de provas de que praticava tráfico de drogas, o suspeito assumiu a posse do material e levou os policiais até um imóvel no Bairro Taquara Preta onde foram encontrados outros 130 pinos de cocaína e centenas de outros pinos vazios para acondicionar a droga, além de farto material para embalar o entorpecente. Segundo o delegado Diego Mattos a droga apreendida vale R$ 5 mil e o rapaz preso disse praticar o delito há pelo menos três anos. O carro que ele dirigia e uma motocicleta usada por ele também foram apreendidos, informou o delegado.
QUADRILHA DO POUSO ALEGRE - O delegado contou que na quarta-feira, 15, foi cumprido o último mandado de prisão que colocou atrás das grades o integrante que faltava desta quadrilha que atuava nos bairros Pouso Alegre e Sol Nascente. A Operação chamada Sambô havia sido iniciada três dias antes do Carnaval quando, no Pouso Alegre, foram presas cinco pessoas, conforme informou o delegado Diego Mattos.
Segundo informou, "desde a semana do Carnaval estamos trabalhando para levar os nove membros desta quadrilha para atrás das grades. Os cinco primeiros foram presos na ação desencadeada a três dias do carnaval. Isso resultou em maior segurança neste periodo festivo na cidade. Depois disso continuamos atuando com investigação e inteligência e prendemos mais um no dia 6. Dois suspeitos se entregaram posteriormente, pois havia mandado de prisão contra eles, e nesta quarta-feira o último se apresentou", completou o delegado.
A Operação Sambô contou com a participação das equipes das delegacias de Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba e Miraí com apoio de investigadores de Ubá, Muriaé, Leopoldina e Juiz de Fora sob a coordenação do delegado Diego Mattos, a supervisão do delegado titular Marcelo Manna, com apoio do Delegado Regional Carlos Eduardo Santos Rodrigues e do Chefe de Departamento Carlos Roberto Silveira Costa. Já a operação desta quinta-feira, foi coordenada pelo delegado Diego Mattos e contou com a participação da equipe do inspetor Leonardo Pessanha e dos investigadores Ibrahim e Bruno.{{banner-interno}}
Em razão de compromissos assumidos pela Secretaria de Agricultura com o Governo de Minas Gerais, foi necessário alterar a data do evento de inauguração do Centro de Referência em Pisicultura Ornamental de Água Doce que seria realizado no dia 28 de março, na Epamig, na região conhecida como Laginha, próximo ao aeroporto de Vargem Linda, que serve Leopoldina e Cataguases.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, informam que a inauguração do referido Centro será na segunda-feira, 3 de abril, às 10h30min no Campo Experimental da EPAMIG em Leopoldina, localizado na estrada de acesso ao Aeroporto da Vargem Linda (Laginha).
O evento consolida a transformação da Fazenda Experimental em unidade modelo para a produção de peixes. Importante fonte de renda para aquicultores familiares na Zona da Mata, a criação de peixes ornamentais no Estado passa a contar com um Polo de Excelência em Pisicultura Ornamental implantado nesta região. Entre suas missões, o polo vai incentivar a produção e a comercialização daquela espécie, fomentar o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias para o cultivo, contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda no meio rural, sobretudo para a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável, criar condições para atrair novos negócios, entre outros objetivos. A aquicultura familiar se destaca na região, comercializando no país 70% dos peixes ornamentais de água doce.{{banner-interno}}
O Sine voltou a divulgar na manhã desta sexta-feira, 17 de março, sua relação de vagas de emprego. O motivo é que a anterior foi enviada, equivocadamente, com vagas disponíveis erradas. Por isso, está fazendo a correção, pedindo a todos que desconsiderem a publicação anterior. As vagas são válidas até a próxima segunda-feira, 20, às 16 horas. Agora, aquele órgão está disponibilizando as seguintes oportunidades de trabalho. Confira:
3 - Encarregado de Obras na Construção Civil - exige ensino fundamental completo e experiência mínima de seis meses.1 - Cozinheiro - exige ensino fundamental e experiência mínima de seis meses na função.1- Eletrotécnico /Mecânico de máquinas industriais - exige curso técnico e experiência de seis meses na função.1- Técnico em Mecânica - exige Curso Técnico na área e experiência mínima de seis meses.
1- Atendente de Loja com carteira de Habilitação categoria - exige ensino médio completo e seis meses de experiência1 - Mecânico de Ônibus - escolaridade não exigida e experiência mínima de seis meses na função.
1 Padeiro - escolaridade não exigida e experiência mínima de seis meses na função.1 - Estagiário Administração - Superior (cursando) - experiência não exigida.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. {{banner-interno}}