Um homem foi morto com uma facada no peito na madrugada deste domingo, 19 de março. Dion Lenon Martins Alípio, de 27 anos, foi assassinado por um homem na Rua Mario Rayol, no Bairro Quinta Residência, na madrugada deste domingo, 19 de março. Segundo informou a Polícia Militar, o golpe dado na vítima foi desferido por um vizinho após desentendimento entre ambos. Uma unidade do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - esteve no local para socorrer a vítima, mas a encontrou sem vida.
Os policiais militares Cabo Bueno e Cabo Pereira, assim que acionados, compareceram ao local e em poucos minutos prenderam o suspeito, F.J.G., de 35 anos, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. No local foram apreendidas duas facas e uma barra de ferro. A perícia foi acionada e realizou os trabalhos de praxe, liberando o corpo para o serviço funerário. Apoiaram a ação policial os militares Sargento Lucas Lima, Sargento Veloso, Cabo Miranda e Cabo Fagner. (Fotos: Júlio Cabral/ O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite de quinta-feira, 16 de março, sessão solene para a posse de 22 estudantes participantes do projeto "Vereador Mirim". Os empossados foram eleitos em votação de dois turnos, sendo o primeiro nas escolas participantes e o segundo na Câmara Municipal, aberto à comunidade, realizados no mês de fevereiro. O projeto, que tem autoria do ex-vereador Vicente Paulo Dias, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura e consiste em reuniões quinzenais dos jovens vereadores, que têm de 9 a 14 anos de idade. Durante estes encontros, eles participarão de doze capacitações entre os meses de março a julho. Além de conhecerem melhor o poder legislativo os vereadores mirins vão desenvolver um projeto de lei sobre o tema "Meio Ambiente e minha cidade", para ser votado pelos quinze vereadores daquela casa.O projeto é apoiado pelo Senado Federal, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas, pela Assembleia Legislativa, pelo cartório eleitoral e pela Secretaria Municipal de Educação. Derivado da Escola Legislativa, conta com uma comissão, formada pelos servidores da Câmara Ocilene Vargas, Flavio Leite e Felipe Leal, e tem como diretor o vereador Henrique Thurram. Na sessão de posse, que contou com a presença de familiares, professores, colegas e dos suplentes de cada "Vereador Mirim", discursaram o ex-vereador Vicente Paulo Dias, o vereador Sargento Jorge Roberto, o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Milane, o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas de Contas (ABEL), Florian Augusto Coutinho Madruga, o diretor do projeto, vereador Henrique Thurran, e o vice-prefeito Tita Lima, representando o Prefeito Willlian Lobo, que estava em viagem.
Tomaram posse na solenidade os seguintes "Vereadores Mirins": João Vitor Pereira da Silva (Escola Municipal Darcília Gumarães), Vitória Bayonetta Teodoro da Silva (Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha), Sarah Amorim Oliveira (Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães), Emanoel Victor Araújo Barros (Escola Municipal Boaventura Abrita), Piettro Giacomo Simões de Andrade (Escola Municipal Monsenhor Solindo), Ana Júlia Sacheto Pussente Costa (Escola Estadual Coronel Vieira), Leticia Ciqueira Miranda (Centro Educacional Soberano), Maísa da Silva Lima (Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida), Edrian Roberth Moreira do Carmo Junior (Escola Nossa Senhora do Carmo), Vitor Luiz Santiago (Escola Municipal Astholfo Rezende), Bárbara Morais de Melo (Escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira), Lucas Daniel Silva dos Santos (Escola Municipal Manoel Pais Thiago), Carolyne Bulho de Souza (Escola Estadual Professor Clóvis Salgado), Gabriela Carvalho Dias Moura Gonçalves (Escola Municipal Prefeito José Esteves), Tiago Toledo (Escola Municipal Flávia Dutra), Isac Santos Campos (Escola Municipal Professor Antônio Amaro), Hander Souza Ferreira Bento (Escola Estadual Professor Quaresma), Matheus de Araújo Ferreira (Centro Educacional Cataguases – CEC), Davi Ferreira Oliveira (Escola Municipal Enedina Prata), Isabele Luiza da Silva Ferreira (Escola Estadual Marieta Soares Teixeira), Maria Clara da Silva Nogueira (Escola Municipal Manoel Dutra de Siqueira) e Lian de Souza Abranches (Escola Municipal Professora Maria José Peloso). (Fotos: Bruno Diego)
{{banner-interno}}
Sorvete é uma das guloseimas de maior aceitação entre os brasileiros. Pela facilidade de ser saboreado andando pela rua ou vagarosamente sentado em boa companhia, esta delícia gelada é unanimidade entre os brasileiros. Criado pelos persas na antiguidade e trazido ao Brasil após a colonização portuguesa, é uma das guloseimas preferidas dos cataguasenses. Neste sábado, 18 de março, a cidade ganhou mais uma opção em sorvete de qualidade que vem fazendo o maior sucesso entre os consumidores. Trata-se da Flori Sorvetes, uma marca genuinamente da cidade, que através das "amigas-irmãs", como elas próprias se definem, Crisley Teixeira Moreira e Flávia Roberta Valverde Brito, acabam de abrir no "coração" do Bairro Menezes. As duas (foto ao lado), que trabalharam em uma mesma empresa durante nove anos, porém em setores distintos, tinham o sonho de abrirem, juntas, um negócio próprio, conta Crisley. A oportunidade surgiu quando ela, após encerrar a licença maternidade decidiu não retornar ao emprego para dedicar-se à filha, hoje com nove meses de idade. Como ela, a amiga inseparável e os respectivos maridos frequentavam a sorveteria Flori, da Praça Rui Barbosa, surgiu a ideia de abrir uma franquia na Pracinha do Menezes, onde o irmão de Crisley tem o Trattoria, uma casa de sucesso na cidade.
- Desde que conhecemos a marca, nos encantamos com o sorvete, com a leveza do produto, por não ter na receita gordura hidrogenada - isto foi o que mais nos chamou a atenção, porque não fica aquele peso quando você toma o sorvete - principalmente eu, que tenho intolerância à lactose, foi ideal encontrar a Flori Sorvetes. Isso me chamou a atenção. Quando surgiu o ponto vimos que aqui nesta pracinha tinha quase tudo, menos uma sorveteria e lembramos da marca Flori. Iniciamos as negociações e trinta dias depois, abrimos as portas, conta Crisley, com o sonho realizado.Com o negócio em funcionamento, as perspectivas são as melhores possíveis, revela a nova empreendedora. "Vamos trabalhar muito para conquistar a clientela, oferecer um serviço de primeira linha e, no futuro, abrir novas franquias aqui em Cataguases e em cidades vizinhas", projeta. Para isso ela se apoia nos trinta e cinco sabores de sorvete que a marca oferece, todos muito bem avaliados pelos consumidores e também por outra iguaria não menos popular e que é sucesso de vendas: o Açaí. E não para por aí, conta Crisley. "Temos picolé, além da linha 'way' ou fitness, que estamos começando agora com dois sabores e a linha zero lactose. Temos também a linha zero gordura, milkshake e um cardápio variado para os clientes", completa.
Outro diferencial é que a Flori pesquisou uma forma de contribuir no combate a anemia das crianças e desenvolveu dois sorvetes para elas à base de beterraba e outro, de inhame, que Crisley garante serem deliciosos e que vem dando ótimos resultados junto ao público infantil. E as novidades não param por aí. Com o término do verão, Crisley revela que um cardápio especial com vários tipos de cafés serão combinados com a delícia gelada. Apesar do sorvete ser uma iguaria para ser consumida o ano todo, no inverno, conta Crisley, é possível acrescentar à ele variações que o tornam ainda "mais saboroso e irresistível". E avisa: "No inverno, prepare-se para saborear um sorvete de um jeito que jamais pensou em fazer na sua vida".A Flori Sorvetes da pracinha do Menezes vai funcionar de segunda-feira a domingo "de dez e meia da manhã até a hora que o cliente mandar", informa Crisley. A sorveteria oferece também bolos, tortas, sanduíche natural e, claro, água mineral em ambiente climatizado. Tudo isso sob a responsabilidade de uma equipe de profissionais que foi cuidadosamente treinada na fábrica da Flori e que agora está atuando diretamente com os clientes, inclusive Crisley e sua amiga-irmã e agora sócia, Flávia. Para saborear os sorvetes da Flori é só dar uma passadinha la na Pracinha do Menezes, 98. Aproveite o fim de semana, reúna a família e os amigos e saboreie este sorvete, que é realmente, uma delícia!
Veja a foto com o corte da fita inaugural abaixo. Esta e outras duas fotos foram gentilmente cedidas pelo Studio Wagno Aguiar Fotógrafo. Todas as fotos da inauguração da Flori Sorvetes você na galeria de imagens ao final desta matéria.
{{banner-interno}}
A Liga Esportiva de Cataguases (LEC) divulgou nesta manhã de sábado, 18 de março, as chaves do maior torneio de futebol amador da Zona da Mata, a Copa dos Campeões ou, como é carinhosamente chamada, "Champions LEC", uma alusão à Liga dos Campeões da Europa e à sigla da entidade que comanda o esporte na região e que é sediada em Cataguases.
Inicialmente prevista para reunir dezenove equipes como, aliás, este site chegou a divulgar, três times, porém, não confirmaram presença e o torneio será realizado com dezesseis equipes da região e de cidades do estado do Rio de Janeiro, conforme revelou o presidente da LEC, Paulo Sérgio "Santana" da Silva. A Copa dos Campeões será oficialmente aberta no final de semana do dia 21 a 23 de abril.
Paulo Santana está otimista e animado com mais esta edição da Copa dos Campeões. "Principalmente com a volta do Operário ao certame e também do Recreio Esporte Clube, duas equipes que vão abrilhantar ainda mais esta competição, não tenho dúvida. Tenho certeza que faremos um grande campeonato e vamos enriquecer o esporte de nossa região", completou o presidente da LEC.
A novidade nesta edição 2017 da Copa dos Campeões é a volta do Operário Futebol *Clube (Cataguases) e do Recreio Esporte Clube (Recreio). A definição das chaves feita nesta manhã na Liga Esportiva de Cataguases separou as equipes em quatro grupos que ficaram assim definidos.
Chave A: Operário (Cataguases), Democrata (Santana de Cataguases), Esporte (Miraí), Leopoldina (Leopoldina)
Chave B: Esporte (Laranjal), Ribeiro Junqueira (Leopoldina), Laje (Laje do Muriaé), Recreio Esp.Clube (Recreio)
Chave C: Nacional Palmense (Palma), Venancence (Itaperuna), Seleção de Pádua (Santo Antônio de Pádua), Estrela Azul (Palma)
Chave D: 1º de Maio (Miraí), Rochedo (Rochedo de Minas), Cruzado (Ubá), e Dona Euzébia.{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 17 de março, foi encontrado mais um macaco morto em Cataguases. Desta vez, na Vila Tereza. Foi o terceiro dos quatro localizados sem vida suspeitos de terem sido vítimas da febre amarela, pois o quarto animalestava carbonizado, provavelmente por causa de choque elétrico. Todos os três primatas mortos suspeitos tiveram seus corpos congelados e estão sendo encaminhados para exames de comprovação da causa da morte, informa o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. Não há prazo para divulgação do resultado.
O primeiro macaco morto, provavelmente por febre amarela, foi encontrado no distrito de Vista Alegre no último dia 9 de março. No dia seguinte, de manhã, o corpo de outro primata foi localizado nas proximadades da Praça de Esportes. Desde então a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a campanha de vacinação contra a doença naquele distrito e mantendo o serviço no Centro de Vacinação da Vila Tereza. Não há nenhum registro de febre amarela no município conforme assegura a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Na Zona da Mata, foi registrado até agora, apenas um caso da doença, em Carangola, nesta sexta-feira.Mesmo assim, vem crescendo as mortes de macacos nas cidades ao redor de Cataguases. Em Recreio, há 59 km do município, o corpo de um deles foi encontrado na área urbana nesta sexta-feira. Nesta segunda-feira, ele será levado para ser examinado se a causa de sua morte foi febre amarela. A prefeitura anunciou a realização pulverização de inseticida contra o mosquito aedes aegypti num raio de três quilômetros na área onde o macaco foi encontrado morto e reforçou a orientação à população para a vacinação.
Em Leopoldina, distante 23 km de Cataguases, dois macacos já foram encontrados mortos, sendo o último na segunda-feira, 13 de março. Desde a morte do primeiro primata o município realiza diversas ações preventivas contra a febre amarela como vacinação intensa de bloqueio nas regiões onde o animal foi encontrado, mutirões de limpeza nos bairros a fim de exterminar o mosquito aedes aegypti e fei feita a pulverização de inseticida em vários bairros da região onde os primatas mortos foram encontrados, relatou a secretária de Saúde de Leopoldina, Lúcia Gama. (Fotos: Site Polís Recreio){{banner-interno}}