As Faculdades Doctum, unidade Cataguases, realizaram na noite desta segunda-feira, 27 de março, no Galpão Eventos, a Aula Inaugural dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Civil e contou ainda com a presença dos alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho. O evento foi aberto com a entrega do certificado Mérito Acadêmico aos alunos que se destacaram em seus cursos no segundo semestre de 2016, conforme informou a diretora daquela instituição, Talita Cury Silva (foto abaixo).Estiveram presentes professores dos dois cursos acadêmicos e seus respectivos coordenadores, Fabiano de Paula Soldati, do curso de Sistemas de Informação e Marco Antônio Affonso, de Engenharia Civil, além do diretor do Colégio Doctum, professor Cláudio Freitas, que abriga o curso Técnico de Segurança do Trabalho, além de ex-alunos e convidados. A Aula Inaugural das Faculdades Doctum é uma iniciativa anual e já tradicional daquela instituição de ensino que consiste em uma palestra proferida por um professor de renome da região sobre um tema relevante aos alunos, explicou Fabiano Soldati.
De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Doctum, a Aula Inaugural tem como objetivo motivar os alunos "até mesmo porque os temas das palestras de um modo geral envolvem o mercado profissional, envolvem o perfil do profissional. Esse é um momento para a gente refletir sobre as práticas pessoais, das relações interpessoais deles (alunos) com o mercado', explica, Fabiano. Ele aproveitou para divulgar o novo programa que a Doctum está lançando, o "Experiência Doctum", que consiste em uma sequência de atividades que serão desenvolvidas durante o semestre letivo que vão aumentar, naturalmente, segundo ele, a visibilidade dos cursos na comunidade cataguasense e região.
A aula inaugural foi ministrada por Francisco de Assis Ferreira, que tem especialização em Marketing pela Faculdade Atenas Maranhense, é Pedagogo e professor de Recursos Humanos e Marketing Estratético. Ele abordou o tema Marketing Pessoal com foco na imagem. Em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, o professor disse que aborda "coisas simples, do dia a dia que as pessoas não observam; por exemplo, uma apresentação pessoal adequada para o local em que se está ou vai", explicou. De acordo com ele, estes pequenos detalhes pode ser decisivos na hora de alguém indicar um profissional para ocupar uma vaga em uma empresa ou para realizar uma determinada tarefa.
O evento também homenageou os alunos do semestre passado com o certificado do Mérito Acadêmico, que foi instituído com o intuito de promover e incentivar os alunos ao hábito do estudo, busca do conhecimento, aprimoramento acadêmico e o comprometimento social. Recebem a honraria alunos que se destacaram no semestre em todas as disciplinas, na participação, no aproveitamento escolar, na assiduidade, e que tenha atingido média acima de 90%, entre outros critérios definidos pela coordenação e professores. O docente que mais se destacou também é premiado.Foram homenageados pelo curso de Engenharia Civil os alunos Arthur Xavier de Faria Barbosa e Yago da Silba Barcaro e o professor daquele curso, Antônio célio Moreira Júnior.
Pelo Curso de Sistemas de Informação foram agraciados os alunos: Alexandre Gadelha da Silva Carvalho, élder Amaral Ferreira Filho, Cassiano Marinho Bonin e Marcelo da Moura Henriques. O professor daquele curso homenageado foi seu coordenado, Fabiano Soldati.
O aluno Luiz Fernando da Silva de Almeida, foi homenageado pelo curso Técnico de Segurança do Trabalho. O professor daquele curso, Bruno Gouveia de Oliveira foi agraciado em seguida encerrando as homenagens da noite. Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A loja Eletro Marcante, de conserto de eletrodomésticos, que fica na Rua Major Vieira e o restaurante Flash, situado ao lado da Ponte Nova, em frente à Boate House, que são vizinhos no subsolo, sendo separados apenas por uma parede, foram atingidos por um incêndio por volta do meio dia desta terça-feira, 28 de março, conforme informaram os proprietários dos dois estabelecimentos e o Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina, que assumiu a ocorrência. Ninguém ficou ferido, mas houve danos materiais que serão contabilizados posteriormente, e os dois imóveis estão interditados até a liberação pela Perícia Técnica da Polícia Civil que ainda não tinha chegado ao local quando a reportagem apurava os fatos, informou sargento BM Franco, comandante da Operação.Miguel Ângelo da Silva, proprietário do Restaurante Flash, disse ao Site ter visto uma fumaça saindo na parte de trás debaixo do restaurante e avisou o vizinho da loja Eletro Marcante. "Ele foi ver e a fumaça já estava maior", completou. No seu restaurante o calor provocou danos menores, mas não menos significativos. Ele teve o piso de metade do imóvel estufado e parte do forro do teto desabou. Também revelou terem aparecido duas rachaduras em uma das paredes e disse temer estar com a estrutura do imóvel comprometida.
Na Eletro Marcante o sargento Franco informou a ocorrência de labaredas que podiam ser vistas da janela e que o fogo se originou em um cômodo onde eram feitos os consertos em eletrodomésticos que teriam diso danificados pelas chamas. Segundo aquele Bombeiro Militar, não se sabe a origem do incêndio, mas "acreditamos na possibilidade de que tenha surgido na parte elétrica. Inclusive uma equipe da Energisa esteve aqui vistoriando o local", acrescentou. Os primeiros trabalhos de combate ao fogo foram feitos pela equipe da Defesa Civil de Cataguases que permaneceu no local até o final da operação auxiliando os Bombeiros.
A Rua Major Vieira foi parcialmente interditada da Loja Eletro Marcante até esquina com a Tenente Fortunato para que os Bombeiros pudessem realizar o trabalho de combate às chamas e estacionar as duas viaturas utilizadas. Enquanto isso, o caminhão da Defesa Civil ficou em frente ao Restaurante Flash e até o hidrante da Boate House foi usado para auxiliar no resfriamento do imóvel. Como aquela região é um "gargalo" para o trânsito de Cataguases, devido à necessidade quase obrigatória de se utilizar a "ponte nova", um enorme congestionamento formou-se no centro da cidade, confirmando mais uma vez a necessidade de se construir a terceira ponte para fluir melhor o fluxo de veículos. O tráfego de véiculos no local foi controlado pela Polícia Militar.{{banner-interno}}
Um adolescente de 16 anos de idade foi baleado com três tiros em uma tentativa de homicídio ocorrida no bairro Santo Antonio, em Muriaé, na noite dessa segunda-feira, 27 de março. O jovem foi levado ao Hospital São Paulo (HSP) em uma viatura da Polícia Militar (PM), e segundo a corporação, ele foi atingido no braço, abdômen e nádega.
De acordo com o Registro de Evento de Defesa Social (REDS) confeccionado pela PM, o menor contou ter recebido anteriormente uma ameaça na rede social Facebook e que o atentado aconteceu na Rua Patrícia Xavier, revelando também que o atirador é de baixa estatura e usava uma touca ninja para esconder o rosto.
Conforme o registro, após os tiros o adolescente correu para a rua Santo Antônio e, em seguida, entrou na travessa Edmund Nunes, onde foi encontrado pelos militares após populares terem ligado para o 190.
A PM relata ter recebido informações de que cinco ou seis disparos foram ouvidos e que em seguida o autor teria sido visto correndo em direção à Escola Estadual Padre Maximino Benassati (Premem) e, posteriormente empreendido fuga em um automóvel.
Rastreamentos foram realizados, mas nenhum suspeito foi localizado até o fechamento do registro policial. O caso agora segue para a Polícia Civil (PC) que vai investigar o crime.{{banner-interno}}
No dia 31 de março, o público de Cataguases e região terá a oportunidade de assistir a esse grande filme produzido no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais:"Redemoinho", do diretor José Luiz Villamarim, autor renomado por suas séries de sucesso na TV, terá duas sessões especiais no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.
Inspirado em romance de Luiz Ruffato,"Redemoinho" é o primeiro longa-metragem de Villamarim. Rodado integralmente em bairros e distritos de Cataguases, em 2014, o filme traz grandes talentos nacionais: no elenco, Julio Andrade, Irandhir Santos, Cássia Kiss, Dira Paes, no roteiro, George Moura, e fotografia, Walter Carvalho. Cerca de 150 profissionais da Zona da Mata, entre artistas e técnicos, também trabalharam no filme.
A primeira sessão, às 19h00, será reservada à equipe local que participou das filmagens, moradores próximos das locações, operários e funcionários de empresas parceiras, apoiadores locais. Após a exibição, o público participa de um bate-papo com o diretor Villamarim, a produtora Vânia Catani, o escritor Luiz Ruffato, autor do romance que inspirou a obra cinematográfica, e os artistas do filme.
A segunda exibição, às 21h30, será aberta ao público geral, com ingressos distribuídos antecipadamente pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, conforme capacidade de lotação do local. A classificação etária indicativa do filme é 16 anos. (informações abaixo).
Reconhecido em festivais e pela crítica especializada, o filme vem conquistando público em salas de cinema de todo o Brasil. Na trama, dois amigos de infância se reencontram após 20 anos de separação. Luzimar (Irandhir Santos) é operário da fábrica de algodão e não saiu da cidade. Gildo (Julio Andrade) mora em São Paulo, tem carro, algum dinheiro e a ilusão da vida na metrópole. Entre cervejas e recordações, os dois amigos passam a vida a limpo e repensam suas escolhas.
Um filme denso, repleto de conflitos existenciais e angústias reais do cotidiano de boa parte do cidadão comum no Brasil. Um filme inspirado na obra de Luiz Ruffato não poderia ser diferente. Cenas de uma dura realidade que se revela em Cataguases - não a cidade celebrada por suas obras modernistas, ou saudosista do cinema de Humberto Mauro, mas um lugar que poderia ser em qualquer outra região do Brasil e do mundo.
Com produção da Bananeira Filmes, a obra foi realizada no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, da Fábrica do Futuro e o patrocínio da ENERGISA.{{banner-interno}}
Com uma cerimônia que reuniu os membros do Conselho de Administração, cooperados, funcionários e amigos, o Sicoob Coopemata reinaugurou nesta manhã de segunda-feira, 27 de março, o Posto de Atendimento (agência) daquela Cooperativa de Crédito em novo endereço, em Juiz de Fora. Aberto naquela cidade em 2013, até então funcionava num espaço modesto na Rua São João, no Centro. Agora, ganhou um amplo e confortável imóvel de 500 m² localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 3.030, esquina com a Rua Chanceler Oswaldo Aranha, também na região central daquela cidade, e está equipada com tecnologia de ponta e dotada de profissionais treinados para garantir o atendimento personalizado que seus cooperados estão acostumados. Padre Erelis fez, inicialmente a bênção do novo Posto de Atendimento, quando lembrou a todos a parábola dos talentos que Jesus contou a seus apóstolos e fez uma analogia com a história do Sicoob Coopemata. Segundo ele, o crescimentodaquela Cooperativa é uma demonstração de que o Conselho de Administração da Coopemata vem sabendo usar muito bem os talentos dados por Jesus, "pois está multiplicando aqueles que recebeu". Em seguida aspergiu água benta nas dependências do local complementando o ato religioso. César Mattos, presidente da Cooperativa, juntamente com seu vice, Camilo Cristovão Vicente, na sequência, efetuaram o corte da fita inaugural do novo Posto de Atendimento e convidou a todos para adentrarem ao recinto onde a solenidade teria continuação. Logo após, o gerente de negócios do Sicoob Coopemata em Juiz de Fora, Thiago Dias Penha, fez um breve pronunciamento onde destacou que o novo espaço vai contribuir para "agregar e somar junto aos cooperados". Ele ressaltou também que desde a chegada do Sicoob Coopemata à cidade, a Cooperativa tem sido um ativo das empresas por sua forma de atuar e pretende reforçar esta característica a partir de agora. Por fim, agradeceu a todos a presença e a confiança.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Mattos, falou sobre a emoção diferente de reinaugurar um Posto de Atendimento "Além de revelar o nosso esforço, mostra o quanto crescemos neste período porque onde estávamos até agora aqui em Juiz de Fora, era um espaço muito reduzido", disse. Ele continuou falando de crescimento da instituição que preside e ajudou a criar. "Estamos em uma escala ascendente e a Cooperativa está em franca expansão. Para que tenham uma ideia, 2016 foi o ano que alcançamos o melhor resultado de nossa história", informou.
Em Minas Gerais, o Sicoob Coopemata tem sido visto com bons olhos e está entre as primeiras cooperativas do interior a receber autorização do Banco Central para abrir Posto de Atendimento em Belo Horizonte, onde a região privilegiada a ser atendida será nos bairros Prado e Barro Preto, explicou César Mattos. "Viemos para ficar e crescer cada vez mais a fim de deixar para as gerações futuras este legado, porque vamos continuar crescendo", afirmou. Antes de encerrar, César lembrou que no próximo dia 1º de abril a Cooperativa vai concluir a entrega aos cooperados de parte do seu resultado de 15 milhões de reais auferido em 2016. "Já distribuímos uma parcela em dezembro passado e agora vamos repassar os 5,3 milhões restantes em cheques nominais aos clientes, compartilhando o sucesso do nosso negócio com aqueles que acreditam na filosofia cooperativista", completou.
A satisfação do cliente é uma das principais metas do Sicoob Coopemata. Neste sentido, Mackerley Arimateia (foto), diretor geral da Rede Apogeu de Ensino, que é cooperada da Cooperativa em Juiz de Fora há seis meses, está muito contente e feliz com os serviços prestados por aquela instituição e o atendimento recebido. "Há muito tempo eu vinha acompanhando esse movimento das cooperativas e com muita vontade de fazer parte, porque eu acho que é um modelo de negócio muito mais justo e transparente do que a estrutura tradicional financeira, e ter a oportunidade de estar participando deste projeto está sendo fantástico. Trouxemos as nossas operações pra cá há seis meses e a nossa meta é trazer tudo para cá e ficar só aqui", contou entusiasmado.
{{banner-interno}}