Esta manhã de sexta-feira, 31 de março, data que é lembrada pelo dia do Golpe Militar de 1964, foi marcada em Cataguases por uma manifestação promovida pelo Sind-UTE, Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região e que contou com a participação do Sinserpu Cataguases e Região e de várias outras entidades classistas. O objetivo foi protestar contra a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista (contra a terceirização), conforme informou Rosani Brito, uma das coordenadoras do movimento vinculada ao Sind-UTE.
O protesto começou pouco depois das 9 horas na Praça Rui Barbosa, onde desde às 8h30min já havia uma movimentação de sindicalistas organizando evento e um carro de som se posicionou sobre a praça para chamar a atenção dos manifestantes composto em sua maioria por sindicalistas e professores em greve. Hoje, a rede municipal de ensino de Cataguases paralisou suas atividades em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista e, conforme revelou Rosani, voltará a cruzar os braços no dia 28 de abril.
Por volta das 9 horas um grupo significativo de pessoas ocupava a praça e se preparava para iniciar a manifestação que consistiu, segundo informou Rosani Brito em concentração naquele local até por volta das 10 horas e depois o grupo saiu em passeata até a Praça Santa Rita onde faria um novo protesto em frente ao Paço Municipal e à Câmara Municipal contra as duas reformas em andamento no Congresso Nacional na tentativa de sensibilizar as autoridades sobre os prejuízos que estas alterações - caso aprovadas - trarão para o trabalhador e a sociedade como um todo, explicou Rosani, em entrevista exclusiva ao Site. Em seguida o grupo desceu para a Praça Chácara Dona Catarina onde encerrou a manifestação pacífica.Nesta tarde, às 17h30min, informou a coordenadora, acontece movimento semelhante em Astolfo Dutra, que vai reunir trabalhadores de Dona Euzébia. De acordo com Rosani, os professores daquelas cidades é que estão organizando o protesto que vai contar com a presença dela e da coordenação do Sind-UTE de Cataguases. Ela aproveitou para anunciar que no dia 28 de abril nova manifestação como a ocorrida nesta manhã em Cataguases, voltará a acontecer na Praça Rui Barbosa. Ela encerrou conclamando a população a cerrar fileiras contra a reforma da Previdência e a Terceirização que conforme salienta "vão trazer prejuízos imensos a todos os trabalhadores deste país".
A terceirização é usada pelas grandes empresas para reduzir a folha de pagamento e tem impacto negativo para os trabalhadores, por isso é tão combatida pelos partidos não alinhados com o Governo. Isto porque ao ficar sob a responsabilidade de empresas menores, os funcionários são mais expostos a violações como exploração de trabalho análogo ao escravo, calotes de salários, riscos à sua saúde e jornadas excessivas. Um exemplo bem atual é o da Rússia, que há 20 anos liberou a terceirização, e agora, diante dos efeitos negativos, estuda reverter a decisão.{{banner-interno}}
O homem de 31 anos que matou a companheira, de 34 anos, em Bicas (82 km de Cataguases), dentro da própria casa, irá responder por feminicídio, com aplicação da Lei Maria da Penha. A informação foi confirmada pela assessoria da Polícia Civil, em Belo Horizonte, ao MGTV, da TV Integração. O inquérito está em andamento na Polícia Civil de Bicas.
Ele está internado no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Juiz de Fora, sob escolta de agentes do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), para onde será encaminhado quando tiver alta e prestar depoimento.
O crime ocorreu na última quarta-feira, 29 de março, no Centro da cidade. A Polícia Militar (PM) foi chamada por vizinhos que ouviram gritos. Ao chegar no endereço, os policiais encontraram a vítima caída no chão. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que a mulher já estava morta.
O homem foi preso em flagrante, mas, durante a abordagem, precisou ser contido com balas de borracha. Segundo a PM, ele também se feriu durante as agressões com facadas e pauladas à companheira. Ele relatou aos militares que o crime ocorreu após uma discussão por ciúmes.
A Polícia Civil em BH informou que ele foi encaminhado para o atendimento médico no HPS, onde foi operado de um ferimento no braço na noite desta quarta-feira (30). A assessoria da Secretaria de Saúde confirmou que ele permanece internado, mas não divulgou outros detalhes.
{{banner-interno}}
Policiais Civis de Além Paraíba, Leopoldina, Cataguases, Recreio, Miraí e Pirapetinga, com o apoio de policiais militares da 6ª Companhia de Polícia Militar realizaram no início da manhã desta quinta-feira, 30 de março, uma operação no Bairro Jardim Paraíso, em Além Paraíba (67 km de Cataguases), para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas. Dois homens foram presos pelos policiais, que também apreenderam maconha, cocaína, dinheiro, faca e um revólver.Durante a prisão de um dos suspeitos ele tentou fugir dos policiais no veículo que dirigia, um VW Gol mas colidiu em uma caminhonete Saveiro, que estava estacionada na via pública. Após o acidente, o rapaz desceu do carro e continuou a fuga pulando muros de residências das proximidades, mas foi alcançado e preso pelos policiais civis e militares que estavam em seu encalço.
Participaram da Operação denominada "Além Segura" os delegados Thiago Couri e Marcos Vignolo Alves, ambos lotados naquela cidade e André Luiz Dias, de Leopoldina, e 40 homens, além de 12 viaturas e 3 motocicletas. Ao final os policiais conseguiram, conforme relataram os delegados, desmantelar "um dos mais perigosos pontos de droga da cidade, localizado no bairro Jardim Paraíso, no final da rua Vinte e Quatro de Março".
No local onde funcionava a "boca de fumo" foram apreendidas grande quantidade de drogas (cocaína, crack, maconha) e embalagens vazias usadas para comercializar as substâncias. Havia ainda um revólver calibre 32; uma faca; quatro aparelhos de celulares (que terão suas agendas de contatos periciadas) e mais R$ 2.000,00 em espécie. (Fotos: Jornais Agora e O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
O Tenente Thiago Lemes, comandante do 1º Pelotão da 146ª Companhia de Polícia Militar em Cataguases, foi agraciado nesta manhã de quinta-feira, 30 de março, na Sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Juiz de Fora (120 km de Cataguases), com o Prêmio Excelência e Mérito, concedido por aquela instituição aos militares que se destacam no exercício de suas funções.
Ele foi o único policial das sete cidades que compõem a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, a que Cataguases pertence, a receber a homenagem por seus serviços prestados no combate ao crime em Cataguases onde vem atuando com determinação e esforço desde meados do segundo semestre de 2016. Além dele, outros militares também foram agraciados por diversos méritos, como o sargento Welber e o sub-tenente Éder.
A solenidade foi presidida pelo Coronel Nocelli, comandante da 4ª RISP, que fez a entrega do certificado juntamente com o comandante da 6ª Companhia do Polícia Militar Independente de Leopoldina, Tenente Coronel Ramos. Feliz com a homenagem, Thiago Lemes agradeceu e disse que o reconhecimento o incentiva a trabalhar ainda mais no combate ao crime e que está "motivado a continuar se esforçando com garra e determinação nesta nossa missão de garantir a segurança da população", disse.{{banner-interno}}
Está desaparecido desde fevereiro último, Vitor Hugo Cândido de Oliveira Miranda, de 16 anos de idade. A informação é da Delegacia de Polícia Civil em Cataguases, que assumiu o caso. De acordo com a delegada Érica Guedes, que está apurando os fatos, o menor saiu da casa de sua mãe, sem dar qualquer informação para onde ia e não retornou.
Ele residia no Bairro Granjaria, é de Cataguases, mas já morou em Laranjal (55 km de Cataguases) onde foi visto durante o carnaval, segundo informou a delegada. Adolescente rebelde, conforme descrevem seus familiares, em sua página pessoal do Facebook informou no dia 19 de março ter se mudado para Bauru/SP. A delegada solicita a quem tiver informação sobre seu paradeiro para ligar para o telefone 3421-1129.{{banner-interno}}