O Centro Cultural Humberto Mauro recebeu o público na noite de sexta-feira, 31 de março, para duas sessões de exibição do filme "Redemoinho", do diretor José Luiz Villamarim, inspirado em romance do escritor cataguasense Luiz Ruffato. Primeiro longa-metragem do aclamado diretor de televisão, a obra foi produzida no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com a participação de cerca de 150 profissionais da região, entre artistas e técnicos, e foi todo filmado em bairros e distritos de Cataguases, em 2014.
As exibições aconteceram às 19 horas, reservada à equipe local que participou das filmagens, moradores próximos das locações, operários e funcionários de empresas parceiras e apoiadores locais, e às 21h30, aberta ao público. Entre cada sessão, a plateia participou de um bate-papo com o diretor, com a produtora Vânia Catani e com o escritor Luiz Ruffato. Antes, porém, os três concederam uma entrevista coletiva à imprensa local. Na oportunidade, o diretor Luiz Carlos Villamarim afirmou que filmar em Cataguases foi essencial para o filme, "porque a literatura do Ruffato se passa na cidade e seria uma ‘traição’ não realizar o projeto aqui". Ele complementou dizendo também que a existência do Polo Audiovisual facilitou ainda mais as filmagens. "Eu só tenho elogios a fazer a toda a equipe, ao Polo, à cidade, que eu passei a amar. Estamos aqui hoje para fechar um ciclo, e eu estou muito emocionado com este momento, porque o filme está trilhando um caminho lindo", afirmou, acrescentando que sua jornada no cinema apenas começou e que outros projetos já estão sendo alinhados. "Fazer este filme foi a realização de um sonho", concluiu.A produtora Vânia Catani ressaltou a tradição de Cataguases no cinema e disse que foi muito confortável filmar na cidade. "Fomos acolhidos pela população, todos ajudaram e recebemos toda a infraestrutura para filmar, além disso, a contrapartida do Polo, com seus profissionais, foi um ganho para o nosso trabalho, o que nem sempre acontece nos locais onde vamos filmar", disse, ressalvando apenas a questão de locomoção dos grandes centros para a cidade, o que, segundo ela, dificulta um pouco a logística da produção. O escritor Luiz Ruffato afirmou sentir que sua literatura, quando adaptada para o cinema – e "Redemoinho" é o segundo longa-metragem adaptado de sua obra para a sétima arte – é bem representada, apesar de entender que são diferentes linguagens. "Evidentemente eu vejo minha obra em ‘Redemoinho’, mas o filme é do José Luiz Villamarim e dos atores, do Walter Carvalho, do George Moura, ou seja, não é meu. Eu nunca criei expectativas nos filmes baseados nos meus livros, e já são dois longas e nove curtas. Eu os vejo como um espectador", afirmou.
Também participaram da coletiva o diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva, e a presidente da agência do Polo, Mônica Botelho, que agradeceu a presença do diretor, da produtora e do escritor e a parceria com o Polo. "O filme ‘Redemoinho’ foi um presente porque este é talvez o mais cataguasense dos filmes rodados em Cataguases. Foi um projeto acalentado há muitos anos, é uma história que vem sendo gerada há muito tempo, mas nós sabemos que cada filme, cada projeto, tem o seu momento para acontecer. Tivemos outros filmes realizados aqui, mas este em especial marca uma retomada do cinema em Cataguases, porque tem o DNA da cidade, e eu só tenho a agradecer em nome do Polo e da Energisa, que foi patrocinadora, e dizer que este filme nos encheu de orgulho", concluiu.O filme"Redemoinho" tem grandes talentos nacionais no elenco, como Julio Andrade, Irandhir Santos, Cássia Kiss e Dira Paes. O roteiro é de George Moura e a fotografia de Walter Carvalho. Sua trajetória tem sido vitoriosa: já foi reconhecido em festivais, inclusive internacionais, e pela crítica especializada, e vem conquistando o público nas salas de cinema de todo o Brasil. Na trama, dois amigos de infância se reencontram após 20 anos de separação. Luzimar (Irandhir Santos) é operário da fábrica de algodão e não saiu da cidade. Gildo (Julio Andrade) mora em São Paulo, tem carro, algum dinheiro e a ilusão da vida na metrópole. Entre cervejas e recordações, os dois amigos passam a vida a limpo e repensam suas escolhas. O filme tem a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, da Fábrica do Futuro e o patrocínio da Energisa. (Fotos: Cristina Quirino)
{{banner-interno}}
O Grupo UNIS que administra as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) reuniu em um almoço, no auditório daquela tradicional instituição de ensino, cerca de cinquenta empresários de Cataguases e região, para apresentar o projeto de criação do Conselho Empresarial da Zona da Mata e convidar os presentes a delefazerem parte. Iniciativa neste sentido existe com sucesso no Sul de Minas, sede do Grupo Unis, há mais de um ano e que já está expandindo suas ações internacionalmente, conforme informou o Reitor daquele Centro Universitário, Professor Mestre Stefano Barra Gazola, idealizador e maior incentivador do projeto.Além de explicar a proposta de criação do Conselho e suas vantagens para o empresariado e região, durante o almoço os presentes assistiram a uma palestra ministrada pelo Professor Doutor Guaraci Silva (foto) que abordou o tema "Nova Economia... Novos Desafios" onde mostrou que nos dias de hoje não dá para se contentar com a mesma coisa e é preciso inovar sempre, "a cada dia", destacou. Para reforçar sua afirmação, Professor Guaraci montou sua explanação em cima de diversos exemplos de empresas bem sucedidas e de empresários de sucesso destacando exatamente o ineditismo, a ousadia e a criatividade de suas ações. Em seguida os participantes ainda debateram o assunto e apresentaram questionamentos sobre o tema enquanto degustavam o almoço servido pela Kassy Festas.
Stefano Gazola (foto) voltou a reforçar a importância da criação do Conselho Empresarial da Zona da Mata citando os exemplos de sucesso do existente em Varginha onde na reunião de maio estarão presentes representantes de outros países da América do Sul que também estão implantando estes mesmos conselhos para poderem realizar intercâmbio comercial. "Nossa meta é promover negócios entre nós e assim girar a roda da nossa economia. Eu me dei conta de que isso era inevitável acontecer quando vi que ia chegar a hora que nossos alunos iam sair do UNIS sem ter o que fazer na nossa região. Então resolvi unir o conhecimento da Universidade com os empresários", conta o reitor do UNIS, acrescentando que esta parceria é para a busca de soluções entre estes setores. "Quando a indústria tiver uma dúvida, ela irá buscar conosco, na Universidade e nós vamos levar a solução até ela e assim faremos a nossa economia crescer. Este é o conceito principal do nosso Conselho Empresarial", completou Stefano convidando todos os presentes para o próximo encontro, em julho.
Veja mais fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases apreendeu drogas, uma arma de fogo e dinheiro no final da tarde desta sexta-feira, 31 de março, em uma residência no Bairro Dico Leite, em Cataguases, além de um menor de 17 anos de idade, e prendeu em flagrante um rapaz de 22 anos, ambos por tráfico de drogas. Os dois são conhecidos da polícia pela prática deste crime. Contra o adolescente havia mandado de busca e apreensão em aberto porque em dezembro passado, saiu temporariamente da casa de custódia onde estava, em Juiz de Fora, para passar o Natal em casa, mas não retornou.Informações repassadas aos policiais militares por pessoas da comunidade revelaram que uma residência situada na Rua João Simeão, 115, no Bairro Dico Leite estaria sendo utilizada para guardar e repartir droga entre traficantes do bairro e que naquela tarde havia intenso movimento no imóvel. Os militares fizeram cerco no local que estava sendo ocupado por dois rapazes que fugiram ao descobrirem a presença dos militares. Um deles, o menor, pulou o muro invadindo outras residências, mas foi contido pelos policiais e o outro, maior de idade, foi detido no meio de uma das ruas daquele bairro.
Dentro da residência a PM encontrou uma mochila que foi vista com o rapaz maior de idade antes da fuga. Dentro dela foi encontrada grande quantidade de droga, conforme informações repassadas pelos militares. Outra parte da droga estava espalhada no chão do imóvel. Os policiais informaram terem encontrado e apreendido 1,7 kg de maconha prensada em 5 tabletes e avaliada em cerca de R$ 4 mil, sendo que quatro barras estavam enterradas no quintal da casa e outro dentro da mochila; 138 pedras de crack; 9 buchas de maconha prontas para a venda; 5 papelotes e 2 porções maiores de cocaína; 1 revólver cromado calibre 32 e 10 munições; uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e a quantia de R$1.073,00 em dinheiro.
Os dois rapazes fizeram exames médicos de praxe e foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina onde prestaram depoimento. Participaram da operação sob o comando do tenente Thiago Lemes os policiais militares sargentos Andrade, Silas, Silvio, Norte, Resende, Alexsandro e Sucasas, além dos cabos Dionísio, Fortunato e Jean Pierre. {{banner-interno}}
O Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases, divulgou, no começo da tarde desta sexta-feira, 31 de março, as vagas de emprego no município. Esta semana são ofertadas dezoito vagas em seis cargos. As vagas permanecem disponíveis até serem preenchidas.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. Confira a relação de vagas no quadro abaixo:{{banner-interno}}
Será realizada no próximo dia 23 de abril (domingo), a 1ª Caminhada Unimed Cataguases. A iniciativa é do departamento de Marketing e relacionamento com o Cooperado daquela Cooperativa incentivando ações que visam a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos participantes, conforme explicou o responsável pelo setor, Hélcio Fagundes. Com saída da Praça Rui Barbosa, que também será o ponto de chegada, a 1º Caminhada terá um percurso de aproximadamente 3 quilômetros e está aberta a pessoas de todas as idades. Os participantes passarão pelo Calçadão, Avenidas Astolfo Dutra e Humberto Mauro e Praça Santa Rita. Em todo o trajeto haverá orientação de profissionais de Educação Física e de enfermeiros, acrescenta Hélcio.
O objetivo é incentivar a população cataguasense a levar uma vida com hábitos mais saudáveis e a praticar exercícios físicos, respeitando sempre seus limites e o tempo de cada um, destaca Hélcio. Os interessados em participar desta manhã dedicada à saúde podem se inscrever a partir do próximo dia 3, segunda-feira, até o dia 19, na sede da Unimed Cataguases (Avenida Melo Viana, 78 - Granjaria) ou no Departamento de Vendas que fica na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 13, no Centro. Para isso devem levar 2 quilos de alimentos não perecíveís (menos sal e fubá) que serão doados a instituições filantrópicas. Os primeiros 150 inscritos vão ganhar um brinde exclusivo da Unimed, revela Hélcio, informando também que uma tenda daquela cooperativa será montada na Praça para oferecer o serviço de aferição de pressão arterial, prestar informações sobre os Programas do Espaço Viver Bem (Viva Leve, Gestar Bem, entre outros) e com uma equipe do Plantão de Vendas. Durante o evento haverá distribuição de água, os participantes farão alongamento, vão tomar café da manhã e concorrer a um sorteio de brindes.
Raio X da Unimed Cataguases - Maior plano de saúde de Cataguases e região, a Unimed Cataguases conta hoje com uma formidável infraestrutura para atender seus clientes com qualidade, eficiência e segurança. Possui em seu plantel 105 cooperados (prestadores de serviços), 3 hospitais, 23 Centros de Diagnósticos, 7 laboratórios e quase 12 mil beneficiários (usuários de seus planos de saúde) distribuídos nas cidades de Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Miraí, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases.
Sua estrutura, porém, é ainda muito maior, porque está amparada nas demais Unimeds espalhadas pelo Brasil afora formando uma rede de assistência a seus usuários que compreende 348 cooperativas com 114 mil cooperados que atuam em 2.730 hospitais e em 36 Pronto-Atendimentos. Em todo o país a Unimed dispõe também de 1.988 Centros de Diagnósticos e 5.494 Laboratórios e mais de 18 milhões de beneficiários, se fazendo presente em 84% de todo o território nacional. {{banner-interno}}