A Polícia Militar de Cataguases prendeu um homem nesta madrugada de terça-feira, 4 de abril, durante patrulhamento preventivo que realizava no Centro da cidade, por falsidade ideológica. A viatura composta pelos sargentos Adelir e Robson, ao passar pela Avenida Rotary, próximo ao Marco Rotário ali existente, visualizou o rapaz andando à pé, em atitude suspeita.
Durante a abordagem ele informou o nome de seu irmão aos policiais acrescentando ter apenas um antecedente criminal. Ao consultarem o sistema informatizado, porém, os policiais descobriram que não havia crime para aquele nome e descobriram que ele estava mentindo. Após várias tentativas para descobrir seu nome verdadeiro, os militares finalmente conseguiram identificá-lo como R.L.F.da S.
Com a verdadeira identidade revelada o rapaz disse aos policiais que resolveu mentir porque ele não poderia estar andando na rua àquela hora por estar em liberdade condicional após ter deixado o presídio no dia 27 de fevereiro. Agora ele voltou para aquele endereço pelo crime de falsidade ideológica após prestar depoimento ao delegado de plantão em Leopoldina e passar por exames médicos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases.{{banner-interno}}
A Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, que fica no Bairro Seminário, em Leopoldina, foi furtada na manhã desta segunda-feira, 3 de abril. Esta foi a quarta vez que o local foi invadido por criminosos em uma semana.
De acordo com a Polícia Miltar (PM), os funcionários chegaram na instituição e perceberam os sinais de arrombamento. Na última quarta-feira (29), dia da última invasão, alimentos, materiais de limpeza e câmeras foram levados do local.
Desta vez, mais alimentos foram furtados. Além disso, portas, portões e cadeados foram danificados. Conforme a PM, os suspeitos das ações já foram identificados e são os mesmos que arrombaram os dois postos de saúde e a escola. Eles foram apreendidos e os produtos foram recuperados, mas os suspeitos já estão em liberdade novamente.
A PM disse que vai reforçar o patrulhamento na região da escola. Já a Polícia Civil disse que o caso foi encaminhado para a inspetoria da Delegacia Regiaonal de Leopoldina para investigação. Policiais já estão em diligências.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou, em nota, que está ciente dos arrombamentos na escola e que todas as providências cabíveis foram tomadas. Os materiais e equipamentos furtados serão repostos, assim como a instalação de um novo sistema de câmeras de segurança.
Três furtos em uma semanaO primeiro furto foi registrado na segunda-feira (27). Os funcionários chegaram na instituição por volta das 6h e notaram que os portões e cadeados tinham sido arrombados. A fiação de energia foi danificada e materiais de limpeza, alimentos e duas câmeras de monitoramentos tinham sido levados.
Na quarta-feira (29), mais alimentos que estavam armazenados na dispensa da instituição foram surrupiados e, na última sexta-feira (31), foram furtados alimentos, pratos e panelas.SuspeitosTrês adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, foram apreendidos na quinta, suspeitos dos crimes.
Além dos arrombamentos e furtos na escola estadual, eles também são acusados de furtar dois postos de saúde, também durante a semana.
De acordo com a PM, eles assumiram a participação nos crimes e apontaram outros dois envolvidos, que estão foragidos. Eles foram ouvidos pela Polícia Civil e liberados em seguida.{{banner-interno}}
A equipe de policiais civis da Delegacia de Polícia, em Cataguases, prendeu nesta tarde de segunda-feira, 3 de abril, por força de mandado de prisão preventiva, uma mulher de 22 anos de idade, por envolvimento em um homicídio e em uma tentativa de assassinato, ambos ocorridos ano passado em Cataguases. A informação foi prestada pelo delegado titular, Marcelo Manna, que coordenou as investigações.
Segundo revelou aquele delegado, essa jovem aliciava menores e os influenciava a cometer crimes contra a vida das pessoas, inclusive fornecendo a arma para elas que depois lhe devolviam, explicou. "Segundo apuramos em nossas investigações, ela teve participação na morte de Weverton da Silva Diogo, o Cabralzinho e na tentativa de morte de Alef Salviano Lima, que sobreviveu e atualmente está preso por cometimento de outro crime", explicou.
Cabralzinho, 27 anos, foi encontrado morto, pouco antes das 11 horas da noite de 22 de agosto de 2016, na Rua José Esteves, entrada do Bairro Ibrahim, alvejado por dois disparos de arma de fogo. Ninguém presenciou o crime e não havia ninguém na rua no momento em que a equipe do SAMU chegou ao local para constatar o óbito (veja a matéria clicando aqui) .
Marcelo Manna informou que após apurar os fatos ficou claro que os autores deste crime seriam dois menores de idade que contou com a participação desta moça, agora presa, que lhes entregou o revólver usado naquele crime, afirma o delegado. Ele completa dizendo que o motivo para este crime e a tentativa de também tirar a vida de Alef seria um desacerto entre eles com relação ao tráfico de drogas. Os dois menores estão acautelados.
A jovem foi levada para o presídio feminino em Eugenópolis onde permanecerá à disposição da justiça. Marcelo Manna aproveitou para reiterar a disposição de sua equipe no combate aos crimes contra a vida. "A Polícia Civil está dando mais ênfase aos crimes de homicídio e nenhum deles ficará impune. Vamos retirar de circulação todas as pessoas que de alguma forma participaram deste tipo de crime em Cataguases", afirmou aquele delegado.
Atuaram para elucidar este caso, além do delegado Marcelo Manna, o subinspetor Leonardo Pessanha, os investigadores Rafael Marcelino Barreto, Bruno Giovani Vieira Brugiolo, Ibrahim Taroco Salomão e Gustavo Roberti Teixeira.{{banner-interno}}
Foi inaugurado nesta manhã de segunda-feira, 3 de abril, no Campo Experimental da Epamig, situado na localidade da Lajinha, em Leopoldina, o Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce. A solenidade foi prestigiada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Minas Gerais, Pedro Leitão e também pelo presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque. O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira e seu vice, Márcio Pimentel, além do Coordenador de Pesca e Aquicultura em Minas Gerais da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Oswaldo Albergaria, vereadores, produtores rurais e estudantes participaram do evento.A coordenadora do Centro de Referência, Elizabeth Lomelino Cardoso (foto), disse, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, que foram investidos "quase novecentos mil reais oriundos do extinto Ministério da Pesca, na implantação deste projeto que estamos inaugurando. Ele surgiu de uma demanda dos produtores desta região que produzem cerca de 70% do peixe ornamental consumido em todo o país para fazer pesquisas nesta área com critério rigoroso", explicou. Ela revelou que os trabalhos começaram em 2012 e a partir de agora serão desenvolvidas várias pesquisas como o diagnóstico da região para conhecer a realidade deste setor; estudo de melhoramento genético das espécies já produzidas a fim de conseguir melhor qualidade; produção de organismos vivos que são utilizados na alimentação dos peixes e são alimentos despoluidores e, através do melhoramento genético das espécies, o reprodutor que for gerado será repassado para os produtores para ser distribuído e multiplicado. O Centro vai trabalhar com quatro espécies de peixes ornamentais: Carpa, Kinguos, Guppi e os Paulistinhas que são muito comercializados, completou Elizabeth.
A Piscicultura na Zona da Mata está concentrada em oito municípios - especificamente, na região de Muriaé - onde são cultivadas entre 250 a 450 espécies de peixes ornamentais. A região é responsável por comercializar 1.450.000 unidades de peixes por mês para quase todos os estados da federação, o que significa uma receita entre R$ 600 mil a R$800 mil mensais, segundo informações do setor que envolve neste trabalho entre 2 mil a 3 mil pessoas, caracterizando-se basicamente como uma atividade familiar, conforme revela pesquisa da própria Epamig divulgada durante o evento. Vanessa Figueiredo (foto), gerente da Campo Experimental em Leopoldina, disse que a inauguração do Centro atinge mais um objetivo da Epamig que é facilitar a vida do produtor através da apresentação de novas tecnologias. "Hoje estamos cumprindo mais uma etapa de nossa missão que é levar ao produtor mais facilidade na área da piscicultura, desta vez, com peixe ornamental e estaremos abertos para os produtores que queiram conhecer o nosso espaço e tirar dúvidas e também conhecer um pouco sobre esta cultura", disse.
O Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Pedro Leitão (foto), 43 anos e que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses oriundo da Educação, disse que toda esta "atividade do agronegócio é estratégica para o Estado, porque se mostra como uma locomotiva da economia. É o único setor que está crescendo no Estado. Eu acredito, aqui para a Zona da Mata, uma região tão carente de novos projetos de desenvolvimento, começar a olhar a piscicultura e peixes ornamentais como uma atividade de geração de emprego e renda. É esta a nossa direção: reconhecer este trabalho que já vem sendo desenvolvido por produtores da região com muito esforço e muita dificuldade, mas também mudar de patamar para que a atividade realmente se consolide na região e que possa virar de forma definitiva uma referência para o Brasil em produção de peixes ornamentais", analisou. Pedro Leitão estendeu sua análise para o apoio que o Governo de Minas pode dar ao setor. "Primeiramente devemos mapear a região, o que o governo tem feito. O segundo passo é atuar de forma concreta, através do conhecimento que faz qualquer atividade evoluir, e é isso que a gente está trazendo aqui através da Epamig", completou.
{{banner-interno}}
Uma denúncia anônima levou uma guarnição da Polícia Militar de Dona Euzébia até uma casa em construção onde estava uma motocicleta escondida e que havia sido roubada. A ligação foi recebida pelo sargento Airton que avisou aos policiais de plantão, soldados Cardoso e Gustavo, que assumiram o caso.
A moto, uma Honda CG Titan, 150 KS, ano 2008, cor cinza e placa de Astolfo Dutra/MG, foi localizada na rua Lindolfo Duque, Bairro Jardim Primavera, em Astolfo Dutra, com o tanque e paralama pintados de azul, pneu traseiro furado, placa danificada e sem os retrovisores. Não há informações sobre os autores.
Após consultarem o sistema informatizado da Polícia, ficou constatado que a motocicleta havia sido furtada e os militares entraram em contato com o seu proprietário para lhe orientar sobre como proceder e quais providências tomar no sentido de recuperar seu veículo que, naquele momento, foi removido para o pátio credenciado do Detran-MG de Cataguases.{{banner-interno}}