O prefeito Willian Lobo de Almeida concedeu, nesta manhã de segunda-feira, 10 de abril, sua primeira entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, para fazer um balanço de seus primeiros cem dias à frente do município que voltou a administrar em 1º de janeiro deste ano. Willian havia falado com exclusividade ao Site pela última vez quando ainda era prefeito em dezembro de 2012, para fazer também um balanço de sua então administração que estava chegando ao fim. Nesta manhã, o prefeito aproveitou para falar sobre a maior dificuldade encontrada e a prioridade para este primeiro semestre.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista em que o Chefe do Executivo Municipal abordou as mais diversas áreas da Administração.Salário dos Servidores - Era um objetivo nosso, de campanha, e como prefeito, tive essa prioridade de manter o salário dos servidores em dia. É difícil o momento, mas conseguimos até agora, realizar esse grande projeto que é o pagamento em dia.
EPI's - Equipamentos de Proteção Individual - Outro avanço é que estamos conseguindo dar segurança aos servidores da Prefeitura para que ele possa trabalhar com tranquilidade, amor e carinho. Iniciamos a compra desses equipamentos e agora os servidores vão trabalhar com máscara, luvas e demais proteções necessárias à suas atividades.
Saúde - Conseguimos acertar e organizar o SEMAE, que é o serviço de especialidades médicas, que há quatro anos estava fechado em frente ao hospital de Cataguases. Conseguimos adequar aquele espaço somente comprando material e com os nossos funcionários fizemos a pintura e a reforma e hoje aquele espaço é privilegiado para atender a população.
Conseguimos colocar em funcionamento o Centro de Fisioterapia, na Vila Domingos Lopes, com vários equipamentos, para dar maior agilidade no atendimento aos pacientes e que para nós é um grande resultado.
E ainda nesta área, estamos iniciando o processo licitatório de reforma da Policlínica municipal e também um projeto desenvolvido junto com a FIC/UNIS, que é o mapeamento visando a melhoria da atenção primária em saúde, que está sendo feito pelos alunos do curso de Engenharia de Produção.Cultura - O nosso Secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, é preciso destacar aqui, fez um excelente trabalho neste Carnaval. O nosso maior objetivo era manter os blocos e também colocar as escolas, mas infelizmente a gente não conseguiu. Mas o maior objetivo foi conquistado: não tivemos o registro de nenhuma ocorrência policial com morte. Então, isso já começou a resgatar a credibilidade do carnaval cataguasense.
Serviços Urbanos - A limpeza das praças, como a Santa Rita, Chácara Dona Catarina, estamos nos esforçando para manter estes espaços públicos limpos, além de estar cobrando a melhoria da iluminação pública. Nesta área temos uma demanda grande e poucos servidores, mas ainda assim conseguimos recapear e recompor grande parte da pavimentação da cidade. Há muito ainda a ser feito. Vamos intensificar e aumentar a velocidade de resolução, mas é notória a questão da limpeza que está começando mais cedo para não atrapalhar o comércio nem o trânsito. Nas estradas rurais patrolamos mais de 130 quilômetros delas cascalhadas e melhoradas.Agricultura e Meio Ambiente - Este setor acaba de ser prestigiado com o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, onde pretendemos oferecer duzentas unidades para os agricultores de baixa renda a oportunidade de construir sua casa própria.
Educação - Esta semana encerramos a campanha do Autismo que foi um sucesso, e conseguimos realizar um processo de designação, que é a contratação de servidores sem nenhuma intercorrência ou insatisfação por parte dos servidores. As direções das escolas estão muito motivadas, inclusive partiram delas, vários mutirões de limpeza nas nossas escolas municipais. E eu sempre digo, a Educação vai bem quando você vê que não há pessoas reclamando.
Esporte - Fizemos o Dia da Atividade Física esta semana, o Dia da Saúde, também. Ambos eventos foram um sucesso. Tivemos os Jogos Escolares, que é uma parceria das secretarias de Esportes com a de Educação. Os jogos aconteceram sem nenhum incidente e nenhuma ocorrência policial. Foi um sucesso o evento. E iniciamos vários campeonatos como o Suburbano e o de Veterano, por exemplo.O maior problema nestes 100 dias - Nós tivemos um grande agravante que foi ter que organizar a prefeitura para receber a certidão negativa com efeito de positiva em dia, para limpar o nome do município nos órgãos federais e estaduais. Nós tínhamos aí seis milhões de dívidas apenas com INSS de uma dívida total, que todo mundo sabe, que é de vinte de seis milhões. Então, até organizar essa questão do INSS nós tivemos sequestrados dos nossos recursos, dois milhões e meio! Quantas coisas positivas poderíamos fazer com esse dinheiro? Pavimentações na cidade, obras estruturais, melhorias para os servidores, enfim, vários benefícios. Isso dificultou muito.
Meta para este final de semestre - Tentar melhorar nosso setor de comunicação implantando a Ouvidoria Pública para que a população possa ter um diálogo mais próximo com a administração. Tentar melhorar as condições dos servidores, inclusive, vamos sentar essa semana com o sindicato da categoria para discutir o reajuste salarial, que é prioridade. E quero anunciar também que estamos iniciando hoje, um projeto do primeiro mandato, para asfaltar uma rua que liga os bairros São Pedro ao Santa Clara, marcando assim estes cem dias de mandato. (As fotos acima foram gentilmente cedidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}
O circuito Turístico Serras e Cachoeiras recebeu na última quinta-feira, 6 de abril, em Cataguases o Secretário Adjunto de Turismo de Minas Gerais (Setur), Gustavo Arrais, para uma Reunião Técnica de Alinhamento, que foi organizada em conjunto pelas duas instituições. O prefeito Willian Lobo de Almeida, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Fausto menta, a presidente do Circuito Serras e Cachoeiras Vilmara Alves Amorim e a gestora daquela entidade, Sônia Dias, além de prefeitos e demais autoridades da região, prestigiaram a iniciativa.Vilmara abriu o encontro e, após dar as boas vindas, comentou a relevância daquele momento. "É muito importante para a região, pois contamos com a presença da equipe técnica do estado para tirar nossas dúvidas e tratar de diversos assuntos para que os municípios vizinhos se alinhem para estarmos juntos e fortalecermos o turismo na nossa região", afirmou.
Estiveram em pauta assuntos como a nova estrutura da Secretaria de Turismo, o mapa do turismo brasileiro, agrupamento dos circuitos turísticos, diretrizes básicas do ICMS Turístico, gestão do Circuito e o lançamento do 2º Concurso de Fotografias. Gustavo Arrais explicou como o município deve aproveitar o turismo na região. "Hoje, 54% dos brasileiros pensam em viajar internamente e isso significa que esta região vai de encontro ao interesse das pessoas. Aqui tem vários atrativos: turismo de bem-estar, rural e ciclístico. Turismo é mercado, e esta região precisa ser encarada como um produto a ser vendido", disse. O prefeito Willian também esteve presente e comentou a importância da organização do setor na administração municipal. "Quando fui prefeito no primeiro mandato, nós tivemos uma melhoria no ICMS Turístico. O que favoreceu isso foi saber separar a verba dos setores. Nós, gestores, estamos enfrentando um momento econômico difícil e temos que ter a visão da importância de que todo o recurso recebido pode gerar retorno para o município", ressaltou. O evento ainda contou com uma palestra sobre o funcionamento do Circuito que foi ministrada por sua gestora, Sônia Dias, onde ela falou de sua estrutura e dos projetos para este ano.
{{banner-interno}}
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, cumpriu nesta manhã de segunda-feira, 10 de abril, a promessa feita no dia da inauguração do Centro Administrativo daquela Cooperativa. Naquela ocasião ele disse que a agência em Cataguases, ou Ponto de Atendimento, como é chamado, entraria em reforma e seria uma das mais modernas e bonitas da região. Após quatro meses em obras, os cooperados conheceram as novas intalações desta que é a unidade pioneira da cooperativa genuinamente cataguasense e que está em franco crescimento e prestes a abrir dois novos pontos de atendimento, desta vez na capital mineira.Uma solenidade simples e rápida marcou a reinauguração da unidade em Cataguases do Sicoob Coopemata. Além dos membros da Conselho de Administração, dos funcionários do Ponto de Atendimento, o prefeito Willian Lobo de Almeida e seu vice, Tita Lima, secretários municipais e clientes prestigiaram o momento que é também motivo de orgulho para a cidade, pois representa o crescimento de uma cooperativa de crédito nascida em Cataguases e que está crescendo amplamente e já possui dez agências espalhadas na região, conforme lembrou seu presidente, César Mattos. O gerente geral em Cataguases, Alexandre Pinheiro Nunes (foto), apresentou sua equipe de trabalho e agradeceu a todos o empenho na reforma. "Esta obra é o resultado de nosso crescimento, é a sequência de nosso trabalho que é voltado exclusivamente aos nossos cooperados", disse.
César, em seu discurso, destacou a maturidade tecnológica da Cooperativa que preside. "Hoje adquirimos uma maturidade tecnológica, também. Podemos nos orgulhar de nossa empresa que tem condições plenas de atender, com tudo que há de mais moderno, em nível de tecnologia, um portfolio de produtos. Hoje estamos num patamar de igualdade com o sistema financeiro e nós temos os nossos diferenciais, e aí ninguém pode nos acompanhar", afirmou, lembrando que por ser Cooperativa, o resultado obtido com o trabalho é revertido para o cooperado. "Nós estamos em plena fase de distribuição de sobras, quando estamos distribuindo cinco milhões e trezentos mil reais para os nossos cooperados, e isso é parte do resultado gerado por eles mesmos", explicou.O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, afirmou ainda que se instituição chegou a este nível de excelência é porque "as pessoas acreditaram na filosofia cooperativista e entenderam que nós não somos banco, nós somos uma outra entidade que é muito mais pessoal, importante, para as pessoas, porque aqui as pessoas são donas, elas participam, as pessoas vêm aqui com a sensação de pertencimento e é issso o que nós queremos", completou. Presente em dez municípios, o Sicoob Coopemata vem prestigiando empresas de Cataguases nestas obras de reforma, revelou César (foto). "Não é protecionismo, é qualidade e preço bom mesmo que nossas empresas têm", garantiu, convidando a todos em seguida a conhecerem as dependências do novo Ponto de Atendimento.
Veja mais fotos da reinauguração na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Brasil, a partir deste mês, adotará dose única da vacina contra febre amarela nas áreas em que a imunização é recomendada. A medida, que segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi anunciada nesta quarta-feira, 6 de abril, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. "A partir de agora, as pessoas que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida".
De acordo com o ministro, a OMS fez a mesma recomendação em 2014, mas o governo brasileiro consultou sociedades científicas e avaliou que os estudos ainda não eram suficientes para adotar a decisão da entidade.
Ricardo Barros anunciou, também, que o Ministério da Saúde está preparando a rede pública para um possível fracionamento das doses da vacina. Se adotada, a medida servirá para conter a expansão da doença nas regiões metropolitanas que precisarem de bloqueio.
Combate à doençaSegundo o Ministério da Saúde, foram liberados, na última semana, R$ 19,2 milhões para intensificar as ações contra febre amarela em 526 Municípios afetados pela doença nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Os valores deverão ser aplicados em ações de prevenção na área de vigilância para a febre amarela.
Até ontem, foram notificados cerca de 2 mil casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 450 continuam em investigação, 586 foram confirmados e 951 descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 190 confirmados, 49 em investigação e 43 descartados. Os últimos casos de febre amarela urbana ocorreram em 1942, no Acre.
{{banner-interno}}
A Loja Biju Mania e a casa lotérica da Vila Domingos Lopes, em Cataguases, foram furtadas na madrugada deste domingo, 9 de abril. De dentro da loja os marginais abriram um buraco na parede que dá acesso à lotérica e de lá roubaram uma quantia significativa em dinheiro que estava guardada em três cofres, que foram arrombados. O valor total levado pelos meliantes não havia sido contabilizado pelos responsáveis, segundo informou a Polícia Militar. A PM faz buscas atrás dos suspeitos, informou o major Willian Machado.
Os meliantes entraram na loja ao lado da lotérica, provavelmente usando uma chave mestra, de acordo com a PM, já que o local não tinha marcas de arrombamento e foi necessário abrir três fechaduras para ter acesso ao seu interior. Dentro da loja eles levaram apenas uma caixa de aliança e um anel, além de terem desorganizado algumas prateleiras. Em uma parede lateral, abriram um buraco para entrarem no outro estabelecimento.
Dentro da lotérica, os marginais arrombaram três cofres e retiraram todo o dinheiro e foram embora. As imagens do circuito interno de TV mostram que os bandidos entraram no imóvel às 2h53min e saíram às 6h. A perícia técnica da Polícia Civil esteve esta tarde nos dois estabelecimentos fazendo seu trabalho de praxe e vai emitir um laudo sobre o caso. O dono da loja Biju Mania descobriu o crime porque precisou ir até lá no começo da tarde e ao entrar viu prateleiras desarrumadas e o buraco na parede.
Furto a carro - Um Fiat Uno, que estava estacionado em uma fazenda, às margens da rodovia no cruzamento com a ferrovia, em Barão de Camargo, foi alvo de arrombamento e os objetos que estavam em seu interior foram levados pelos ladrões. O carro não foi levado, conforme informou a Polícia Militar, mas um notebook e folhas de cheque, entre outros objetos de valor, foram subtraídos. Não há pistas sobre os suspeitos e a vítima ainda contabiliza os prejuízos. {{banner-interno}}