Começa nesta sexta-feira, 21 de abril, na Praça João XXIII, em Leopoldina, a 13ª Edição do Encontro Nacional de Motociclistas de Leopoldina. O evento termina no sábado, 22 e reúne motociclistas de vários estados brasileiros que prometem movimentar a cidade no feriadão de Tiradentes. O encontro é promovido pela Associação dos Motociclistas de Leopoldina (AMOL), e conta com apoio do comércio local e da Secretaria de Cultura e Turismo de Leopoldina. Aquela cidade é a única do país que possui um marco em homenagem aos motociclistas.
O EncontroOnze bandas de música vão se apresentar no Encontro Nacional de Motociclistas deste ano. Destas, oito são de Leopoldina, o que demonstra o interesse dos organizadores em priorizar e valorizar os artistas locais. Na sexta-feira (21) está prevista para às 14h a apresentação da Banda UTI. Para as 16h a Banda Toca Raul promete animar o público com um repertório saudosista do mestre Raul Seixas. Logo em seguida, às 18h entra em cena a banda The Knockers com um set list variado com rock e heavy metal. A tradicional banda Apocalipse sobe ao palco às 21h30min.
Para o sábado (22) a programação conta com a banda Improviso Etílico às 15h30min. A Banda Dsnort, que teve recentemente seu CD lançado, se apresentará às 17h30min. A Banda TT Chong com seus 18 anos de estrada se apresenta às 18h e os veteranos do rock, a banda Corrente Sanguínea, que está completando 34 anos de estrada, encerra a participação das bandas leopoldinenses às 20h.Na sexta a banda Cilindrada se apresenta às 23h30min, e no sábado, a tradicional Tuka’s Band anima o público às 22h. A Banda Faixa Etária, que se apresenta pela segunda vez em Leopoldina promete agitar o público com um repertório inédito trazendo canções de astros como os Beatles, Credence Clearwater, Chuck Berry, Raul Seixas e muito mais.
Para o vocalista Paulo Afonso, da Banda Corrente Sanguínea, "este ano estaremos nos apresentando pela sétima vez e é sempre muito bom participar do Encontro de Motociclistas e poder mostrar um pouco do nosso trabalho para os visitantes. A interatividade, o clima do evento e a receptividade da plateia fazem com que a banda dê o máximo no palco. Não tem preço!", declarou.
Oldemar Montenari, vocalista da banda The knockers, comentou que para ele este evento é muito especial: "Sou o único músico a ter cantado em todas as edições. Para mim é o melhor evento da cidade, pois atrai gente de todo o Brasil, é um evento democrático e dá a oportunidade dos músicos locais mostrarem o seu trabalho a milhares de pessoas." (Fotos: Rafael Louzada){{banner-interno}}
Um automóvel Toyota Corolla, placas de Cordeirópolis/SP, saiu da pista e foi parar em um matagal após descer uma ribanceira no Km 749 da BR-116, no trecho entre o Posto Vale do Pomba e a Fazenda Laranjeiras, em Leopoldina, no meio da manhã desta domingo, 16 de abril.
Cinco pessoas estavam no veículo, que trafegava da cidade de Manhuaçu/MG com destino a Cordeirópolis/SP. De acordo com o condutor do veículo, o acidente aconteceu por volta das 10h30min, quando ele realizava uma ultrapassagem e o condutor de outro veículo não percebeu sua manobra e também decidiu ultrapassar, atingindo o Corolla, que saiu da pista.Uma viatura da Energisa, com os colaboradores Sebastião e Elves, passava pelo local na hora do acidente e ajudou a prestar socorro aos acidentados. Eles entraram em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros e sinalizaram o local até que o Socorro chegasse, além de informar à equipe do SAMU as condições das vítimas.
Três pessoas foram socorridas pelo SAMU e uma pela Unidade de Resgate do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, sendo levadas para o Pronto-Socorro Municipal na Casa de Caridade Leopoldinense. Até o final da tarde eles permaneciam em observação.
Pelo Corpo de Bombeiros atuaram os militares Cabo BM Alaílson, Soldado BM Trifílio e Soldado BM Guzzela. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local e assumiu a ocorrência. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Policiais Militares de Dona Euzébia, prenderam na madrugada deste domingo, 16 de abril, um homem contra quem havia um mandado de prisão em aberto, após identificá-lo bebendo em um bar que funcionava no clube Xopotó por causa de um forró que acontecia no local. Os soldados Cardoso e Gustavo foram até lá após denúncia anônima falsa informando que no interior do clube estaria ocorrendo uma confusão.
De acordo com os militares, o suspeito, ao avistar a guarnição policial, demonstrou nervosismo e trocou de boné com outra pessoa que o acompanhava, supostamente com o objetivo de não ser reconhecido. Os policiais então se aproximaram para abordá-lo e ao ordenarem que se colocasse em posição de busca pessoal ele não obedeceu e tentou desvencilhar-se do militar que o imobilizou com algemas, considerando seu porte físico avantajado, seu histórico de agressividade e por estar, provavelmente, sob efeito de álcool.
Em seguida os policiais o retiraram do local rapidamente e o levaram para o Destacamento da PM daquela cidade onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência e explicado ao autor o motivo de sua prisão e seus direitos legais, e também a seu pai que compareceu ao local após tomar conhecimento da prisão do filho. Em seguida ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de plantão em Leopoldina onde prestou depoimento e foi levado para o presídio onde encontra-se à disposição da justiça. {{banner-interno}}
Na próxima segunda-feira, 17 de abril, o Ministério da Saúde dará início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O ministério adquiriu 60 milhões de doses para a imunização.
A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 2,3 milhões desses profissionais em todo o País poderão se vacinar contra a gripe nos dias 2 e 3 de maio.
"Pela primeira vez, o Brasil está vacinando os professores contra a influenza. São profissionais que têm contato com dezenas de alunos diariamente, ficando expostos à contaminação", ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele explica que a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. "É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito", observa.
O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.
Grupo prioritárioO público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.{{banner-interno}}
A paixão pelo Fusca, um carro que marcou época e gerações no Brasil, parece não ter fim. Pelo menos é o que demonstram os eventos que acontecem em torno deste modelo de veículo em todo o país, como aqui em Cataguases, que há sete anos ininterruptos, sempre no Sábado de Aleluia, o dentista apaixonado por este modelo de veículo, Marcelo Moreira, realiza na Avenida Astolfo Dutra, o Encontro Amigos do Fusca. Este ano o evento recebeu o apoio da Sexretaria Municipal de Cultura e Turismo."Este ano recebemos um pouco mais de cinquenta Fuscas. É um sucesso", afirmou com um sorriso no rosto. Teve até churrasco entre os participantes que vieram de várias cidades da região e do estado do Rio de Janeiro. E teve Fusca de todas as idades e muitos deles incrementados com muita criatividade. Até um bem no estilo Minie, do Walt Disney. Carros originais e também produzidos, não importa, todos são Fuscas, que mantém o estilo e a tradição, como disse Marcelo Moreira, à direita na foto com o Secretário Fausto Menta.
Os participantes doaram um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição filantrópica da cidade. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, outro amante de Fusca, também estava lá, já que é proprietário de um modelo fabricado em 1973, disse que esta iniciativa de Marcelo Moreira contribui para incentivar o turismo na cidade, além de fortalecer a paixão pelo Fusca. "Parabenizo o Marcelo por manter este evento durante todo este tempo. É sua dedicação e amor ao Fusca que faz isso acontecer", disse o Secretário.Quem também estava presente foi Aníbal Marques, o Marquinho, como é conhecido em sua cidade natal, Bicas. Lá, ele é o organizador do Encontro de Fuscas que está em sua terceira edição. Dono de um modelo azul claro, com parabrisa escamoteável e teto solar, Marquinho gostou do que viu e disse que este tipo de iniciativa "ajuda a movimentar a cidade". Ele conversou com Marcelo Moreira sobre o evento da sua cidade e já convidou o anfitrião para participar do seu, recebendo resposta afirmativa.
Além dos Fuscas, os visitantes viram também um stand especial com miniaturas de carros, que acompanha o evento anualmente. Satisfeito com o resultado, Marcelo Moreira, já avisou que em 2018, no mesmo Sábado de Aleluia, o encontro Amigos do Fusca estará de volta.
Veja as fotos do Encontro Amigos do Fusca na galeria abaixo.
{{banner-interno}}