A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Cataguases realizou na manhã do dia 11 de abril a abertura das propostas dos licitantes classificados no processo licitatório 173/2106, que prevê a outorga de até 35 pessoas físicas para a permissão do serviço de transporte individual de passageiros no município. Foram classificados, naquela oportunidade, Rodrigo Magno Dominguito de Castro, Izidio Mário Neto e Reinaldo dos Santos Dionizio que, nesta etapa, foram habilitados para exercer o serviço, popularmente conhecido como mototáxi.
Os três profissionais passam a fazer o atendimento à população no ponto fixo localizado na Praça Governador Valadares, em frente a Lojas Americanas, com a anuência do município e devidamente habilitados. Conforme explicou o presidente da Comissão, o advogado Soumet Spindola, restam ainda 32 vagas remanescentes, que deverão ser preenchidas em um novo processo licitatório. Porém, ele explica que o grupo de profissionais que foi desclassificado no primeiro edital entrou com um processo na justiça questionando o resultado daquela licitação. "A Comissão de Licitação foi notificada pela justiça fora do prazo, após a realização da audiência do processo judicial", informou o advogado, acrescentando que, no momento, o município está elaborando uma resposta para justificar sua ausência na audiência.
Ainda segundo Soumet Spíndola, somente após todos os trâmites e decisão da justiça sobre a questão é que será possível à Prefeitura lançar o edital para um novo processo licitatório. "O objetivo é que todas as vagas existentes sejam preenchidas, mas estamos agora na dependência desta decisão judicial para darmos continuidade aos procedimentos, atendendo tanto à população, que necessita do serviço de mototáxi, quanto aos profissionais interessados em prestá-lo em nossa cidade", concluiu. (Fotos: Bruno Diego){{banner-interno}}
Dez vagas para Encarregado de Obras estão sendo oferecidas esta semana pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases. É necessário ter experiência comprovada na função para poder se candidatar à vaga, exige o contratante. As vagas permanecem disponíveis até serem preenchidas.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone.{{banner-interno}}
Um acidente entre um automóvel e uma carreta aconteceu no final da manhã desta quarta-feira, 19 de abril, nas proximidades do Motel Vega, na altura do Km 736 da BR 120, entre Cataguases e Leopoldina.
Um Toyota Corolla, prata, placa de Leopoldina, seguia, por volta das 11 horas em direção a Cataguases quando colidiu com uma carreta Scania G440, branca, placa de Aracruz/ES, que trafegava em sentido contrário carregada com eucaliptos, conforme informou o site O Vigilante Online que esteve no local do acidente.Duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e duas guarnições do Corpo de Bombeiros de Leopoldina, juntamente com a Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia atenderam a ocorrência.
O condutor da carreta teria aparentemente sofrido ferimentos leves, enquanto o condutor do Corolla teria se ferido gravemente nas pernas. Ambos foram levados para o Pronto-Socorro Municipal de Cataguases. Durante o socorro aos feridos, os bombeiros militares tiveram que utilizar Desencarcerador para conseguir liberar o condutor do Corolla.
O trânsito ficou impedido nos dois sentidos por aproximadamente 40 minutos. Devido ao derramamento de combustível os bombeiros tiveram que jogar serragem na pista. As causas do acidente serão investigadas. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) começa hoje, quarta-feira, em Cataguases. A imunização está sendo oferecida em todos os PSF’s, menos nos locais que estão apresentando problemas com refrigeração para o armazenamento da vacina, que são as unidades de saúde dos bairros Pampulha, Sol Nascente, Taquara Preta, Thomé, Justino, Beira Rio, Haidée e Guanabara e do distrito de Sereno. A vacina também pode ser procurada no Centro Municipal de Imunização, na Vila Tereza.
Conforme explicou o Secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira, a GRS (Gerência Regional de Saúde), com sede em Leopoldina, recebeu lotes da vacina da Secretaria de Estado da Saúde na última semana, mas em função do feriado prolongado da Semana Santa, só começou a disponibilizá-la aos municípios de sua área territorial nesta semana. O Dia D de Vacinação contra a Gripe será em 13 de maio. Até lá, todas as unidades de saúde do município estarão oferecendo-a, de 8 às 17 horas.
O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é reforçar a campanha. O grupo prioritário definido para este ano é formado por pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e particular. Os dois últimos só começam a ser vacinados em Cataguases a partir do dia 13 de maio, a fim de evitar longas filas, conforme explicou o Secretário Eliermes Teixeira.
O Secretário informou, ainda, que a disponibilização da vacina em todos os postos em condições de efetuar o procedimento é uma estratégia do município a fim de evitar longas filas. Além disso, a intenção de ampliar o número de salas de vacina nas unidades de saúde é uma das metas da administração nesta área. "Com a experiência que tivemos no começo do ano, quando foi grande a procura pela vacina contra a febre amarela, ficou evidente a necessidade de contarmos com mais locais para atender a população", afirmou.
A meta é imunizar 54,2 milhões de pessoas em todo o país e, em Minas Gerais, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é alcançar 5,5 milhões. Em Cataguases, o Secretário Eliermes Teixeira espera vacinar 90% do púbico alvo e, neste sentido, ele faz um apelo para que as pessoas que se enquadram no grupo prioritário procurem logo os locais de vacinação para que até o dia 13 de maio esta meta esteja próxima de ser atingida.
A doençaA gripe (influenza) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz de proteção é a vacinação. Porém, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.
Segundo o Ministério da Saúde, as estatísticas de óbitos relacionadas à gripe vêm sendo alarmantes desde 2009, quando teve início a epidemia. Apenas em 2016, ano com maior incidência de casos, mais de 2,2 mil brasileiros morreram por problemas relacionados à gripe. Em Minas, também no ano passado, a síndrome respiratória aguda grave (Srag) causada pela influenza matou 290 pessoas.{{banner-interno}}
Nesta terça-feira, 18 de abril, o presídio de Cataguases fez uma apreensão inédita. Um dos detentos, que retornava ao local para continuar cumprindo sua pena após uma saída temporária de sete dias, foi flagrado com um aparelho celular escondido no ânus. De acordo com a equipe de segurança do presídio, já foram registrados episódios semelhantes mas com parentes, namorados ou namoradas e até amigos dos detentos, sendo o último ano passado. Em junho de 2016 um rapaz foi preso durante o período de visita enquanto tentava retirar a droga também da região anal.
O homem, de 41 anos, identificado por M.A.A.da S. chegou ao presídio pontualmente às 7 horas desta terça-feira, 18, para dar prosseguimento ao cumprimento de sua pena por roubo. Ele estava em regime semiaberto o que lhe garantiu o benefício da liberdade temporária por sete dias. Porém, o retorno ao presídio requer o cumprimento de uma série de medidas de segurança, como explicaram os integrantes daquela equipe. Uma delas é fazer um exame de Raio X do aparelho digestivo, o que aconteceu às 11 horas no Hospital de Cataguases para onde o detento foi levado e, para surpresa de todos, a imagem da radiografia revelou a presença de um aparelho celular escondido no ânus.
O aparelho estava envolto em três preservativos, foi retirado por enfermeiros, entregue aos agentes penitenciários e o acautelado conduzido à cela para continuar cumprindo sua pena, agora, em regime fechado, devido à infração cometida, conforme revelaram os agentes. O homem, que está preso desde 2013, não deu detalhes sobre o motivo que o levou a tentar entrar com o celular no presídio. {{banner-interno}}