Policiais civis de Cataguases e de São Paulo prenderam no começo da tarde desta sexta-feira, 5 de maio, em Juiz de Fora/MG (115 km de Cataguases), o ex-fiscal da Receita Municipal da Prefeitura de São Paulo/SP, Ronilson Bezerra Rodrigues e a mulher dele, Cassiana Manhães Alves. A informação foi dada no final desta tarde pelo delegado titular da Polícia Civil em Cataguases, Marcelo Manna, que supervisionou a operação e recebeu o casal preso para os procedimentos legais de onde saíram pouco antes das 17 horas com destino a capital paulista.
De acordo com Marcelo Manna foi expedido um mandado de prisão contra Ronilson e Cassiana mediante procedimento investigatório criminal onde consta que o motivo é por crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores. "Dois policiais civis da cidade de São Paulo chegaram em Cataguases há alguns dias para cumprir este mandado, disse aquele delegado, e se juntaram à nossa equipe passando a trabalhar com o inspetor Pessanha e o investigador Rafael, até que encontraram pistas de que eles estavam residindo em Juiz de Fora, para onde os quatro foram nesta madrugada de sexta-feira e conseguiram prender o casal", explicou.
Ronilson e sua mulher, que é de Cataguases, estavam vivendo em um apartamento de luxo, que ocupava um andar inteiro, no Centro de Juiz de Fora, disseram os policiais. Eles não resistiram à prisão, e não prestaram depoimento em Cataguases, onde, conforme informou Marcelo Manna, foram adotados apenas os procedimentos técnicos e de rotina para este tipo de caso. Ronilson foi condenado a 10 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Em conluio com despachantes e lobistas, ele cobrava propina de construtoras para dar desconto no ISS (Imposto Sobre Serviços). Segundo o MP, a máfia desviou R$ 500 milhões dos cofres da capital.
Segundo o advogado de Ronilson e da mulher dele, Márcio Sayeg, o casal tem residência fixa e vai pedir a revogação da prisão ainda hoje. A prisão é arbitrária e contraria entendimento do Ministério Público, assegura o advogado. "Ele tem residência fixa, mora e fica em Cataguases, ele não se evadiu", afirmou o defensor. O juiz teria autorizado o casal a viver em Cataguases.{{banner-interno}}
No período de 9 a 13 de maio, 33 escolas, representando nove municípios da região, competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Eles estarão participando da etapa microrregional em Leopoldina do JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais. São eles: Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Leopoldina, Recreio, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande.
Esta é a segunda etapa dos Jogos Escolares que acontece com abrangência microrregional. São cerca de 2000 escolas e 35.000 alunos-atletas participantes. A competição acontece em 49 sedes de várias regiões de Minas Gerais. Leopoldina é uma delas. A cerimônia de abertura será dia 9 de maio, terça-feira, às 18h30min, na Praça Dom Helvécio, bairro Centro, Leopoldina/MG. O representante do JEMG em Leopoldina é Edvaldo Franquido Donato do Vale e o responsável por sua realização é o professor Renato Siqueira de Souza.
Cataguases participa da competição com atletas das escolas Colégio Carmo, Caic, e escolas estaduais Dr. Norberto Custódio Ferreira, Francisco Inácio Peixoto e Manuel Inácio Peixoto. Estes atletas vão disputar as seguintes modalidades: voleibol feminino e masculino, handebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, basquete masculino e feminino. A cidade estreia na terça-feira, dia 9, quando a equipe de basquete feminino da escola Dr. Norberto enfrenta a do Cefet Leopoldina. Em seguida, na mesma modalidade, porém masculino, a equipe da escola Francisco Inácio joga contra a escola Luiz Salgado Lima, também de Leopoldina.
O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração, informa a Secretaria de Esportes de Minas Gerais.
Jogos Escolares de Minas Gerais/2017O Minas Esportiva/JEMG constitui uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio das Secretarias de Estado de Esportes e de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais ? JEMG/2017 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
Veja a tabela completa dos JEMG/2017 abaixo clicando aqui.
{{banner-interno}}
A 146ª Companhia Especial da Polícia Militar com sede em Cataguases que abrange as cidades de Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases está promovendo a campanha mundial de prevenção "Maio Amarelo". Desde o dia 1º deste mês ações estão sendo desenvolvidas visando conscientizar a população sobre segurança no trânsito, conforme informou o comandante daquela corporação, major Willian Machado.
A Campanha Maio Amarelo surgiu acompanhando o sucesso de outros movimentos como o "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul" que tratam, respectivamente, do câncer de mama e o de próstata. Foi definido o mês de maio em virtude da proposta da ONU ocorrida em 11/05/2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito", sendo escolhida o amarelo por ser a cor da advertência no trânsito, contida no semáforo para indicar atenção e nas placas de sinalização. É usado também o laço, símbolo dos movimentos mundiais.
De acordo com o major Willian Machado a 146ª Companhia de Polícia Militar está adotando medidas de mobilização e sensibilização comunitária para a prevenção de acidentes de trânsito ocorridos nas vias urbanas das cidades sob sua jurisdição. Ele cita a realização de duas atividades já ocorridas em Santana de Cataguases e Dona Euzébia, ambas no dia 1º de Maio. "Na primeira, conta, desenvolvemos a campanha durante um passeio ciclístico ocorrido durante a comemoração ao Dia do Trabalhador quando também distribuímos dicas da PM sobre segurança no trânsito, e a segunda, em evento de mesmo nome que abriu a campanha Maio Amarelo em Dona Euzébia", explicou.
Major Willian disse ainda estarem previstas ações em todas as cidades de abrangência da 146ª Companhia de Polícia Militar, que estão sendo desenvolvidas ao longo do mês. Ele reiterou que o objetivo principal desta campanha é "colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas", disse o comandante da PM.{{banner-interno}}
O aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estabelecido pela Emenda Constitucional 84, deve ser integralmente repassado para os municípios brasileiros apenas a partir de julho deste ano. A Emenda, aprovada em dezembro de 2014, teve efeitos financeiros desde janeiro de 2015, mas os repasses não representavam o 1% previsto no texto, já que os valores foram ajustados parcialmente.
Em julho de 2015, apenas 25% do valor esperado foi transferido aos municípios, visto que foram repassados o acumulado do IPI e IR de janeiro a junho de 2015. Já em 2016, o governo federal depositou valores correspondentes de julho de 2015 a junho de 2016, mas contemplando apenas 75% do valor arrecadado. Com isso, somente em julho é que o governo repassará a integralidade do que foi previsto pela Emenda 84, ou seja, 1% da arrecadação do IPI e IR.
Uma novidade este ano é a repatriação, programa do governo de regularização cambial de bens lícitos no exterior, não declarados ao fisco brasileiro, e que trouxe para o cofre da União mais de 46 bilhões de reais. Estes valores também serão contabilizados, segundo os critérios da Emenda 84, no lado da distribuição do Fundo em julho de 2017.{{banner-interno}}
O deputado estadual, Isauro Calais, reuniu nesta manhã de quinta-feira, 4 de maio, em um hotel no Centro de Juiz de Fora (115 km de Cataguases), o Secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, e o Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Márcio Lobato Rodrigues, além de prefeitos de trinta cidades da Zona da Mata, durante encontro para debater a segurança pública na região.
Cataguases participou do encontro com uma comitiva formada pelo vice-prefeito Tita Lima e o Chefe de Gabinete, João Paulo Vargas Vairo, além dos vereadores Henrique Thurram e Sargento Jorge. A cidade esperava receber mais policiais a partir da última semana quando se formaram 125 novos soldados em Ubá, mas isso não aconteceu e não há sequer previsão para que militares daquela turma sejam transferidos para cá, o que aumenta a preocupação com a segurança no município, segundo as autoridades municipais. É sabido que Cataguases hoje enfrenta um déficit de cerca de trinta policiais em seu contingente. Por causa disso, os participantes do encontro entregaram uma carta ao Secretário pleiteando mais efetivo policial, novas viaturas policiais e a construção do quartel de polícia, informou João Paulo.Aliás, falta de policiais militares e civis foram as principais cobranças dos prefeitos durante o encontro, além de melhor infraestrutura de trabalho para estes profissionais. O Secretário de Segurança Pública disse que estava ali para "ouvir os prefeitos e validar algumas ações que serão colocadas à disposição". Ele também disse que vai lançar um plano de segurança para a região, que deverá ser anunciado nos próximos dias com expectativa de execução entre 15 e 30 dias.
Isauro Calais foi claro sobre o que o encontro pretende: "Nós queremos que o Estado escute a Zona da Mata e possa ter uma política efetiva com as nossas divisas com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, porque estamos sofrendo com essa violência a cada dia com entrada de armas e drogas e não se faz nada. Queremos o aumento do efetivo e a melhor condição de trabalho destes policiais e a melhoria do atendimento na população", disse o deputado. (Fotos: Reprodução G1 Zona da Mata){{banner-interno}}