MATÉRIA ATUALIZADA - Um acidente envolvendo uma motocicleta Honda CG Titan 125, preta, ano 2008 e um Fiat Palio prata, ano 2007/08, ambos com placas de Cataguases, foi registrado por volta das 21h30min deste sábado, 6 de maio, na Avenida Veríssimo Mendonça, bairro Beira Rio, próximo à sede da Viação Bonança, em Cataguases. Cerca de trezentos metros à frente, outro acidente aconteceu, em decorrência do primeiro, também envolvendo outra motocicleta e veículo, porém, sem gravidade, conforme informações preliminares obtidas no local pela reportagem do Site do Marcelo Lopes.De acordo com informações contidas no Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, os dois condutores disseram que o outro invadiu a contramão de direção provocando o acidente. O condutor do Palio, seguia sentido Taquara Preta-Centro, e a motocicleta seguia em sentido contrário. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e fez os levantamentos que poderão ajudar a definir a ocorrência dos fatos.
O condutor da moto, caiu ao chão e com o impacto da colisão sofreu uma amputação traumática de parte da perna esquerda. Ele foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU - que o levou para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado, está internado e não corre risco de morte. Quanto ao motorista do Palio, nada sofreu. De acordo com o Boletim de Ocorrência ele apresentava "sinais notórios de embriaguês" e por isso recebeu voz de prisão em flagrante, sendo levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde consentiu fazer exame de sangue para constatar o nível de álcool no sangue. De lá seguiu para a Delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento e teve sua prisão ratificada pelo delegado de plantão. A reportagem não conseguiu confirmar se o delegado arbitrou o pagamento de fiança para que possa responder ao processo em liberdade.
Em decorrência deste acidente, outro, também envolvendo um Fiat Punto preto e uma Honda CG Titan 125, verde, aconteceu cerca de duzentos metros à frente. O condutor do Punto ao ver o acidente quis retornar e ao sair, acabou chocando-se na altura do farol esquerdo do veículo com a motocicleta que vinha em sentido contrário. O condutor da motocicleta caiu ao chão e reclamava dores em uma das pernas sendo levado ao Pronto-Socorro para ser medicado onde ficou em observação. O fluxo de veículos ficou comprometido no local enquanto eram socorridas as vítimas dos dois acidentes, mas a avenida não chegou a ficar interditada.
Matéria atualizada às 10h40min de 07/05/2016{{banner-interno}}
Desenhistas, ilustradores e animadores da Zona da Mata participaram na última quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de maio, de palestras e de um open studio com três profissionais de renome da animação do Brasil e da França. O encontro aconteceu no PINA - Ponto de Interação nas Artes - que fica no Bairro Guanabara, em Cataguases, onde eles, juntamente com dois cataguasenses estão trabalhando no projeto inicial do longa metragem de animação "Coração das Trevas".Estiveram em Cataguases o diretor do longa, Rogério Nunes, o produtor Daniel Greco (foto), que concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes e explicou sobre o projeto (veja o vídeo ao final desta matéria), e os animadores franceses especialistas em storyboard, Olivier Goddin e Pascal Hoereau. Na quinta-feira, das 14 às 16 horas, eles abriram as portas do PINA para que os visitantes pudessem acompanhar de perto os trabalhos dos artistas franceses no processo de criação. Logo depois, eles fizeram uma palestra em que contaram um pouco de seu trabalho e falaram sobre este filme em que estão atuando.
Na sexta-feira, Rogério Nunes e Daniel Greco se revezaram em uma palestra sobre o longa de animação Coração das Trevas cujo storyboard, que é a primeira etapa do filme, ou seja, quando ele sai do roteiro e começa a ganhar cenas, conforme explicou Daniel Greco, está sendo feito parcialmente na cidade com a participação dos profissionais de Cataguases, Leandro Silveira e Ricky Matuszewski. Sobre este filme que só deverá chegar às telas dos cinemas em 2019, você pode ver um teaser ao final da matéria. Os dois contaram sobre sua trajetória e de outro longa, "Uma história de Amor e Fúria" que foi vencedor do Festival de Annecy, em 2013.
Agora, os profissionais vão continuar o trabalho em São Paulo, para onde também vão os dois cataguasenses, informou Daniel Greco. O diretor, Rogério Nunes (foto abaixo), elogiou Cataguases e a estrutura do Polo Audiovisual da Zona da Mata."Aqui temos um espaço excelente, um lugar arborizado, uma vista maravilhosa da cidade; Cataguases nos recebe sempre muito bem e vamos realizar outros projetos aqui, se depender do nosso desejo", completou.
Heart of Darkness from KARMATIQUE IMAGENS on Vimeo.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases teve uma tarde movimentada neste sábado, 6 de maio, com três chamados de destaque. Das 14 até às 17 horas foram apreendidas uma espingarda, um simulacro de arma de fogo e capturado um foragido da justiça. O trabalho mobilizou as equipes de plantão no turno que estão compostas pelos militares sargentos José Márcio, Sérgio, Vilela, Willian e Sucasas, pelo Cabo Dionísio e soldado Vítor.
O primeiro chamado aconteceu por volta das 14 horas e ocorreu no Bairro Miguel, na Rua Tiradentes, após denúncia anônima onde, na residência de uma jovem de 33 anos de idade, foi encontrada uma espingarda de fabricação artesanal, tipo cartucheira, calibre 36. Ela contou aos policiais que a arma pertence ao seu padrasto que, no entanto, não foi localizado. A espingarda foi apreendida.
Pouco tempo depois, durante patrulhamento pela Avenida Meia Pataca os militares avistaram um rapaz de 19 anos de idade, que ficou aflito com a aproximação da viatura e eles resolveram fazer a abordagem. Com ele foi encontrado um simulacro de uma pistola. O jovem não tem antecedentes criminais e como o objeto não estava sendo usado para a prática de crime, foi apreendido e o rapaz liberado após os procedimentos de rotina.Também na mesma Avenida, pouco antes das 17 horas, ainda durante patrulhamento naquela região da cidade, os militares visualizaram e reconheceram um rapaz, conhecido pela prática de furto e roubo na cidade e foram ao seu encalço. Ele, ao perceber a aproximação dos policiais fugiu e chegou a mergulhar no ribeirão Meia Pataca. Os militares fizeram um cerco nas imediações e minutos depois conseguiram capturá-lo. Após entrevistá-lo descobriram que ele deveria estar cumprindo pena por roubo. Ele recebeu voz de prisão, foi levado para o Pronto-Socorro onde fez os exames médicos obrigatórios e encaminhado para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina.{{banner-interno}}
Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em dois crimes ocorridos em São João Nepomuceno/MG (57 km de Cataguases) em menos de vinte e quatro horas. O primeiro tirou a vida de Lucas Marciano, de 27 anos de idade (foto). Ele foi alvejado por disparos de arma de fogo no Campo do Centenário, naquela cidade. Segundo informou o Site do Repórter Kadu Fontana, o motivo inicial para o crime seria briga entre gangues e tráfico de drogas.A Polícia Militar conversou com testemunhas que disseram terem ouvido cinco disparos, mas a perícia técnica da Polícia Civil, que compareceu no local, só revelou que todos os tiros acertaram a cabeça da vítima. O crime aconteceu na sexta-feira, 5 de maio, por volta das 11h30min.
Por volta das 4 horas da madrugada deste sábado, 6 de maio, um homem de 26 anos de idade foi alvejado com 3 tiros na região da nuca e outro de raspão no braço. Ele estava em uma barraquinha comendo um cachorro quente, no "largo da Matriz", região conhecida por seus bares e muito frequentada na cidade e próxima ao Parque de Exposições.Segundo testemunhas, um indivíduo chegou por trás da vítima e efetuou os disparos fugindo em seguida em uma motocicleta de cor escura. O autor foi identificado e a Polícia Militar faz rastreamentos na cidade à sua procura. A vítima foi levada por populares para o hospital daquela cidade onde, após receber os primeiros atendimentos, foi removida para o HPS em Juiz de Fora.
A irmã da vítima entrou em contato com a reportagem do Site do Repórter Kadu Fontana e informou que o estado de saúde dele é estável e que uma das balas está alojada em sua nuca e outra na coluna cervical, porém, ele está consciente, alerta, fazendo todos os movimentos e com a visão normal, e não corre risco de morte. Ela completou dizendo que seu irmão foi confundido com outro rapaz que seria muito parecido com ele.{{banner-interno}}
Os contribuintes em débito com o município até 31 de dezembro de 2016 podem efetuar o pagamento de suas dívidas, com desconto de até 99% nas multas e juros. O Programa Especial e Temporário de Recuperação Fiscal (REFIS) entrou em vigor por meio da Lei 4.390/2017, aprovada pela Câmara Municipal em abril. O atendimento está sendo realizado no setor de Dívida Ativa, da Secretaria Municipal de Fazenda, localizado no Centro Administrativo (Rua Gama Cerqueira, 7 – Centro), das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. A adesão ao programa se encerra no dia 30 de junho.
Conforme explicou o Secretário de Fazenda, Mauro Fachini, o desconto de 99% é para aqueles que optarem pelo pagamento à vista. Contudo, a lei permite também desconto para pagamentos parcelados: 80% para quem optar pelo pagamento em duas até seis vezes; 60% para pagamento em sete até doze parcelas; 50% para pagamento em treze até dezoito parcelas; 40% de dezenove até vinte e quatro parcelas; 30% para quem optar pelo pagamento em 25 até 30 parcelas; 20% para pagamento em 31 até 36 parcelas. Pode solicitar o REFIS, no caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o proprietário pessoalmente, ou um terceiro (inquilino, administrador, familiar), munido de procuração específica para adesão ao programa.
De acordo com Mauro Fachini, o objetivo é, além de reequilibrar o caixa da Prefeitura e melhorar a arrecadação, permitir ao contribuinte ficar em dia com o município. "Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos neste momento de crise pela qual passa o nosso país e, em nossa cidade, não é diferente. Mas também temos certeza de que grande parte dos contribuintes não deseja ficar em atraso com seus impostos. Com o REFIS, damos a todos a oportunidade de quitar seus débitos e também beneficiar nossa cidade, já que o valor arrecadado com os impostos municipais é direcionado para a Saúde e a Educação, obrigatoriamente, e para outros serviços de melhoria da cidade", explicou.
Ainda conforme o secretário, após o fim do programa, a Prefeitura vai iniciar a cobrança dos impostos atrasados de forma mais efetiva, inclusive com protesto judicial. "Também, por este motivo, aderir ao REFIS é uma ótima oportunidade para o contribuinte em débito com o município, evitando futuros transtornos e tendo o incentivo de acertar seus impostos pagando com desconto. Vale lembrar que o contribuinte que estiver em dia com o IPTU terá ainda um desconto de 10% no pagamento do tributo de 2017", concluiu Mauro Fachini.
{{banner-interno}}