Até o próximo sábado, véspera do Dia das Mães, 13 de maio, quatro associações de artesãs expõem seus produtos na Sala de Exposições Pedro Comello, no Centro Cultural Eva Nil (antiga estação ferroviária), de oito às dezoito horas. É a Exposição Amor & Arte, com produtos para todos os gostos. O espaço foi cedido às associações pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de aumentar as vendas tendo em vista a proximidade desta data, uma das mais importantes do calendário nacional.Para quem está pensando em encontrar o presente ideal para a mamãe, uma visita ao local certamente dará diversas opções em artesanatos variados, doces caseiros, panos de prato, toalhas, colchas de retalho, crochê e objetos de decoração. Estas são algumas das peças que podem ser encontradas por lá e que são produzidas pelas associadas à Catart, Acricart, Economia Solidária e Mulheres Rurais.
"É importante para nós promover o artesanato local e mostrar para a comunidade e o turista que visita a cidade a qualidade dos nossos produtos. Estamos valorizando o artesão da terra, a economia do município e o turismo. Isso faz com que essas trabalhadoras se sintam motivadas, pois o artista precisa ter um espaço para mostrar o seu trabalho", disse o secretário de Cultura e Turismo Fausto Menta.Aposentada, Virgínia Montenari é artesã há mais de 50 anos e atualmente preside a Associação Catart. Demonstrando satisfação pela possibilidade de elevar as vendas durante a exposição, ela afirma o contentamento em expor no local. "A situação econômica está muito difícil e as associações contam com pessoas com renda baixa, desempregadas, ou que participam por recomendação médica. No primeiro dia, já tivemos muitas vendas e a expectativa é que este mês seja lucrativo para nossas associadas", comentou.
{{banner-interno}}
Uma guarnição da Polícia Militar de Cataguases prendeu nesta tarde de domingo, 7 de maio, um homem foragido da justiça. O fato aconteceu durante uma operação desencadeada nos bairros Leonardo, Guanabara e Isabel Tavares com o objetivo de prevenir e coibir furtos e roubos, conforme relatou o sargento Adelir que, juntamente com o seu colega, o também sargento Robson, foram os responsáveis pela prisão durante esta operação.
Os militares faziam patrulhamento pelo bairro quando viram o rapaz, de 31 anos de idade, caminhando pela Avenida Astolfo Dutra, na entrada do bairro Leonardo, com uma sacola plástica branca contendo diversos objetos. Eles suspeitaram de sua conduta e fizeram a abordagem através de uma busca pessoal e, depois de ser identificado, verificaram através do sistema informatizado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O rapaz foi preso e conduzido para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde fez exames médicos e, em seguida, levado para a Delegacia de Plantão em Leopoldina onde prestou depoimento, sendo encaminhado para o presídio onde está à disposição da Justiça.{{banner-interno}}
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começam às 10h desta segunda-feira, 8 de maio, e terminam às 23h59min do dia 19 de maio, pelo site do Enem. A prova será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.
No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.
A taxa de inscrição para o Enem 2017 é de R$ 82, que deve ser paga até o dia 24 de maio. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.
Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).{{banner-interno}}
Uma multidão tomou conta da Avenida Astolfo Dutra no começo da noite deste domingo, 7 de maio, logo após o apito que encerrou a partida entre Flamengo e Fluminense, pela final do campeonato carioca de 2017. A torcida flamenguista tomou a avenida mais famosa da cidade e a preferida para comemorações, cantando o hino do clube campeão e acompanhada por carros que passavam buzinando na outra pista. A torcida parecia confiante, pois desde cedo espalhou bandeiras pela cidade, especialmente em fachadas de casas.
A euforia pelo título conquistado era merecida, afinal, o rubronegro ficou atrás no placar durante quase toda a partida e só conseguiu o empate a pouco menos de quinze minutos do fim. Depois disso, a equipe - que entrou em campo precisando apenas do empate para ser campeã - dominou o jogo, ainda teve a seu favor a expulsão go goleiro do Fluminense e, na última jogada da partida fez o gol da vitória, para delírio dos torcedores que, finalmente puderam gritar: É campeão! A Avenida ficou pequena para a comemoração da enorme torcida rubronegra em Cataguases.
Veja, na galeria abaixo, as fotos da comemoração e também da torcida que se reuniu em alguns bares da cidade para assistir a partida.
{{banner-interno}}
Policiais militares acabaram com uma festa ilegal, repleta de adolescentes, no bairro José Cirilo, em Muriaé, no início da madrugada deste domingo, 7 de maio. A batida policial contou com várias equipes e foi apreendido um revólver calibre 38 carregado, bem como porções de maconha. Os organizadores do evento foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
Em entrevista à Rádio Muriaé, o oficial que comandou a ação, tenente Reinaldo, disse que a operação foi montada a pedido do Ministério Público (MP), através do promotor da Infância e Juventude, Fábio Laureano, que recebeu denúncias de que menores estariam fazendo uso de bebida alcóolica na festa, com suspeita também da presença de entorpecentes no evento.Dezenas de jovens e adolescentes estavam no local e segundo o tenente, foram constatadas diversas irregularidades, como o caráter ilegal da festa, uma vez que a entrada era cobrada e que os organizadores não possuíam alvará de autorização para realização do evento.
O oficial afirmou também que menores faziam uso de bebida alcóolica e que durante as buscas no local os militares apreenderam, dentro do recinto, cerca de 100g de maconha, bem como um revólver calibre 38, carregado com seis munições, encontrado em um matagal em um terreno ao lado de onde a festa era realizada. Não foi possível apurar a propriedade da arma e da droga.
Os responsáveis pela organização do evento prestaram depoimento na delegacia do bairro Safira e foram liberados. A Polícia Civil e o Ministério Público vão investigar o caso e conforme o tenente Reinaldo, eles podem responder nas esferas civil e criminal. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}