O Hospital de Cataguases recebeu a visita de duas turmas de jovens do "Projeto EnCantando" promovido pelo SICOOB Coopemata. Os alunos foram recepcionados pela gerente administrativa do Hospital Maria Inês de Oliveira Dal Bianco e pelos enfermeiros, Aline Vieira e Peterson Gomes de Faria, formando bate-papos descontraídos na Sala da Provedoria.
Divididos em duas turmas: a primeira na quinta-feira (11), dez adolescentes ciceroneados pela coordenadora do PV-10, Aline, e a outra turma na segunda-feira (15) contou com a ajuda do coordenador do Núcleo de Educação Continuada – NEP, Peterson.Além de conhecer um pouco da história da instituição que acabou de completar 100 anos de existência e serviços em saúde, através das ações do Doutor Norberto Custódio, a formação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de onde é escolhida a diretoria que administra o Hospital, as turminhas do canto, da flauta e do violão, puderam conhecer também as instalações e o funcionamento do HC.
Mas, o setor que despertou maior interesse foi a Ala Pediátrica do Hospital e a casinha de bonecas. Como definiram em sua página na internet, todas as meninas ficaram "apaixonadas pela casinha de bonecas".
As visitas têm como objetivo despertar o interesse dos jovens pelo trabalho voluntário e as diferentes formas de cooperar com o próximo, como a divulgação da doação de sangue que acontece toda quinta-feira no Hospital. A campanha do "Dia de Cooperar 2017" é realizada pelo SICOOB Coopemata e o tema desse ano se dá através da hashtag, expressão-chave que possibilita novas buscas na internet, #MaisUmApProHC, fazendo alusão a doação da reforma de mais um quarto no PV-10 da Santa Casa. (Fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases){{banner-interno}}
Um caminhão frigorífico tombou e deixou duas pessoas feridas no início da manhã desta terça-feira, 16 de maio, no trecho da BR-393 próximo ao município de Volta Grande/MG (110 km de Cataguases). De acordo com as informaçõesobtidas junto à Polícia Militar Rodoviária, o motorista teria perdido o controle da direção e o veículo, que estava sem carga, saiu da pista no km 42, sentido àquele município.
O condutor e o outro ocupante do caminhão, um Iveco Stralis de cor Vermelha, placas de São João de Meriti/RJ, sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Além Paraíba/MG e pelos militares do Corpo de Bombeiros de Leopoldina. Os dois feridos foram encaminhados para o Hospital São Salvador, de Além Paraíba. O trânsito não precisou ser interditado no local. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Um adolescente, de 17 anos de idade, foi apreendido no começo da manhã desta terça-feira, 16 de maio, pela Polícia Militar de Cataguases, em uma residência do bairro Primavera. Ele estava foragido do Centro Socioeducativo Santa Lúcia, em Juiz de Fora, de onde saiu havia cinco meses e não retornou. A juíza da Vara da Infância e da Juventudade da Comarca de Juiz de Fora expediu então mandado de busca e apreensão contra ele que foi cumprido pelos policiais por volta das 7 horas.
O rapaz foi localizado na casa de uma vizinha, na Rua João Gonçalves da Cruz, no Bairro Primavera, em Cataguases, onde também foram encontrados quatro munições de revólver calibre .38, que ele assumiu a posse, sendo apreendidas em seguida. O adolescente foi conduzido ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passou por exames médicos e após os procedimentos de rotina será conduzido a Juiz de Fora. Ele é suspeito de envolvimento em rouboe tráfico de drogas em Cataguases. Os policiais militares sargentos Vilela e José Márcio assumiram a ocorrência.{{banner-interno}}
O Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases, divulgou, nesta manhã de terça-feira, 16 de maio, quatro vagas de emprego, sendo duas para trabalhar no estado da Bahia. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. Confira a relação de vagas no quadro abaixo:
- 1 vaga de Eletricista de Máquina Hidráulica (trabalhar na Bahia). É necessário ter Curso Técnico na área e seis meses de experiência.
- 1 vaga de Mecânico de Máquina Hidráulica (trabalhar na Bahia). É necessário ter curso técnico na área e seis meses de experiência.
- 1 vaga para Gerente de Loja com curso superior em Administração e experiência mínima de seis meses na função.
- 1 vaga para Vendedor Interno com Ensino Médio completo e seis meses de experiência.
{{banner-interno}}
Os alunos atletas da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira fizeram bonito no JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais - na etapa microrregional que aconteceu em Leopoldina de 9 a 13 de maio. Eles representaram com brilhantismo não só a escola, como também o município sendo a unidade escolar de Cataguases que mais medalhas conquistou no certame, conforme revelaram os professores treinadores das equipes e também seus maiores incentivadores, Gabriela Venturini e Paulo Roberto da Silva, o Moitão. A escola participou do JEMG nas modalidades basquete feminino (módulos 1 e 2, que separa os alunos por faixa etária: 12 a 14, o primeiro, e 15 a 17 anos, o segundo); vôlei feminino, também módulos 1 e 2; vôlei masculino 1 e futsal masculino 1, totalizando seis equipes e 71 atletas participantes do evento. O resultado foram cinco medalhas, sendo uma de ouro (basquete feminino 1) que foi classificado para a etapa regional; uma medalha de prata para o basquete feminino 2 e três medalhas de bronze.
Gabriela e Paulo Moitão revelam que se Cataguases sediar a próxima etapa dos jogos (está inscrita juntamente com Além Paraíba) todas as equipes da escola estarão novamente na disputa. "É esta a nossa torcida agora, pois sabemos o nosso potencial enquanto equipe, e também porque Cataguases tem totais condições de sediar o evento como já demonstrou em anos anteriores", disseram os professores. A diretora, Alessandra Neves Vieira Menezes, não esconde a alegria com o sucesso dos alunos. "Estamos orgulhosos deles e vamos fazer um jantar de confraternização, provavelmente até o final deste mês, para comemorar este excelente resultado", disse.
O sucesso no JEMG, contam Gabriela e Paulo Moitão é fruto da maneira como a escola encara o esporte. "Aqui ele é muito mais do que entretenimento; é exemplo", diz a professora de Educação Física. Ela revela que os atletas são escolhidos por um conjunto de fatores. "Tem que ter talento, mas tem que ter também bom comportamento, tirar boas notas", acrescentou. Paulo Moitão completa: "Assim ele vai levar o esporte também para a vida adulta e não será um cidadão sedentário". Eles disseram ainda que já estão preparando os alunos para as competições individuais. "Aqui levamos a sério o esporte porque entendemos que ele complementa a formação do aluno", disse o vice-diretor Rodrigo Areal. Ele, ao lado da também vice-diretora, Marta Pinto de Oliveira, e toda a equipe da direção são os maiores incentivadores dos alunos a praticarem esportes. O resultado já começou a aparecer.{{banner-interno}}