Trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (os chamados MEIs) de Muriaé vêm recebendo atenção e capacitação para exercerem suas atividades com mais qualidade e dentro do que determina a legislação. O apoio é oferecido pela Prefeitura daquele município, através da Sala Mineira do Empreendedor, que foi montada no Centro de Desenvolvimento Econômico (antigo CD Moda) para auxiliar os profissionais no processo de formalização e reduzir burocracias. O serviço está disponível desde meados de 2018, com atendimento gratuito.
A iniciativa mais recente desenvolvida pela Sala Mineira foi a Oficina de Controle Financeiro, realizada na última semana para cerca de 20 trabalhadores que formalizaram suas atividades recentemente. Promovida em parceria com o Sebrae, a capacitação levou aos participantes conhecimentos sobre orçamento, investimentos e formação de preço de venda, ajudando-os a conseguirem perceber melhor a entrada dos rendimentos obtidos a partir do trabalho.
"É comum que as pessoas tenham a sensação de não ver a ‘cor’ do dinheiro, mesmo trabalhando e investindo muito. Isso acontece quando se faz o chamado registro mental, ou seja, apenas na cabeça. Mas este método está sujeito a erros, pois não se sabe exatamente quanto de dinheiro entra nem quanto sai no dia a dia, e a consequência é a perda do controle financeiro", explica a palestrante Maria Nilda Viana. O participante Vágner Cardoso, que tem comércio ambulante na Barra, conta que as dicas recebidas durante a oficina foram totalmente ao encontro do que procurava. "Percebi que os pequenos detalhes do dia a dia fazem toda a diferença e precisam ser melhorados", relata. {{banner-interno}}
De acordo com a fiscal fazendária da Prefeitura de Muriaé, Kathellen Lima, a ideia de oferecer a oficina nasceu ainda na fase de captação dos trabalhadores para o processo de formalização. Segundo ela, que também atua na coordenação da Sala Mineira, a necessidade foi percebida a partir do trabalho de "corpo a corpo", desenvolvido junto aos profissionais autônomos durante o processo de troca de informações para incentivar a regularização das atividades.
"Verificamos que havia carência não só de capacitação, mas também de informação sobre procedimentos comuns do dia a dia de trabalho", informa Kathellen. "Nossa proposta é de capacitar os MEIs de Muriaé para que todos possam agregar mais qualidade ao serviço e tenham mais condições de fazer suas atividades prosperarem", explica. (Foto: Prefeitura de Muriaé)Clique aqui para saber mais.
Animação, muita gente envolvida, participação popular maciça e uma vontade imensa de fazer um carnaval bonito definem a iniciativa do vereador Ricardo Dias. Ele criou o Bloco da Pipoca este ano com o objetivo de mobilizar o maior número possível de pessoas tornando assim a festa ainda mais participativa e levando "alegria e diversão para o maior público possível", conforme ele mesmo falou em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes.O desfile do Bloco da Pipoca acontece nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a partir das 20 horas, com a concentração em frente ao Arena Itália, na Avenida Astolfo Dutra, usando seus abadás. De lá, os foliões, animados por um trio elétrico, descerão até ao Posto Avenida onde será o ponto central da noite. A partir daí vão se apresentar o DJ Diego, a Bateria da Escola de Samba Unidos da Taquara Preta com a participação do Bloco das Casas Bahia, que também estreia no Carnaval da cidade e vai fazer sua concentração em frente à loja, a partir das 19 horas. Logo em seguida o grupo Sambarril vai se apresentar e, para encerrar a noite, a dupla Álvaro & Rodrigues fazem um show que promete deixar saudades. {{banner-interno}}
O Bloco da Pipoca também realiza um trabalho social relevante neste carnaval. Os abadás feitos para o seu desfile foram trocados por alimentos pelos seus participantes. Desta forma diversas instituições beneficentes de Cataguases já estão sendo agraciadas. A agremiação conta ainda com o apoio da Polícia Militar, secretarias de Cultura e Turismo, Serviços Urbanos e a de Esportes. Ricardo Dias convida todos os foliões para se unirem neste clima de festa e aproveitar a noite carnavalesca. "Vamos fazer um carnaval alegre, participativo, tranquilo e com muita animação para toda a família", completou animado. (Foto: Organização do Bloco da Pipoca)Clique aqui para saber mais.
A Polícia Militar de Cataguases prendeu na noite desta segunda-feira, na Praça Dr. Joaquim José da Costa Cruz, na Granjaria, um homem de 46 anos de idade. Conhecido no meio policial pela prática de furto e roubo, havia contra ele um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara Criminal da Comarca de Cataguases.
Ele foi preso durante patrulhamento preventivo na naquela região da cidade, realizado pela Patrulha de Operações composta pelos sargentos Silas, Rezende e cabo Jean Pierre, visando a repressão qualificada à violência na cidade. Segundo informou o comandante do policiamento em Cataguases, tenente Vinícius Marinato, a PM tinha informações de que um foragido da justiça estaria andando naquela região.
Os policiais da Patrulha de Operações visualizaram o suspeito na referida praça e fizeram a abordagem imediata mas nada de ilícito encontraram em seu poder. Após consulta ao sistema informatizado da Polícia, confirmou se tratar de um foragido da justiça, pois havia um mandado de prisão contra ele que é suspeito de ter praticado um roubo no começo de dezembro do ano passado, ocorrido na Praça Santa Rita e de vários furtos registrados no Bairro Granjaria. {{banner-interno}}
Ele foi conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina onde prestou depoimento e encaminhado posteriormente para o presídio de Além Paraíba, destino provisório dos presos que chegam ao sistema prisional, visto que o presídio de Cataguases está proibido de receber novos detentos. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Clique aqui para saber mais.
Três pessoas morreram em um acidente envolvendo um carro e um caminhão no km 299 da BR-116, próximo ao município de Itambacuri/MG, na tarde de segunda-feira, 25 de fevereiro. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais estavam no mesmo veículo, sendo uma delas o Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Douglas Fonseca Ferreira (foto abaixo), de 28 anos, que servia na 2ª Cia BM de Teófilo Otoni.
O caminhão envolvido no acidente é um Mercedes Benz branco, com placas de Cataguases (HNH-9760) que traz na carroceria a inscrição Fábrica de Móveis Bom Pastor, além do link para o site da empresa. A reportagem entrou em contato com a empresa que não quis se manifestar sobre o acidente. O motorista, de 58 anos de idade, saiu ileso, conforme informou ao Site a Polícia Rodoviária Federal (PRF) responsável pelo registro do acidente. {{banner-interno}}As outras duas vítimas que estavam no carro eram a namorada do Bombeiro Militar, Michele Santos Almeida, de 24 anos, e a mãe dele, Maria Eunice Fonseca da Silva, de 58, conforme informações divulgadas pelos sites Aconteceu no Vale e G1 Vales de Minas Gerais. A família seguia sentido a Governador Valadares em uma caminhonete Fiat Strada. No momento do acidente a pista estava molhada e acredita-se que seu motorista tenha perdido o controle da direção, invadido a contramão colidindo em seguida com o caminhão que seguia em sentido contrário.
As equipes de resgate precisaram usar equipamento desencarcerador para retirar as vítimas das ferragens. Equipes da Perícia Técnica da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) de Teófilo Otoni compareceram ao local para os trabalhos de praxe. As causas do acidente serão investigadas. (Fotos: Crislaine Dias/TV dos Vales e João Teixeira/TV Imigrantes)Clique aqui para saber mais.
Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Municipal das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). A iniciativa é da Prefeitura de Muriaé através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e PETI.
O evento será realizado no dia 4 de abril, das 7h30min às 17h, no Teatro Zaccaria Marques, região central daquela cidade. Os interessados podem se inscrever pela internet, no link https://goo.gl/PRdCZv. O prazo termina no dia 3 de abril.
Com o tema "Diálogos para Fortalecer a Rede Intersetorial, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social", a programação incluirá debates, apresentações culturais e palestra com Régis Spíndola. Podem participar do evento profissionais da rede socioassistencial, estudantes de áreas afins e população. (Foto: Internet)Clique aqui para saber mais.