A Prefeitura de Cataguases prorrogou novamente o vencimento do IPTU 2017. Desta vez, o imposto terá como data para pagamento o dia 30 de junho e, como anteriormente foi informado pelo Site do Marcelo Lopes, permanecem os mesmos descontos para o pagamento da cota única e o parcelamento em até oito vezes. O tributo teria o seu vencimento, inicialmente, em 20 de maio. A data foi alterada para 20 de junho, em função de algumas adequações que se fizeram necessárias para a confecção dos carnês e alterações no sistema de informática da Prefeitura, entre outras medidas, conforme informou o Secretário Municipal de Fazenda, Mauro Fachini Gomes.
Desta vez, segundo Fachini, a prorrogação foi motivada para atender a um pedido dos Correios, que necessita de maior tempo para montar a logística de entrega dos carnês, uma vez que nem todos os endereços possuem o CEP da rua atualizado. Anteriormente, o Código de Endereçamento Postal era único em todo o município. Agora, cada rua tem um CEP específico. "Muitos cadastros na Prefeitura não possuem esta informação no endereço dos contribuintes", destacou o Secretário.
Mauro Fachini aproveitou para lembrar que nem todos os carnês serão entregues pelos Correios, uma vez que apresentam endereços incompletos. Cerca de 5 mil contribuintes deverão retirá-los no setor de Fiscalização Tributária, no Centro Administrativo da Prefeitura, que fica no prédio do antigo Hospital Pronto Cordis. Portanto, quem não receber o seu IPTU pelos Correios, deve procurar aquele setor antes do dia 30 de junho, para evitar o atraso no pagamento de seu imposto e problemas futuros com o município, além de proceder a atualização de seu cadastro, de modo a confirmar seus dados para receber o carnê pelos Correios nos próximos anos.
{{banner-interno}}
Uma mesa redonda promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Cataguases, reuniu autoridades e profissionais que atuam nas redes de proteção do município para debater a violência, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, na quarta-feira, 17 de maio, no Educandário Dom Silvério. O tema do encontro foi "Respeitar, Proteger, Garantir – Todos juntos pelos direitos das crianças e adolescentes", e levantou a reflexão de assuntos como violação de direitos e a atuação e o envolvimento da sociedade na proteção e garantia destes direitos.O debate reuniu pessoas da comunidade, estudantes, pais, além de profissionais de educação, saúde, assistência social, polícia militar, polícia civil, entre outros. Presentes ao evento, o chefe de gabinete da Prefeitura, João Paulo Vargas Vairo, o Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo, a Delegada da Polícia Civil, Érica Guedes, o Major Willian Machado, comandante do 146º Batalhão da PM de Cataguases, a Secretária de Assistência Social, Mirilane Licazali, o Secretário de Educação, José Fernando Antunes Millane, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vera Monteiro, o médico Murilo Possani, os vereadores Betão do Remo e Maria Ângela Girardi e o Conselheiro Tutelar Edson Fernandes Reis. Também participaram do debate a psicóloga Gabriela Augusta, as assistentes sociais Carolina Damasceno e Maria Esther De Victa e a chefe da pediatria do Hospital de Cataguases, Vânia de Oliveira.
Uma apresentação de música e dança das crianças e jovens do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente/AABB Comunidade abriu a programação. Em seguida, iniciaram-se os debates, quando a Secretária Mirilane Licazali explicou que o encontro era a oportunidade de criar o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, estabelecendo suas diretrizes para o atendimento às vítimas de abuso e exploração. O Promotor de Justiça Gustavo Araújo lembrou que o tema é grave e destacou o papel da justiça em favor da causa. "Nós estamos diante de uma situação gravíssima e nosso objetivo é trabalhar para estabelecer o enfrentamento desta situação. Cada um de nós tem um papel de suprema importância, pois de cada dez crianças abusadas, apenas um caso é levado á público. Por isso, precisamos criar esta rede com todos vocês, familiares, professores, profissionais que atuam na área de assistência social, na área de segurança pública, de saúde, para notificar qualquer caso suspeito", salientou.
Ele também afirmou que é preciso estabelecer um protocolo nas escolas para dar o alerta nas redes de proteção, composta pelo Conselho Tutelar, CREAS, hospital, órgãos de segurança e justiça. "Estamos abertos e disponíveis como membro desta rede para formarmos uma equipe cujo objetivo é erradicar de nossa comarca todo e qualquer abuso contra a criança e o adolescente", enfatizou o Promotor. O evento também serviu para a premiação do concurso de desenho, frase e redação realizado nas escolas municipais ao longo deste mês pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), após uma série de palestras que aconteceram nas unidades de ensino. O vencedor de cada categoria recebeu um tablet, doado por empresários locais, e todos os participantes foram premiados com medalhas. Os trabalhos dos estudantes ficaram expostos num varal cultural instalado nos jardins do Educandário.
Na avaliação da Secretária Mirilane Licazali, o evento foi altamente positivo. "Demos início ao Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que funciona para trabalhar de forma organizada com os agentes que compõem o sistema de garantia dos direitos, definindo o papel de cada profissional, de cada instituição, de acordo com a realidade do município. Há a necessidade de fortalecer e articular esta rede de proteção, e hoje tivemos a oportunidade de nos reunirmos e definir o papel de cada um dos atores aqui presentes", concluiu. (Fotos: Bruno Diego)
{{banner-interno}}
O Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases, divulgou, na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, nove vagas de emprego, sendo duas para trabalhar no estado da Bahia, conforme já havia divulgado no início desta semana. Agora há também vagas para vendedor interno e externo, secretária, ajustador mecânico, torneiro mecânico, soldador e até farmacêutico.
Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. Confira a relação de vagas no quadro abaixo:{{banner-interno}}
Para mostrar o avanço da participação feminina no mundo dos negócios, o Sebrae Minas realiza, no dia 24 de maio, o III Seminário Mulheres Empreendedoras, em Leopoldina. A ação gratuita ocorre na Associação Comercial de Leopoldina, das 13h às 18 horas. A inscrição deve ser feita até o dia 19 de maio pelo endereço eletrônico [email protected]. O seminário vai apresentar técnicas e comportamentos que ajudam a mulher a se tornar uma empreendedora de sucesso, através de cases bem-sucedidos das cidades de Cataguases, Itamarati de Minas, Palma, Além Paraíba e Leopoldina, e de palestras sobre marketing empresarial e atendimento.
O empreendedorismo feminino vem se consolidando não só como alternativa de trabalho e renda, mas de realização profissional para milhares de mulheres em Minas Gerais. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, a participação feminina no comando das micro e pequenas empresas do estado tem se mantido estável nos últimos anos, chegando a 32% em 2015.
Elas representam a maioria (51%) dos empreendedores mineiros à frente de negócios com até 3,5 anos e estão mais concentradas nos setores de serviço e comércio. Segundo o estudo, as mulheres são maioria (86%) no comando de empresas de menor porte no estado, mas têm escolaridade maior que a dos homens. Nas categorias ensino superior completo e pós-graduação, a participação feminina é 10 pontos percentuais maior que a masculina, chegando a 38% entre os gestores de micro e pequenas empresas.
As mineiras já somam mais de 353 mil microempreendedoras individuais em todo o estado. No total, Minas Gerais apresenta 755.840 MEIs de ambos os sexos. Em Leopoldina, dos 1.949 MEIs formalizados até março deste ano, 960 são mulheres.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde vai estender até o dia 26 de maio a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cataguases. Todos os postos de saúde e a Central de Vacinas, na Vila Tereza, estarão aplicando a imunização, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Uiara Mantovani, no último sábado, 13 de maio, considerado Dia D de Vacinação em todo o território nacional, foram aplicadas 2.923 doses da vacina no município, número abaixo do esperado. Mesmo antes do Dia D, a procura pela vacinação foi pequena uma vez que a meta é vacinar 90% do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.
Desde que foi iniciada em Cataguases, no dia 17 de abril, a vacinação atingiu apenas 14,83% deste grupo, daí a necessidade de ampliar o período de atendimento e reforçar o chamamento do público alvo para que o município atinja a meta, conforme salientou a coordenadora. Fazem parte destes grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, inclusive adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas. Também devem ser imunizados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, e, pela primeira vez, os professores das redes pública e particular de Educação.
A coordenadora Uiara Mantovani lembra a importância da vacinação, que deve ser anual, uma vez que o vírus da gripe, o Influenza, pode apresentar mutações, o que compromete a capacidade do sistema imunológico de criar anticorpos que sejam eficazes a longo prazo. Outro ponto de destaque, segundo ela, é o fato de que a gripe pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como bronquite e pneumonia, que têm maior ocorrência entre idosos e crianças, especialmente nos períodos mais frios do ano. Além disso, a vacina precisa de duas semanas para fazer efeito. Produzida com o vírus inativado, a imunização contém algumas proteínas específicas do Influenza (os antígenos), que são capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos e proteger o organismo contra a doença. (Foto: reprodução da internet)
{{banner-interno}}