O Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste – CISDESTE, abriu Processo Seletivo Simplificado de Títulos para preenchimento de vagas para cadastro reserva para Médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU.
As vagas são para as cidades de Muriaé e Santos Dumont, com carga horária de 24 horas e remuneração inicial de R$ 5.822,70.
Para inscrição, o candidato deverá estar ciente de todas as informações sobre o Processo Seletivo Simplificado e certificar-se de que preencherá todos os requisitos exigidos quando da contratação. Essas informações estão disponíveis na página www.cisdeste.com.br.
O candidato deverá inscrever-se pelo email [email protected], de 29 de maio até às 17h do dia 1º de junho. Os interessados em participar do processo devem encaminhar os documentos mencionados no edital para o Departamento de Recursos Humanos do CISDESTE, em envelope lacrado com a seguinte descrição: Processo Seletivo Público Simplificado para Contratação Temporária EDITAL Nº 007/2017 – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DOS TÍTULOS – CISDESTE – Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência Emergência Macro Sudeste – Rua Coronel Vidal, nº 800, bairro São Dimas CEP: 36080-262 Juiz de Fora – Minas Gerais
O resultado final será divulgado no dia 06 de junho.{{banner-interno}}
O Vice-prefeito de Leopoldina/MG (23 km de Cataguases), Márcio Pimentel, divulgou uma Nota de Esclarecimento nesta segunda-feira, 29 de maio, para dar explicações sobre viagem que fez entre os dias 25 e 27 últimos quando participou de uma Conferência do Rotary Clube em Passa Quatro, Sul de Minas. Neste período ele e um outro servidor da Prefeitura daquele município, que ocupa o cargo de Chefe do Departamento Histórico, Iago Xavier, que também assina o texto, estiveram participando da 59ª Conferência Distrital "Alegria no Servir". O atual vice-prefeito é rotariano e já foi presidente daquele clube de serviço em Leopoldina.A iniciativa de Márcio Pimentel foi motivada por uma suspeita levantada pelo vereador Rogério Campos Machado (foto ao lado), da base aliada do prefeito na Câmara. Em sua página pessoal do Facebook, o vereador postou o seguinte comentário: "O vice-prefeito Márcio Pimentel, encontra-se em Passa Quatro, onde está ocorrendo a 59° Conferência do distrito 4580 do Rotary Club. Márcio Pimentel é o ex Presidente do Rotary Club Leopoldina. Com ele, também presente, encontra-se o funcionário da Prefeitura Municipal, Iago Xavier. Isso pode? Pois o funcionário está em pleno horário de serviço, participando de um evento em outra cidade. Será que as despesas estão sendo custeadas pela população leopoldinense, através de diárias por conta da Prefeitura? Sinceramente, espero que não! Vamos procurar saber, pois como fiscalizador, é a minha obrigação perante a população!" (sic)
O post do vereador causou polêmica e, claro, motivou o vice-prefeito a se explicar, o que ele o fez nesta segunda-feira, em uma nota oficial em que negou ter usado recursos públicos (diárias de vice-prefeito) para custear a viagem. "...apesar de termos realizado uma viagem oficial objetivando o interesse público, tal viagem foi totalmente custeada com nossos recursos próprios, apesar de terem sido disponibilizadas verbas públicas, através de diárias, estas não foram utilizadas." Márcio Pimentel também explicou o que o motivou a participar da conferência. "Como o Rotary é composto por homens de negócios, pudemos entrar em contato com possíveis investidores e empresários, além de divulgar nosso município a fim de buscar novas parcerias para Leopoldina." Além de elogiar aquele clube de serviço: "Somente o Rotary Club e a Cruz Vermelha possuem cadeiras cativas na ONU", lembrou para dizer que "enquanto vice-prefeito e servidor público que somos, temos pautado nossa atuação pela proatividade e buscando não permanecer na inércia, exercendo nosso munus público da melhor forma à população. Participar de Congressos e Conferências importantes como esta e outros que virão, faz parte de uma estratégia arrojada na divulgação do nosso potencial e a possibilidade de novos investimentos em nosso município", salientou. E concluiu: "Repudiamos qualquer tentativa de tentar descredibilizar nossa atuação ou macular nossa conduta sempre correta e transparente já conhecida da população leopoldinense", afirmando que "toda calúnia e difamação que irresponsavelmente forem praticadas contra a nossa pessoa serão resolvidas na esfera judicial desde já", finalizou o vice-prefeito. (Fotos: O Vigilante Online)
Veja, abaixo, a nota de esclarecimento na íntegra.
Neste final de semana tivemos a honra de representar nosso município na 59ª Conferência do Rotary Club, distrito 4580 em Passa Quatro – MG.
Parabéns ao Rotary Club pelo evento de alto nível e pelo fomento de obras sociais. Aliás, o Rotary Club International é uma das maiores e mais respeitáveis organizações não governamentais (ONG) da humanidade, somente o Rotary Club e a Cruz Vermelha possuem cadeiras cativas na ONU. Somos formados por voluntários, que contribuem mensalmente com os objetivos de empreender projetos humanitários locais, internacionais e ações para melhorias sociais, através de campanhas que beneficiam entidades necessitadas, combatem a fome, doenças, projetos ambientais e realizam outras formas de serviços voluntários que visem promover a Paz Mundial.
Como o Rotary é composto por homens de negócios, pudemos entrar em contato com possíveis investidores e empresários, além de divulgar nosso município a fim de buscar novas parcerias para Leopoldina. Entendemos, principalmente no momento político e econômico em que o nosso país está vivenciando, que é de extrema importância manter uma rede de contatos ampla com diversos setores, tanto empresariais quanto do terceiro setor.
Enquanto vice-prefeito e servidor público que somos, temos pautado nossa atuação pela proatividade e buscando não permanecer na inércia, exercendo nosso munus público da melhor forma à população. Participar de Congressos e Conferências importantes como esta e outros que virão, faz parte de uma estratégia arrojada na divulgação do nosso potencial e a possibilidade de novos investimentos em nosso município.
Acreditamos muito nas diversas viabilidades de crescimento socioeconômico cultural que nosso município possui, e não permaneceremos na zona de conforto, mas iremos sempre em busca de parcerias e possibilidades para o crescimento de Leopoldina. Temos certeza que é isso que a nossa população espera.
Visando a transparência da nossa conduta pública e evitando a disseminação de boatos e comentários rasteiros, esclarecemos que, apesar de termos realizado uma viagem oficial objetivando o interesse público, tal viagem foi totalmente custeada com nossos recursos próprios, apesar de terem sido disponibilizadas verbas públicas, através de diárias, estas não foram utilizadas.
Repudiamos qualquer tentativa de tentar descredibilizar nossa atuação ou macular nossa conduta sempre correta e transparente já conhecida da população leopoldinense e toda calúnia e difamação que irresponsavelmente forem praticadas contra a nossa pessoa serão resolvidas na esfera judicial desde já.
Terminamos esta postagem pedindo a toda população que dê um basta na politicagem de baixo nível, nos ataques pessoais com objetivos escusos e na propagação de hipocrisia.
Agradecemos o carinho e apreço de toda população que tem nos dado enorme apoio neste desafio de estar vice-prefeito e servidor público. As portas das nossas salas, localizadas na Prefeitura estarão sempre abertas à toda população.
Márcio Pimentel (Vice-prefeito)
Iago G. Xavier (Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico)
{{banner-interno}}
Cataguases volta a ser sede do maior e mais importante evento esportivo do estado, os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho, com previsão de reunir pelo menos 700 atletas de 23 municípios da Zona da Mata. No último dia 22, aconteceu no Centro Cultural Eva Nil, o Congresso Técnico preparatório da etapa microrregional dos Jogos. A iniciativa reuniu representantes de municípios da região e foi conduzido pelo servidor da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais, Vítor Marques Diniz Martins, e pelo desportista Edson Ozanan, ambos integrantes da comissão técnica dos jogos.
Na oportunidade, foram sorteadas as chaves e apresentadas as últimas mudanças no regulamento. "Neste ano, a novidade é que para se inscrever o atleta não precisa mais ser filiado a alguma federação, isso fez aumentar de 70 para 180 municípios participantes, devolvendo ao JIMI a sua proposta original, a de ser um evento altamente competitivo e que promova o esporte junto a um maior número possível de cidades", explicou Vítor Martins. À tarde, foi também realizada uma vistoria nos ginásios poliesportivos que vão receber os jogos. "Foi uma visita que apenas comprovou a veracidade das informações que chegaram até nós, através de fotos e documentos, confirmando a infraestrutura e a hospitalidade de Cataguases para receber os Jogos", disse o representante da Secretaria de Estado de Esportes.
Ao saudar os representantes dos municípios da região, o secretário municipal de Esportes, José Vítor Lima, manifestou a satisfação em ver de volta o JIMI na cidade: "Cataguases é uma cidade que gosta de receber visitas e, ao mesmo tempo, possui toda a vocação para o esporte; por isso, desde já, sejam muito bem vindos e saibam que estaremos bastante empenhados em acolhê-los da melhor maneira e contribuir para o sucesso deste evento". O JIMI em Cataguases será disputado nas modalidades futsal, vôlei, basquete e handebol, masculino e feminino, para atleta com idade a partir de 16 anos. No evento foi também realizado o sorteio das chaves e apresentando o regulamento da competição. {{banner-interno}}
Começa hoje, 29 de maio e termina na próxima sexta-feira, 02 de junho, a 2ª Semana de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Cataguases. O evento contará com palestras e mini-cursos, totalmente abertos à comunidade acadêmica e profissionais de Engenharia. Trata-se de uma iniciativa da coordenação e dos alunos do curso de Engenharia Civil.
A partir de logo mais - e todas as noites - vão acontecer diversas palestras gratuitas e abertas ao público em geral no auditório da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, a partir das 19h, exceto no dia 31 de maio, sobre os seguintes temas:
29 de maio - Gerenciamento de Projetos para Grandes Obras de Engenharia Civil (Engenheiro Bruno Miranda) e Impactos Ambientais na construção de usinas/barragens - engenheiro Vicente de Paula Costa (Energisa). 30 de maio - As Engenharias e as Profissões, pelo engenheiro João José Magalhães Soares (SENGE-MG) e na sequência, a palestra Construção Sustentável por Jair Francisco da Silva (FATEECO).
01 de junho - Preservação do Patrimônio Cultural de Cataguases: O Turismo Sustentável e os bens modernistas tombados, pela Arquiteta Elizabeth Kropf e em seguida Como a Tecnologia da Informação pode Reduzir Custos e Viabilizar Novos Negócios, com o palestrante Fernando Guilherme Rodrigues Pereira (COMPOR 90)
02 de junho - Engenheiros sem Fronteiras - A Engenharia como Ferramenta de Transformação Social, por Dhiogo Francisco e Juliana Dias Breda, diretores da Engenheiros Sem Fronteira.
No dia 3 de junho, os alunos vão realizar uma festa comemorativa para fechar a semana, organizada por eles e que vai acontecer na Gameleira Club, que fica na Estrada da Empa. Denominado "Uma tardezinha como nunca Civil", o evento está previsto para começar às 16 horas com apresentação de três DJS (Luisão, Maya e Italo Guimarães) e dos shows de Batuque do Bom e Renam Salomão.{{banner-interno}}
Apresentar as melhores soluções de crédito para pequenos negócios e produtores rurais, com informações completas sobre linhas de crédito, taxas de juros e condições de pagamento, essa é a proposta do Seminário de Crédito, que está sendo realizado em 33 cidades mineiras. Em Além Paraíba, a ação ocorre no dia 7 de junho e em Cataguases, no dia 8 de junho, na sede do CAT. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo www.sebrae.com.br/minasgerais ou 0800 570 0800.
O Seminário de Crédito é promovido pelo Sebrae em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O evento está em sua terceira edição. Em 2016, cerca de 700 empresários participaram desta iniciativa, que ocorreu em 11 cidades mineiras. Para 2017, a previsão é que sejam atendidas 3 mil empresas.
A programação do Seminário inclui apresentações de instituições financeiras como BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Bradesco, entre outros. Também será realizada uma Rodada de Crédito, que colocará os agentes financeiros convidados à disposição dos empresários. Cada participante poderá escolher as instituições com as quais deseja conversar. Por se tratar de um atendimento personalizado, será possível tirar dúvidas sobre linhas de crédito, documentação, conhecer as condições de cada banco e até negociar taxas melhores.
O seminário é uma oportunidade para que os empreendedores se aproximem do sistema financeiro, porém, é imprescindível entender os momentos apropriados para adquirir crédito, as opções de concessões oferecidas pelo mercado e, principalmente, quanto a empresa gasta e quanto ganha. Para o analista do Sebrae Minas em Cataguases, Marco Antônio Mendonça, a busca por recursos financeiros nem sempre é uma tarefa fácil para as MPEs, mas o crédito orientado proporciona a criação de novos negócios e a alavancagem de inovação e tecnologia dentro das empresas. "Após análise panorâmica da empresa e do mercado, o empreendedor deve tomar a decisão de fazer ou não o financiamento", explica. O evento em Cataguases vai acontecer das 19h às 22 horas, no CAT.{{banner-interno}}