MATÉRIA ATUALIZADA - Um homem foi morto com tiros de pistola .380 pouco antes da meia noite deste domingo, 4 de junho, na Rua Marcilieta, próximo ao número 135, no bairro Dico Leite, em Cataguases. Segundo informações obtidas junto à Polícia Militar, a vítima foi identificada como sendo Alair de Sousa (foto abaixo), de 29 anos de idade, morador daquele bairro, e inicialmente o crime foi registrado como tendo motivação passional. Ele foi levado com vida para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, mas não resistiu. Segundo informações apuradas no local pela Polícia Militar, a ex-mulher da vítima, com quem Alair ainda mantinha um relacionamento, teria apontado um homem como suspeito pelo crime por estar interessado nela, conforme consta no Boletim de Ocorrência. Câmeras de segurança de um mercado e de uma padaria ao lado de onde aconteceu o crime registraram imagens de um homem de estatura mediana, andando pelo local portando um objeto aparentando ser uma arma de fogo. As imagens foram repassadas para a Polícia Civil que vai analisá-las.
O perito Marcelo Valverde compareceu ao local e constatou dez perfurações à bala e recolheu seis projéteis calibre .380, em seguida liberou o corpo para a necropsia que foi realizada em Leopoldina e posteriormente o cropo seria liberado para o sepultamento. A Polícia Civil já iniciou as investigações e vai ouvir todos os envolvidos e testemunhas, conforme informou no começo da manhã desta segunda-feira, 5, o delegado titular em Cataguases, Marcelo Manna, que assumiu o caso.
Nota da Redação: Última atualização às 11h25min de 05/06/2017{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases está oferecendo sete oportunidades de trabalho em diversas áreas para profissionais interessados. Todas exigem experiência de no mínimo seis meses na função.
Os interessados devem comparecer pessoalmente na sede do Sine, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. Veja o quadro de vagas abaixo.{{banner-interno}}
Um automóvel Palio que trafegava pela Avenida dos Expedicionários, no Bairro Bela Vista, em Leopoldina/MG (23 km de Cataguases), invadiu uma casa após o condutor do veículo perder o controle da direção. O fato aconteceu no começo da madrugada deste domingo, 04 de junho, por volta de 00h40min.
De acordo com as informações obtidas junto a Polícia Militar, o condutor do Fiat Palio, placas de Miraí/MG, transitava pela Avenida dos Expedicionários em direção ao Bairro Tomé Nogueira, quando teria se assustado ao ser ultrapassado por outro veículo - não identificado - em alta velocidade, fazendo com que desviasse para a lateral daquela via pública, vindo a derrubar o muro do imóvel de número 786 e, em seguida, atingir a parede da casa. No momento do acidente não havia ninguém no interior da residência.
A Polícia Militar foi acionada e devido às condições em que a residência se encontrava, também foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros, que realizou uma avaliação preliminar no imóvel. A Perícia Técnica da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina realizou os trabalhos de praxe com o Perito Heliomar Filho e liberou o local. Após a retirada do veículo, os bombeiros militares providenciaram a colocação de fitas de isolamento no imóvel.
O veículo foi removido para o pátio credenciado do Detran-MG e o condutor do Palio informou aos policiais não possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele também teria se recusado a fazer o exame do etilômetro, sendo encaminhado até a Casa de Caridade Leopoldinense, onde foi assistido pela equipe de plantão. O caso foi encaminhado para a DPJ de Leopoldina. O condutor teria se comprometido a sanar todos os danos ocasionados no imóvel.
Participaram do atendimento à ocorrência sargento Júlio e cabos Igor Marcel, Calábria e Roberto Carlos, pela Polícia Militar, além dos Bombeiros Militares sargento Franco, cabo Michel e soldado Braz.(Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Fausto Menta e do Coordenador Administrativo do Museu Energisa, além de artistas e demais convidados, foi aberta na noite de sexta-feira, 2 de junho, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, a exposição de artes plasticas "Recorte: Acervo FCS" que integra a itinerância de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado e cujo objetivo principal é democratizar o acesso às artes visuais.A exposição reúne obras modernistas e contemporâneas de Andréa Lanna, Carlos Wolney, Eymard Brandão, Fátima Pena, Fernando Velloso, Jorge dos Anjos, Marcos Coelho Benjamim, Maria Helena Andrés, Mário Silésio e Sara Ávila e pode ser visitada das 8h às 18h, até o dia 16 de julho, com entrada franca. A iniciativa tem o patrocínio da Energisa e o apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, e já percorreu cidades como Ouro Preto, Barbacena e Congonhas.
Para o Secretário de Estado da Cultura Angelo Oswaldo compartilhar o conhecimento da Coleção da Fundação Clóvis Salgado entre as cidades de mineiras é uma das metas de sua Pasta, além de oferecer "ao espectador a oportunidade de alcançar a variada produção mineira que chega à atualidade". Já o Secretário Municipal de Cultura, Fausto Menta, elogiou a iniciativa: "Receber esta exposição em nossa cidade reforça a importância de Cataguases no cenário cultural do estado e estabelece laços que certamente darão novos frutos", afirmou.
Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, disse desejar que esta seja a "primeira das muitas parcerias e colaborações realizadas com a Fundação Clóvis Salgado, que sob a presidência de Augusto Nunes-Filho experimenta com nosso aplauso e apoio o desafio de interiorizar sua ação para além da capital Belo Horizonte", enfatizou. Para Mônica, "o contato do público com este conjunto de obras tão significativo no cenário das artes plásticas brasileiras certamente possibilitará a experiência de um verdadeiro deleite estético", completou. {{banner-interno}}
Terminou no começo da noite deste sábado, 3 de junho, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Cataguases que começou às 8 horas da manhã e reuniu um número significativo de participantes. O prefeito Willian Lobo de Almeida, o Secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José do Carmo Paulo e Silva (Zezão), o Diretor Médico da Secretaria Municipal de Saúde, Murilo Possani, o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Michelangelo Correa e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, João Paulo Vargas Vairo, entre outros participaram da solenidade de abertura.A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, mas a última realizada foi no mandato anterior de Willian Lobo, e tem o objetivo de traçar as diretrizes e o plano de ação para os próximos quatro anos, conforme informou Zezão (foto ao lado). Este ano o tema do evento foi "Saúde pública de qualidade, um desafio frente à nova realidade do SUS", aconteceu no Salão Paroquial do Santuário de Santa Rita de Cássia, e contou com três eixos de discussão: "Rede de Atenção à Saúde, "Financiamento" e "Participação na efetivação da política pública de Saúde". Outro fator relevante para a importância desta Conferência, segundo Zezão, é o fato da Saúde em Cataguases ser gestão plena, "ou seja, os recursos recebidos são transferidos de fundo a fundo, diretamente da origem para a Secretaria Municipal de Saúde, cabendo ao gestor sua administração", explica.
Em seu pronunciamento na abertura da Conferência, o prefeito lembrou as dificuldades que o setor passa e seu desejo de melhorar a qualidade dos serviços. Falou também de suas realizações na área lembrando seu curto período de mandato e desejou a todos um dia "muito proveitoso" de trabalho. Durante todo o dia, diversas propostas foram discutidas e elaboradas para serem levadas à plenário na parte final do evento. Aquelas aprovadas vão fazer parte do Plano Plurianual e integrar as diretrizes de saúde a partir de 2018. Uma das prioridades foi a que cria o plano de cargos e salários para os funcionários da Saúde. As propostas aprovadas serão divulgadas a partir de segunda-feira, 5, e na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, que acontece às terças-feiras. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}